A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

júlia 29/12/2022

que histórias são essas e uma pataquada sem tamanho entendi nada e nem me dei o trabalho de entender o plot da bianca muito confuso e chato e do catarina meudeus? esse petruchio e o diabo sei que e um livro antigo blablabla mas tem abuso físico e psicológico que vc fica oi? e o mini monólogo dela no final sobre como vc tem que ser praticamente escrava do seu marido quase vomitei sou muito feminista sim!

Juliana 26/12/2022

Nhe
É legal e tudo mais, mas é bem meio estereotipado. Li para a escola e não recomendo muito, meio cansativo mas você acaba rápido.

july67 26/12/2022

Li por causa da escola
Li por causa da escola, eu adorava a protagonista (não as suas arrogâncias mas como ela via as coisas e lidava com as situações), o monólogo do fim do livro me deixou decepcionada em como alguém tão vivo pode ser domado. Entendo a crítica de Shakespeare (e q o livro n se passa em épocas atuais) mas odeio o monólogo da Cata onde ela trata a mulher objetificada e diz tudo o q a Cata do começo do livro odiaria.

Carol206 24/12/2022

Tenebroso
Sinceramente, não sei porque ainda me forço a ler clássicos, sempre tenho experiências ruins e com esse não foi diferente? 1 estrela foi dada apenas pela narrativa simples e ótima adaptação do livro, porque a história é péssima. Juro que tentei ler sem deixar meu feminismo falar mais alto, mas é impossível, sabemos que naquela época mulheres eram forçadas a se casar, mas o Petrúquio deixou a Catarina com fome, sem dormir direito, usando roupas horríveis por semanas para ela aprender a ser uma mulher ?direita?, isso tudo para no final ela dizer que precisava que abrissem os olhos dela e que ela ama ele mais que tudo, o que é isso? Síndrome de Estolcomo? Achei horrível, não consegui achar graça como outras pessoas escreveram nas resenhas. Existem histórias que deveriam se perder junto com o passado.

Lupi 21/12/2022

Megero
Não gosto desse livro de jeito maneira, mesmo que seja ele retratando como era naquela época não me desce, tenho ódio

Thais 21/12/2022

Risada do início ao fim.
Esta peça cheia de comédia arranca muitas risadas, não dá vontade de largar, alem disso é fluida e instigante: a curiosidade em saber como o enredo irá se desenrolar estimula a leitura; se Petruquio doma Catarina, se Bianca se casa com algum dos pretendentes, se as tramoias de Lucencio irão dar certo. Enfim, vale demais a leitura, principalmente por ter inspirado filmes como ?10 Coisas que eu odeio em você? e a novela ?O Cravo e a Rosa?. Adorei!!!!
natzzzi 24/12/2022minha estante
não sabia que a novela "O cravo e a Rosa" foi inspirada na Megera Domada, preciso ler depois dessa

Laila.Cambriagli 20/12/2022

A megera domada
Esse foi o primeiro livro de Shakespeare que eu li e não sei se gostei muito, acho que meu intelecto não é alto o suficiente para isso.
Eu amava a novela O cravo e a rosa que é baseada nesse livro, gostava muito da personalidade do casal principal. Porém, no livro a Catarina não é nada impetuosa, nem luta com firmeza por sua crença e o Petrucchio é um insuportável.
Achei os personagens sem graça e ao meu ver os personagens não foram desenvolvidos a fundo. Apesar disso, tem um certo humor que deixa a leitura fluida e rápida.

Vic 16/12/2022

Catarina é um ícone
Adorei, achei muito engraçado, os diálogos dos personagens são hilários. A Catarina é uma personagem maravilhosa e muito a frente do tempo, gosto de pensar que todas nós hoje em dia temos que agradecer um pouco a Catarina (e Shakespeare por ter escrito a personagem) pois personagens como ela ajudaram a repensar o papel da mulher na sociedade e aos poucos levar embora a "mulher submissa" (ainda que no final ela tenha sido "domada"). Enfim, muito melhor que a doce e irritante Julieta. Quanto a irmã, Bianca, nada a declarar, a trama dela é tão irritante quanto ela.

Gabriela 15/12/2022

Um clássico
A primeira coisa que se deve ter em mente ao ler A Megera Domada é que essa peça reflete outros tempos. Foi escrita em meados do século XVI e retrata a sociedade da época: patriarcal, de maneira que as mulheres não tinham voz e os casamentos eram realizados de acordo com a conveniência.

Dito isso, é necessário colocar cada época em seu devido lugar para apreciar a leitura. No início, deixando de lado as problemáticas, me diverti um tanto com as primeiras interações de Petrucchio e Katarina. Depois, comecei a refletir a respeito da importância dessa comédia de Shakespeare. Através da literatura, podemos analisar as mudanças que a sociedade e a humanidade atravessaram ao longo dos séculos. Sabemos que, ainda hoje, o machismo impera em diversos setores no mundo inteiro, mas ainda assim estamos avançando.

A Megera Domada é uma boa comédia, apesar disso. Mas arrisco dizer que as adaptações mais conhecidas ? O Cravo e a Rosa aqui no Brasil e 10 Coisas Que Eu Odeio em Você nos EUA ? são melhores. Claro que as adaptações não existiriam sem a obra mãe, mas acho que são bons exemplos da importância de um roteirista capacitado para conservar a essência da história e adaptar os pontos fundamentais.

Tai 14/12/2022

Maravilhoso esse livro!
É comédia e curtinho o livro, não conseguia parar de ler de tão bom. Recomendo super ainda mas quando você tá de ressaca literária é ótimo.

Tatá 14/12/2022

Amo as adaptações que foram baseadas nesse livro (10 coisas que odeio em você, a novela O cravo e a rosa) então precisava ler para ontem. Foi uma leitura muito proveitosa

Nara 13/12/2022

A partir do penúltimo acontece o esperado conflito de ideais, e a partir daí também desgotei um pouco.
Mas, no geral é bastante divertido e envolvente. A tradução de Millor Fernandes é impecável.

Natym0 28/11/2022

Íncrivel é que ela tenha se deixado domar
Perder a personalidade por se casar com alguém igual ou pior que você. Antes disso, era personalidade mesmo ou simplesmente aversão a falta de amor vindo de sua família?
Shakespeare. Ah Shakespeare! É de se aplaudir excluir e jogar para debaixo do tapete cada traço seu?
Comédia, com recheio de sarcasmo e cobertura de machismo.
Além de todos os tópicos abordados aqui, só gostaria de saber a conclusão do ato I. O resto, eu jogo para debaixo do tapete.

*eu amo suas reflexões, Shakespeare*

Maluu.mesquita 17/11/2022

Fizemos uma leitura encenada desse livro na minha sala de aula. Foi bem divertido! Adorei a história?

Valner.Wasilewski 16/11/2022

Tem um teor de comédia interessante, contudo o machismo chega a ser terrível e praticamente intragável. Entendo que não posso realizar um anacronismo, visto que é uma obra de séculos atrás, mas sempre é importante tomarmos como reflexões em relação ao nosso contexto atual, afinal, Shakespeare leva referência a muitas obras atuais.