A Filha da Fortuna

Resenhas - A Filha da Fortuna

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dri 21/03/2024

A saga de Eliza
Minha primeira leitura de Isabel Allende e estou encantada. O livro narra a infância e juventude de Eliza, deixada recém-nascida na porta de uma família inglesa que vivia no Chile do século XIX. A narrativa é envolvente e eu não conseguia parar de ler. A autora entrelaça personagens principais e secundários com fatos históricos com maestria. Aprendi muito sobre o Chile da época e a corrida do Ouro na Califórnia. O que mais me encantou foi a humanidade e complexidade dos personagens, assim como na vida real, ninguém é perfeito, ninguém é totalmente bom ou ruim. Já vou emendar em Retrato em Sepia, continuação da história das famílias retratadas em A filha da fortuna.

Bia 06/03/2024

?Ele disse que o conhecimento era de pouca utilidade sem sabedoria, e que não havia sabedoria sem espiritualidade, e que a verdadeira espiritualidade sempre incluía o serviço aos outros. Como ele explicou muitas vezes, a essência de um bom médico consistia na capacidade de compaixão e no senso ético, sem as quais a arte sagrada de curar degenerava em simples charlatanismo?

Letícia Vincenzi 14/01/2024

A história da Eliza entrelaça a corrida do ouro na Califórnia com seus desdobramentos políticos, sociais e com a discriminação racial sofrida pelos chilenos, mexicanos e chineses. Particularmente, eu adoro o jeito que a Allende costuma inserir um contexto histórico real em meio aos seus personagens fictícios muito bem construídos e detalhados um a um, desde aqueles com mais destaque aos que aparecem apenas em um capítulo.
Letícia Vincenzi 14/01/2024minha estante
Um adendo para pontuar as frases que mais me marcaram do livro:
??quem se compraz em pensar no mal acaba por convocá-lo?
??o sábio é sempre alegre porque sabe aceitar a realidade?
?De pouco serve o conhecimento sem sabedoria e não há sabedoria sem espiritualidade?

melzinhols 05/12/2023

Um livro muito diferente dos outros que da autora, os propósitos são outros, os enfoques são outros, o plano de fundo ao outro, um livro bem denso que junta muita informação......em algum momento fica mais cansativo que interessante, mas com ctz, é um livro que merece uma chance

Bea 21/11/2023

Eu amo a escrita dessa mulher, sempre tem personagens que te prendem e você nunca sabá qual será o próximo ?escandalo?. Ela chega a destruir personagens que são tão bons e até achamos que o livro vai ficar sem graça mas não, ai chega a vez dos personagens que ela estava construindo lá atrás brilhar. Nunca vou me arrepender de começar um livro de Isabel Allende!!!!

Marilia 14/11/2023

Filha da Fortuna
Engraçado que esse livro dos três que já li é o meu favorito, no entanto é o com o final que menos gostei por conta de ciclos que eu queria que tivessem sido encerrados de maneira mais clara.
MilenaSales00 23/11/2023minha estante
Exatamente. Algumas pontas ficaram em
Aberto !!!!

Jaqueline.Xavier 12/11/2023

Destino
Eu sou muito suspeita pra falar sobre os livros da Isabel Allende, todas os 3 que li até o momento funcionaram perfeitamente pra mim, consigo criar uma conexão surreal com os personagens, com a história em si. Não foi diferente aqui, apesar de ter gostado um pouquinho mais dos outros dela. Eliza é uma mulher que não mediu esforços para encontrar o grande amor de sua vida, embarcou em uma viagem arriscada e sem garantias, viveu grandes acontecimentos. Foi teimosa e destemida, fez de sua vida o que escolheu fazer. O contexto histórico dessa narrativa tbm foi muito interessante, a descoberta do ouro, a ganância das pessoas, a oportunidade enxergada por muitos e o nascimento de um grande estado, tudo se encaixa. Foi uma experiência muito boa e sigo sendo fã dessa grande aurora.

MilenaSales00 29/10/2023

Um final que deixou algumas pontas abertas
É impossível tecer críticas a uma escrita tão envolvente e bem construída. Tudo relatado de forma a nos prender? as expectativas estavam muito altas, mas quanto mais eu chegava perto do fim, menos eu via as coisas de desenrolar.

Achei que algumas coisa ficaram em aberto, mas como não quero colocar alertar spoiler, espero que vocês façam a sua leitura e o seu julgamento.

No mais, a história é Linda. Envolve do início ao fim.

LairJr 24/10/2023

Como sempre vemos em Isabel, a obra é constituída por mulheres fortes e corajosas, dentro de uma trama que se desenrola no tempo e espaço de forma fluída e cativante.

Andressa.Kottvitz 15/10/2023

Excepcional !
Leitura fluida, leve, incrível!
Os romances de Isabel Allende são sempre maravilhosos, história bem desenvolvida, personagens muito bem construídos, você sente como se conhecesse aquelas pessoas.

Também é necessário elogiar o contexto histórico maravilhosamente exposto, que obra!

No início da aventura de Eliza, você fica com raiva, indignada com tanta irresponsabilidade e falta de amor próprio. Mas o crescimento da personagem é maravilhoso! E Tao também se revela um personagem incrível.

Rebecca.Valenca 30/07/2023

Gosto muito da escrita de Allende. A forma como mistura fatos reais e fantásticos no mesmo texto. Fica-se perdida em sua narrativa e escutamos, sua voz como locutora de sua própria estória.

Aldemir2 29/07/2023

Topa tudo por um macho
Segundo livro que leio de Allende, essa foi uma leitura que eu estava com muito receio de fazer porque não me sentia preparado para um livro denso como foi “A Casa dos Espíritos”. Mas, assim como a protagonista, tomei coragem de entrar nesse navio que Allende aportou na minha vida e que me conquistou demais.

Eliza surgiu, ainda bebê, na porta dos Sommers, um grupo de três proeminentes irmãos ingleses que moram em na pequena aldeia chilena de Valparaiso. Sendo cuidada como filha quase legítima deles, Eliza nunca sentiu que seu futuro estava naquela pequena localidade e quando conhece Joaquin Andieta ela teve certeza disso.

Quando seu amado vai para San Francisco, que na época (meados do século XIX) estava começando a nascer por causa da corrida do ouro, ela decide entrar clandestinamente em um navio e contará com a ajuda de Tao Chi’en, até então somente um conhecido do seu tio, mas que mudará por completo a sua vida. Um livro sobre se perder e se encontrar, conhecer a si mesmo profundamente, tudo isso permeado de contextos históricos de lugares distantes entre si, mas que irão se interligar de alguma maneira, se Allende já não tinha me conquistado com o seu livro de estreia agora ela se tornou uma das minhas autoras favoritas.

A resenha completa você confere no blog, link abaixo..

❧ Filha da Fortuna (publicado originalmente em 1998)
❧ Isabel Allende
❧ 442 páginas
❧ Editora Bertrand Brasil
❧ Tradução de Mario Pontes
❧ 4★

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/07/filha-da-fortuna-isabel-allende.html

Gabriel 25/07/2023

Um livro okzão...
A casa dos espíritos e a ilha sob o mar me surpreenderam muito, mas filha da fortuna nem tanto...

O começo é muito bom, os personagens, as descrições, situações, mas da metade da segunda parte em diante começa a ficar maçante.
A narrativa se extende demais, não tinha necessidade de ter quase 450 páginas, se tivesse 100 páginas a menos estaria ótimo para essa história.
Isabel cria personagens tão incríveis, pelo menos foi assim nos outros dois que li, já nesse, não gostei tanto da Elisa, ela não tem algo de grandioso como as protagonistas de a casa dos espíritos ou como a Zarité de a ilha sob o mar, foi apenas uma personagem legalzinha. Diferente da Miss Rose, que é uma personagem que eu adorei, se fosse ela a protagonista da história, com certeza teria gostado. A única coisa interessante na Elisa e no Tao (que foi outro personagem que achei chato) é a relação dos dois que vai se desabrochando sutilmente como um carinho de amigos.

No fim, foi um livro bem mais ou menos, uma história arrastada e sem sal, personagens ainda mais sem sal e um final legalzinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5