Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Aninha 31/03/2024

Um livro sobre pessoas e suas diferentes realidades
O leitor é levado para outra atmosfera ao ler esse obra prima de Itamar Vieira Junior. Um acervo cultural que retrata a realidade de pessoas comuns que sofrem por sua herança história. Pessoas ligadas através de acontecimentos, uma religião fortíssima e o amor pela terra.
Um ótimo livro!

Karina.Maman 31/03/2024

Que leitura incrível
Nossa! Que livro forte e cheio de significados.
A escrita é impressionante, o enredo que aborda o cotidiano de trabalhadores de fazendas é tocante.
Bibiana e Belonísia são aquelas personagens que vc vai se lembrar pro resto da vida! Mulheres fortes, com histórias reais, extremamente determinadas e cheias de amor por suas origens.
Zeca Chapéu Grande, Sula, Donana, Dona Miúda e Santa Rita Pescadeira são carregados de cultura, fé e paixão...
Sério, me emocionei de uma maneira que fazia muito tempo que não acontecia.
Amei a escrita do Itamar e estou super curiosa em ler suas demais obras! Que nossos jovens possam estudar esse livro nas escolas, pq ele é muito necessário.

EduardoBragga 31/03/2024

Ancestral, regado de amor e fúria
?Não precisa nem ser julgado nos tribunais, a polícia tem licença para matar e dizer que foi troca de tiro. Nós sabíamos que não era troca de tiros. Que era genocídio?. Ainda muito mexido com como essa história é real, que pode (e está) acontecendo agora, no assentamento/acampamento mais próximo que encontrarmos. O aquilombamento é uma tecnologia ancestral de sobrevivência e a história contada aqui nos ensina didaticamente o motivo das diárias tentativas de apagamento identitário do nosso povo. Uma emocionante experiência ler essa linda obra.

clara :) 31/03/2024

Quando comeci o livro, já foi um tapa na cara, o primeiro ato do livro foi uma surpresa realmente não esperava, é acho que isso me deixou mais intrigada, pra descobrir com quem se sucedeu o fato (atormentei minhas amigas mandando áudios enormes tentado fazer uma linha de raciocínio pra descobrir quem era)

Um livro pequeno, mas com uma riqueza de temas é cenários, tão próximos a mim, que me fez pensar que estava na história,

a história deles falando que não são negros é sim indígenas pra não perder a terra, que tinha sido pegos a dente de cachorro, me fez lembrar da minha família onde minha taravó tinha sido sequestrada da sua tribo, "pega no laço" "dos índios bravos" ou como eles chamam cabloco bravo, faz lembrar que apesar da enorme população que a gente tem, a fé te saiu praticamente do mesmo lugar, da escravidão dos escravos, é dos abusos aos índigenas

Me fez lembrar que minha mãe conheceu um parente dela vivo que tinha sido escravo, que mesmo muito anos depois da escravidão, ela continua aí, mas mudou de nome, é de jeito de se mostrar

Me senti dentro da história lembrando de quando minha mãe me levava, a benzedores, dos meus tios de benção, que minha mãe confiava mais que médicos, é que descobriam doenças, antes mesmo de médicos atestaram, realmente mágico, místico, assim como Zeca chapéu grande

apesa muitas história, a história das irmãs, que falavam uma pela outra, da violência doméstica, das crenças e das entidades que eles cutuavam, um retrato da realidade pra mim tão bem contado, que meu deu um nó no estômago, por que a história era tão real, quanto o preconceito é a luta que aquele povo traçava.

whyrbk 31/03/2024

Torto Arado
5 estrelas não são suficientes para a avaliação deste livro, eu preciso de MAIS!
Narração incrível, protagonistas FORTES e nossa como elas são incríveis, duas irmãs que ao longo do livro vc nao sabe qual a mais foda!

luisyy 31/03/2024

O Brasil nu e cru
Torto Arado é inesperadamente delicado, belo, e indiscutivelmente rico. Rico de cultura, história, inteligência, e acima de tudo autenticidade.

Através do enredo, somos levados a um tempo e espaço indefinidos, mas que temos certeza que fizeram parte da construção do país. Inclusive, uma das mais importantes: a do povo afrodescendente.

Além de contar de perto as diversas dificuldades que esse povo enfrentou: o não direito à terra, salário, moradia permanente...Conta também as dificuldades de uma família inserida neste meio, com todas as suas peculiaridades.

A estória é bela, tocante, e reflexiva. Expõe a dor, o luto, a impotência de formas realmente palpáveis.

Torto Arado é uma experiência única, mas coletiva. E deveria ser obrigatória.
Maria Paula de Sá 31/03/2024minha estante
ótima colocação ?

clara.rozeno 30/03/2024

Torto arado é O livro.
É uma leitura que necessita de um tempo para ler, não é o ato em si da leitura que demora, porém o ato de compreender, o ato de consumir as palavras de maneira certa.

O livro é RICO em cultura, é um livro que não deixa a história do povo morrer. Zeca chapéu grande com suas rodas de jarê, a faca de Donana, Salu e sua força, Belonisia e Bibiana, as ideias de Severo.

- Belonisia e bibiana (essa relação aqui merece um tópico especial)
É nítido o amor e a força da relação das duas, desde que a língua de uma é cortada, nota se que as irmãs se tornam uma só. Nem o tempo é capaz de acabar com o afeto dessa relação.

Gostei também muito do final da história. É forte. O livro carrega em si um peso de grande importância. Sem palavras.

Itamar, você foi luz aqui! 10/10 que leitura.

BooksBi 30/03/2024

Belonísia, eu te amo!
Eu amei ler a história das 2 irmãs: Belonísia e Bibiana. Mas confesso que o que mais me prendeu foi quando a Belonisia casa e sai de casa, foi tão profunda a sua luta...

Em alguns momentos do texto, me lembrou Vidas Secas, mas o final não me prendeu muito...

Barbara 30/03/2024

"Cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui de sua vida."

Essa obra é de uma imensidão incalculável, tem em si a relevância que pode marcar várias gerações.

Esse é o livro mais íntimo que já li, conta a história de uma família, um episódio traumático que marca a vida de duas irmãs, se tornando uma a voz da outra para sempre. Acompanhamos a história dessas pessoas e também dos seus ancestrais, com uma escrita poética e visceral, o leitor é levado ao sertão da Bahia para uma dura realidade.

Tive o prazer de ouvir o ebook narrado por Zezé Motta, o que fez dessa experiência algo ainda mais incrível.

Na parte final, intitulada " Rio de sangue", foi como se tudo tivesse sido tomado pela dor e ao mesmo tempo uma força que se manteve até o fim e me emocionou totalmente.

Pode parecer clichê, mas sim, todos deveriam ler esse livro.

"Quando deram a liberdade aos negros, nosso abandono continuou. O povo vagou de terra em terra pedindo abrigo, passando fome, se sujeitando a trabalhar por nada. Se sujeitando a trabalhar por morada. A mesma escravidão de antes fantasiada de liberdade"

Julie.Petri 30/03/2024

Me envolvi com a história das irmãs e de todos os moradores de Água Negra
livro poderoso que todos deveriam ler

girlafraid 30/03/2024

Sobre a terra há de viver o mais forte.
Um estrondo. uma denúncia que não tem tempo, pq se faz presente em uma sociedade que tem o racismo enraizado. é impossível ler Torto Arado sem ver que a escravidão nunca deixou o Brasil, apesar do que diz a lei. ela passou a ser camuflada, encoberta; tornou e torna pessoas e histórias invisíveis. em favor de quem? para quê? quem é o mais forte?

uma das coisas que construiu meu interesse por Torto Arado foi o encontro de diferentes narrativas. a história de um povo inteiro que, assim como a família de Bibiana e Belonísia, nasceram - "foram paridos" - e criados pela terra . toda uma geração que viveu em fazendas, em casas de barro, nunca de alvenaria, oferecendo trabalho em troca de moradia; oferecendo uma vida; uma servidão eterna.

para além disso, me encantou a forma como a ancestralidade, a religião e a fé, as relações familiares, são moldadas nesse livro. e como tudo se entrelaça, numa sensibilidade que comove e emociona. não só isso: a identidade, a posse de terras, o povo quilombola. a voz da mulher. inclusive, Belonísia perdendo a voz dela é algo que me impacta muito também.

Torto Arado é um livro tão rico em tantas camadas. e vem de mulheres que foram apagadas por nós. mulheres como Bibiana, Belonísia, Donana, Salu, Maria Cabocla e tantas outras. vítimas de um passado ainda presente, que tenta excluí-las e calá-las da história.

"Cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui da sua vida."

"Esta terra mora em mim. Brotou e enraizou em mim. Mora aqui em meu peito porque dela se fez minha vida."

Laura2154 29/03/2024

Só não dou 5 estrelas porque algumas partes realmente eram chatas, mas fora isso, o livro é uma obra prima, muito necessário, eu amei demaisssss, apenas leiam.

Tata 29/03/2024

Merece a fama que tem
"Torto Arado" nos traz uma rica fonte de informações e conhecimento por meio das vidas entrelaçadas das irmãs Bibiana e Belonísia, cujo acidente as uniu como uma só. Através de suas experiências, somos transportados para o cotidiano do meio rural, onde somos expostos às tradições culturais e religiosas, à desigualdade social, à luta pela terra e à busca por justiça social. O livro nos convida a refletir sobre uma realidade que persiste até os dias de hoje na comunidade preta e pobre do Brasil, questões que precisam ser amplamente reverberadas. Em resumo, "Torto Arado" é uma leitura enriquecedora que oferece uma visão profunda e necessária, e pela qual me sinto profundamente grata.

Clariar 29/03/2024

História linda, tocante e impactante.
Fiquei tão envolvida que eu sonhava com o livro, lembrando dos acontecimentos.
Só senti que uma parte do livro ficou um pouco cansativo, mas não estraga a beleza da obra.