Nós

Nós Vários...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

arqueofarias 28/10/2021

Livro lindo. Super poético que conta a história da formação de diversos elementos de nossa natureza sob a perspectiva de diversos grupos indígenas do Brasil. As ilustrações são um primor. Uma delícia de leitura?
Katia Rodrigues 29/10/2021minha estante
Q interessante!

| @contemumlivro 08/09/2020

O livro é lindo e tem historias e ilustrações que trazem de um jeito simples, várias histórias e culturas de diferentes povos indígenas.

Mama 16/02/2023

Leitura importante para um resgate histórico
Ler narrativas mitológicas indígenas é muito interessante! Somos tão acostumados a ter curiosidade sobre mitologia de povos europeus e esquecemos que temos um vasto tesouro em nossas terras. O amor a natureza é um elemento ímpar presente nessas histórias. É muito bonito ver o respeito à tradição oral passada pelos mais velhos. Amei o livro, as gravuras são um mimo também!
dudafariassz 16/02/2023minha estante

Lauravalho 29/08/2023

Nós
Li esse com a minha escola, é o tipo de livro que eu não escolheria sozinha para ler. É muito importante para aprendermos a cultura dos que vieram antes de nós e anda persistem lutando.

Smbdouthers 01/12/2022

O livro é lindo, com muitas histórias indígenas (minha favorita foi a origem do açaí) incríveis que eu nunca teria imaginado! É uma ótima leitura para quem quer conhecer um pouco das lendas e contos dos povos indígenas (plural), um mundo vasto e encantador

Rodrigo 16/05/2023

A arte da história contada
Sempre bom retornar para as escritas dos Povos Indígenas. Cada história reforça a importância da arte da oralidade para trazer situações e momentos tão importantes para a nossa cultura.

Moony 19/04/2021

"Todo barulho que fazemos é pela incapacidade de ouvir o silêncio".
??
"Prometo que jamais faltarão jabuticabas para alimentar seu corpo e amor para alimentar sua alma!".
??
"...a Terra é a carne do corpo. É pelos rios irrigada, como as veias que fazem nosso sangue correr..."
???

Lara 29/03/2020

Leve e interessante!
NÓS: uma antologia de literatura indígena. ?
"A chamada literatura indígena carrega esse desejo profundo de reatar e fortalecer os laços entre todos nós, de uma sabedoria antiga, cujos ecos ainda estão por aí pedindo reforço em palavras e imagens. " - Maurício Negro (organizador e ilustrador do livro).?
NÓS reúne uma série de histórias de dez povos indígenas brasileiros. Cada uma contada por um grupo de pessoas pertencentes a um desses povos.?
Após cada conto, o organizador nos apresenta um texto explicando sobre o autor, um glossário com os termos da língua do conto e uma pequena introdução à vida desse povo.?
É uma forma muito interessante de conhecer mais sobre os povos originários brasileiros. De reconhecer também que eles são diferentes entre si, cada um com suas características próprias: língua, cultura...?
O livro foi publicado pela @companhiadasletras no selo Companhia das Letrinhas. Não sei se é um livro direcionado ao público infantil, mas achei tranquilo tanto para um adulto, quanto para uma criança lerem. Além disso, essa edição conta com ilustrações maravilhosas! Mostrei algumas nos stories ao longo dessa semana.?
O meu conto favorito foi "Haporia, a origem do açaí" dos Saterê - Mawé, escrito por Tiago Hakiy. Nele, como o título anuncia, o autor nos explica a origem do açaí. Já de início esse conto me encantou, sou apaixonada por açaí ?. E é uma história linda e emocionante, sobre sacrifício em prol do coletivo.?
Enfim, acho que precisamos cada vez mais ler literatura indígena. Esse pode ser um bom começo para você! Recomendo.?

Biblioteca Álvaro Guerra 26/11/2021

As sociedades indígenas são movidas pela magia dos mitos - narrativas ancestrais que apresentam o nascimento do mundo, dos seres e dos homens. Ouvi-las, senti-las e lê-las é mergulhar em um infinito que nos une com o desconhecido. É, sobretudo alimentar nosso espirito com o mistério presente em todas as coisas, independente de quem somos, de como vivemos e do que temos.
O que importa é a nossa origem: o coração do Mistério, para onde também retornaremos. É tudo isso que a leitura dessas narrativas desperta. Para senti-las, temos de aprender a ler o silêncio que nos habita.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574068640

Mavi 23/11/2020

são pequenas histórias que fazem nossa imaginação voar, pensando no que era o Brasil antes de ser invadido. Conhecer, reconhecer a espalhar a nossa cultura de origem é resistir!

Daniel 15/06/2023

Introdução a contos indígenas Brasileiros.
O livro traz uma coletânea de contos de diversas etnias indígenas brasileiras, com vocabulário e histórias de cada cultura, vale a leitura.

raissote 01/09/2021

É perfeito! As histórias são super rápidas, mas possuem um conteúdo riquíssimo. Adorei a glossário presente em cada narrativa e a breve introdução e explicação sobre determinado povo indígena. Além de que as ilustrações são lindas! Esse livro é muito importante e é uma ótima obra para começarmos a ler cada vez mais literatura indígena!
teasbookstears 01/09/2021minha estante
tenho vontade de ler? fiquei com mais vontade depois dessa resenha

raissote 01/09/2021minha estante
q bom!!! ? esse livro é realmente incrível, tenho certeza que vc vai amar! :)

Natália 24/04/2020

Esse livro é muito importante por passar valores que o homem branco precisa aprender. Uma grande questão que consegui relacionar durante a leitura foi a do tempo. O homem branco criou o estereótipo do indio preguiçoso que fica deitado na esteira, mas na verdade uma grande virtude dos povos indígenas é o respeito ao tempo das coisas. Na nossa sociedade capitalista o tempo é acelerado, tudo precisa acontecer num ritmo louco e antinatural que nos deixa doentes. Os indígenas, na contramão disso, respeitam o tempo da terra, da natureza, respeitam os animais e não tiram mais do que precisam. Eles parecem entender que a forma como você trata a Natureza é retribuida por ela. Nós destruímos tudo que a Natureza da, destrói as plantas, os animais, destrói até os seus semelhantes; e estamos recebendo tudo de volta.

Esse livro é importante para aprendermos esses valores, e também para nos lembrar que precisamos preservar esses povos, e nos juntarmos a eles na sua luta pela preservação do seu território, do seu lugar no mundo.

Manços 02/12/2020

Um tesouro da nossa terra
Sabe a história da caipora, do saci, da uiara? Vc não vai encontrar nesse livro. A ideia aqui é mostrar a pluralidade, os muitos olhares sobre nós. E o livro faz isso muito bem, contando a história com inserções do vocabulário daquele povo (e claro, vê, um glossário ao final) e relacionando a história contada ao dia a dia daquela cultura. Lindo!

Miguel 07/12/2020

Leitura agradável
Histórias perfeitas. Curtas e bem escritas. Ideal pra incentivar as crianças a conhecerem um pouco sobre a diversidade cultural dos povos originários de Pindorama. As ilustrações também são muito caprichadas... dá o maior gosto ficar admirando!

1 | 2 | 3 | 4 | 5