Novelas Nada Exemplares

Novelas Nada Exemplares Dalton Trevisan

Resenhas - Novelas Nada Exemplares

Luiz Miranda 01/07/2021

Exemplar
Sabia da fama do Trevisan, mas confesso que fiquei surpreso: não esperava um texto tão econômico, veloz e violento. Se choca os mais sensíveis hoje, imagine em 1959. 30 contos distribuídos em pouco mais de 200 páginas. Acredite, todos bons, alguns MUITO bons. Ao final do terceiro conto eu já estava bastante impressionado com o poder de síntese do curitibano, com seu artesanato da palavra essencial.

Ledo engano de quem acha as histórias incompletas, os arcos são redondos e hábeis, é a pura arte do conto desfilando como uma aula pra nós leitores. Temos aqui uma fauna de desgraçados de toda espécie: loucos, sádicos, prostitutas, cornos, assassinos, pedófilos, estupradores, etc, que desfilam suas mazelas pela prosa implacável.

O texto é tão magro que não admite desatenção. Tudo muda de um parágrafo pro outro e todas as palavras são importantes (imagino quantas foram descartadas pra cada usada). Não que o livro seja difícil, é que se você não estiver conectado, realmente não vai entender. Digamos que dentre os 30 contos, 2 ou 3 são um pouco mais herméticos, mas é só.

Pra quem vive uma dieta rala de escritores brasileiros, Novelas Nada Exemplares é uma belíssima descoberta. Que venham outros do escritor.

4 estrelas

Josimar_Cruz72 12/04/2021

Preciso e Simples: Grande Contista Brasileiro
Neste livro, Novelas nada exemplares, Trevisan demonstra a sua grande capacidade como contista, fazendo uma literatura condensada,não simplória mas precisa, em que em menos de 10 páginas, consegue provocar fortes emoções e belas imagens.
Na minha opnião, há contos muito denso que acabei me perdendo e não compreendendo muito bem, mas não acredito que seja o autor e sim minha capacidade de leitura ser de um iniciante, pois em outros contos, ele consegue traçar com lindas imagens e metafóras as diversas condições humanas.
Recomendo este livro pra quem gosta de livros um pouco mais complexos mas que não deixam de impressionar o leitor.

Aécio de Paula 02/08/2019

Novelas nada exemplares - Dalton trevisan
Escrito em 1959, esse livro é composto por diversos contos curtos. Ganhou, em 1960, o prêmio jabuti. Eu li mas não gostei de nenhum em especial. Deixei de ler alguns e outros abandonei na metade por serem enfadonhos. São causos urbanos sociais que reflete os anos 50.

Ana :) 13/01/2017

Forte e Único
Trevisan tem uma linguagem muito forte e um jeito muito próprio de desenvolver não apenas a narrativa, mas também de trabalhar algumas questões nela inseridas. Vale muito a pena, ainda mais para quem escreve.

Lista de Livros 09/04/2014

Lista de Livros: Novelas Nada Exemplares, de Dalton Trevisan
“Mais fácil morrer do que se livrar do cadáver.”
“Às mães não foi dado entender os filhos, apenas amá-los.”
“Ele tinha princípios o mais importante, barbear-se todos os dias.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/02/novelas-nada-exemplares-dalton-trevisan.html