O Totem do Lobo

O Totem do Lobo Jiang Rong

Resenhas - O Totem do Lobo

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O totem do lobo, de Jiang Rong
“– Quando falta a um homem ou a uma raça o espírito de preferir a morte à rendição, a disposição de morrer junto com o inimigo, o resultado inevitável é a escravidão. Qualquer um que tome como modelo o espírito suicida dos lobos se tornará um herói e será enaltecido com canções e lágrimas. Aprender a lição errada leva ao fascismo dos samurais, e quem não prefere a morte à rendição sempre sucumbirá a eles – disse Bilgee.”
“Nas lutas entre cães e lobos, o ventre dos adversários é um alvo muito importante. Quando um consegue atingir a barriga do outro, aquele que foi ferido está condenado. É por isso que nem os cães nem os lobos expõem a barriga a ninguém, animal ou humano, em quem não tenham absoluta confiança.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/08/o-totem-do-lobo-jiang-rong.html

Macedo 07/07/2012

Um bom livro...
Um bom Livro, com uma história bonita(com bastante páginas)!

Um Livro cativante, nos enche de cultura oriental e retrata o respeito entre homem/animal.

PONTO FORTE:
Nos leva numa viagem por cenários incrivelmente bem detalhados e paradisíacos, nos dá uma ideia doq já foi aquele país e como era a cultura de tal povo.
Um Livro q nos enriquece de várias maneiras.

PONTO FRACO:
Nenhum, levando em consideração ao que propõe tal Livro, mas, é uma história bem longa, então em alguns momentos pode torna-se cansativo para algumas pessoas.

Não foi o melhor livro que li, mas, está entre uns do qual comprei pelo preço barato (na época), e ganhei (e muito) pela obra e para aumentar o nível (de bons livros) da minha coleção.

bruno.veiga.33 08/09/2020

Surpreendente
Queria dizer que li esse livro no mesmo ano que li grandes clássicos com Moby Dick, Drácula e os Três Mosqueteiros e mesmo em meio aos clássicos "O Totem do Lobo" se destacou MUITO e até hoje, alguns anos depois, eu tenho um carinho enorme por esse livro. Nunca imaginei que ia chorar com alguma leitura até me deparar com essa obra.

Lima Neto 20/03/2009

"o totem do lobo" foi um livro que me surpreendeu pelas magníficas descrições, pelas cenas de batalha, de caçadas, capazes de levar o leitor ponto para dentro da história que chega-se a sentir o bafo quente dos lobos, o frio na espinha (de medo).
somada a uma técnica narrativa perfeita, existe, também, o fato de ter sido muito bem explorada a parte história, a contraposição das culturas, dos valores.
este é um livro do qual muito podemos tirar, de que muito podemos aprender.
agora, eu só acho que o autor poderia ter melhorado mais o final do livro. achei que ficou deixando a desejar no tocante ao "choque" das culturas, dos valores.

Luciane 12/04/2010

O livro é uma lição de vida!
O livro nos faz pensar muito sobre como o homem tem tratado a natureza e que esta se volta contra o ser humano quando mal-tratada.

A história se passa nas estepes da Mongólia Interior, as descrições são belíssimas e as narrativas possibilitam aprendizado sobres os costumes locais.

É um livro para se ler com paciência, sem pressa, pois são muitas páginas. Há um pouco de ação nas caçadas, nos ataques dos lobos e nos ataques dos homens. Mas em geral, não há grandes movimentações. Mesmo assim, vale a pena se aventurar nesse livro. É muito tocante e triste o relato da criação do lobinho...

rosiane 16/11/2012

Um dos melhores livros de minha estante. Muito bom, vale a pena ler.
A história nos transporta para o universo mongol.

Magella 10/01/2013

Um livro onde a relação homem/animal é explorada ao máximo eu gosto de autores que além de contar suas histórias nos revelam lugares fantásticos com suas culturas e seus moradores com costumes próprios,nesse livro que ele nos apresenta a Mongólia Interior um lugar cheio de magia e mistério em volta de um lobo e um estudante que assim como o leitor fica fascinado com esse animal e o povo Mongol.Uma aventura fascinante sem dúvida,as vezes um pouco cansativa porque é um livro de muitas páginas mas vale o esforço do leitor.

Vitor Dilly 16/11/2016

Lágrimas
O declínio das estepes mongóis e o desaparecimento da vida nômade na porção oriental do mundo usando como metáfora a domesticação de um bravo lobinho, por um estudante chinês.
Derrubei algumas lágrimas pelo lobo.

Mari 09/10/2012

Emocionante!
O totem do lobo é um romance comovente que narra as experiências de um jovem de Pequim enviado para a Mongólia em meio a Revolução Cultural Chinesa. Nesta biografia tocante de Jiang Rong (pseudônimo de Lu Jiamin), aprendemos a laborar a vida encaixando da melhor maneira as peças com as quais o destino nos presenteia. "Você é como as ovelhas, o medo dos lobos está em seus ossos". Com certeza uma leitura de aprendizado, levo para a vida.

Rnk 03/01/2014

O livro realmente vale à pena, é certo que existem partes do livro que são realmente monótonas e chega a ser um pouco chato alguns capítulos, mas em sua história total é um livro que vale muitíssimo à pena. Muito emocionante(eu me emocionei) e mostra como a nossa evolução que, vem para facilitar a vida das pessoas, também pode destruir a vida e os costumes de muitos.

(Esperando o filme ser lançando em 2014).
Antonio Carlos 11/02/2018minha estante
Sem dúvida alguma um dos melhores livros da minha estante. Uma aula de História da China, narrada pela voz de um jovem que, partindo da chamada Revolução Cultural Chinesa, encontra na região da Mongólia Superior uma outra visão de vida, que tem no comportamento dos lobos sua mais importante inspiração.

Priih | Blog Infinitas Vidas 30/08/2014

Um livro cheio de reflexões sobre o homem e a natureza
O protagonista do livro é Chen, um jovem que vai para as estepes mongóis por conta da Revolução Chinesa que está ocorrendo em seu país. O responsável por ele nas planícies é Bilgee, um senhor muito sábio e paciente, que ensina ao jovem o funcionamento daquela sociedade mongol e do pastoreio de ovelhas, a função que Chen assume. Lentamente, Chen começa a se interessar cada vez mais pelos ensinamentos de seu mentor e passa a vivenciar as experiências proporcionadas pela vida nas estepes como, por exemplo, vigiar e proteger as ovelhas dos lobos da região, que costumam atacá-las com certa frequência. [...]

O Totem do Lobo é uma leitura interessante e cheia de metáforas. É possível aprender muito durante a história, inclusive sobre a Revolução Chinesa e sobre a filosofia oriental. Não é uma leitura que vá agradar a todos os leitores, mas acredito que quem goste de histórias reflexivas e profundas possa se envolver bastante com Chen e com os lobos, aprendendo e evoluindo junto com eles.

Para conferir a resenha completa é só acessar o link abaixo! =D

site: http://infinitasvidas.wordpress.com/2014/08/30/resenha-o-totem-do-lobo-jiang-rong/

Maísa Andreoli 02/12/2015

Uma história de lobos
"O Totem do Lobo" narra a história de Chen Zhen após sua partida para as estepes mongóis. Sua ida até lá ocorreu por conta da Revolução Chinesa. Nas planícies, Chen ficou aos cuidados de Bilgee, um senhor sábio e paciente, que ensina a ele o funcionamento da sociedade mongol e do pastoreio de ovelhas, que será a função exercida pelo jovem.

Pouco a pouco, Chen começa a se interessar pelos ensinamentos de Bilgee, vivenciando as experiências proporcionadas pela vida nas estepes, vigiando e protegendo as ovelhas dos lobos da região.

Não obstante serem inimigos, homens e lobos vivem em harmonia: esses animais são caçados somente quando estão em grande número, atacando os rebanhos. Além disso, Chen aprende várias histórias sobre as táticas de guerra dos lobos e como as alcateias funcionam em unidade, o que o torna obcecado pelos lupinos e o faz tomar uma atitude inesperada que irá mudar a rotina dos habitantes da estepe.

"O Totem do Lobo" é uma história sobre a percepção do funcionamento da natureza e da assimilação de que o universo funciona sempre em equilíbrio, e este não deve ser rompido. A obra é repleta de metáforas e ensinamentos, inclusive no tocante à Revolução Chinesa e filosofias orientais. É um romance semi-autobiográfico, escrito por Lü Jiamin sob o pseudônimo de Jiang Rong.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/12/dica-de-leitura-o-totem-do-lobo-jiang.html

PITUCALELE 12/06/2023

O totem do lobo
O declínio das estepes mongóis e da vida nômade, contada pela visão de um estudante chinês que mais tarde escreveu esse livro. Uma narrativa bem dura, mas também narrada de forma poética, com muita sensibilidade. Adorei a leitura