Filha da Fortuna

Resenhas - A Filha da Fortuna

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sabrina758 15/07/2023

Filha da coragem
Eliza é uma jovem muito corajosa, ao se ver presa pelas garras do amor, não hesita em lutar pelo direito de vivê-lo.

Em meio à febre do ouro, a maioria dos homens de sua cidade abandonam suas vidas com a promessa de voltarem ricos pelo ouro da Califórnia. Com o namorado de Eliza não foi diferente que, mesmo sob protestos, decidiu ir atrás do ouro que o transformaria em um bom partido para a família dela.

Contudo, após 4 meses, Eliza decide encarar o oceano para se reencontrar com seu amor. Tendo a ajuda apenas de um cozinheiro do navio.

SPOILER A PARTIR DAQUI, NÃO LEIA MAIS SE NÃO QUER SPOILER

Eliza foi muito corajosa ao tomar essa atitude, mas com isso perdeu a família. Ela foi criada como uma criança adotada, não chegou a saber que seu tio era na verdade seu pai. Eu não gostei disso, pois qual o objetivo dada autora nos expor isso se a personagem que mais deveria saber disso não ficou sabendo?!

Além disso, a tia de Eliza, que a criou, decide ir procurá-la ao saber que ela estava viva,, mas é tudo que a autora nos informa. Ou seja, não vemos ela indo, nem se ela encontra Eliza ou não. E eu também achei esse ponto decepcionante.

Todavia, o final do livro é simplesmente surpreendente! Eu esperava que Eliza encontrasse o namorado, mas não queria que ficassem juntos e não ficaram; o reencontro que aconteceu foi inesperado.

Dou ???????? e tiro uma só por esses furos na história. Amei a escrita da Isabel e pretendo ler mais livros dela.

Danyts 12/07/2023

Lindo!
Isabel Allende é mestra em construção de personagens e de mundo. Sua escrita é sempre envolvente e você não consegue parar de ler. E é assim com esse livro. Mais uma obra prima.
Confesso que não gostei muito do final. Mas, a expectativa é sempre nossa, né?!
Recomendo MUITO a leitura!

Perdida_nas_Estrelas 31/05/2023

Não que eu não esperasse isso, mas me apaixonei por Allende.
Este livro não se trata de um romance entre amantes, e esse foi um pensamento que me ocorreu, graças a isso as minhas expectativas foram superadíssimas. Pois aqui se conta a jornada de vida de uma mulher notável, Isabel Allende consegue nos entreter com a vida de muitos personagens interessantes, consegue pincelar críticas sociais em cada capítulo e nos manter em torcida para que Eliza consiga encontrar Joaquín. No decorrer da trama aprendemos que esse objetivo não precisa ser alcançado, e torcemos para que Eliza Sommers veja quem está ali por ela, e quem sempre esteve.

Quote: "En la vida no se llega a ninguna parte, Eliza, se camina no más" -Tao Chi'en

Não foi uma leitura a qual eu necessitava ler o dia inteiro, precisei de muitas pausas, pois os capítulos além de serem grandes possuíam parágrafos muito extensos, mas a escrita de Allende é incrível, ela consegue falar sobre tabus de forma tão natural. O melhor de tudo é sua ambientação, sobre qualquer localidade a qual ela escreveu eu consegui me sentir lá, eu estive inserida naquela cultura e naquela época, foi assim que constatei que a mulher sabe como se faz rs
Virei fã, quero ler muito mais dela nos próximos anos, e viva a literatura latinoamericana! ??

Ane 21/05/2023

Uma linda história
Amo o que a Isabel Allende faz com as palavras, seus personagens são sempre apaixonantes e cativantes!!

Yura.Ichigo 25/04/2023

OURO!!
Cara, o livro é classificado como romance mas não é o romance que normalmente estamos acostumados sabe, achei muito incrível mas o final eu queria algo a mais, um reencontro, um depois da libertação, se era ele mesmo.

dont 31/01/2023

No começo não tava gostando tanto assim. pensei que ia demorar uma eternidade pra terminar esse livro mas depois que eliza foge fica tudo mais interessante nao consegui parar de ler. as vezes eu tava tipo mds ser mulher é uma merda e depois mds mulheres sao maravilhosas. ?
nao é um livro facil tem mta crueldade mta realidade, é dificil sair da minha zona de conforto e ler coisas do tipo mas valeu a pena.

Carla 26/11/2022

Uma história de amor e coragem
A jovem Eliza vive em Valparaiso com seus tios, ela foi abandonada às portas deles quando bebê mas foi criada como se fosse filha, com uma boa educação e carinho.
Aos 17 anos se apaixona por um jovem empregado de seu tio Jeremy e se entrega a ele, as escondidas da família.
O jovem Joaquim não tem recursos e parte para a Califórnia durante a corrida do ouro, na esperança de fazer fortuna e voltar para se casar com Eliza.
Assim que ele parte, Eliza se descobre grávida , se desespera e com a ajuda de Tao Chi'en , um ex empregado de seu tio capitão John Sommers , ela parte para a Califórnia, viajando como clandestina em um navio, em busca do seu amor.
Ela e Tao vivem muitas aventuras, mas ela nunca maus encontra Joaquim .
Ela e Tao são grandes amigos mas existem outros sentimentos não confessados entre eles.
Eliza viveu vários anos sempre disfarçada de rapaz até que um dia finalmente resolve voltar a usar vestidos, tira um retrato e envia uma carta para miss Rose, a única mãe que conheceu.
Ao mesmo tempo, o capitão John Sommers conta aos irmãos que encontrou uma pista de Eliza, que todos julgavam morta. Imediatamente miss Rose resolve viajar para a Califórnia encontrar Eliza.
Na Califórnia, a polícia mata um conhecido pistoleiro, que Eliza julgava que poderia ser o seu amado.
E assim termina. Não gostei do final aberto, mas espero que Eliza e Tao tenham se casado e que ela e miss Rose tenham se reencontrado.

PsicoFlavia 22/11/2022

A jornada da Eliza foi muito dura, por vezes eu tive q parar pra tentar entender essa busca torturante que ela se prestou a fazer, mas o tanto que essa menina cresceu no processo foi bonito de ver, apesar de sofrido, os encontros q ela teve sem dúvidas valeram a pena, ela escolheu viver por conta própria e foi recompensada por isso.
Isabel Allende nos contou uma bela história aqui, as questões de imigração, a busca pelo ouro, os truques pra se sobreviver nesse ambiente, os encontros dos personagens e de suas histórias, os personagens e suas personalidades e crenças, tudo simplesmente enche nossa imaginação.

Vivian.Ochsenhofer 21/09/2022

Amor, Amizade, compaixão e coragem
Simplesmente arrebatadora essa história. O crescimento da personagem protagonista é incrível. O forma como ela retrata a sociedade da época, e de uma forma delicada, revelando as limitações e incapacidades de algumas mulheres ao mesmo tempo que desenvolve os seus potenciais no meio tóxico em que vivem .
Amo Eliza Sommers de paixão.
Leitura favoritada.

Bianca 10/09/2022

Filha da Fortuna
Filha da Fortuna conta a história de uma menina inglesa que foge para San Francisco em plena corrida do ouro para encontrar o namorado que partiu atrás da fortuna "fácil". Uma aventura que matou muitos homens e que só fortaleceu a pequena Elisa. É ler para crer.

Luíza 14/07/2022

O mundo é grande, e a vida, longa.
Eu, simplesmente, ADOREI essa frase! Com certeza, existem pessoas que se motivam dessa forma mas, pra mim, não há nada mais triste e angustiante do que alguém me dizer que ?a vida é curta? e que ?o mundo é pequeno?, como forma de tentar me incentivar a algo. Como isso é motivador? ?Vou morrer logo e tenho um caminho curto, com poucas possibilidades, pra percorrer?? Ótimo!

Lin, obrigada por esse conselho. Guardarei pra sempre:

?Não diga bobagem. O mundo é grande, e a vida, longa. Tudo é uma questão de ousadia.?

Gabriela Mancilha 21/06/2022

Até onde você iria por amor?
Filha da Fortuna é mais um clássico de Isabel Allende que conta a história de amor entre a jovem Eliza Sommers, menina criada em berço de ouro, e Joaquín Andieta, pobre e idealista, que vai à Califórnia em busca do ouro que estava enriquecendo milhares em meados de 1850.

Eliza parte clandestinamente em busca de Joaquín viajando escondida no porão de um veleiro, onde conhece Tao Chi'en, um médico chinês que a salva da morte e se torna seu melhor amigo.

O livro mostra a transformação de uma jovem inocente em uma mulher forte e independente, retrata uma época marcada pela violência e pela cobiça, e ensina muito sobre amizade e compaixão.

Como tudo que Isabel escreve, essa é mais uma história apaixonante que mistura romance, drama e história!

site: https://www.instagram.com/cafelivreiro/
Carla 21/06/2022minha estante
Ótima resenha, já coloquei na minha lista, estava em dúvida se esse valia a pena .

Gabriela Mancilha 21/06/2022minha estante
Recomendo muito tudo que é da Isabel Allende! Você não vai se arrepender ;)

Gabriela 22/05/2022

O que é o destino, afinal?
Nesse romance histórico fora de série, as noções de sorte e destino permeiam todo o livro e todos os núcleos narrativos. O tempo todo, os personagens refletem a respeito de sua sorte e o que os levou até o ponto em que estão, inclusive questionando-se se poderiam ter feito algo diferente para chegar a um destino diferente. Outros, por outro lado, têm convicção de que, mesmo se tivessem outra oportunidade, fariam tudo da mesma maneira.

E é justamente a ideia de estar destinada a amar um homem por toda a vida que leva Eliza Sommers a uma aventura extraordinária, envolvendo viajar clandestinamente do Chile até a Califórnia. Essa jornada, no entanto, se mostra muito mais como uma oportunidade de autoconhecimento do que qualquer outra coisa. Mesmo tendo Joaquín Andieta o tempo todo como a bússola de seu destino, Eliza aprende a aproveitar cada parte da jornada e descobre em si uma força singular.

Através do descobrimento de si mesma, Eliza percebe, aos poucos, que a grande fortuna da vida não é a maneira como viemos ao mundo, mas sim o que fazemos enquanto estamos nele ? um ensinamento passado a ela por seu melhor amigo, Tao Chi?en, um médico chinês que a acompanha por boa parte da jornada. Dessa maneira, Eliza se vê diante de um questionamento fundamental a todos nós: o que é real e o que é ilusório no meio disso tudo?

Cada personagem tem sua história própria, e ?Filha da Fortuna? vai muito mais além do que a mera história de amor de Eliza e Joaquín, que se mostra apenas como um gatilho para o desenrolar de toda uma trama que permeia anos e anos de desenvolvimento.

Para o padrão Isabel Allende, a terceira e última parte do livro me desapontou um pouco. A narrativa muda de ritmo, torna-se um pouco arrastada, mas ainda assim apresenta personagens intrigantes com os quais podemos simpatizar.

É o livro perfeito para quem busca um romance histórico em meio a descoberta do ouro na Califórnia, com marinheiros, bandidos, meretrizes, jornalistas sensacionalistas e, é claro, a pitada de irreverência digna de Isabel Allende.

Robtavares 04/05/2022

Uma super aventura!
Não eh meu estilo de livro, eh um romance ficcional. Mas amo muito a narrativa da autora! A história eh envolvente, cheia de acontecimentos. Final surpreendente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5