Corajosa sim, perfeita não

Corajosa sim, perfeita não Reshma Saujani

Resenhas - Corajosa sim, perfeita não

Mimis 29/04/2021

É necessário ter muita coragem para abandonar que deve ser perfeito e começar a errar e criar coragem de tentar de novo, para obter um ótimo resultado e nos orgulhar de ter errado e aprender com os próprios erros.

Lu 25/04/2021

Um livro maravilhoso! Muitas vezes foi como olhar num espelho e me ver refletida. Cada capítulo do livro foi um estímulo para autoavaliação e para o entendimento do que podemos mudar para nos tornarmos mais reais e realizadas.

Esther 13/04/2021

Livro necessário para toda mulher
Esse livro abriu meus olhos para muita coisa, desde minha educação, minha vida acadêmica, minha vida profissional. Nós mulheres precisamos ser mais corajosas, pois somos capazes! ?

Ana Lu 28/03/2021

Como seria nossa vida sem o peso da perfeição?
Esse livro é maravilhoso por diversas razões entre elas a mais especial para mim foi o peso da perfeição que ele retirou das minhas costas.
Durante toda a narrativa a autora se esforça em ressaltar que as meninas são criadas para a perfeição enquanto os meninos para a coragem e que isso é um ponto decisivo na vida das pessoas. Enquanto os meninos são criados para errar e aprender com os erros, as meninas são criadas para serem perfeitas. Mas o que todos esquecem de ponderar é que errar faz parte do processo de aprender e sem os erros, não seriamos capazes de evoluir, encontrar dificuldades e superá-las.
Reshma de maneira incisiva e fluída traz ao longo do livro a experiência de diversas mulheres que sofreram com o peso da perfeição e com um pouco de incentivo conseguiram se libertar.
As mensagens que esse livro traz são importantes não apenas para as mulheres, mas também para os homens, para fazer-nos repensar sobre prioridades e sobre as ideias inseridas na sociedade. Mesmo que esse livro não traga uma receita pronta de como mudar, ele deixa uma pulguinha atrás da orelha de cada leitor com o questionamento: como seria minha vida sem o peso da perfeição?

Sâmya 23/03/2021

Ser quem você é
Vale a pena, mesmo pra quem não se identifique com o perfil da vida da escritora, ela cita outros inúmeros perfis e inúmeras situações que as vezes passam até despercebidas, o conceito de perfeição já está em desuso há algum tempo, mas não significa que estamos livres desse padrão que nos foi passado desde muito cedo. Por isso eu indico para todas. Coragem !!

Bea Albuquerque 09/03/2021

Tenha coragem!
Leitura obrigatória, gente que livro maravilhoso, me vi em muitas situações e algumas não não combinavam comigo (faz parte). Achei muito interessante a ONG "Girls Who Code" fundada pela escritora. Frase marcante do livro: " Em um mundo de princesas, seja um cachorro quente" Hahaha

Amanda.Bandeira 28/02/2021

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para todas as mulheres! O livro me mostrou que eu não estou sozinha que as sensações de medo, fracasso e não ser boa o suficiente faz parte da vida da maioria das mulheres.

giuliapessoz 20/02/2021

Muito mais que um espanta ressaca
Nesse livro, a autora Reshma mostra como percorreu o caminho até a coragem deixando de lado a perfeição que, desde cedo, as meninas são ensinadas e condicionadas a seguirem. Ela mostra como ter criado coragem para concorrer a uma importante vaga para um cargo político importantíssimo em Nova Iorque e ter perdido a fez entender muita coisa sobre si mesma que parece estar em todas as mulheres.
Com exemplos de mulheres famosas, colegas e amigas, Reshma mostra as diversas situações em que a perfeição tem uma consequência esmagadora para as mulheres, muitas vezes paralisantes. Você sente necessidade de agradar aos outros? Você deixa de lado o que quer fazer para fazer algo para outra pessoa por medo do que ela vai pensar ou porque não consegue dizer não? Você já ficou calada em uma situação em que sabia o que falar, mas ficou com medo? Você sente vontade de fazer algo mas tem receio de onde isso vai te levar ou o que as pessoas vão falar? É sobre essas e várias outras coisas que a autora aborda e ainda dá dicas para se livrar de tudo isso e fazer emergir a mulher corajosa que todas nós somos.

É um livro de leitura leve, reflexiva e importante que deveria ser obrigatório para todos. É uma reflexão sobre ensinar as meninas a serem corajosas e não perfeitas. É sobre a perfeição estagnar e a coragem libertar. É um livro necessário!

Letícia 17/02/2021

Gostei, mas...
Gostei, mas ela - autora e narradora - vive numa realidade um pouco distante da minha, o que fez com que eu não conseguisse me identificar/aproximar em algumas partes. Entretanto, o livro da excelentes dicas gerais para todos os tipos de mulheres em como podemos desmistificar alguns padrões e culpas que carregamos.

Monica 16/02/2021

Tenha coragem para ser feliz!
Reshama Sauyani, através de experiências pessoais e pesquisa, vem dialogar com os leitores, principalmente as mulheres, e perguntar: quais são os critérios para a perfeição? Quem ditou as regras? Por que os meninos são incentivados a arriscar, subindo naquele brinquedo alto do parquinho, enquanto as meninas devem ter cuidado, não se arriscando nessas ?brincadeiras perigosas?? Qual a exigência que as mulheres fazem a si mesmo para postar uma simples foto no Instagram? Será a perfeição mas importante que a coragem?
Segundo a autora:

?Uma certeza que tenho é que a coragem é contagiosa, e toda vez que uma mulher solitária levanta a voz, inspira muitas outras a fazer o mesmo?

Dani 22/01/2021

A imperfeição
Não tem algo de errado em ser vulnerável, as pessoas não vão deixar de gostar de você se disser um não, saia da zona de conforto e se arrisque mais, não permita que o medo te domine e também não se cobre tanto, afinal de contas, ninguém é perfeito, só Deus é perfeito!

Mafê 19/12/2020

Ótima premissa
Primeiro livro de auto-ajuda/auto desenvolvimento que leio, Corajosa Sim, Perfeita Não mostra como cada leitura depende da época em que você tá fazendo: numa época você ser um livro maravilhoso, que te prende, e em outras ser só mais um livro.
Se a palestra TED não tivesse vindo num momento tão oportuno, e o livro num momento em que estou tão assustada com a formatura e colocação no mercado, talvez não tivesse me impactado tanto.
Mas gostei muito e teve um impacto positivo sobre mim.
O livro realmente junta vários conceitos que já ouvimos, mas põe em perspectiva: podemos tentar mais, ter menos medo de desagradar, confirmar mais em nós mesmas.
Recomendaria para a maioria das mulheres (e homens também), porque ajuda muito a reconhecer os erros e tentar de novo, sem recriminação.

Só não gostei mais porque é bem repetitivo. Chega um ponto da história em que sabemos a vida da autora de cor.
Enfim, é um livro curto e baratinho, acho que não tem muito como se arrepender.

Evely.Rodrigues 17/12/2020

Libertador
Pra quem esta querendo fugir da "escravização" de ser perfeita o tempo todo, esse livro mostra os pontos que nos faz refletir o quanto é um fardo querer acertar o tempo todo , a busca pelo impecável, isso tudo é desgastante! E ser corajosa pode não trazer todos os resultados que você queira , mas é libertador.

Duda 26/10/2020

Corajosa sim, perfeita não
Gente, acho que todos nós (tanto mulheres quanto os homens)..
Como fala no livro a nossa sociedade é "acostumada" a criar os homens a serem corajosos, a tentarem msmo quebrando a cara com alguma coisa.
Já as mulheres são criadas a serem perfeitas, a não errarem, por isso tentamos menos.
Precisamos ser mais corajosas, a tentar uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias a fazer as coisas.

@analivia_educadora 25/10/2020

Mulher, seja corajosa!
Eu gostei muito desse livro! A autora dá um sacolejo nas nossas cabeças! Um verdadeiro: acorda, menina!! A vida está aí para ser aproveitada, sem exigência de perfeição! É um misto de biografia com dicas de desenvolvimento pessoal direcionado a mulheres, demonstrando como precisam despir-se de uma cultura de amarras a sua liberdade e criatividade, abrindo-se para viver todas possibilidades. Tem inúmeras dicas boas para despertar a coragem feminina. A única crítica que faço é que há uma perspectiva universalizante na análise da autora, embora seja uma americana de ascendência indiana. O "life stile" usado como referência no livro representa a realidade de uma parcela das mulheres, encaixando-se mais ao modo de vida americano padrão, repleto de competitividade . Então, faltou interseccionalidade na argumentação, mesmo porque mulheres afroamericanas desde cedo são incitadas socialmente a ter coragem, devido a opressão racial e de gênero. Embora a autora pontue como sua diversidade ética pesou nas suas experiências, considerei a abordagem um pouco limitada nesse sentido. Mas, é muito admirável sua história, suas superações e seus propósitos de conquistas individuais e coletivas, como engajar-se na política e fazer a ONG Girl Who Code, que ajuda mulheres na inserção na área de Tecnologia da Informação. É claro o intuito de quebrar barreiras do machismo e fomentar o desenvolvimento livre das mulheres. O interessante é que a autora busca as causas do problema, no âmbito da cultura ocidental, que são os mecanismos de conservação do lugar da mulher como agente social passiva. Perfeição é um comportamento decorrente dessa cultura, segundo a autora. Mas, a autor mostra que a coragem é um comportamento sem gênero, mas que a sociedade masculiniza devido ao propósito machista de concentrar poder. A partir disso, Reshma desconstrói conceitos e apresenta caminhos para o cultivo da coragem feminina, rumo a sua verdadeira emancipação!