Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Cassio Kendi 21/06/2021

Terminada a leitura do livro, assisti ao episódio do Roda Viva com Itamar Vieira Júnior. Uma das últimas perguntas feitas, "Como foi terminar Torto Arado?", teve como resposta "(...) o que ficou foi a saudade, eu tinha uma saudade imensa". Explicou que as duas irmãs, personagens principais do livro, viveram tanto tempo em sua cabeça, que sua reação ao receber o primeiro prêmio literário em Portugal foi celebrar com elas, como se elas fossem vivas: "Eu não acredito, meninas, vocês atravessaram o oceano".

Senti algo parecido ao fechar o livro. As personagens são tão fortes que parecem saltar das páginas. Pelos olhos delas, pude experimentar as mais diversas formas de relacionamentos: relacionamentos familiares e amorosos; relações de poder e trabalho; conexões do cotidiano com o espiritual; ligação do ser humano com sua terra. Fiquei impressionado com a habilidade do autor em retratar uma região do Brasil e a história de um povo de maneira ao mesmo tempo real e poética.

É um daqueles livros que me faz sentir grato por saber ler em português, e ter a possibilidade de ler a obra original.

edit: Após escrever a resenha, vi outro vídeo do autor, desta vez sendo entrevistado pelo Leandro Karnal. A entrevista toda é muito boa, mas a pergunta de que mais gostei está no instante 40:27, em que é explicado o significado por trás da frase final do livro
Dhany.Reis 21/06/2021minha estante
Isso mesmo Cássio. Que escrita perfeita. Eu fiquei apaixonada por esse romance e muito feliz por saber que o escritor brasileiro.

Cleber 21/06/2021minha estante
Livro incrível???

Jack 21/06/2021minha estante
Incrível esse livro ?

Rafael 21/06/2021minha estante
A sensação é essa realmente e a certeza que acabamos de ler um clássico. Bela resenha .

almeidalewis 21/06/2021minha estante
????resenha. Recentemente ele fez uma Live com Leandro karnal...assisti umas 3 ou 4 entrevistas dele depois q li o livro incluindo essa aí do roda viva mencionado por vc cassio ?

Yana 21/06/2021minha estante
Bom demais!!

Jeane Nunes 21/06/2021minha estante
Quero muito ler.Vou assistir a entrevista .

Gleison Marques 21/06/2021minha estante
Ah também fiz o mesmo movimento, fui ver a entrevista pós-leitura e amei ? que livro!

Flávia Menezes 21/06/2021minha estante
Que linda resenha. Belas palavras sobre a forma como essa leitura te tocou. ??????

Lele 22/06/2021minha estante
Melhor leitura de 2021 ?

Margô 22/06/2021minha estante
Foi o melhor livro que li este ano... é incrível!!! Já é um clássico...rsss.

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Almeidalewis, obrigado pela recomendação, vi aqui a entrevista com o Karnal, é muito boa mesmo. Achei legal que o Itamar explica nela o significado da última frase do livro, não havia refletido tanto sobre ela antes. Vou até editar a resenha para incluir esta informação

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Jeane, a entrevista no Roda Viva não contem spoilers, dá para ver tranquilamente antes de ler o livro.

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Flávia, a sua resenha do Torto Arado é uma das melhores que eu li. Como vc colocou "Penso que a literatura nos atinge de maneiras diferentes, e nossos gostos se encontram naquelas que mais facilmente acessam a nossa alma, e a elas melhor representa." Acho que o que me ganhou no livro foi justamente o estilo descritivo, mas também senti um pouco de cansaço no começo. Acho que do fim da primeira parte para frente, me acostumei, e a leitura fluiu melhor

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Gleison, vi mais algumas entrevistas depois, e em cada uma aumenta a admiração pelo autor e pela obra

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Dhany, fico feliz também sempre que leio um bom escritor brasileiro

Malu 22/06/2021minha estante
Amei a resenha, me fez reviver a história! Que vontade de reler :)

Gigio 22/06/2021minha estante
Essa resenha me deixa ainda mais ansioso pra iniciar loga a leitura!

Daniel1841 22/06/2021minha estante
Esse livro é incrível, minha melhor leitura do ano!

Flávia Menezes 22/06/2021minha estante
Obrigada pelas palavras tão gentis, Cassio! Nossas visões foram tão diferentes em algumas partes, mas elas não brigam emtre si, porque ambas vieram do mais importante: do mergulhar na história, e se permitir ser tocado por ela. ?? Vamos ver se nos encontramos em outras leituras. ??

Maia 23/06/2021minha estante
Foi minha melhor leitura de 2020!

Leituras da Dani 25/06/2021minha estante
Amei sua resenha, amei saber a sua opinião sobre esse livro... Eu já queria muito lê-lo antes, mas agora, depois de ler a sua resenha, quero mais ainda ler!

Alassë 26/06/2021minha estante
Assisti também as duas entrevista, uma antes de ler a outra, logo depois. Achei muito interessante a pergunta sobre a frase final do livro. Nos mostra como a interpretação tem que ser alojada em um contexto para fazer um sentido vir à tona. Esta leitura foi uma mergulho maravilhoso e estou muito contente de estar recebendo a devida atenção.

Margô 26/06/2021minha estante
Vocês perceberam que o Scooby não está atualizando o Ranking?? Ou será um problema no meu perfil?

Cassio Kendi 27/06/2021minha estante
Margô, qual Ranking? Comecei a usar faz alguns meses o Skoob, não cheguei a ver nenhum ranking por enquanto.

Jeh 07/07/2021minha estante
Foi um dos primeiros livros q li depois q entrei num clube de leitura, este ano. Me apaixonei! Fez muito sentido no momento em q estava vivendo e se conectou muito com outras leituras q estava fazendo. Li algumas coisas sobre ele, até ouvi um podcast, mas não assisti a essas entrevistas, vou procurar. Cássio, amo suas resenhas! São sempre muito bem escritas ?

Cassio Kendi 08/07/2021minha estante
Legal, Jéssica, e obrigado! ?Se puder, me passa o podcast que você ouviu, gostei bastante de todas as entrevistas com o autor. E de qual clube você participou, por curiosidade?

almeidalewis 08/07/2021minha estante
Verdade ?tb fiquei curioso pelo podcast ?

Jeh 08/07/2021minha estante
Ainda participo! É um clube com uns amigos do trabalho ?. O podcast é este aqui: https://open.spotify.com/episode/2t9qhHlmfHIk8NM5KHD2FQ?si=epgENbkQSUGZs5Lrf4NqPg

Adriano 09/07/2021minha estante
Olá....gostei do livro...o Itamar é um romancista a ser acompanhado. Muito sinceramente, gostei da primeira metade do livro...uma história que conseguia passar o seu recado num ambiente místico...uma história meio louca...toda a mística da faca, o acidente...a mudez....A segunda metade se perde um pouco na narrativa...o clima mistico se perde um pouco...vai pra militancia...poderia ser mais sutil....Não digo, de forma nenhuma, que não estamos perante um grande autor e livro, mas o livro está um tanto endeusado

Cassio Kendi 09/07/2021minha estante
Obrigado, Jéssica, vou ouvir aqui!

Cassio Kendi 09/07/2021minha estante
Adriano, para mim foi o contrário, gostei mais da metade para frente kkkkkk! Acho que vai de acordo com o gosto de cada um.

Di Morais 11/07/2021minha estante
Perfeito, amei esse Livro

Thaís Furlan 29/07/2021minha estante
Cássio... Tem fila pra pegar esse livro emprestado? Parece ser incrível!

Cassio Kendi 29/07/2021minha estante
Thaís, por enquanto não, está parado aqui em casa. Se quiser, só mandar mensagem. Esta sexta devo enviar um outro livro emprestado, o Midnight Library, dai posso aproveitar e enviar o Torto Arado se vc tiver interesse

Thaís Furlan 30/07/2021minha estante
Kassio, estava escrevendo o texto dizendo que aceito, mas achei pra baixar.
Assim não te dou trabalho. Mas agradeço muito, muito a sua disposição em me enviar. Poucas pessoas têm esse tipo de iniciativa.
Obrigada! ?

Thaís Furlan 30/07/2021minha estante
Aiii caramba, escrevi seu nome errado, desculpe, Cassio

Siane 05/08/2021minha estante
Sensacional ?

Tâmara Moya 07/08/2021minha estante
Quero muito ler esse livro ainda esse ano.

Bookster Pedro Pacifico 23/02/2021

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
Não tenho dúvidas de que 2020 foi o ano do “Torto arado”. Vencedor de dois prêmios literários de extrema relevância (Prêmio Jabuti e Oceanos), o livro de Itamar também conquistou o gosto do público leitor. E com tanta crítica positiva sobre o livro, fica até difícil fazer comentários, seja pelo risco de ser repetitivo, seja pelo medo de fazer algum comentário que possa ir contra a opinião do público.

Por meio da voz das irmãs Bibiana e Belonísia, o autor constrói de forma sensível e humana a herança de um passado escravagista que perdura no território brasileiro, mais especificamente no sertão baiano. E quando a gente fala em dar “voz” às personagens, Itamar dá voz aos silenciados. Talvez seja esse o significado por trás da marcante cena que inaugura a narrativa e que vai perseguir os moradores de Água Negra: a mutilação de quem desde criança já está condenado à submissão social. É a mutilação pela memória.

Ao redor de Bibiana e Belonísia, outras vidas são apresentadas ao leitor. Histórias muito bem entrelaçadas por Itamar e que deixam clara a dureza da vida no sertão nordestino. Vive-se com muito pouco, porque não se pode ter mais. Deve-se obedecer para poder seguir vivo e manter viva a família. Se de um lado há poucos que se aproveitam dessa situações, são tantos aqueles que sofrem para sustentá-la. Todo esse cenário é acompanhado não só pelo leitor, mas também por Santa Rita Pescadeira, uma entidade que já há muito tempo compartilha o sofrimento desse povo cheio de fé.

Uma leitura fluida, mas que merece o seu próprio tempo para capturar tamanha densidade em poucas páginas. É refletir sobre a denúncia de uma sociedade que ainda é profundamente marcada pelo seu passado em que a escravidão era tolerada. Se depois de tanto tempo uma lei veio para proibir, será que a realidade realmente obedeceu a letra que mancha o papel?

Nota: 10/10

site: http://instagram.com/book.ster
Mari614 23/02/2021minha estante
Realmente um livro deveras incrível.

RogArio.Amatuzzi 14/03/2021minha estante
Que livro maravilhoso.
Bela resenha.

Selma 02/06/2021minha estante
Com certeza o melhor da literatura brasileira contemporânea que já li. Com uma linguagem gostosa que te prende do começo ao fim e um estilo do autor que cativa.
Com certeza será um clássico para as futuras gerações!

Glauce 05/06/2021minha estante
Um fenômeno literário! De uma escrita poética excelente! Recomendo!

Ana Paula Tárrio 06/06/2021minha estante
Li agora em 2021 e que experiência!! Maravilhoso o livro. Comovente, dilacerante, profundo, incômodo. Está entre os melhores!

Lucia.Ferreira 22/06/2021minha estante
Terminei hj. Achei um livro cru, árido, que taça o dedo na ferida lá no fundo. Sensasional. Melhor livro de 2021ate agora. E a leitura é viciante. A gente vai lendo, lendo e não quer parar e não quer que acabe. O capítulo 10 é poesia pro pensar da gente. Me fez chorar em.publico.

Nicki 14/07/2021minha estante
Valeu pela resenha, aumentou minha vontade de ler esse livro

Graça 01/12/2021minha estante
O melhor livro lido este ano.

Alexlivros 03/01/2022minha estante
A cada comentário, só aumenta meu desejo de ler este livro. Certamente irei lê-lo o quanto antes.

Dhewyd 19/01/2022minha estante
Realmente, é um livro maravilhoso!

Ricardo.Silvestre 28/01/2022minha estante
Só ouço/leio coisas boas deste livro! Já está nas minhas intenções de leitura para este ano.

Rodrigo 07/04/2022minha estante
uau!

dani 21/05/2022minha estante
Parabéns pela Resenha! Excelente! Li o livro e lembrei de "Vidas Secas"

thiagxs 06/07/2022minha estante
um dos melhores livros o bom é que não é difícil de entender e além disso trás uma crítica social pfta

Andrea.Karli 07/10/2022minha estante
Tentarei ler e irei depois comentar minhas experiências com o livro que é muito bem falado. Realmente bem curiosa.

Mariana 22/11/2022minha estante
Estou lendo aos poucos. História difícil de digerir. Muito forte!!! E muito bom livro

Mc Lange 18/01/2023minha estante
Incrível. Um dos melhores que já li. Triste e sofrido, porém realista. Aborda muitas questões imortantes de forma natural e coerente ao longo da história. A forma como o autor narra o livro é envolvente, permitindo uma leitura fluida. Maravilhoso, recomendo demais, especialmente pra quem quer sair da ressaca literária!

Maria Helena 17/05/2023minha estante
Lendo uma literatura depois de ler muito livro de autoajuda, e eu estou encantada!!

Daniela684 31/05/2023minha estante
Perfeito, vale a pena

Miss Jess 23/07/2023minha estante
O melhor livro que já li na minha vida

Uedison Pereira 06/08/2023minha estante
Ainda não li Torto Arado, e lerei com certeza, mas com a rezenha que faz, ao dizer que o plot do livro gira em torno de duas irmãs negras que sofrem as consequências dos traumas deixados pela escravidão, logo me vem a cabeça A COR PÚRPURA de Alice Walker (vindo às telas com Spilberg) com as irmãs Celie e Nettie. Por felicidade as duas obras são aclamadas pela crítica e público.

Maressinhaaa 14/09/2023minha estante
Um livro incrivel. Quando li, demorei 1 dia e meio, realmente devorei. É uma história sensível, cativante, que mistura ancestralidade, luta pela terra, educação, religião, com um olhar poético e crítico.

deeborasantos 16/01/2024minha estante
Melhor livro da minha vida

Denilsoncampos 19/03/2024minha estante
Pedro, faz tempo que tô namorando esse livro... tô começando a ficar com remorso de ainda não lê lo!

Gláucia 06/11/2020

Torto Arado - Itamar Vieira Junior
Lido para o Fórum Entre Pontos e Vírgulas onde o livro foi discutido entre leitoras queridas.
Gostei muito do início, começou dinâmico e misterioso (o lance da faca) mas no último terço ficou lento e repetitivo. Cheguei a verificar umas 3 vezes se tinha realmente apenas 264 páginas pois me deu a sensação de ser mais longo.
Muito se discutiu no fórum sobre o fato de ter um quezinho de planfetário mas isso não chega a me incomodar. Só me senti enganada no final pois a história da faca me levou a crer num toque de fantástico que não existiu.
Dan 11/11/2020minha estante
Panfletagem ideológica está virando moda ultimamente. Eu particulamente não gosto. Empobrece o texto literário.

Gláucia 12/11/2020minha estante
Vou passar a prestar atenção nisso

Gabi Sagaz 26/12/2020minha estante
O que seria esse "queixinho de planfetário"? Desculpa, quero ler esse livro e me desanimou um pouquinho. Heheheh

Gabi Sagaz 26/12/2020minha estante
E adorei esse espaço, suas dicas e a forma como vc apresenta os livros. Obrigada por compartilhar conosco. ??

Gláucia 27/12/2020minha estante
Obrigada.
Dizem que o livro é panfletário quando quer defender uma ideia usando recurso um pouco sensacionalista.
Sinceramente, se vc tem vontade de ler, leia, acho que isso não vai atrapalhar a leitura.

Ladyce 22/02/2021minha estante
Concordo com o panfletário. E como Dan aqui embaixo, não gosto de livro que tenta ser duas coisas: literatura e panfleto, porque limita o texto, limita o autor que tem uma mensagem a dar. E vejo que muitos aqui chamam essa narrativa de ISSO É BRASIL. Não é não. Isso é um Brasil. Há muito que na maior parte do país, graças aos nossos esforços, estamos saindo dessa realidade. É um desserviço a todos que lutam e lutaram para mudar essa realidade, nós, nossos pais e muito de nossos avós, considerar que esta é a realidade do país.

Cleuzita 25/05/2021minha estante
Li o livro e dei quatro estrelas, o que pra mim é um livro excelente, perdendo só para o livro perfeito até atribuo cinco.
Eu achei muito familiar essa história, já presenciei relações similares, até palavras consideradas estranhas do livro já fizeram ou fazem parte do meu cotidiano. Esse livro toca em situações muito comuns no Brasil, mas ainda distante e dignas de ilusórias para muitas pessoas afastadas dessas relações de sobrevivência. Gostei muito de ter lido e recomendo muito a leitura para todos.
Gláucia, gosto muito do seu canal, das suas impressões sobre os livros que leu, e principalmente, de ter a oportunidade de conversar aqui com você. Um abraço.

Gláucia 25/05/2021minha estante
Menina, nem lembrava mais da existência do canal rss
Obrigada assim mesmo ?

Cleuzita 25/05/2021minha estante
Desejo muita paz e saúde pra você e os seus. ?

Gláucia 27/05/2021minha estante
Pra vocês também ?
Obrigada

Flávia Menezes 01/06/2021

A que não podia falar, era a única que eu queria ouvir.
Há uns bons anos em que eu não me permitia aventurar em uma história da literatura brasileira, até esse momento. Sendo assim, vale a pena ressaltar que depois desse longo tempo, sinto uma desconexão minha com esse tipo de literatura. Penso que a literatura nos atinge de maneiras diferentes, e nossos gostos se encontram naquelas que mais facilmente acessam a nossa alma, e a elas melhor representa.

Dito isso, quero enfatizar que essa minha análise se deve a como a narrativa me atingiu, e como me senti durante a leitura. Tendo ressaltado esse ponto .... vamos lá!

?Torto Arado? é uma história contada através do discurso indireto, ou seja, aquele que é narrado, sem a presença de diálogos que se iniciam com travessões, com uma narrativa que possui uma focalização externa, sendo alternada entre três narradores diferentes, cada um compondo um capítulo em que se limita a descrever as ações dos personagens.

A primeira narradora é Bibiana, uma das protagonistas da história, e sua parte da narração é aquela que sofre mais avanço cronológico da história. São muitos anos que se passam rapidamente, e confesso que isso me fez ser muito pouco impactada por essa parte da história. Tudo acontecia tão rapidamente, com uma economia de detalhes, que nem dava tempo de me conectar com os personagens e saber como eles se sentiam. Eram apenas descrições, e confesso, me senti bastante entediada, apesar da profundidade dos fatos que eram contados, e todos os sofrimentos que eram vivenciados pelos personagens. A sensação era de uma economia de detalhes, que deixavam vários pontos de interrogação pelo caminho.

Na segunda parte, a narrativa muda para Belonísia, e nesse ponto, por alguns capítulos, a história caminha um pouco mais devagar, e podemos aproveitar mais do que a narradora nos mostra, e aí sim, me senti mais conectada. Pude sentir a força da protagonista, sua coragem, mesmo vivendo uma vida tão humilde e tão cheia de sofrimentos. Fiquei tão cativada pela forma como ela me contava sua história, como me falava dos seus sentimentos, suas dificuldades, e me emocionei quando falou da sua amizade com Maria Cabocla, e na sua reaproximação com a irmã Bibiana. Porém, um evento trágico acontece, e a história passa a ser contada através de flashback, e aí, é só uma narrativa daquela que ?ouviu sobre?, mas que não vivenciou essa parte da história. E mais uma vez eu me perdi em uma sequência de descrições, que voltou a me desconectar dos personagens. Além de me deixar um tanto entediada.

A terceira parte, e para mim a mais cansativa na questão das descrições, uma nova narradora entra em cena, e mais uma vez é pura descrição, de alguém que não viveu o que contava, mas apenas viu. Para mim foi o suficiente para impedir que a ligação emocional voltasse a acontecer, e eu fiquei muito feliz por ser uma parte curta, e a história acabar.

?Torto Arado? tem uma história bem descrita de um regionalismo e de personagens que carregam a tristeza de quem não tinha uma vida abastada naquela região, em uma época remota. Não vejo como nada diferente do que podemos encontrar em qualquer cidade do país, em uma casa simples, habitada por moradores que não possuem muitas condições financeiras. A luta é a mesma, as questões políticas são as mesmas, a desigualdade é a mesma. Só muda a região do país.

Para quem gosta de literatura brasileira: leia, pois sem dúvida você vai se encantar com a história. Para quem nunca se aventurou, ou não tem tanta afinidade como eu: dê uma oportunidade, se estiver disposto(a). Sem dúvida, é um livro bem escrito, com uma história que, para mim, não é só regional ou temporal. Ela ainda acontece nos subúrbios e em lugares onde a desigualdade do nosso país quer gritar, porém continua emudecida como Belonísia. E que de fato, possamos todos ter a coragem e determinação dessa protagonista tão guerreira, que sem dúvida é a grande estrela dessa história.

Obs.: o que me intrigou bastante nessa história foi a insistência do autor pelas relações simbióticas. Embora os personagens fossem forçados a viver a sua singularidade, me pareceu haver uma grande importância nessas conexões. Mas... é apenas uma observação.
Cassio Kendi 04/06/2021minha estante
Parabéns por esta resenha e pelas anteriores! Li algumas das que você escreveu aqui, são todas bem escritas e fundamentadas.
Comecei a ler Torto Arado e Terra Prometida recentemente, estou gostando bastante dos dois por enquanto!

Flávia Menezes 04/06/2021minha estante
Cassio, muito obrigada pelas palavras! Fico feliz em saber que consegui expressar o que senti com cada um deles. Vou ficar por aqui, acompanhando pra ver o que você achou de Torto Arado. ??

Jef 11/06/2021minha estante
Desculpe "invadir" seu perfil com meu comentário, mas necessitava parabenizá-la pela ótima resenha. Na busca de resenhas parecidas com a minha opinião encontrei a sua, que por sinal, considero a melhor que li até o momento. Conseguiu transcrever alguns dos meus pensamentos e sentimentos com relação à obra. Parabéns pela resenha, Flávia! Fico feliz de ter lido e reflito mais sobre a leitura. Grande abraço, boas leituras e boas escritas. =)

Flávia Menezes 12/06/2021minha estante
Oi, Jef!! Muito obrigada pelas palavras! Fico feliz por encontrar alguém que também teve a mesma visão que tive depois da leitura desse livro. Ótimo poder compartilhar minhas ideias e encontrar pessoas que pensam como eu. Obrigada pelo carinho. Boas leituras e escritas também. Nos vemos por aqui. ?

Elisa.Lorena 11/07/2021minha estante
Pois é. Essa economia de detalhes deixou algumas coisas me parecendo artificiais, o caminho do envolvimento afetivo, como ela achou que isso poderia estar ferindo a irmã. Foi tão econômico, que me soou sem substância. A segunda parte é realmente melhor, acho que a finalização da estória com a cabocla deixou a desejar, a terceira parte, eu só queria que o livro acabasse logo, porque achei entediante e sem enredo, porém útil, no ponto de denúncia social.

Carla.Floores 19/07/2022minha estante
Ufa! Que bom saber que não tô sendo implicante com a narrativa porque a terceira parte tá mesmo difícil de engolir.

Flávia Menezes 19/07/2022minha estante
Imagina, Carla! Super te entendo, viu? Mas vale a pena terminar. A história tem uma boa mensagem, que vale chegar até o fim! Espero que a Belonísia também te faça acabar a leitura, guardando algo bom. ??

Aline 18/01/2022

Necessário e surreal
É indubitável que Torto Arado se tornará um clássico indispensável da literatura brasileira. Com pitadas de realismo mágico que remetem ao estilo do colombiano Gabriel García Marquez e com claras inspirações a autores brasileiros como Guimarães Rosa, Milton Hatoum e Raduan Nassar, Itamar Vieira Junior inaugura-se como autor em um cenário ao qual precisávamos de uma obra contemporânea que aflorasse um lado brasileiro até então desconhecido por muitos - o do sertão nordestino por uma perspectiva feminina e negra, nas quais as personagens carregam consigo dor, sofrimento, sororidade, relutância e sobrevivência, além de trazer à baila a opressão, a exploração dos corpos, e o direito a terra e ao fruto de seu trabalho.

No decorrer da narrativa, a qual, inclusive, possui uma linguagem fluida e bastante acessível, refletimos questões étnicas e raciais, direitos humanos, religiosas e manifestações culturais que nos conduzem a realmente vislumbrar todos os cenários, todos os acontecimentos da vida de Belonísia, Bibiana e sua família, acontecimentos que perpassam a mera efêmeridade da vida. As metáforas construídas sutilmente pelo autor (chamo atenção para a principal - a decepação da língua de Bibiana), contribuem fortemente pra que sintamos na pele a dor das protagonistas e do que elas e os demais personagens representam. Sentimos, lendo Torto Arado, a dor do racismo estrutural. A dor dos que não tem terra, dos que não tem lar. A dor das mulheres que sofrem violência doméstica. Sem dúvidas, uma obra que merece todo o destaque que vem ganhando. Espero que a sua mensagem, sua poesia, chegue a cada vez mais pessoas, e que Itamar nos presentei com outro livro em breve.
Aline 18/01/2022minha estante
Correção do título da resenha: Necessário e (su)real.

Aline 18/01/2022minha estante
Correção do título da resenha: Necessário e (su)rreal.

amandafffdo 19/01/2022minha estante
Ele já lançou um outro livro, o nome é Alma

Aline 19/01/2022minha estante
Ah, que bom saber! obrigada por avisar :)

amandafffdo 20/01/2022minha estante
Aline, houve um pequeno equívoco da minha parte devido a empolgação com Torto Arado.. Alma não é um livro, é o primeiro conto de outro livro que ele já tem publicado que chama Doramar ou a Odisseia. Sorryyy!

Aline 21/01/2022minha estante
Hahaha ah sim, sem problemas. Você já leu? com certeza devem ser contos incríveis.

amandafffdo 21/01/2022minha estante
Infelizmente não... mas estou tentada a comprar =D

Lucas.Batista 26/01/2021

Dos contemporâneos, um dos melhores.
É, de fato, um alento ler um livro como Torto Arado em 2021. O autor (Itamar Vieira) possui um domínio sob a narrativa que está cada vez mais escasso nos dias atuais.
Além disso, é um livro com linguagem e estética bastante críveis e brasileiras.
Creio que junto ao Mussa, Itamar será, possivelmente, meu autor brasileiro favorito dos anos 2000.
Algumas escolhas narrativas repetitivas, principalmente na parte final do livro, não me agradaram tanto, mas a qualidade da obra como um todo é inegável.
Recomendadíssimo.
Pâm 26/02/2021minha estante
Tive a mesma ressalva sobre a narrativa mais pro final, especialmente em relação à narração da terceira parte. Concordo que a força e a delicadeza da história se sobrepõem a isso, mas ainda acaba impactando um pouco a experiência de leitura...

Lucas.Batista 26/02/2021minha estante
Sim, quando Beloisa casa, o autor, na ânsia de transmitir ao leitor o desconforto dela na casa do vaqueiro, fica repetindo termos até exgotá-los. E também não gostei da narradora final.
O que não tira o mérito da obra, mas me desagrada ver as pessoas tratarem o livro como se fosse um novo S.Bernardo.

Pâm 26/02/2021minha estante
Não vejo problemas em as pessoas tratarem o livro como um clássico instantâneo. Acho que novos tempos escrevem novos clássicos, talvez para os nossos tempos faça sentido valorizar mais a importância da mensagem do que a excelência literária. Acabei de ler Crime e Castigo e vejo nele muitas questões narrativas não tão bem acabadas, ainda assim é um clássico inquestionável. Fico feliz que tenhamos contemporâneos fortes a ponto de as mais diversas pessoas das mais diversas realidades enxergarem um clássico em um livro com uma mensagem tão importante. :)

Lucas.Batista 26/02/2021minha estante
Pois é, discordamos aqui. Eu penso que para muitos dos "críticos" que discorreram sobre o livro, a mensagem da obra ultrapassou em importância a qualidade literária. A meu ver isso é um erro, já que a forma é mais importante do que a mensagem, tendo em vista enredos absolutamente simples, como por exemplo Dom Casmurro ou Paixão Segundo G.H, aonde apesar de a "mensagem" ser simples, a forma literária é de tamanha maestria, que o livro ganha uma profundidade colossal. Não gosto da premissa de que o simples fato de o enredo discorrer sobre alguma chaga social seja um ponto positivo. Como escreveu Borges: "não me importo com o que vc quer contar, e sim como você irá contar".
Quanto à relação com Dostoiévski, eu compreendi seu ponto e, apesar de eu concordar em partes com a crítica que Vladmir Nabokov tinha com a escrita dele, as distâncias na qualidade de escritor entre ele e Itamar são tão gigantescas que fica até difícil fazer a relação.
Porém torno a reafirmar: gostei do livro. Apenas acho que ele possui falhas - o que, considerando que é o primeiro trabalho do autor, é absolutamente comum - e muitos críticos (sejam Youtubers, ou criticos dos cadernos literários) simplesmente estão fechando os olhos para elas de maneira proposital.

Pâm 27/02/2021minha estante
Realmente discordamos, até porque creio que ambos os aspectos fazem uma boa obra, a mensagem e a forma, enredos simples não implicam necessariamente em mensagens simples. A questão é que em algumas obras uma das duas pode se destacar. E no caso de Torto Arado, embora você e eu tenhamos nos incomodado com alguns aspectos, isso não muda o fato de que há para além da mensagem uma qualidade literária nas narrações das irmãs Bibiana e Belonísia, na maneira singular de contar coisas duras poeticamente, por exemplo. E quanto a ser um clássico, não são os próprios leitores que acabam perdurando essa denominação ao longo do tempo? Se os leitores elegem Torto Arado como um livro nascido clássico ou com potencial para tal, e se o livro assim perdurar ao longo do tempo, não terá enfim, se tornado um clássico?

Lucas.Batista 27/02/2021minha estante
Concordo com as qualidades narrativas de Torto Arado, tendo eu, inclusive, as ressaltado na minha resenha.
Mas discordo com essa expressão de clássico. A começar que não, não são os leitores que decidem o que é um clássico, principalmente os leitores contemporâneos ao lançamento da obra. Quantos livros e autores(as), em décadas passadas, não foram unanimemente elogiados como já sendo clássicos, e que hoje em dia provaram terem se esgotado? Apesar de eu crer que não exista um único significado para o termo clássico, creio que Calvino explica quase a totalidade do termo quando diz que "um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer". Assim sendo, eu considero que o tempo, e não os leitores em si, é quem pode dizer se um livro é clássico, pois apenas o tempo mostrará se a mensagem e forma dele ainda são válidos. Porém, como já citei Borges no meu comentário anterior, não apenas o que você tem a dizer, e sim COMO você diz.
No caso específico desse nosso pequeno debate, acho que Torto Arado é mais elogiado pela mensagem, que com pesar temos de admitir que provavelmente continuará atual no tempos que virão, do que pela forma. E isso, especificamente isso, me desagrada. Não vejo com bons olhos termos premissas que elevem a obra aos olhos da crítica, seja qual ela for. Literatura deve-se ser avaliada, a priori, pela qualidade LITERÁRIA da obra.
Mas quero apenas encerrar isso ressaltando mais uma vez: eu gostei muito de Torto Arado. Posso achar insensato catalogar um livro contemporâneo como clássico, mas catalogá-lo como um livro muito bom, isso podemos e devemos.
Deixo aqui um trecho que destaquei na minha leitura e que coloquei no meu instagram, como exemplo da capacidade do Itamar como escritor:
"...Meu pai não era alfabetizado, assinava com o dedo de cortes e calos de colher frutos e espinhos da mata. Escondia as mãos com a tinta escura quando precisava deixar suas digitais em algum documento. De tudo que vi meu pai bem-querer na vida, talvez fosse a escrita e a leitura dos filhos o que perseguiu com mais afinco. Quem acompanhasse sua vida de lida na terra ou a seriedade com que guardava as crenças do jarê, acharia que eram os bens maiores de sua existência. Mas pessoas como nós, quando viam o orgulho que sentia dos filhos aprendendo a ler e do valor que davam ao ensino, saberiam que esse era o bem que mais queria poder nos legar".

Emily585 28/12/2023

Eu já tinha interesse nesse livro por conta dos criadores de conteúdo literário, mas o que motivo mesmo a ir conseguir o livro para ler foi o vestibular. Eu amei a leitura, a intensidade do livro, os relatos que possivelmente podem ser de pessoas reais e não fictícias, todas as lembranças contadas, as boas, da paixão pela terra, das crenças, as má lembranças, das mortes, do trabalho análogo a escravidão. Tudo isso narra uma história rica em detalhes, em luta e sofrimento, a superação, nos mostra como o ser humano pode ser alguém terrível, e como os seres humanos têm força e garra para super e continuar lutando pelas injustiças.
Eu espero que lutas como a desse livro acabem, que elas não precisem mais acontecer, que todos possam ser livres de verdade, mas é claro sem esquecer do passado e não faze-lo se repetir
Karen 28/12/2023minha estante
Esse livro é muitooo bom

Emily585 28/12/2023minha estante
Simmmm, eu não esperava gostar tanto dele, mas eu simplesmente o amei

Juliana.Nogueira 28/12/2023minha estante
Adoro esse livro! Ele é simplesmente necessário!
Ps: adorei sua resenha. Vc escreve bem demais - vai ser nota 1000 na redação ?

Emily585 29/12/2023minha estante
@Juliana.Nogueira simm esse livro é super necessário, e obrigada, infelizmente eu não escrevo tão bem com regras de redação

Juliana.Nogueira 29/12/2023minha estante
Vai dar tudo certo ??

Emily585 29/12/2023minha estante
Vaii logo vou estar na faculdade reclamando de não ter tempo para ler

Luciano 04/12/2021

Tô aqui me perguntando o porquê de não ter lido antes!!!
Já entrou fácil na minha lista de leituras preferidas do ano. Narrativa, escrita, personagens, ambientação... tudo excepcional.
Daniel 04/12/2021minha estante
Já entrou para o grupo dos "favoritos". Sem dúvida!

Luciano 04/12/2021minha estante
muito bom, Daniel!

Anderson 04/12/2021minha estante
Esse livro é sensacional!

Luciano 04/12/2021minha estante
simmm, Anderson! ?

Camila1856 04/12/2021minha estante
Li recentemente também, virou favorito, bom dms

Luciano 05/12/2021minha estante
fantástico, Camila!

Cleber 21/02/2021

" O medo existe, mas a coragem se sobrepõe a esse medo."
Não tenho mais o que falar sobre esse livro incrível. Um livro premiado e super elogiado por público e crítica. Vejo no livro de Itamar, uma história viva, pulsante e universal. Vejo ecos de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado e principalmente, a escrita fabulosa de Itamar Vieira. Gostei muito da leitura e acredito que levarei sempre comigo a história dessas duas irmãs de Torto Arado.
Anna Dut 21/02/2021minha estante
Tô curiosa.

Cleber 21/02/2021minha estante

Amanda 21/02/2021minha estante
Louca pra colocar nas minhas metas

Fabi 21/02/2021minha estante
Pessoal comentando muito! E bem!

Miryan Jussara 08/10/2022minha estante
Louca p ler

Daniel Neves 11/08/2021

Envolvente!
Difícil não se emocionar com a história de Belonísia e Bibiana! Recomendo demais essa obra que apesar das poucas páginas é gigante!
Poli 11/08/2021minha estante
Já quero ler

Ian Vitor 11/08/2021minha estante
Livro lindo! que bom q gostou!

Daniel Neves 11/08/2021minha estante
Muito bom! ?

Bruno.Pereira 11/08/2021minha estante
Sem dúvida uma das minhas melhores leituras do ano e que valerá uma releitura em breve.

Wes 11/08/2021minha estante

raphaseixas89 03/10/2022

É sim, um novo clássico da literatura brasileira!
Acho que eu precisaria de mais tempo para fazer uma analise de Torto Arado, mas creio que com todas as emoções da flor da pele, acredito que fique mais próximo do valor literário e histórico que essa estória possui.

O livro é poesia pura a cada página lida, conhecer as personagens Bibiana e Belonísia, da infância até a velhice, em um período que cobre mais ou menos 50 anos na linha do tempo brasileira, faz a gente ter um apreço como poucos personagens. E falar sobre linha do tempo é curioso, porque ao mesmo tempo em que o texto nos dá pistas situando a história no interior da Bahia nos anos 70, auge da Ditadura Militar e terminando nos dias atuais, ele também é atemporal. E em um enredo que retrata escravidão, pode servir para qualquer século desse país, com sua dívida histórica que muitos ainda insistem em criticar.

E é isso que vemos nesse livro, trabalhadores, que por falta de opção, acabam aceitando trabalhos análogos à escravidão, sem receber qualquer dinheiro, passam o dia inteiro plantando e colhendo, alimentando-se do que a terra oferta, até o momento em que a senhoria confisca. É curioso ver o desenvolvimento de aceitação da injustiça social conforme andamento das páginas. Para os mais antigos, ter uma precária casa de barro e uma terra para trabalhar, mesmo que não haja qualquer beneficio financeiro, é digno de adorar os patrões. Para os mais novos, o desequilíbrio entre os que tem muito e outros com tão pouco e eminencia de levantar a voz contra injustiça, são reprimidos por medo e violência.

Esse pano de fundo, trás uma história de união entre das duas irmãs marcadas por uma tragédia, com tantas adversidades, a família e vizinhos são unidos em torno da religião e da benevolência. Ler Torto Arado é sentir na alma uma fração do que a população negra sofreu e ainda sofre neste país. País que que muitos insistem que o caminho é olhar pra frente e deixar o sombrio passado para trás, sem reconhecer todos os erros e injustiças enraizado na sociedade até os dias de hoje.

Torto Arado é uma luz em tempos tão sombrios, É a cultura brasileira sendo elevada ao posto que merece, é o retrato de um espaço de tempo tão próximo e que é difícil tirar as marcas da pele. Eu chorei, de risada e me revoltei, muito! Mas o sentimento é de esperança por tempos melhores.
Nicole 03/10/2022minha estante
Que resenha linda, esse livro merece

Hugo.Henrique 03/10/2022minha estante
Perfeito!

raphaseixas89 03/10/2022minha estante
Muito obrigadooo! E me desculpem por algumas frases faltando ou repetindo palavras, eu escrevi pelo celular com o dedo machucado, haha.

Jessica 04/10/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!

Brujo 04/10/2022minha estante
Belíssima resenha!!!!

oz. 11/10/2023

Eu não ia escrever uma resenha, porque eu não saberia explicar totalmente minha experiência leitura, até porque eu ouvi o audiobook.

Mas vamos lá. Foi o primeiro audiobook que me dispus a ouvir por completo e foi espetacular.

As mudanças de narradora; os sentimentos das personagens; o peso que uma voz pode ter, algo que eu nunca pensei em levar em consideração. A atriz que deu voz ao livro foi simplesmente perfeita, entregou tudo e mais um pouco. Quando ela começava a cantar os cantos do jarê me deixava extasiado.

Ao terminar de escutar o livro, o sentimento era de que não faltava mais nada, mas ainda a sensação de querer mais da história seguiu junto a isso. Sério, tudo nessa narrativa é instigante.

É sobre força, família e afetos. Também é sobre crenças e raízes. Principalmente, é sobre a injustiça e o sofrimento que os descendentes de um povo que foi arrancado de sua terra sofreu devido à escravidão. É impossível não se emocionar.
Grazielle12 11/10/2023minha estante
O livro é realmente espetacular!!!

Ricardo.Silvestre 11/10/2023minha estante
Tenho de experimentar o audiobook também!

Regis 11/10/2023minha estante
Gostei da resenha, Oz, e audiobooks são muito bons mesmo. ??

oz. 11/10/2023minha estante
recomendo muito Ricardo, o audiobook está com uma qualidade incrível

oz. 11/10/2023minha estante
aaa que ótimo que gostou, Regis
sim! já adicionei alguns audiobooks na minha biblioteca do audible
vou aproveitar muito esses 3 meses grátis kkkk

Bia 23/07/2021

torto arado
faltam-me as palavras para descrever tudo o que este livro representa. talvez, mais tarde, regresse e escreva uma resenha completa que faça justiça a belonísia, bibiana, severo, zeca chapéu grande, salustina, donana e a todas as comunidades quilombolas, que são um exemplo de resistência em todo o território brasileiro! até lá, fica a minha recomendação de uma obra que virou favorita para a vida.
Perfeita

Quero ler

Bia 23/07/2021minha estante
compra logo!

Empresta-me ?

Bia 23/07/2021minha estante
depois vais querer ficar com ele

Gui 31/08/2021

muito muito bom
durante a própria leitura do livro eu não conseguia parar de pensar que, com certeza, esse livro vai se tornar um clássico da literatura brasileira no futuro.

a escrita poética e perfeitamente desenvolvida do autor faz com que a conexão com os personagens ocorra de maneira leve e instantânea. além disso, a divisão do livro com três pontos de vistas diferentes torna a história ainda mais interessante.

uma narrativa, triste, sofrida, dura e pesada. contudo, extremamente necessária. recomendo o livro para todos. uma leitura obrigatória.
Yasmin.VictAria 31/08/2021minha estante
nossa gui, esse livro deve ser TUDO

quero muito ler

PERFEITOOOO

????

Paola 01/09/2021minha estante
quero ler ?

Fabianne 30/04/2023

Uma obra de arte pura e genuína
E eu que pensava que somente Chico Buarque tinha o poder de escrever sobre o universo feminino com tanta eficiência e sensibilidade. Mas agora me deparo com Itamar Vieira Junior.

Itamar criou um universo fictício para falar sobre escravidão contemporânea, racismo, machismo, preconceito religioso e violências diversas, pela voz de duas mulheres, Bibiana e Belonísia, que sofreram um acidente na infância que irá uni-las por toda uma vida.

Elas inicialmente vivem em condições de trabalho análogo a escravidão com sua família formada pela avó, pai e mãe. São pessoas simples, desprovidas de alfabetização e cuidados básicos que uma sociedade deveria ter com elas.

Criminalizadas seguem sobrevivendo e morrendo, estudando e cuidando da terra. Crescendo como podem.
Torto arado irá refinar sua empatia e respeito com o povo que lida com a terra. Um povo de crenças e culturas religiosas, que ainda hoje tentam ser apagadas pela ignorância enraizadas no coronelismo.
Ju 30/04/2023minha estante
Sua resenha me fez ter mais vontade de ler logo...

Fabianne 01/05/2023minha estante
Passa na frente.. porque vale a pena.

Delma Gama 01/05/2023minha estante
Já está na minha lista do "quero ler"

Larissa.Giorgetti 03/05/2023minha estante
Amei a resenha, mas estou protelando pra ler ele desde o ano passado RS, medo de chorar demais

Fabianne 03/05/2023minha estante
Ele é mais para ficar chocada do que para chorar. Sabe quando você lê cada capítulo e pensa. Porque essa realidade ainda existe.