Torto Arado (eBook)

Torto Arado (eBook) Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

yasmimdeluca 24/04/2024

No começo foi uma leitura difícil, mas quando eu consegui me envolver com a história achei incrível de bom!!!

Isabela 24/04/2024

A gente lê e consegue sentir tudo ali
Um livro que começa impactante, te deixa curiosa sem saber ao certo com qual das irmãs foi o ocorrido e isso deixa a leitura muito gostosa, você fica tentando decifrar como um detetive cada detalhe daquelas linhas. Não se perde quando descobrimos quem é, fica ainda mais rico de detalhes sendo narrado por aquela que foi calada e termina do jeito que tinha que ser. Essa foi a sensação.

Esse livro me fez pensar em tanta coisa, nos antepassados, , minhas avós, em religião e suas expressões, no tratamento de irmão pra irmão, no sofrimento de quem ainda mora nessas condições, na luta, no trabalho, na natureza e sua relação com o homem (ou vice e versa) entre tantas outras coisas.

Toda a narração conseguiu me levar praquele lugar, para aquelas casinhas de barro, para o rio, para os sentimentos descritos, é uma descrição que não cansa, que da até vontade de mais, e isso torna a experiência da leitura muito legal (em certos momentos até tensos).

Eu tenho a impressão que sabia que esse era um bom livro mas nunca tinha dedicado tempo a ele, finalmente em um clube do livro pude ler e me encantar a cada frase, escrita de forma tão primorosa e rica. Eu gosto de livro que me faz sentir coisas, e Torto Arado com certeza cumpriu esse papel. Fico feliz por ter me dado a chance de ler e se você estiver lendo isso e ainda não leu, essa é sua deixa.

Camila 24/04/2024

Belíssimo romance de formação
História triste, porém real.
Necessário, forte, me arrancou lágrimas.
Lindo trabalho, primoroso. Escrita impecável. Todas as pontas amarradinhas.

Lane 24/04/2024

Um dos melhores livros que li em muito tempo
Que livro incrível minha gente, literatura brasileira é pura arte e esse livro é a prova, ele fala de um contexto brasileiro muito presente que afeta a sociedade até hoje, não estava esperando esse final e gostei muito, o livro é simplesmente perfeito e vale muito a pena

Rebeka 24/04/2024

Torto Arado
É um livro onde o social, o natural e o religioso são mostrados para o leitor através de um realismo mágico, sem tempo definido.

Lindo desde a arte da capa e a foto de sua inspiração e surpreendente até a sequência final, principalmente nas últimas páginas, de tirar o fôlego.

Fiquei fascinada com a escrita de Itamar Vieira Júnior e com esse livro. Eu li muito rápido, é uma leitura muito fluída. Os personagens são incríveis, bem construídos. Belonísia e Bibiana são apaixonantes.

Foi como viajar pelas maravilhosas gente e paisagem da Chapada Diamantina.

Eu só não avaliei com 5 estrelas, porque eu gostaria o livro tivesse mais páginas.

No final, através do amor de irmãs e da união do povo da fazenda Água Negra, a minha reflexão e desejo é de que a gente sempre possa ser a voz do nosso irmão que não a tem, seja de sangue, de criação, de coração ou não.

Jessica.Chamma 24/04/2024

Necessário
A história desse livro é tão necessária, mesmo nos dias de hoje!
Uma história de uma família com muito amor, religiosidade, muita força. A escrita é impecável, dinâmica, com narradores diferentes que dão uma visão ampla da história, recomendadissimo!

madubaldi 24/04/2024

A história é realmente incrível, tem uma bagagem cultural extremamente rica e te leva pra uma realidade que é retratada de uma forma muito fidedigna e afetiva.
Ao mesmo tempo, achei uma leitura arrastada e com o desenvolvimento de algumas partes da história superficial, acho que em alguns momentos se tenta trazer frases de impacto que seriam mais bem aproveitadas se fosse um desenvolvimento do enredo ou das personagens.
Vale a pena ler o livro e é legal explorar uma realidade bem diferente da minha, só acho que não dei tão certo com a escrita.

Raphaela.Bonaretti 24/04/2024

Fascinante
Sempre me arrependo de julgar o livro pelo hype. Esse aqui é muito bom e com certeza vale a fama que carrega!
A história começou sem pretensão alguma e já me envolveu completamente desde as primeiras páginas.
É a história de duas irmãs e uma peraltice que leva a consequências trágicas na vida dessas duas personagens. Mas ao mesmo tempo que a relação entre elas nos cativa, a história de um povo vai sendo construída.
É o retrato de uma sociedade que eu não conhecia, suas crenças e costumes que não fazem parte da minha realidade, mas que fico feliz ter descoberto através dessas narrativa, delicada e instigante.
Nosso país tem um histórico de exploração e desigualdade imensos, que perdura até hoje, mas também, igualmente, uma riqueza cultural e religiosa inimaginável.
Esse livro é sensacional nesse aspecto, de nos envolver pela história dessa família, enquanto nos apresenta essa sociedade de lutas e crenças tão significativas e pouco exploradas.
Eu amei!

Sheridangv 24/04/2024

Real.
O livro te leva a outra realidade. O livro conta a vida de trabalhadores rurais, em situação análoga à escravidão onde não se tem direito a terra, nem ao alimento que plantam. Um livro sobre luta, resistencia, superação, exploração. Tudo junto. Achei legal que nos faz acompanhar a vida das irmãs desde a infância a fase adulta. Outra coisa que me chamou atenção foi a crença dos personagens. São muito ligados a espiritualidade e natureza, o que achei muito bonito. Não acho que seja um livro para ler e relaxar, mas um livro pra se estudar, aprender. É muito forte e triste, o que faz com que seja uma leitura um pouco pesada. Pretendo ler novamente mais pra frente sem pausas tão longas.

Indria 24/04/2024

Belonisia e Bibiana
"Sobre a terra há de viver sempre o mais forte." Uma verdadeira obra de arte, tô sem palavras pra esse livro.

Heloisa.Erhardt 23/04/2024

Eu achei o tema extremamente necessário, o livro é lindo e uma história muito rica culturalmente, porém tive problemas com o linguajar e o modo como a história foi contada, mas acho que é falta de hábito meu com livros deste tipo.

Cecilia 23/04/2024

Nessa terra sobrevive o mais forte
Que dolorido sentir na pele a vida dos nossos antepassados, as injustiças, o rancor entre famílias e a facilidade do fim da vida.

sukkalg1r 23/04/2024

Esse livro é um sentimento.
Não tem como descrever ?Torto Arado? da maneira que se deve nem se usasse todas as palavras e adjetivos de todas as línguas existentes.
É um livro envolvente, toda a história é envolvente, os detalhes são revelados com calma de uma forma perfeita como se os personagens estivessem mesmo se comunicando com você, contando as histórias deles. É divino, realmente é um sentimento porque só lendo e sentindo cada palavrinha escrita para entender a dimensão e profundidade desse livro, Itamar Vieira Junior você é um gênio. Esse livro definitivamente ganhou um espaço especial no meu coração e mente.

Luiz.FlAvio 23/04/2024

Torto Arado
Um livro muito bom,a história das duas irmãs é linda, muito bem contada e construída. Entretanto em alguns momentos a história ficou um pouco repetitiva e cheguei bem próximo de abandonar a leitura. Mas logo a narrativa voltou a me prender e o fim do livro é incrível. Vale a pena a leitura.