Feed

Feed M.T. Anderson

Resenhas - Feed

amabile 27/07/2021

Inteligência Artificial seus Benefícios e Desvantagens
Feed foi uma angustiante leitura, e que me deu medo. Medo de uma sociedade deturpada, controladora, cega e manipulada com pouco se tornar uma futura realidade.

O prazer do conforto frequente é viciante, nos faz recusar a sair dessa posição e de enfrentar o incerto. Ao se acostumar com o fácil, nunca questionamos a nossa volta.

Feed retrata sobre o avanço da tecnologia avançada, precisamente inteligência artificial, o seus benefícios, defeitos e o poder que pode obter sobre nós. Também fala sobre desigualdade financeira e social, politica, corrupção, ignorância, necessidade de aceitação e inclusão, a preguiça, manipulação, poluição, consumismo e conflitos internos. Através da perspectiva de um jovem rapaz vendo sua perfeita realidade ser na verdade uma grande mentira.

Pefico 18/08/2010

Feed = Fede
Feed se passa em um mundo "futurístico" onde a tecnologia evoluiu de forma tão violenta que podemos acessar praticamente qualquer coisa na "internet" por uma conexão direta com nosso cérebro. Esta conexão é o Feed.

Nosso protagonista, Titus, se apaixona por Violet, uma garota que conheceu na lua quando estava com os amigos. Eu gostaria de poder contar o resto da estória, mas infelizmente ela não existe. Basicamente o autor usou este mundo pra poder utiliza-lo como um exagero extremo de aspectos capitalistas da nossa sociedade, principalmente o consumo exagerado. Ele também faz uma sátira ao comportamento fútil da massa adolescente. Se eu fosse adolescente eu teria me sentido ofendido com a generalização, mas eu já nasci com 40 anos.

Parte legal:

Pra se ter uma noção, as meninas as vezes paravam uma conversa no meio por que a última moda de penteado tinha mudado, e elas precisavam mexer no cabelo pra se ater à moda.O Feed é tão intrincado na vida das pessoas, que mesmo quando elas querem paz e sossego, estão sempre sendo bombardeados por propagandas constantes. As corporações que controlam o Feed tem acesso às suas emoções, aos seus gostos e a todo seu histórico de compras, então elas podem acertar melhor em suas dicas de consumo.

Como TUDO é feito pelo Feed, as pessoas praticamente perderam a capacidade de se comunicar e expressões como "kind of like shit" "You're like doing all this..." acontecem o tempo tod. Fuck e shit são vírgula. E o engraçado é que a linguagem limitada não é restrita aos adolescentes, o pai do Titus e o próprio presidente também falam assim.

Parte ruim:

Todo o resto da estória.

Sério. Quando vi as descrições em outras resenhas na Amazon fiquei super empolgado com a estória por ela ser inteligente e tal. Mas o autor simplesmente não tinha a menor noção de como seguir adiante. Então basicamente o plot não desenvolve.

Enfim, não recomendo.

Alice1867 12/01/2023

Não gostei, mas tem uma reflexão necessária
Eu tinha grandes expectativas para Feed, mas eu infelizmente me decepcionei. Senti falta de personagens envolventes e legais( a única personagem legal era a Violet) e eu também esperava uma luta contra o feed, esperava que a estória se desenvolvesse mais e queria que fosse realmente e unicamente focada no feed.
O protagonista, Titus, é um merda e completamente idiota e eu pensei que ele melhorasse ao longo do livro com tudo e inclusive com a Violet. O relacionamento dos dois era tóxico, ela dava tudo e ele nada.
As lesões deviam ser melhor explicadas, eu fiquei revoltada, porque a Violet sabia da resposta pra isso e o Titus não ficou nem aí! Os amigos de Titus também podiam ter uma descrição mais detalhada.
Porém, o feed realmente pode ser um futuro próximo da nossa realidade e foi um tema extremamente necessário e importante. As pessoas compravam para se distraírem, realmente compravam milhares de coisas, e quando não comprava nada, faziam de tudo para você comprar alguma coisa, qualquer coisa, porque essa é a proposta do feed,mesmo que as pessoas não vissem isso.
A desigualdade social era um tema completamente ignorado pelas pessoas com mais dinheiro, elas só pensavam em comprar, alguém não ter um feed era algo completamente ignorado também.
Nessa distopia do futuro, o mundo está super poluído e lesões que apareciam do nada no corpo de todos estavam virando moda, moda!
Enfim, reflexão muito interessante, nem vou falar tudo aqui,mas, o
tema podia ter sido melhor explorado, na minha opinião.