Corajosa sim, perfeita não Reshma Saujani

Resenhas - Corajosa sim, perfeita não

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vick 06/10/2020

"Em um mundo de princesas, seja um cachorro quente!"
Posso dizer com toda certeza que esse livro foi um dos melhores que li durante todo esse ano.

Encontramos lições valiosas e necessárias pra nós mulheres que vivemos em um mundo tão complicado e extremante machista, durante toda a leitura me senti identificada em diversas situações e me deu um gás a mais pra me tornar uma pessoa ainda melhor e ser um exemplo para as outras garotas que convivem comigo ou simplesmente lêem minhas resenhas.

Recomendo a todos a leitura desse livro incrível e agradeço pela milésima vez a pessoa me presentou e que me estimulou a seguir em frente e ser a cada dia mais empoderada e ter a certeza que sou capaz de conquistar todos os meus objetivos sem perder a minha essência!

NGSilveira 08/08/2023

Uma boa leitura
Estava curiosa para ler esse livro desde que assisti ao TED da autora. Gostei da leitura, embora em algumas partes achei que ela ficou muito repetitiva.

O foco do livro é mostrar como as mulheres são criadas para serem perfeitas e não corajosas, trazendo dicas de como reverter esse quadro. A autora traz algum embasamento com pesquisas e entrevistas.

Vale a pena ler (e assistir à palestra, tem no YouTube).

Hiária 15/01/2023

Coragem requer abrir mão da perfeição
É fato, tentamos demasiadamente ser perfeitas, mesmo de forma subconsciente, estamos tentando ser perfeitas.

Recapitulando minha vida, eu desenvolvo, implanto softwares e trabalho com TI desde os meus tenros 12 anos. Sempre tive sucesso no momento que fui com medo mesmo, que aceitei minhas limitações e fui! Ou seja ganhei mais me atrevendo do que receando.

Já encarei tanto desafio, levei tantos NÃO?s, fui duramente criticada. Mas não desistir e fui persistente.

De uns anos pra cá, tenho notado que ando mais receosa, com mais medo de encarar desafios novos, refletindo, isso tem a ver com momentos que estive no subsolo. Desci tanto, que o degrau foi negativo e apesar de tudo, fiquei serena, pois apostei todas as minhas fichas e perdi. Talvez essa aposta tenha me deixado mais cautelosa e consequente elevou meu medo, me trava.

E tenho trabalhado para ser a guria audaciosa que vai lá e arrisca, mesmo sem saber de tudo, confiante de aprende no caminho. E, a leitura deste livro me fez refletir que esse receio é mais comum do que nossa vã filosofia possa imaginar.

De modo geral, me deu vários gatilhos, de coisas que não fiz por causa do medo que tomou conta de mim e embora eu já venha trabalhando esse trauma há alguns meses, a leitura desse livro me deu mais um incentivo para que eu me movimente com um plano que tenho desde Agosto do ano passado e com receio, vou postergando.
Não adianta, viver é um risco! Então vamos lá? Força e fé!! ????

Monica 16/02/2021

Tenha coragem para ser feliz!
Reshama Sauyani, através de experiências pessoais e pesquisa, vem dialogar com os leitores, principalmente as mulheres, e perguntar: quais são os critérios para a perfeição? Quem ditou as regras? Por que os meninos são incentivados a arriscar, subindo naquele brinquedo alto do parquinho, enquanto as meninas devem ter cuidado, não se arriscando nessas ?brincadeiras perigosas?? Qual a exigência que as mulheres fazem a si mesmo para postar uma simples foto no Instagram? Será a perfeição mas importante que a coragem?
Segundo a autora:

?Uma certeza que tenho é que a coragem é contagiosa, e toda vez que uma mulher solitária levanta a voz, inspira muitas outras a fazer o mesmo?

Dani 22/01/2021

A imperfeição
Não tem algo de errado em ser vulnerável, as pessoas não vão deixar de gostar de você se disser um não, saia da zona de conforto e se arrisque mais, não permita que o medo te domine e também não se cobre tanto, afinal de contas, ninguém é perfeito, só Deus é perfeito!

Maria1691 26/10/2020

Corajosa sim, perfeita não
Gente, acho que todos nós (tanto mulheres quanto os homens)..
Como fala no livro a nossa sociedade é "acostumada" a criar os homens a serem corajosos, a tentarem msmo quebrando a cara com alguma coisa.
Já as mulheres são criadas a serem perfeitas, a não errarem, por isso tentamos menos.
Precisamos ser mais corajosas, a tentar uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias a fazer as coisas.

Lu 25/04/2021

Um livro maravilhoso! Muitas vezes foi como olhar num espelho e me ver refletida. Cada capítulo do livro foi um estímulo para autoavaliação e para o entendimento do que podemos mudar para nos tornarmos mais reais e realizadas.

Bea Albuquerque 09/03/2021

Tenha coragem!
Leitura obrigatória, gente que livro maravilhoso, me vi em muitas situações e algumas não não combinavam comigo (faz parte). Achei muito interessante a ONG "Girls Who Code" fundada pela escritora. Frase marcante do livro: " Em um mundo de princesas, seja um cachorro quente" Hahaha

Paschoalino 07/05/2020

Livro libertador
O livro não possui só conselhos, possui fatos e apontamentos extremamente importantes sobre as diferenças nas criações de mulheres e homens, o quanto nós mulheres somos programadas e destinadas a perfeição, e a autora pontua argumentos de como desconstruir crenças limitantes e como seguir com coragem, ousadia e sem culpas de usar o não. Recomendo muito esse livro, principalmente quem procura por desconstrução e empoderamento feminino.

andrealog 15/02/2020

Libertadora
O texto nos mostra que é importante quebrar os modelos impostos e que nem sempre identificamos de tão arraigado no inconsciente que estão

Tatiana455 31/12/2021

"Coragem nem sempre é fazer aquilo que é maior, mais ousado, mais assustador. Às vezes, ter coragem é permitir-se ser honesta consigo mesma e não fazer aquilo que esperam de você...

Wilderlane Oliveira 30/11/2019

Precisamos de mais livros como esse... As questões de gênero são tão naturalizadas de forma que precisamos de grandes esforços para romper certos paradigmas. Desde a gestação disseminamos as diferenciações e o sentimento de culpa acaba acompanhando as meninas que não se sentem confortável com certos padrões a ela cobrados.

Claudia.Marcia 05/01/2022

Corajosa sim, perfeita não
Cheguei ao conhecimento do livro por uma indicação  da Paola Aleksandra do Livros e Fuxicos. Não poderia ter começado  tão bem minha leitura em  2022 com este livro. Reshma em seu livro reforça o quanto  devemos expor  nossa opiniões , nossas verdadeiras vontades, sonhos,  superar nossos medos  ... Ficaria aqui comentando sobre o livro por horas.Mas esse livro foi onde pude enxergar  com clareza  coisas  que antes  não entendia sobre a origem da minha auto cobrança, ansiedade... Um livro que acredito que  todas as adolescentes,  jovens e mulheres deveriam ler em algum momento da vida. E a autora  a todo  momento reforça a importância  de exercitar a coragem como fosse um "músculo". E a importância de que ao em vez de criticar uma outra mulher por suas inseguras e medos... devemos ajudar umas às outras.

Coisas de Mineira 10/10/2019

A indicação de hoje é de um gênero de literário que eu não tenho muito costume de ler, e para ser sincera, tinha até um pouco de “preconceito” com ele. Apesar disso. “Corajosa sim, Perfeita não” é um livro que eu preciso indicar para todos lerem, principalmente as mulheres.

O livro, escrito por Reshma Saujani, fala sobre como as mulheres são criadas desde pequenas para serem perfeitas e, como isso afeta a vida adultas delas, fazendo com que o fracasso seja algo temido. Em “Corajosa sim, perfeita não” Reshma incentiva quebrar esse conceito de perfeição em prol da coragem, incentivando as mulheres, jovens e crianças a serem corajosas e não desistirem de algo por medo de fracassar.

Não sou muito fã de autoajuda, nunca tive muita paciência para esses livros, mas respeito quem gosta. Mas “Corajosa sim, perfeita não” me chamou a atenção, em um primeiro momento, pelo título. Quem não quer ser corajosa na vida? Quem não quer ser perfeita na vida? Porque um título que fala sim para um, e não para outro?

Depois, quando fui ler a sinopse, comecei a entender do que o livro se tratava. Não é questão de ser perfeita, e sim, de como fomos criadas para ser (vou falar disso mais para frente).

“Pesquisas mostram que as brincadeiras que escolhemos para meninos e meninas podem ter um efeito duradouro na visão que terão de suas próprias capacidades, até naquilo que acreditam que saberão fazer na vida profissional adulta.”

Então, não vou dizer que essa foi uma leitura fácil e leve, porque não foi. Pensei que ia terminar o livro mais rápido do que realmente terminei. Talvez tenha sido por causa do gênero, talvez tenha sido por causa da rotina agitada. Mas isso não tira a questão de que esse é um livro que precisa ser lido por TODOS, principalmente as mulheres (deveria ser leitura obrigatória).

Já na primeira página, temos um sumário que deixa bem claro o que vamos encontrar na publicação. Ela é dividida em três partes: a primeira, intitulada “como as meninas são treinadas para a perfeição”, é para falar sobre a perfeição e sobre a questão cultural que rodeia essa palavra. Muito além da infância, essa parte também fala sobre os sentimentos que ficam com aquelas crianças, quando elas crescem.

A segunda parte tem o título de “a coragem é a nova moda”. Nela a autora traz um pouco sobre o que é essa coragem que ela tanto fala e incentiva que as mulheres tenham. Além do “o que”, ela também traz o porquê de mudar e ser corajosa.

A terceira e última parte, “diga adeus à garota perfeita: a trajetória para se tornar corajosa”, é onde Reshma traz alguns conselhos e dicas de como podemos exercitar e fortalecer o nosso músculo da coragem. Bem no final do livro, depois dos agradecimentos e das notas, existem algumas perguntas para discussão.

“Quietinha. Recatada. Modesta. Solícita. Amável. Fácil de lidar. Dá para entender como todas essas qualidades nos valeram muitos elogios na infância, mas necessariamente não nos ajudam em nada como adultas.”

Eu adorei a ideia e as perguntas que estão lá. Acho válido sim, usá-lo como um livro para ler em conjunto e no final, utilizá-las para uma conversa franca e enriquecedora. Peço até que me digam, caso alguém faça algo nesse estilo.

Em quase 200 páginas, vemos Reshma dizendo como as crianças são criadas: as meninas, para serem perfeitas, andarem bonitas e sendo consoladas todas as vezes que fracassavam em algo; em contrapartida, os meninos são incentivados a desbravar e fazer coisas arriscadas (andar de skate, jogar futebol, brincar na rua) e quando fracassavam em algo, as palavras duras os fazem tentar novamente.

Ela ainda mostra quais são as consequências dessa criação e como devemos trabalhar para mudar esse cenário todo. Com exemplos de sua própria vida, da vida de pessoas próximas e até mesmo de estudos que ela fez para poder escrever o livro, ao passar das páginas, eu via muitas atitudes minhas ou de pessoas próximas a mim.

Acho que o que me fez gostar tanto da leitura, apesar de ter sido um livro difícil de ler, foi o fato de eu ter conseguido me identificar nas palavras da autora. O quanto o que ela escreveu é real e fez sentido para mim.

“Coragem nem sempre é fazer aquilo que é maior, mais ousado, mais assustador. Às vezes ter coragem é permitir-se ser honesta consigo mesma e não fazer aquilo que esperam de você.”

Reshma Saujani é fundadora e CEO da “Girls Who Code”, uma organização internacional e sem fins lucrativos que trabalha para diminuir a diferença de gênero na tecnologia. Ao ler isso, qualquer um pensaria que Reshma é formada em alguma área da tecnologia. Mas não, a autora é advogada e ativista nos Estados Unidos, além de ter entrado, em 2010, na cena política.

Durante a leitura, Reshma explica que entrar no mundo da tecnologia foi uma das atitudes corajosas que tomou. Ela também explica o porquê de ter fundado a organização. Voltando a falar sobre a autora, em seu site descobri que ela tem outros dois livros também voltados para o empoderamento feminino.

Reshma tem uma palestra no TED que foi assistida por mais de 4 milhões de pessoas, intitulada “Ensine coragem às meninas, não perfeição”. O vídeo vale muito a pena ser assistido e, eu acredito que ilustra muito o que é essa leitura. Para quem quiser assistir, é só dar o play no vídeo:

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/corajosa-sim-perfeita-nao-reshma-saujani/

Naná 10/01/2022

Corajosa sim, perfeita não!
Leitura e aprendizado necessários.
É quase impossível não se identificar com alguma das situações escritas.

?Ser corajosa como uma mulher significa tomar decisões com base naquilo que queremos e que nos faz felizes, não no que os outros desejam ou esperam de nós?

?Coragem nem sempre é fazer aquilo que é maior, mais ousado, mais assustador. Às vezes ter coragem é permitir-se ser honesta consigo mesma e não fazer aquilo que esperam de você.?

1 | 2 | 3 | 4 | 5