As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem

As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem Dorothy L. Sayers
Dorothy L. Sayers

Resenhas - As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem

Vinícius 20/04/2023

Um diagnóstico demolidor da educação
Partindo da vivência da educação britânica da década de 40 do século passado na Inglaterra, a conceituada escritora cristã Dorothy Sayers, estabelece um diagnóstico da decadência educacional no passar das últimas décadas no ensino das crianças e adolescentes, cada vez menos desenvolvidos intelectualmente e viciados em conceitos prontos para tudo. Imagine se a autora tivesse vivido nos dias de hoje, com as terríveis redes sociais que, tem criado um massa impressionante de pessoas com preguiça de pensar, viciadas em ler coisas inúteis e abandono literatura clássica, levando ao desenvolvimento intelectual cada vez mais limitado, junto com escolas e universidades com currículos que pioram a situação. A base da solução do problema, para autora, está no restabelecimento do Trivium na educação formal, introduzindo na primeira infância, pré adolescência e adolescência, respectivamente: a gramática, dialética e retórica clássica, sendo a base fundamental das outras ciências, inclusive com reintrodução do latim no ensino formal.

Cesar 06/07/2022

Ensinando o Trivium
Mais uma peça para o quebra cabeça sobre educação e suas problemáticas. A autora enfatiza o ensino do trivium pois este forneceria as ferramentas para o aprendizado. Apesar de breve, esta obra pode ser de grande auxílio para os interessados no tema.

deh 30/07/2020

Aprender a aprender...
Dorothy distingue a educação moderna da educação medieval e aponta os benefícios do ensino do Trivium!

Narra as etapas do desenvolvimento de uma forma que eu não conhecia (muito interessante!) e defende que o único e verdadeiro fim da educação é ensinar os homens como aprender por si mesmos.

E aí, você aprendeu a aprender na escola?

Ruffo 14/06/2021

Interessante !
Um livro rápido, aproximadamente, com 40 páginas, leitura fácil apesar de ser um discurso feito pela autora em uma de suas palestras.

Trata-se de um assunto mega importante, atual e, que abre um leque de perguntas.

Estou ansioso para ler outros livros sobre esse tema!

Cicero26 13/04/2023

Mais uma vez o Trivium
Mais um grande pequeno livro. É apenas um discurso, de uma intelectual curiosíssima. Escritora de policiais, tradutora de A Divina Comédia, poetisa.
Mas todo pai e educador deveria tomar conhecimento do que ela tão veementemente defende.
Em linhas gerais, o embrutecimento intelectual e cultural que as escolas modernas causam por ter perdido as ferramentas vitais para a educação ? a gramática, a lógica e a retórica ? o conhecido _trivium_ da Idade Média.

O discurso de 1945, sobre a realidade da Inglaterra, é atualizado na primeira parte do livro, que é uma introdução de Gustavo Bertoche sobre a realidade do ensino no Brasil. E fica constatado claramente o quanto Sayers tem razão, pelos resultados inegáveis que vemos nos alunos brasileiros.

Recomendo ler primeiro a segunda parte, o discurso mesmo, e só então retornar à introdução de Bertoche.