Boa vida e guerras alheias do fidalgo Mr. Pyle

Boa vida e guerras alheias do fidalgo Mr. Pyle Alessandro Barbero

Resenhas - Boa vida e guerras alheias do fidalgo Mr. Pyle

Fernando Aug. 11/12/2013

Detalhes impressionantes
Quando comecei a ler o livro, pensei que ele seria muito chato, ele descreve dia após dia os acontecimentos do narrador personagem, mas depois me supreendi bastante, com os personagens já apresentados e uma trama já desenvolvida ficou muito mais interessante.
A trama se passa na era napoleônica em que a Prússia se encontra em dificuldades, seus vizinhos territoriais são fortes militarmente e precisa-se decidir qual a sua posição diplomática, situação delicada com uma europa conturbada. Do outro lado do oceano, os Estados Unidos sem ter ainda uma reputação hegemônica quer saber o resultado final desses acontecimentos se aliando aos países vencedores para defender seu comércio e soberania.
O Mr. Pyle é exatamente o americano que irá para Prússia, como diplomata, incubido de passar todas as informações possíveis. Essa escolha do autor foi muito sábia, porque coloca alguém que viveu o momento mas não necessariamente tem interesse direto no sucesso ou fracasso das decisões, então as informações foram contadas com neutralidade e não com a paixão da população.
A narrativa passa bastante informação sobre a política, pensamento do Rei, dos príncipes, princesas, militares e camponeses. Também tem aspecto da cultura, incluindo a questão de como os judeus são tratados. É tão detalhado que eu não posso confirmar se realmente é criação do autor ou ele tem detalhes muito precisos, acredito que seja o segundo.
Até aqui só descrevi a parte do título que se refere a "Guerras Alheias", mas o personagem tem uma vida fácil por estar sendo financiado na viagem, então ao mesmo tempo que se preocupa em buscar informações para o estado americano, aproveita as festas, jantares e mulheres, por isso a parte "Boa Vida".
No final eu acredito ser uma boa leitura, infelizmente esquecido pelo público em geral.

thiago 12/01/2012

Livro muito recomendado!
Bom, já que não tem nenhuma resenha deste livro, vou escrever alguma coisa para ajudar potenciais leitores.

Confesso que me surpreendi com esse livro. Li sua sinopse pela primeira vez no site da editora e então resolvi comprá-lo, porém, não esperava que fosse tão bom.

O livro é escrito na forma de um diário. Dessa forma, dia após dia acompanhamos a vida e a rotina do diplomata americano Mr. Pyle viajando pelo Império Germânico num período de muita turbulência, causada principalmente por Bonaparte. A história se passa em 1806, logo após a grande vitória de Bonaparte sobre o exército austro-russo na Batalha de Austerlitz em 1805.

Através do diário de Mr. Pyle, conseguimos ter uma boa noção dos costumes da sociedade germânica da época em todas as suas camadas: dos nobres às raparigas, dos soldados aos príncipes, dos teatros e festas requintadas da alta sociedade à dura vida dos soldados no campo de batalha. Tudo isso sempre narrado com muito bom humor por Mr. Pyle.
Por fim, o diário termina com a descrição (muito bem feita por sinal) da mobilização e do confronto entre prussianos e franceses na Batalha de Auerstedt, onde Napoleão derrota o exército prussiano.

O mais interessante no livro é que apesar da história ser descrita por Mr. Pyle dia após dia, a leitura flui de forma muito fácil e não se torna maçante em nenhum momento.

Leitura recomendada!