Peripécias de uma Estudante de Moda - 3º Semestre

Peripécias de uma Estudante de Moda - 3º Semestre Lídia Rayanne

Resenhas - Peripécias de uma Estudante de Moda - 3º Semestre

1 | 2 | 3 | 4

Cláudia - @diariodeduasleitoras 11/04/2020

Peripécias de uma estudante de moda
"Mas a vida era assim: nos transforma em equilibristas e nos faz caminhar sob uma corda bamba, carregando no braço a razão e no outro a emoção."

Oi povo, olha quem está passeando no nosso feed novamente.. Ela! A estudante de moda mais queridinha do Brasil e desse cantinho literário..

Esse é o 3º volume (e semestre) da série. As aulas continuam, as amizades se fortalecem e a protagonista tem que enfrentar uma difícil nova fase em sua vida: seu problema de saúde.

Arrisco dizer que esse volume foi um dos meus preferidos. Fiquei tão envolvida com a história que li numa sentada hahaha. A autora mostrou com perfeição o dia a dia de uma jovem que lida com a doença diabetes, o que achei incrível, pois ela retratou uma doença que é muito presente no nosso país e tão pouco abordada na literatura.

É justamente o fato de a história ser tão real, tão nacional, tão próximo ao nosso verdadeiro dia a dia, que me conquistou. Por mais livros nacionais assim..

Ah.. e o fim desse livro tem um plot twiste que me fez ficar ansiosa pela continuação..
A sorte de vcs é que nesse momento já tem publicado o 4º semestre, assim podem emendar a leitura e não ficar na curiosidade, como fiquei na época que li. Rsrsrsrs.

Vale ressaltar que os livros da série Peripécias são curtinhos, fluidos e fofos. Uma ótima pedida para se recuperar de ressacas literárias, ou mesmo mesclar com livros densos, e o principal: se divertir muito.

Biahmithi 29/07/2021

Susana começou a entender a vida
Susana nunca imaginou que sua vida pudesse mudar após o diagnóstico de um simples exame de sangue. Afinal, ela era jovem demais para ter que se preocupar com sua saúde, não era? Mas com o início de um novo ano letivo, a garota precisa aprender a lidar não só com testes diários de glicosímetro, remédios e uma árdua reeducação alimentar, mas com outras questões que afligem seu coração.
Ela sabe que não pode mais pensar em Eduardo daquele jeito, então por que não dar uma chance a seu novo e charmoso amigo, que entende seus problemas melhor que ninguém? Além disso, outros conflitos ameaçam a amizade do grupo que se uniu logo no início do curso, fazendo com que Susana precise escolher de que lado ficar.
Mais uma vez um livro de história fluida, com uma escrita que te prende, na minha opinião o melhor da série até agora.

Rosana Miyata 13/03/2021

Estou amando essa série! A forma como essa história terminou nos deixa sem fôlego para saber como será a continuação. Meu Deus, já vou logo iniciar o próximo volume.

Kamyla 13/10/2020

UAU
A cada livro me sinto cada vez mais envolvida com Susana. E nesse momento as coisas não estão nada fáceis para ela. Um novo diagnóstico, as aulas mais corridas, relacionamentos difíceis, incidentes indesejados... Pois é!

Eu gosto que a cada livro ela passa por experiências novas e isso a faz entender cada vez mais sobre a vida. E ela é uma personagem que, apesar de tudo, não deixa de lado o que realmente gosta e acredita, ela gosta de viver assim.

Passei raiva com um certo novo personagem aí e no final teve um acontecimento que me fez SURTAAAR. Preciso continuar a série urgentemente.

Andy 22/09/2022

Eita Susana, chegamos ao terceiro semestre, louco né?
Novos desafios, novo personagem, e acontecimentos marcantes para surtarmos.
Como sempre a escrita da autora sendo impecável, nem percebemos o tempo passar.

Julia 04/08/2021

Durante a leitura, eu não tinha certeza se gostava mais ou se gostava menos desse livro que dos anteriores. Em resumo, Peripécias de Uma Estudante de Moda 3 é mais complexo que Peripécias 1 e 2. O motivo? Bom, as coisas começam a acontecer de fato.

Desde o primeiro livro, vemos uma construção interessante não apenas acerca do mundo da moda e do curso em si, mas também dos personagens. Temos um desenvolvimento consideravelmente lento em relação aos sentimentos dos protagonistas, algo que eu admiro. Ninguém gosta de enrolação, mas também não dá pra tudo acontecer no primeiro livro, né? Há, então, uma preparação de campo para que o desenrolar possa ocorrer em Peripécias 3 (ou foi o que eu senti ao lê-lo, pelo menos). Sendo assim, nesse livro ocorre o famoso "tiro, porrada e bomba". Amei? Sim, mas não por completo.

Vamos falar do Eduardo? Eu te amo, Edu, mas não vou passar esse pano. No PRÓLOGO, antes da história de fato começar, nós vemos o ponto de vista dele - que deixa claro que sabe que está em um relacionamento abusivo, mas que não vai terminar, pois a Susana não gosta dele (ou é o que ele pensa). Basicamente, ele deixa claro que vai permanecer ali com a Íris para não ficar sozinho. E o pior não é nem isso... haha. O pior é que ao longo do livro, em momentos onde temos uma interação mais próxima dele com a Susana, o garoto dá todos os sinais de que é apaixonado por ela, deixando claro para o leitor que se a Susana levantasse um dedo, ele largaria tudo para ficar com a menina. A versão mais jovem de mim cairia de amores por esse fato, mas agora eu só consigo ver e pensar: por favor, Edu, melhore. Não é legal ficar com alguém apenas para suprir sentimentos não correspondidos, principalmente quando é um relacionamento não-saudável.

Susana não fica para trás, pelo menos sobre o relacionamento dos dois (que, querendo ou não, é o foco. Romance é o foco aqui). Não há diálogo entre Susie e Edu. Gente, vocês são adultos, estão cursando o terceiro semestre da faculdade. Por que não sentam e conversam? Eu senti que estava acompanhando protagonistas de ensino médio, que ainda estão descobrindo o que é gostar de alguém e como lidar com isso. O livro inteiro é narrado de forma que Susana fica "será que ele gosta de mim?", "ah, mas se ele gostasse, ele teria dito", "eu acho que ele gosta, mas agora não adianta". Não foi algo que me incomodou a ponto de querer desistir da história, mas tenho certeza que é algo que pode vir a acontecer com outras pessoas.

De qualquer forma, a protagonista continua batalhadora, aprendendo a lidar com a doença recém-descoberta e se auto descobrindo por meio de um novo personagem que é introduzido nesse livro. Confesso que por um momentinho pensei que ele não fosse ser o clichê que já conhecemos (que não vou falar aqui para não dar spoiler), mas foi o que aconteceu. Bom, não desgostei. Acredito que apesar de ter desenvolvido esse clichê, a autora soube contornar bem e usar o desfecho à seu favor.

No geral, eu ia dar 4,5 estrelas para esse livro, mas o final mudou tudo. Se eu achava que era tiro, porrada e bomba, o final veio com a explosão geral. Acontecimento atrás de acontecimento, choro, correria, porradaria e desespero. Amei? Com certeza. Assim, acabei dando 4,8 estrelas.

mariloose 05/09/2021

preciso do próximo urgente!
Não acredito q terminou desse jeito. Nesse semestre eu senti a Susana evoluindo muito, e isso veio de um jeito bem sofrido - o q não poderia ser muito diferente. Tenho q admitir q senti uma raivinha dela no meio do livro, mas com certeza as decisões dela nesse semestre fizeram com q ela melhorasse mais e mais. Eduardo tem meu completo coração e o Jonas é um IDIOTA (graças a Deus nunca confiei nele KKKK). Não sei resumir muito bem, mas só sei q gostei muito.

isadoracristini 29/05/2020

PERFEITO
eu não tenho palavras pra descrever esse livro, que foi o que me deixou apaixonada pela série toda. a autora fez um trabalho impecável nessa história, e eu não consigo mais parar de ler.

Bruna.Oleiniscki 28/06/2021

Peripécias de uma estudante de moda - 3 semestre
E esse final gente?? Eita, será que finalmente a Susana vai se declarar pro Ed?? E esse Jonas? Sabia que ele era esse tipinho de garoto. Masss eu gostei bastante e principalmente dos momentos fofos entre susie e Ed 4??

biblio.livy 09/04/2022

muita coisa pra pouco livro
Esse é um dos livros dessa série, que li até agora, com mais acontecimentos impactantes, e acho que até por isso é um dos maiores.

Só que um dos maiores problemas, é que muita coisa não é bem desenvolvida. As situações problemáticas que ocorrem são resolvidas muito rápido e de maneiras muito fáceis. Não tem muito tempo pra se apegar ou se preocupar com a história.

Tirando isso, foi um livro legal, e o final deixou aquela pontinha de curiosidade pros próximos

Fran 13/04/2020

IG @rassumido
Estão com saudades da faculdade ou do colégio? Que tal acompanhar comigo o terceiro semestre da Susana? ?

Quem diria que o jogo ia virar né, Eduardo? ??? Esse semestre está bem turbulento para Susana, que depois que descobriu que está com uma doença incurável, vai precisar mudar toda sua rotina, além da sua alimentação e vai ter que começar conviver com remédios.

Eduardo já se deu conta que seu namoro é meia boca. (Antes tarde do que nunca, né migo?) ? Mas a notícia que Susana conheceu um carinha na sala de espera do consultório e que ele está ajudando ela a entender melhor sua doença está mexendo com um sentimento adormecido lá do primeiro semestre.

Além de tudo que Susie está passando, ela precisa escolher de qual lado está seus sentimentos. ???? Os conflitos não param entre Jonas e Eduardo, Juliete também entra na briga pela amizade dela com Kênia. E tudo isso junto com os trabalhos da faculdade, as aulas de costura (que ela não tá indo muito bem), as contas de casa que estão de mal a pior... tadinha, parece que nada vai dá certo! E pra piorar, vai ter assalto e acidente, porque toda desgraça pra pobre é pouco né? ?

Mais uma vez acabei de ler o livro e fiquei com vontade de ler mais. Confesso que chamei a autora de malvada (minto, eu chamei ela foi de bruxa mesmo!) ?? Você judiou (você sabe de quem tô falando), fiquei morrendo de dó, gente! Mas a escrita é tão maravilhosa que eu perdoo... A Susie é uma protagonista maravilhosa e eu amei quando o Dudu defendeu ela, eu dei tanto pulo de felicidade que faltou o fôlego. Agora só me resta esperar pelos próximos capítulos. ?

Nathy Nunes 18/06/2020

Estou devorando os livros da série...e o final desse, menina? Como assim? Da licença que vou começar o próximo logo!!!

Debbie Santos 14/03/2020

Resenha do livro Peripécias de uma estudante de Moda - 3° Semestre ✓ Autora parceria
" Eu só acho que, uma vez que é a sua vida — ele prosseguiu — e você é a principal pessoa que vai lidar com as consequências de suas decisões, nada mais justo que tenha o direito de decidir o ritmo com que vai conduzi-la."

O livro "Peripécias de uma estudante de Moda - 3° semestre" é a sequência da série de mesmo nome, agora em seu terceiro semestre. Conforme é contado cada livro dessa série incrível. Devo dizer que essa narrativa é tão cativante e envolvente quanto as obras anteriores. Contudo, senti que essa história possui um aprofundamento maior da trama e amadurecimento dos personagens nessa nova fase de veteranos na vida acadêmica e em seus relacionamentos amorosos ou amizades e nova colega vlogueira. Na minha opinião, esse livro contém diversas surpresas. Além disso, a pesonagem principal precisará redescobrir-se e aprender a conviver com sua doença —desde a reeducação alimentar aos caprichos mortais açucarados e tentadores.

Ou seja, a protagonista ainda terá que encarar os problemas da vida pessoal dela, fora as aventuras e desventuras da vida de um estudante na faculdade de Moda. E tudo isso, entre trabalhos práticos e teóricos cada qual exigindo criatividade e instinto inovador, avaliações e projetos desenvolvidos como o treino para o temido e trabalhoso TCC, cujo deve ser formatado de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

E agora, vamos falar de influências agradáveis, assim como a moda praia influência o estilo das pessoas em optar por vestir algo mais leve no dia a dia. Mesmo sendo uma influência inconsciente e os jovens preferindo outras maneiras de lazer como ir ao shopping e que não envolvam uma ida à praia. A princípio, nesse semestre nossa protagonista se atrapalhou toda com as máquinas de costura (overclock). Está claro que, para ela, possuir mais essa experiência e vencer esse desafio é gratificante. Sem falar, da escolha do tema e pesquisa para o trabalho de TCC: Estudo do processo criativo do figurinista. Tendo em vista sua paixão por figurinos de filmes e estilo nerd fofa.

Ademais, somos apresentados ao concurso de talentos com o retorno do Fortaleza Fashion Show, onde o evento busca jovens talentos para representar as faculdades e projetos selecionados em mais um desfile conceitual. Pensando na ótima experiência adquirida para o currículo, os estudantes de Moda resolvem arriscar e participar.

Por fim, adorei ler essa continuação da história e embarcar nesse novo semestre do curso de Moda. Achei bem interessante o fato dos personagens precisarem desenvolver um projeto inovador e criar a simulação do próprio negócio ( No caso deles, para o público geek muito forte na cidade) , igualzinho aos jovens empreendedores. Com certeza, essa série já me ganhou e conquistou de jeito. Porque estou super ansiosa para saber o que acontecerá agora no próximo volume. Já que a leitura é tão fluída e agradável e o livro conta com um desfecho eletrizante!

Curiosos? Confira já a resenha completa disponível lá no blog e muito mais! Link na bio. Siga nas redes sociais.

site: https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/2020/03/resenha-do-livro-peripecias-de-uma.html

Alana 06/06/2020

A Susana narra mais suas emoções nesse livro da série do quê nos outros dois, o que ele torna ele bem diferente, mas igualmente bom.

1 | 2 | 3 | 4