Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

vi.vivendo.livros 21/01/2021

Grata surpresa! Muito mais que um terror!
Acho que todo mundo espera que esse livro seja terror, eu, pelo menos, esperava. Mas tal qual foi a minha surpresa ao me deparar com um drama, extremamente reflexivo, que nos leva a pensar sobre questões como até onde o avanço científico pode ser sobrepor a ética, quais as responsabilidades do criador para com a criatura, como é formado o caráter de uma pessoa, poderia alguém que sempre foi tratado com um monstro, se tornar algo diferente, bom. E vemos que até mesmo o coração mais puro pode ser deturpado por fatores externos. Ou seja, não teve nada de terror (o que me decepcionou um pouco!?), mas foi uma leitura maravilhosa e profunda.

Pensar que a autora, Mary Shelley, escreveu esse livro em 1818, quando tinha apenas 18 anos, é de cair o queixo no chão!!?

Juliana 20/06/2023

Filosofando?
Não é um clássico por acaso. O ser humano quando decide fazer algo pode se tornar um gênio ou um perigo, e as vezes os dois ao mesmo tempo. Quem é mais monstro: o monstro criado ou o seu criador? E aqueles que passaram pela história do monstro: que responsabilidades tem por seu destino?

Um livro que coloca mais perguntas do que respostas e nos faz pensar sobre ética e preconceitos, sobre desejos e humildade.

Vale muito a pena ler: recomendo de verdade!

Kamy 21/07/2021

Mistura de sentimentos
Essa obra consegue fazer você sentir empatia tanto pelo criador, cuja angústia não cessa por ter colocador um monstro no mundo, quanto pela criatura, que se revolta devido a repulsa dos homens por ele.

Com essa dualidade de sentimentos nos perdermos entre o certo e o errado, ao mesmo tempo que sentimos uma revolta sobre os crimes que a criatura realizou para se rebelar contra o seu criador, Victor Frankenstein, e a humanidade.

Desse modo, o ponto chave dessa obra é sobre como a Mary Shelley conseguiu descrever as angústias e os pontos de vista de cada personagem. Criamos uma empatia enorme por eles, principalmente, sentindo cada perda e toda a dor e angústia do Victor, que nos faz duvidar se sua história não passa de um delírio ou se suas ambições realmente levaram ele a tamanha desgraça.

Rai 23/12/2021

Terminei em Lágrimas
Não sei exatamente o que estou sentindo em relação a Frankenstein. O livro mexeu muito comigo. Me coloquei no lugar da criatura e sofri igual uma mula.
A pergunta que fica é, quem é o monstro no final de tudo?

mariabotan 24/04/2022

Eu sinceramente não consegui gostar nada desse livro. Achei confuso demais, tinha hora que não fazia ideia de quem tava narrando. Essa edição que peguei no Kindle unlimited também é bem ruinzinha, então colaborou para o ranço. Enfim, sei que é um clássico, mas não deu pra mim não

larissa 16/10/2022

não por acaso Mary Shelley fez história.
Uma das coisas que mais admiro na literatura é o poder que ela tem de perpetuar uma história através dos anos, passando sua mensagem para tantos públicos diferentes em tantos contextos distintos, isso é incrível. Frankenstein obtém êxito em passar sua mensagem de forma clara, mesmo que com uma ?linguagem? antiga. A história é envolvente, consegue fazer com que tenhamos uma visão humanizada para ambos os personagens principais, promovendo a reflexão de forma inteligente sem acobertar as negligências de cada um, se tornando fácil relacionar com situações da sociedade atual. Eu realmente admiro obras assim. O livro é um tanto repetitivo em alguns momentos, mas de maneira alguma estraga a experiência total da leitura. Para mim, ler esse livro valeu muito a pena.

Juliana.Mattos 23/03/2022

Tristeza
Achei tudo muito triste, mas tudo que o monstro sentiu faz parte dos humanos também, então gera um pouco de empatia

Bella 24/01/2024

O livro é interessante. Esperava mais terror mas basicamente é só um grande surto hahaha gostei de conhecer mais essa história tão clássica e perceber que trás elementos de como as ações das pessoas podem influenciar um indivíduo, uma discussão sobre o comum e a aparência.

Valéria 10/02/2021

Frankenstein
Esse livro me trouxe muitas reflexões. A saga de um monstro contada pelo seu criador que expõe as maldades de sua criatura, e que nos faz pensar se a crueldade desse ser faz parte de sua essência ou se o mundo o transformou naquilo que ele é.

arianne 22/06/2021

Comecei sem muitas expectativas e a escrita de Mary Shelley me fisgou de uma maneira inexplicável! Todos os sentimentos passados pelo livro são perfeitamente descritos e isso pra mim já é motivo de felicidade. Gostei muito da leitura e pretendo ler mais clássicos :)

Andre 11/07/2021

Impressionante
Todos sabemos que o monstro tratado no livro transcendeu a própria obra. Tornou-se parte da cultura pop. Porém, que grata surpresa foi ler este livro, que achei simplesmente maravilhoso. Ponto alto para as discussões entre criador e criatura. Tem-se como dizem hoje muitas camadas que podem ser discutidas. Particularmente olhei a obra no aspecto de como o orgulho e a vaidade podem ser funestos ao ser humano. Valeu a leitura de cada página. Aliás, interessei-me por ler este livro após assistir ao filme da autora desta obra no Netflix, muito bom por sinal e que também recomendo. Surpreende-me inclusive uma autora tão jovem há época escrever obra de tal calibre.

Larissa 26/06/2022

Um livro de extrema reflexão e que em muitos momentos me perguntei quem de fato era o monstro nessa história? Até onde o ser humano é capaz de ir por suas ambições?

Ao contrário do que muitos pensam o livro não é uma história de terror e sim um drama e entre todos os questionamentos e reflexões deixo um trecho aqui registrado:
"Procure a felicidade na tranquilidade e evite a ambição".