Rosa, vegetal de sangue

Rosa, vegetal de sangue Carlos Heitor Cony

Resenhas - Rosa, Vegetal de Sangue

Letuza 02/03/2020

Cony é sempre maravilhoso
Um dos meus autores brasileiros favoritos, Carlos Heitor Cony traz, nesse livro, a história de Rosa Maria, moça do subúrbio, obrigada a interromper os estudos e trabalhar para ajudar a família. O pai de Rosa é aposentado à revelia depois de um infarto e não consegue manter a família. Rosa Maria arruma um emprego como recepcionista de um grande jornal. Trabalho sem graça, salário baixo, mas ela não tem opções. Lá ela conhece Lobianco, um homem da idade de seu pai, casado, dois filhos. Os dois começam um romance e ele passa a sustentar não somente Rosa Maria, mas toda a família dela. Lobianco, por ciúmes, convence Rosa a se demitir e ficar em casa à disposição dele. A moça, aos 21 anos, começa a perceber que sua juventude foi roubada e procura conhecer outras pessoas. Conhece André, Luiz e Ricardo. Não trai Lobianco. Começa a registrar seus sentimentos em um diário. O superintendente, todo poderoso do jornal, chefe de Lobianco, Dr Alberto, começa a assediar Rosa, mesmo fora do jornal. Ela, depois de uma encenação, rejeita Dr Alberto e também um poderoso ministro do governo, de quem o jornal depende de favores ilícitos. Então um dia Rosa Maria aparece morta, assasinada em seu apartamento, alugado por Lobianco. Durante a investigação o diário é encontrado e os suspeitos começam a ser investigados. Lobianco, André, Dr Alberto, Luiz, Ricardo. E para nós leitores até mesmo o ministro, que não é mencionado no diário. Quem matou Rosa?
A história é baseada em caso ocorrido em 1973. A garota assassinada teve sua vida e sua moral arrasadas pela imprensa. Além disso o livro faz críticas à ética nos negócios, ao mundo político e corporativo. A leitura é rápida e gostosa, como sempre nos livros de Cony.
Gostei demais!

Francisco Alberto Ribeiro Alexandre 06/03/2021

Uma tragédia Carioca
Rosa Maria não Maria Rosa o comum, uma garota recepcionista de um jornal popular que tem um caso com o editor, e começa a ter paradoxos ao se demitir e viver sendo sustentada pelo editor mais velho que ela, livro com uma história envolvente e simplesmente agradável para se delíciar em uma tarde.

Nara 29/03/2021

Rosa, Vegetal de Sangue X Looking for Mr. Goodbar
Li 'Rosa, Vegetal de Sangue" em 2004, para o vestibular. Em 2011 li "De bar em bar (Looking for Mr. Goodbar - título original" de Judith Rasser. Esse ano, resolvi reler "De bar em bar" e precisei reler "Rosa" em seguida, pois percebi um paralelo interessante entre as duas obras. Primeiro, gostei muito das duas na época em que li. Afora isso,ambas contam a história de duas mulheres que moram sozinhas e são assassinadas, uma em Nova York, outra no Rio de Janeiro, ambas baseadas em fatos reais, ambas se passam entre a década de 60 e 70, nas duas estórias as personagens foram difamadas pela mídia. Ambas são mortas em sua cama por um dos estranhos que encontram na sua busca por alguma liberdade ao saírem sozinhas pelas ruas. No fim, eu acho que ambas dizem muito sobre o que acontecia com as mulheres que não obedeciam os padrões da sociedade naquela época. Isso está mudando, mas não na velocidade que deveria, e o mundo ainda é perigoso para uma mulher sozinha numa grande cidade. Vale a pena a leitura das duas obras.
Nara 29/03/2021minha estante
Corringindo: o nome da autora é Juduth Rossner

Livia Soares 07/01/2010

Oh rosa pra sofrer
Ela sofre muito gente, muito mesmo.
Mas adorei a temática.
Uma coisa bem urbana mesmo. Amei.

Fernanda 13/05/2015

Caso policial.
É uma narrativa sobre a vida de uma moça chamada Rosa Maria que vive sozinha e amante de Lobianco um jornalista do Jornal diário no qual ela é recepcionista. Ela não se sente satisfeita com a pouca atenção que Lobianco lhe dá e resolve aceitar a proposta do Diretor-Superintendente que é atraído pela sua sedutora desenvoltura, ela registra tudo em seu diário. Conhece Luís e Ricardo, dois jovens, e se interessa especialmente pelo primeiro, que lhe parece mais distinto. Vive uma vida sem perspectivas apenas desejando viver mais além da monotonia de estar dentro de um apartamento. Até que um dia ela é encontrada morta levando seu caso a ser investigado pelo detetive Lemos.

Prof. Edivaldo 10/05/2020

Rosa
Conta a historia de Rosa Maria, uma moça de 20 anos, que trabalha na redação de um grande jornal. Envolve-se em alguns episódios que a levam... bem, só lendo o romance para saber, né?

jeane 06/02/2010

É muito interesante e ao mesmo tempo muito louco.

Débora 21/05/2015

Não sei ao certo o que faz eu gostar tanto desse livro.

É uma simples estória que se passo no Rio de Janeiro, um tanto comum... Do tipo que é ou foi - não sei - capaz de existir.
Tudo é contanto de maneira simplória e talvez seja isso que me chame a atenção.
Simples e até um pouco sem fim. Fica ao seu critério.

Daniel 18/01/2020

"– Afinal, quem era Rosa Maria?"
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/01/rosa-vegetal-de-sangue-de-carlos-heitor.html

pj_maia 08/02/2022

Rosa, vegetal de sangue - 5ª leitura de 2022
O livro retrata a história de Rosa Maria, uma jovem suburbana de 20 anos que vivia no Rio de Janeiro na década de 70. A moça trabalhava em um jornal carioca como recepcionista, onde conheceu um homem mais velho e casado com quem terá um caso.

Ao discorrer sobre a vida de Rosa o autor traz a tona o machismo que permeava a sociedade brasileira dos anos 70, em muito semelhante ao dos dias atuais. Além disso, o escritor pincela mais uma problemática presente no período e na atualidade (não vou citar pois considero uma parte surpreendente da história e não quero dar spoiler).

Apesar de viver rodeada de amarras impostas pelo machismo e pela sua condição social, Rosa se mostrou consciente e resistente em relação a isto, o que me faz enxergar muito potencial e admirá-la.

O brasileiro Carlos Heitor Cony, autor do livro, era escritor e também jornalista. Penso que vem daí o fato da obra ter como inspiração um episódio da crônica policial do Rio de Janeiro, em que uma moça foi vítima de violência no ano de 1973.

No geral eu gostei da história.

Quel 23/06/2022

Todo mundo deveria ler
Eu poderia escrever um milhão de elogios aqui mais nada seria suficiente para descrever o quanto esse livro é perfeito??????

Duda 03/08/2022

Uma releitura interessante
Li esse livro no início da minha vida literaria, quando percebi que gostava de livros de suspense e investigação e comprei ele numa livraria. Decidi reler porque nao lembrava bem da história e confesso que foi bom fazer isso, eu nao lembrava de ter um plot desse e uma escrita tao boa e fluida.
Uma história bem real e bem interessante. Uma leitura rapida, de um dia, mas que super valeu a pena ter feito.