Luiza Helena (@balaiodebabados)
21/10/2019Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/Desde a sinopse, Teto Para Dois despertou minha atenção. Toda essa história de dividir a mesma cama tinha cheiro daqueles clichezinhos românticos que tanto amo na hora de intercalar leituras. Entretanto, Teto Para Dois vai muito além disso.
Tiffy acabou de sair de um relacionamento conturbado e está procurando um lugar barato para morar. Leon está em um relacionamento gasto e precisando de dinheiro. De início, essa ideia de dividir o mesmo apartamento em horários diferentes pareceu a melhor saída para os dois. Apesar de não se conhecerem pessoalmente, por troca de bilhetes nasce uma amizade bem fofinha entre os dois moradores.
Tiffy é uma moça divertida, alegre e bem alto astral. Leon é um cara bem introvertido, mas com as pessoas certas seu senso de humor aparece. A narração é alternada entre os dois e o tom dos capítulos reflete bem a personalidade de cada um. O começo pode ser um pouco parado, mas não sei em que momento eu me vi completamente envolvida nesse troca-troca e não consegui mais largar.
Mas nem só de romance fofinho vive Teto Para Dois. Aos poucos, Tiffy vai se dando conta que seu relacionamento com o ex era extremamente abusivo e tóxico. Já da parte de Leon, ele move mundos e fundos para tentar provar a inocência de seu irmão mais novo, que foi condenado injustamente. É de se pensar que, com esses assuntos, a história ficaria pesada, mas não; Beth trata os dois - principalmente da parte de Tiffy - de forma bem leve e delicada.
Encontrando apoio um no outro, é maravilhoso acompanhar tanto Tiffy quanto Leon sair de seu casulo. Tiffy por conta do seu processo de reavaliar seu ex-relacionamento e o quanto ela sofreu e foi manipulada. Leon pelo fato dele ter se acostumado a uma rotina e ter medo de mudanças
Destaco também os personagens secundários. Dando todo apoio a Tiffy e querendo sua felicidade, temos Gerty, Mo e Rachel. Apesar da sua condição, Richie é um cara de personalidade tranquila e é a rocha para Leon não desistir de seu caso. Os quatro são peças importantes na vida de Tiffy e Leon e creio que eles não teriam evoluído - tanto como pessoa quanto como casal - sem as pequenas interferências deles.
Gostei muito de acompanhar o dia-a-dia no trabalho tanto de Tiffy quanto Leon. Tiffy é editora em uma editora independente e Leon é enfermeiro em uma casa de repouso. E é nessa rotina maluca dos dois que somos presenteados por suas conversas através de post-its colados pelo apartamento.
A escrita da autora é bem direta e fluída. O começo pode ser um tanto parado, como falei, mas o desenvolvimento da história compensa bastante. Apesar do tanto de páginas e de capítulos, com a alternância de narração e o tamanho dos capítulos, a leitura tem um bom ritmo. Está mais que recomendado para quem queira ler um romance fofo, mas que também aborda assuntos importantes.
site:
https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/10/resenha-442-teto-para-dois.html