Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

limavictor 11/04/2024

Torto Arado é um futuro clássico contemporâneo
Comecei a ler Torto Arado influenciado pelo #Bookgram e logo nos primeiros capítulos fui absorvido pela história de Bibiana e Balonísia, as irmãs que encabeçam o panteão de personagens vivos, profundos e mágicos do livro. A história do livro se confunde e mimetiza facilmente a história de algum interior do Nordeste onde famílias lutam ainda por um chão pra se sentir vivo e pertencente alguma lugar. Nota 1000 para o desenvolvimento dos personagens que acompanha o tempo e perpassa de maneira muito fluída pelas páginas do livro. Sem dúvida nenhuma Itamar concebeu ?Torto Arado? como um grande clássico da literatura contemporânea.

Willy 11/04/2024

Como pode ser tão perfeito? me doeu várias vezes fisicamente lê-lo, profundo e arrebatador. Leitura obrigatório!!!

i2delrey 10/04/2024

"Sobre a terra já de viver sempre o mais forte"
Reli mais um vez. Simplesmente um clássico esplêndido. Leitura maravilhosa, triste ao mesmo tempo. Brasil no passado e no futuro. É um livro de religião, cultura e identidade. Magnífico.

Solidade. 10/04/2024

Gostei desse livro.

No começo não tinha certeza sobre ter entendido o contexto da história, só estava achando estranha a narração do dia a dia das pessoas.

Conforme fui avançando na leitura percebi que trata-se de um livro sobre o cotidiano de pessoas negras após a abolição da escravidão.

Gostei da alternância dos pontos de vista da história, deu um aprofundamento maior para o enredo.

Esse livro traz críticas à estrutura da sociedade da época, mesmo que de forma não muito visível em alguns trechos.

Recomendo que leiam.

Maria Luksys 10/04/2024

Prêmios mais que merecidos :)
A narrativa é pesada e angustiante, mas também muito bem escrita e inteligente!! São tantos problemas juntos na vida das personagens? o enredo é brilhante, e tudo vai se explicando ao longo da história. Eu acho que todo brasileiro devia ler esse livro, de verdade!! Ele aborda concentração fundiária, racismo, intolerância religiosa, violência doméstica, abuso sexual, falta de planejamento familiar e vários outros problemas que (infelizmente) são tão comuns no país, além de oferecer uma nova visão sobre elementos culturais africanos que muitas vezes são desvalorizados, apesar de muito presentes. As protagonistas têm um relação muito íntima e verdadeira na realidade desafiadora em que vivem, e acho que isso foi o ponto mais forte do livro: a união entre mulheres como uma forma de sobrevivência! Uma verdadeira obra de arte nacional, leria mais 1000 vezes e recomendo bastante, porque esse autor é sensacional ??

AngAlica100 10/04/2024

Torto Arado
Excelente leitura, rápida, fluida.
Uma oportunidade de conhecer novos lugares e tipos de cultura.

Jazz 10/04/2024

Grandiosidade
Que leitura magnífica! Não é possível tratar em tão poucas palavras a grandiosidade dessa obra!
Passagens tão fortes, personagens tão grandes e uma história dolorosa mas que precisa ser contada e recontada! Principalmente para os próprios brasileiros. Eu mesma acabei descobrindo e pesquisando assuntos de nosso passado ao ter lido alguma passagem do livro.
Que obra !!

Nico 10/04/2024

Favorito do ano!!
Esse é, definitivamente, um dos melhores livros que já li na minha vida. Torto Arado, é um dos vários retratos que nos contam a história do nosso país, é uma história sobre amor, fé, força, educação e justiça. Que livro incrível!!!

Gabiiandsntts 09/04/2024

Brasileiro
Retrata muitos problemas encontrados na sociedade ao longo de tempo, inclusive hoje em dia também, maravilhoso e necessário. A história te prende, não é chata, é interessante e muito boa.

Lore 09/04/2024

Li pela primeira vez em 2022, eu gostei, mas não amei, dessa vez vendo outros pontos narrativos percebo a grandeza dessa história.

Nessa 09/04/2024

Nessa releitura pude aproveitar muito mais a escrita .
As críticas à uma sociedade marcada a ferro e fogo pela escravidão, onde um povo escravizado não tinha direito de recomeçar e dar dignidade a seus descendentes . A luta sempre será banhada de sangue quando a justiça não vem pelos meios justos. Infelizmente quem mais sangra são os explorados.

Rafa 09/04/2024

Perfeito
História cheia de mistérios e dúvidas, os quais vão sendo esclarecidos a cada capítulo, com muita emoção. O livro traz uma crítica social muito forte, mostrando os desafios dos moradores de Agua Negra, que não possuem seu trabalho árduo reconhecido. Caso você esteja pensando em ler O Torto Arado, se prepare para as diversas surpresas.

Anik.Cyreno 09/04/2024

Ao término do livre fiquei com vontade de fazer uma horta aqui em casa de tanta que algumas vezes durante a leitura fala de plantio, gostei dessa parte.
Anik.Cyreno 09/04/2024minha estante
livro *

Martynelly0 09/04/2024

Finalmente, concluí este livro tão famoso, e posso afirmar que ele está à altura de toda a repercussão, tanto do público quanto da crítica, que recebeu.

Ambientado no sertão baiano de época indefinida, o livro retrata uma história marcante sobre a luta de classes, a escravidão, o racismo e as religiões de matriz africana, destacando, sobretudo, as vozes femininas dentro desse contexto permeado por todos esses aspectos.

Igualmente, considerei a escrita verdadeiramente bela. A sensação transmitida é que cada palavra foi pensada e colocada de maneira a tornar o texto um verdadeiro poema, mesmo em prosa.

Sem dúvida, trata-se de um clássico da literatura brasileira contemporânea, não só pela qualidade da narrativa, mas também por abordar um Brasil de qualquer época e, assim, permanecer sempre atual.

luana 09/04/2024

O vento não sopra, é o próprio sopro.
Torto arado é daqueles livros que você toma curiosidade na leitura pelo falar alheio e depois de ler entende o porquê de todo o falar alheio.
é uma narrativa em prosa, porém descrita quase em formato de poesia, do início ao fim, carregada de muito poder e beleza. mas, apesar de sua magnitude, confesso que a leitura da primeira parte do livro achei um pouco mais densa, me fez demorar mais do que o esperado para terminar, o que não chega a ser um aspecto ruim a seu respeito, apenas algo notório. os personagens e cenários são muito bem construídos e todos esses ficcionais contam uma historia real. um pedaço do brasil contado pelas bocas que sempre houveram de ser censuradas.
itamar vieira junior tem uma forma única de se fazer ser ouvido pelas palavras. uma vez que lidas, é impossivel não ouví-lo.