Invisível

Invisível Aimee Oliveira

Resenhas - Invisível

Aione 07/07/2020

Invisível é o sucesso de Aimee Oliveira no Wattpad. Com mais de 3 milhões de leituras na plataforma, o romance passou por diversas versões até ganhar a sua final e definitiva, publicada em 2019 pela editora Duplo Sentido.

Carina LaDonne tem o dom de ser invisível. Filha do meio entre outros quatro irmãos, ela se vê sem atrativos ou algo que a defina, especialmente porque as pessoas ao seu redor não costumam reparar nela. Por isso, ela se aproveita disso para dar suas escapadas do internato religioso onde estuda. Porém, em uma dessas fugidas, ela é quase atropelada por Pedro, rapaz da alta sociedade do Rio de Janeiro e o oposto dela em termos de exposição. A partir desse encontro, Carina vai experimentar, pela primeira vez, a sensação de ser vista por alguém.

Invisível me ganhou na primeira página por conta da escrita sensível e delicada de Aimee Oliveira. Meu primeiro contato com sua narrativa havia sido por Romance Concreto, um chick-lit extremamente divertido, e, aqui, pude conferir uma outra faceta do seu trabalho, com uma carga mais melancólica — e eu amei a descoberta! Em terceira pessoa, a narrativa onisciente se alterna entre as perspectivas de Carina e Pedro, permitindo que o leitor se aproxime do que cada um pensa e sente. A escolha é acertada não apenas por possibilitar uma visão mais ampla da história, mas principalmente por intensificá-la: Carina, em especial, é extremamente insegura e incapaz de acreditar que Pedro pode gostar dela, então ter noção de que muitos de seus pensamentos são frutos de mentiras de sua mente torna tudo ainda mais angustiante.

Dessa maneira, Invisível progride através da percepção que Carina tem de si e de como ela fica vulnerável conforme a relação com Pedro se desenvolve. O romance, assim, cresce entre apreensão e doçura, uma vez que é impossível não se encantar pelo casal e torcer por ambos. A paixão que surge é daquelas que causa frio na barriga e uma ansiedade extrema pelo final feliz desejado.

Outro ponto interessante da leitura é que ela tem sua pitada histórica. Embora não seja especificado qual é o período em que a narrativa acontece, fica claro se tratar de algum momento entre as décadas de 1960 e 1980, cujos modos de vida afetam diretamente o que acontece entre o casal. Principalmente quando atingi os capítulos finais, as reviravoltas, potencializadas por toda a emoção construída ao longo da narrativa, me deixaram sem ar e com o coração extremamente apertado, que só aliviou ao virar, entre lágrimas, a última página.

No geral, Invisível me surpreendeu não porque eu não acreditasse em seu potencial, mas porque eu acreditava que o livro seria classificado como Jovem Adulto, quando, na verdade, é mais maduro do que o gênero comporta. Ele me proporcionou uma leitura doce e dolorosa em muitos momentos, que me fez desejar abraçar a protagonista e fazê-la confiar mais em si mesma. Eu adorei a escolha de Aimee Oliveira para o final, porque, ainda que nos faça sofrer, era necessário para o crescimento de Carina. Mais do que tudo, eu adorei como a autora nos faz finalizar a leitura com uma sensação de conforto e, sobretudo, esperança.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/07/07/resenha-invisivel-aimee-oliveira/

clairomaceta 05/07/2021

to chorando igual uma cadela
Sério eu nunca pensei que fosse me conectar TANTO com personagens do que eu me conectei com esses. ME DESTRUIU E EU ADOREI. Me apaixonei tanto pela carina e pelo pedro que doi. E agora to chorando porque acabou. To mal, quero abraço.

Carous 14/11/2021

Que luta concluir o audiolivro
Estou genuinamente surpresa com as notas deste livro. Pelo menos a quantidade de resenhas aqui, na Amazon e no Goodreads mostra que poucas pessoas o leram, felizardos que agora eu invejo.
Infelizmente, eu li "Invisível". Aliás, ouvi. E ainda que esse formato tenha aplacado minhas experiências literárias desagradáveis anteriores, desta vez não funcionou. O audiolivro simplesmente parecia não ter fim; por mais que eu aumentasse a velocidade, por mais que eu pulasse minutos. O livro. não. acabava. nunca!!

Às vezes o Wattpad nos presenteia com histórias maravilhosas que merecem ganhar o mundo e serem publicadas tradicionalmente. Às vezes o Wattpad nos presenteia com uma bomba como esta que eu preferiria que tivesse sido deletada da base de dados da plataforma antes que chegasse a olhos inocentes.

Eu não acredito, como a autora escreveu na parte dos Agradecimentos, que havia muitos leitores e apoiadores ansiosos para ter "Invisível" na estante. Com que objetivo? Só se fosse para atirar num invasor ladrão É a única serventia que este livro tem, porque nem roubar o meliante iria querer. Não o culpo.

Sério, que livro ruim! Gostaria de amenizar minha opinião, mas, pra mim, foi um enorme desprazer ouvir esta história. E se eu penei com este audiolivro, agora eu tenho o direito de desabafar.

Eu cansei do casal principal lá pelo capítulo 19. Foi mais ou menos neste ponto que a história do livro acabou. Daí pra frente foi só enrolação e situações avulsas nada a ver. Eu me questionava por que a autora simplesmente não parava de escrever.

O triste é que estava empolgada com a leitura. Assinei o Storytel só por causa deste livro. E o começo dele era muito promissor.

A escrita de Aimee é muito envolvente. Gosto de como dá humor à trama e como monta suas frases. A narrativa transcorre fácil, a linguagem é coloquial e natural.
É o que salva aqui - e o fato de Carina ter irmãs mais velhas tão maravilhosas.

O livro devia ter ficado apenas no clichê romântico da mocinha e do mocinho se conhecendo e se apaixonando. Mas a autora quis dar um passo maior que as pernas, complicando uma trama simples, fácil de escrever, que tava funcionando e agradando. Ela jogou uma complexidade nos personagens, na história que caiu e desandou a história.

A Carina é uma poia. E o Pedro é um traste. Ao final do livro eu entendi porque ela era tão irrelevante para todo mundo. Porque ela é. Por que quem vai se lembrar de uma pamonha insossa que não tem voz própria e faz tudo que os outros mandam? E o Pedro... eu achei que as páginas fossem desmitificar tudo de ruim que falavam dele na sociedade. Sobre seu caráter, sobre sua irresponsabilidade, sobre ser mulherengo, sobre viver de festa em festa.
Mas a história só mostrou que não havia língua maldosa alguma, o personagem é assim mesmo. Um lixo, um cafajeste, uma ogiva. E ele é o mocinho da história!!

Então, as coisas iam mal lá pelo capítulo 25, com acontecimentos que pareciam que caíram acidentalmente em cima da trama e a autora tentava costurar com o resto da história e conseguiu ficar pior do capítulo 47 até o 50 - sim! Como desgraça pouca é bobagem, o livro conta com 50 f*cking capítulos!!!! -.

Além disso, este livro é confuso. A contextualização da época é uma droga, tanto pelo comportamento dos personagens quanto pelo linguajar moderno deles -. E as passagens do tempo também.

E a Carina não tem amigas. Só rivais. Só colegas de escolas invejosas e maldosas, fura olhos. Isso é bem decepcionante. A Aimee Oliveira podia ter feito melhor.

Eu não tenho inimigos, mas se tivesse, os impediria de ler/ouvir este livro. Que "Invisível" faça jus ao nome e fique invisível para os olhos de futuros leitores.

Erika 09/12/2020

Simples e perfeito
Eu lembro de ter lido esse livro no wattpad, há muitos anos, me lembro da principal como "Gwen", e sei lá... nem lembro se na epoca eu cheguei a terminar de ler o livro, mas eu sei que nunca esqueci dele. Ele sempre voltava a minha mente em determinados momentos, porque eu adoro a forma como ele foi escrito, e a simplicidade da história.

Por muito tempo enrolei para reler esse livro, talvez com medo de estragar a nostalgia que eu sentia ao pensar nele... bom, agora me arrependo, eu devia ter relido antes, bem antes. Porque não dá pra estragar esse livro, ele é perfeito.

Ele tem aquele tipo de casal tão realista e simples que parece que eu conheço eles. Eu amei cada parte da história, senti muitos sentimentos confusos em uma intensidade alarmante as vezes (o que eu, particularmente, acho ótimo), mas o que importa é que no final meu coração estava quentinho por conta da história ???

Ailauany 03/08/2021

Tenho um carinho por histórias que saem do Wattpad, tem tanta gente talentosa naquela plataformaaa ?? mas enfim, de qualquer forma não é meu estilo de livro. A escrita é bem fluida porém o enredo não me agrada.

P.S: to desacreditada com o tanto de vezes que criam desculpa pra as burradas desse Pedro. Uma mulher sempre o manipulou, um amigo sempre o convenceu, ele nunca faz porque quer? me poupe viu!?

Julia @juleiturando 19/04/2021

LaDonne e Hockfiel
Fiquei rendida logo no início com os personagens (a família da Carina me lembrou os Bridgertons kkkk).
Só eu sei o quanto fiquei agoniada lendo, e como muitas pessoas já comentaram sobre diversos livros, "se houvesse diálogo entre os personagens, certas coisas teriam outro rumo". Não nego e nesse n é mto diferente em relação a isso.
Amei o desenvolvimento q a autora fez, e me apaixonei pelo início de cada capítulo, nunca tinha lido nenhum desse jeito e achei incrível pq cada palavrinha tem conexão com o capítulo inteiro.
Confesso q fiquei intrigada com a capa simples antes de iniciar a leitura, e ainda bem q iniciei, a capa é discreta assim como a personagem.
Uma das leituras q mais gostei até agr.
PS: fiquei caidinha de amores pela cena da loja.

Rhana 29/09/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

roisadiaz 29/09/2021minha estante
acho que uns +14/16 ? n lembro mais de mts detalhes mas acho que n tem nada pesado!!

Rhana 29/09/2021minha estante
Muito obrigada!!!

Jooy Fun 17/04/2022

Leitura confortável
Uma boa leitura para não pensar em nada só se distrair.
Gostei dos personagens principais e de como tudo aconteceu.
Só não dei 5 estrelas pq achei um pouco infantil em alguns momentos.
Caoticamente 15/01/2023minha estante
Oie, o tira uma dúvida pro favor : a prota é gorda? Me disseram que nesse livro tem essa repre mas eu queria confirmação de alguém que já leu

Anna 01/07/2021

Uma das coisas que me chamou atenção nesse livro foi a ambientação em Petrópolis, muito diferente de qualquer coisa que já li, visto que a maior parte dos livros se passa no exterior e os poucos que se passam no Brasil são ambientados nas metrópoles.
A história da Carina é muito comovente pois sua invisibilidade é, ao mesmo tempo, uma benção e uma sina. Quando ela finalmente é notada por alguém, no caso Pedro, ela fica até desconcertada com a situação. O garoto em si é um caso complexo de personagem, que você ama e tem raiva ao mesmo tempo e em tempos diferentes, mas nunca deixando de entender o porquê das coisas.
Por se passar em algum momento da década passada, que eu não soube dizer com exatidão, é interessante ver como as relações pessoais funcionavam. O romance é bem construído, assim como o fim e a volta dele, o que deixa tudo mais interessante.
Adorei e pretendo ler mais da autora!

Júlia 03/11/2022

Faz tempo que eu não lia um romance de encher o coração igual a esse, e o melhor ainda é ele ser brasileiro. Eu amei tanto os personagens principais e o jeitinho/época da história me lembrou muito Chocolate com Pimenta hahaha Valeu muito a pena! Sempre gostei bastante da escrita da Aimee e dessa vez não foi diferente

@beatrizprads 18/03/2020

Sei que estamos num clima tenso ultimamente e por isso resolvi trazer resenha de um livro leve, pra fazer com que a gente se divirta um pouco.

Desde que conheci a autora e a energia incrível que ela passa, tive vontade de ler algum dos seus livros e ver se isso passava pra sua escrita, e passa viu? Foi uma adorável surpresa. 💙

Carina é uma garota que está acostumada a ser invisível e faz bom uso de sua invisibilidade.

Foge de seu internato sem ser percebida direto, mas em uma dessas vezes é literalmente atropelada por Pedro, um cara totalmente mulherengo, que cheira a confusão de longe e depois disso nada volta a ser a mesma coisa.

O livro não tem uma data exata, mas é passado em uma época onde as mulheres precisam ser recatadas, garotas vindas de familias ricas frequentas festas que não desejariam frequentar e quase tudo é sobre negócios. Ate mesmo relacionamentos.

Mas deixa eu te contar, Carina não se adequa a nada disso.

O romance é aquele clichê gostoso que a gente adora sabe? E no fim aquece o coração.
Terminei querendo muito conhecer mais livros da autora

site: www.instagram.com/4estacoess

Giovana | Blog Dei um Jeito 11/07/2021

A escrita da Aimee é sempre impecável
Adorei a escrita do livro com uma mistureba de palavras rebuscadas e tiradas divertidas, mas senti falta de um amadurecimento do Pedro (ou pelo menos decisões mais firmes), também achei que faltou um pouco de presença dos personagens coadjuvantes.

Resenha completa no blog: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/06/livros-invisivel-aimee-oliveira.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/06/livros-invisivel-aimee-oliveira.html

leh 22/09/2020

Gostei!
É um romance fofo, que te envolve com a história, mas não é o melhor romance que já li. O que mais gostei é que tem a visão dos dois sobre o mesmo fato e isso expande muito a história, além dos dois serem muito fofos juntos. Não curti muito o final, achei desnecessário, só para completar a história sabe?! De forma geral, curti.
Anna Sens 06/11/2020minha estante
Eu amei até as ultimas vinte paginas. A partir dai achei tudo corrido, parece que os fatos foram colocados somente pela carga dramatica, sem condizer com o resto da historia. Fiquei decepcionada com o final :( Mas o resto, amei. A escrita é otima!

Tâmara Moya 23/09/2020

Invisível é um clichê (que eu amo) narrado em terceira pessoa que se alterna entre o ponto de vista dos personagens principais (Carina e Pedro) e isso nos faz conhecer melhor cada um deles. O livro tem uma história leve, divertida, doce e dolorosa em certos momentos. A escrita da Aimee é sensível, engraçada, envolvente e fluída. Um amorzinho!

Iza 15/08/2021

Leitura fluida
Gostei muito de Invisível. Já estava na minha lista há algum tempo para ser lido mas eu o estava "empurrando com a barriga", como muitos que estão no Kindle, mas agora estou com a sensação que deveria tê-lo lido antes. Só não dei 5 estrelas porque achei que poderia ter sido melhor desenvolvida uma questão de período de tempo em certa parte do livro que me deixou um pouco confusa. No mais, achei a leitura fluida e muito gostosa de ser feita.