Origens

David Christian

Resenhas - Origens

DarcioGeo 22/02/2023

O grande Livro de Tudo
O livro tem uma proposta parecida com o Sapiens do Harari, não obstante, consegue caminhar com as próprias pernas e ser um excelente compêndio sobre nossas origens. O viés narrativo que o David Christian escolheu é focado nos aspectos naturais e menos nos sociais, ou seja, muitos conceitos de cosmologia, física planetária, biologia, química etc. são trabalhados em "Origens". Curioso o fato que isso não torna progresso no livro cansativo já que o autor é extremamente didático. Absolutamente fantástico.

miinscarlos 20/08/2022

Conta a história, passo a passo, da origem de tudo (a, jura?) até o provável fim de tudo.
É triste, informativo e fez com que eu me sentisse burra. Cinco estrelas ?????

Luciano Otaciano 04/03/2022

Livro espetacular
É bem provável que a primeira história sobre a origem do homem e do mundo que você ouviu é aquela sobre um ser superior e divino que criou tudo em sete dias – ou melhor, seis, porque no último dia ele descansou. Não importa o nome que essa entidade tenha, cada um a chama de uma forma diferente. Mas o negócio é que havia alguma coisa mágica que deve ter pensado “tenho nada para fazer, vou criar o universo e vai ser daora”.
David Christian é um historiador que fundou com Bill Gates o Big History Project, um projeto global que visa ensinar uma história unificada do nosso mundo. Origens: uma grande história de tudo é consequência desse projeto. O objetivo de Christian é contar uma história das nossas origens que seja universal, válida para orientais e ocidentais, de países ricos e de países pobres. Uma história que não seja calcada em crenças e culturas, mas em dados científicos – sem, no entanto, desmerecer diferentes crenças e culturas. Considero o projeto de Christian algo importante e grandioso. Por mais que devemos respeitar e levar em consideração diferentes culturas, o fato é que somos todos feitos dos mesmos materiais, todos vivemos num mesmo mundo, num mesmo sistema solar, numa mesma galáxia, num mesmo universo. Assim, de certa forma, todos temos a mesma ORIGEM. Compartilhamos os recursos naturais do planeta, compartilhamos o planeta, então não podemos nos enxergar como coisas diferentes – nem superiores nem inferiores. Origens é uma narrativa neutra sobre como chegamos até aqui – quer dizer, neutra para quem leva a ciência a sério.
Outro ponto importante do projeto é que Christian pretende reunir todas as áreas de conhecimento nesta narrativa. Não é um livro de física, ou de história ou de biologia, com temas separados como aprendemos na escola. É uma narrativa que reúne tudo isso em um lugar só, interligando as matérias e mostrando como, sim, literatura tem tudo a ver com matemática, física tem tudo a ver com filosofia.
Para começar a contar a história das nossas origens o autor parte, claro, do início: o Big Bang. Não que tudo esteja 100% comprovado, e Christian deixa isso claro em vários momentos, mas ele apresenta as teorias mais aceitas na comunidade científica sobre o início do universo e como ele funciona. Ele conta como essa grande explosão aconteceu, o que se originou através dela, que elementos químicos compuseram o universo em seu início, como esses elementos se combinaram para formar novos elementos, como funciona a estrutura desses elementos – pensa só, se você teve dificuldade com matérias de exatas como muitos tem, finalmente vai entender como prótons, elétrons e nêutrons funcionam. E, principalmente, qual é a relação entre matéria e energia, tão fundamental para o universo. A partir daí o autor narra a formação das estrelas, dos planetas, dos sistemas solares, até chegar na Terra e em nós.
Origens poderia se chamar, também, “Cachinhos Dourados”. Segundo o autor, foram diversas condições Cachinhos Dourados que permitiram que a Terra surgisse – e que a vida surgisse na Terra. Assim como no conto infantil, em que Cachinhos Dourados procura pelo mingau perfeito que não fosse nem muito quente, nem muito frio, uma série de condições amenas foram determinantes para o desenvolvimento do nosso planeta. Ele não está perto o bastante do Sol para ser quente demais, nem longe o bastante para ser congelado. Sua atmosfera também é composta pela combinação de elementos certa para que a vida surgisse e nela se desenvolvesse. Do nascimento do universo até o surgimento das civilizações, foram muitas as condições Cachinhos Dourados que atuaram do jeito certo, o que mostra como a vida é tão única e, quem sabe, aleatória.
Como base para essa narrativa, Christian usa uma linha do tempo apresentada logo no início de Origens que divide nossa história em limiares e apresenta a data absoluta aproximada em que esses fenômenos aconteceram. Além disso, apresenta uma escala em que essa data absoluta é dividida por 1 bilhão, já que é complicado para nossa mente, muitas vezes, conceber coisas tão grandiosas. O primeiro limiar, então, que é o Big Bang, ocorrido há cerca de 13,8 bilhões de anos, na escala aconteceu há 13 anos e 8 meses. As primeiras estrelas começaram a brilhar há 13 anos e 2 meses. Essas estrelas passaram a forjar novos elementos em seus núcleos também há 13 anos, e continuam fazendo isso até agora.
Ainda nessa escala, nosso Sol e o Sistema Solar se formaram há apenas 4 anos e 6 meses. A mais antiga vida na Terra surgiu há 3 anos e 9 meses, enquanto os primeiros grandes organismos vivos surgiram só há 7 meses. E aí o tempo se encurta e percebemos como faz pouquíssimo tempo que estamos aqui – pensando na escala universal, claro. Os dinossauros foram extintos há 24 dias. As primeiras espécies de hominínios, dos quais somos descendentes, surgiram há 2,5 dias. O Homo erectus apareceu na Terra há 17 horas, enquanto nós, os Homo sapiens, estamos aqui há apenas 100 minutos. Os primeiros sinais da agricultura, fundamental para o desenvolvimento da espécie humana, surgiram há 5 minutos. As primeiras cidades, Estados e civilizações se desenvolveram há 2,5 minutos. Há 15 segundos, pessoas dos continentes europeu e africano começaram a se conectar com pessoas nas américas. E há 6 segundos, começamos a usar combustíveis fósseis – e foi aí que a coisa degringolou de vez.
Christian mostra no decorrer dos capítulos como as coisas levaram muito tempo para acontecer na Terra, e também como o planeta passou por várias extinções em massa até se estabelecer com os seres vivos que conhecemos hoje – incluindo nós mesmos. Se há milhões de anos os dinossauros comandaram o mundo, hoje definitivamente somos nós que reinamos na Terra. E como chegamos até aqui? Pela informação.
Diferente de outros animais, temos uma capacidade maior para coletar, interpretar e guardar informações. No início, comunidades de Homo sapiens não eram tão grandes como as cidades de hoje. Na verdade, os grupos não tinham mais que 150, 200 indivíduos. Nos tempos dos caçadores-coletores, esse era o número limite de pessoas que conseguiam viver juntas em harmonia. Com o advento da agricultura, porém, as coisas mudaram bastante. Começamos a desenvolver a escrita, fomos capazes de produzir mais alimento, mais energia, e com essa energia extra começamos a construir mais coisas. Conforme os grupos aumentavam, regras eram estabelecidas, uma sociedade surgia, e o grau de complexidade da vida humana ia aumentando.
É interessante pensar que, na época dos caçadores-coletores as coisas eram mais simples, e eram mesmo. Mas ser mais simples não significa o mesmo que ser fácil. E uma coisa que você nota com a leitura de Origens é que a vida humana nunca foi fácil, e provavelmente nunca vai ser. Porque o que nos difere dos outros seres vivos é justamente a crescente complexidade de nossos corpos e nossas relações. E essa complexidade vem crescendo num ritmo muito maior agora. Afinal, enquanto os primeiros homens passaram milhares de anos caçando sua comida, nós, em apenas 200 anos, desenvolvemos a ciência e a tecnologia. O mundo de 1900 é totalmente diferente do mundo atual, e pouco mais de 100 anos separam essas duas épocas. Já o mundo de, sei lá, mil a. C. não mudou muito em relação a 5 mil a.C. A partir do momento em que os combustíveis fósseis entraram no cotidiano da vida humana, tivemos um salto gigantesco de inovações tecnológicas que começaram a alterar a própria biosfera. Agora não é o planeta que determina o nosso destino, mas nós que somos os donos do destino dele. Claro que, depois de contar a história da nossa origem, David Christian encerra o livro com a questão que mais nos amedronta: e o futuro? Conseguiremos frear o impacto humano na biosfera para que possamos viver mais? Até quando viveremos? Até quando a Terra irá existir? E o universo? Na escala de sua linha do tempo, a Terra ainda tem 4 anos e 6 meses de vida, tempo em que o Sol irá finalmente morrer. Enquanto o universo terá pela frente bilhões e bilhões de anos até desaparecer na escuridão. Pensar nesses termos traz essa sensação de insignificância, de que somos efêmeros se comparados às galáxias. E somos mesmo. Em resumo, ORIGENS: UMA GRANDE HISTÓRIA DE TUDO é uma leitura deliciosa para qualquer pessoa curiosa que ama ciência e quer entender mais sobre como o mundo funciona. E mesmo para aqueles que acham complicado entender todas essas teorias científicas, David Christian narra tudo de maneira bem didática e simples, então é uma boa forma de começar a ler mais sobre esses temas. Por mais insignificantes que nós somos, só nós conseguimos coletar e interpretar essas informações que o autor nos apresenta. É sem dúvida, um primor de obra. Recomendo muito! Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Moises.Bauer 30/12/2020

Excelente
Uma história de tudo, que nos reflete a um aprendizado mais profundo sobre a existência humana a partir de uma perspectiva cosmológica. Um dos melhores livros lidos neste ano, e entre os melhores sobre filosofia da ciência. Altamente recomendado!

Dri 13/04/2020

Como tudo começou.
O livro Origens - uma grande história de tudo, escrito por David Christian fala de como se deu a formação do universo com uma narração que passa por uma linha do tempo bem traçada que inicia de bilhões de anos com a teoria do big bang, o cosmos, a biosfera até chegar a nós. Apesar de sua linguagem científica que aborda desde a química, física, biologia, geografia e história, chega um momento que nos tornamos mais familiarizados com a leitura por sua didática abrangente e acessível. É uma leitura que eu indico, visto que, nos tira da nossa zona de conforto e nos faz refletir mais sobre tudo que abrange o universo e como se deu a nossa evolução.

Rafa 28/01/2020

Origens
David Christian traz uma obra didática sobre nossas origens, desbravando desde o início, através do Big Bang, até os dias atuais, reforçando com seu ponto de vista o que os seres humanos poderão aguardar do futuro.

Uma obra repleta de conhecimento, acessível para os curiosos e amantes do Universo como um todo. “Origens – Uma grande história de tudo” é recomendado para os leitores que buscam conhecer um pouco mais da evolução do universo, período jurássico, chegando até o momento do Homo Sapiens.

O autor possui uma linguagem bem acessível, de fácil compreensão, sem utilizar aqueles termos científicos complexo, leitura fluída logo nos primeiros capítulos. Vale ressaltar que são capítulos curtos, tornando-se mais dinâmico e intuitivo.

Esse é um dos livros que vai proporcionar uma verdadeira viagem no tempo, literalmente! Conhecendo toda evolução do nosso Planeta Terra, chegando no momento dos primeiros seres vivos que habitaram por aqui, passando pelo período jurássico, até chegar o momento em que estamos vivendo.

Se você, leitor que busca um livro “nerd” esse é escolha certa. David Christian aborda diversos temas que vão da física quântica, geologia até chegar na biologia e evolução das espécies. Outro ponto em destaque é pela edição.

Companhia Das Letras fez um excelente trabalho gráfico, uma obra que possui fontes medianas, espaçamentos médios trazendo uma leitura agradável.

site: http://www.livreando.com.br/2020/01/resenha-origens-uma-grande-historia-de.html

Wilson 17/10/2019

Ótima história de tudo
O autor escreve a história do do universo, formação das galáxias, do nosso sistema solar, do planeta terra e do Homo sapiens. Muito bom.