Um ano de viagens

Um ano de viagens Frances Mayes

Resenhas - Um Ano de Viagens

Mariana. 01/05/2013

Para curiosos.
A maior referência que se tem de Frances Mayes é o livro "Sob o sol da Toscana", que, posteriormente, foi adaptado para o cinema, resultando no belo filme de mesmo nome. Somente o histórico da autora - a de uma americana que, em viagem à Itália, tanto se apaixona pela região de Cortona que resolve comprar um casarão antigo, reformá-lo e lá passar a viver - bastaria para entendê-la como uma exímia contadora (e protagonista) de histórias de viagem.

Mas "Um ano de viagens" é mais. Nele há uma mistura de guia turístico, descrições históricas e impressões pessoais, história da arte, receitas culinárias, lições sobre floricultura, referências literárias, especulações sobre a arquitetura regional e tudo o mais que contribui para um viajante compreender um lugar novo, e, quem sabe, o sentido de "lar", estando tão fora e tão longe de seu próprio lar.

A experiência de viver em países da Europa ocidental e oriental, em casas alugadas, levando uma rotina o mais próxima possível dos moradores, degustando a gastronomia de cada lugar, ao som da música de artistas locais e sob a visão de escritores nativos, é transformadora e inspiradora para os apaixonados por viagens e para os espíritos curiosos e aventureiros.

Ao final do livro fica o bom sentimento de ter acrescentado paisagens, liberdades e ousadias ao nosso espírito e, assim, engrossado o caldo de que somos feitos, tornando-nos mais ricos e cheios de vida. Ou, ao menos, assim propensos.

Só lamento a ausência de ilustrações no livro, que, se não me engano, tem uma única edição. A mim fizeram muita falta mapas e, principalmente, fotos, não só dos lugares, mas também das pessoas, sobretudo da Frances e do marido Ed, dos quais não se tem qualquer registro visual da época das viagens, nem sequer a satisfação de conhecer os seus rostos.
Arsenio Meira 02/05/2013minha estante
Mariana, bacana sua resenha. Além do tema central, "viagens", como você bem destacou, há uma enorme riqueza: informações, e mais informações de outros lugares, povos, ruas, costumes, casas, pontes e etc. Não li, mas deu vontade de ler e, claro, de viajar por aí.

RafaelW 02/05/2013minha estante
Tem que acostumar a ler um livro como este do lado de um computador ligado no google e no youtube. rs

Mariana. 03/05/2013minha estante
Nanci: Que bom que vc gostou dos trechos também. Acho que mais que qualquer resenha ou sinopse, algumas passagens pinçadas da leitura de outro, que nos chamam a atenção, podem ser o maior motivador de uma leitura.

Arsenio: Eu adoro relatos de viagem, e gosto mais quanto mais se distancia de um guia turístico, coisa que, aliás, nem na sua função utilitária eu sou muito fã. Pra quem se interessa pelo tema, é uma leitura muito gostosa.

Rafa: Sim, ou isso, rsrs. Mas o ideal ainda seria ter figurinhas espalhadas pelo livro, rsrs. Tive certeza disso depois de folhear "Terramarear" (comprei!)e ver montes de fotos do Ruy Castro e a mulher. Tão mais legal acompanhar uma viagem assim.

Beijos a todos e obrigada pelos comentários!

Marta Skoober 26/05/2013minha estante
Muito boa sua resenha...
E a dica do Rafael é bem interessante. Eu fiz isto quando li A Dama das Amêndoas, de Marina Fiorato, tempos atrás. Mais recentemente durante a leitura de Um certo verão na Sicília, de Marlena de Blasi.

Renata CCS 07/10/2013minha estante
Parece-me uma delícia de leitura! Diferente, mas estimulante. Vou colocar na minha lista de futuras aquisições.

24/10/2013minha estante
Muito boa sua resenha Mariana! adoro este tema e fiquei curiosa para ler "Um ano de viagens", também vou acrescentar na minha lista de leituras. Já uso esta técnica do Rafael, sempre busco imagens do livro que estou lendo no google, bjos!

Diane.samara 09/12/2022

Uma bela forma de viajar, por cada detalhe contado pela autora. Acho que todos deveríamos uma vez na vida se deixar levar pelos lugares...

Aguiar Author 25/05/2010

Um livro maravilhoso, com uma deliciosa leitura. Viajei junto com a autora por diversos países da Europa, curtindo cada detalhe dos caminhos, das paisagens, cultura, gastronomia e relacionamentos. Tudo isso descrito com muita delicadeza e sensibilidade. Excelente para quem ama viagens e culturas diferentes.

Christiane 24/07/2021

Mayes é conhecidíssima pelo livro e filme "Sob o sol da Toscana" (postei no blog sobre o filme), quando ela se separou e numa viagem à Itália compra Bramasole em Cortona e passa a viver por lá um tempo onde acaba conhecendo Ed, seu marido que a acompanha neste delicioso livro Um ano de Viagens.

Não se trata de sair viajando por um ano direto, mas das viagens realizadas que ela nos relata com muita sensibilidade, com um olhar estético, amoroso, e guloso, sim, porque a culinária está presente em todo o livro.

Eles irão para vários lugares na costa do Mediterrâneo, Espanha, Portugal, Marrocos, Turquia, Grécia, Escócia, Ilhas Britânicas.

O que mais apreciei é que se trata de dois flaneurs. Eles viajam conforme seu desejo os conduz, param onde algo os atrai, buscam os restaurantes típicos, locais, e não os recomendados para turistas, aliás, eles são tudo, menos turistas. Eles procuram vivenciar o local e as pessoas que ali habitam. Mayes sempre se faz a pergunta: Eu poderia viver aqui?

E isto torna o livro encantador e diferente. Não são descrições de locais turísticos, são detalhes, pinceladas, daquilo que interessou, do que atraiu o olhar, do que encantou, do que é capaz de mudar algo numa pessoa.

Eu me identifiquei muito com ela. Viaja sempre carregada de livros, o que também faço. Gosta de fotografar detalhes, uma porta, um trinco, uma varanda, uma flor, um detalhe da escultura. Não aprecia passeio prontos com tempo determinado, eu também não. Não aprecia muito guias turísticos, principalmente os que parecem recitar algo, mas sempre há exceções e encontramos excelentes guias. Odeia locais cheios onde não se consegue apreciar nada, ver nada, e somos empurrados com os outros. Prefere as ruelas, os becos, caminhar muito, olhar, cheira, provar. Compra livros, objetos para sua casa. Ed compra Cds das músicas locais. A descrição dos lugares com suas cores, as plantas, flores, as pessoas. A conversa com os habitantes.

Um livro maravilhoso sobre viagens, recomendo a leitura.