A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes




Resenhas - A Megera Domada


638 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


thewolfstarkid 25/04/2023

ótimo material de debate, reflexão e concientização
Li esse livro por causa da escola, e me fez entrar em debates e discussões interessantes com meus colegas de sala, amigos do clube do livro e até com meus pais.

Pois bem... Por onde começar? Primeiramente, é bem nítido o tema machista abordado na obra. Petrúquio era um cara muito tóxico e seu casamento com Catarina foi extremamente abusivo e perturbador, e me decepcionou o rumo que a peça acabou tomando. Diferentemente de Lucêncio e Bianca, que aparentemente tinham sentimentos verdadeiros, recíprocos e saudáveis um pelo outro, Catarina e Petrúquio foi um exemplo de sexismo, visando que Catarina foi diversas vezes (incluindo no TÍTULO DO LIVRO), rotulada como "megera", quando na verdade ela não passava de uma mulher decidida e com temperamento um pouco esquentado.

Além disso, o termo "domada" também foi usado diversas vezes, de forma obviamente problemática. A ideia de um homem "domando" sua esposa, assim como se domam animais, é catastrófico. Há a discussão sobre na verdade ser Catarina quem doma Petrúquio, porém, os outros elementos do livro me fizeram desacreditar dessa hipótese. E, mesmo que fosse verdadeira, não seria menos perturbador - Um relacionamento não deve possuir um(a) domador(a), já que não deve haver alguém superior. Um homem e uma mulher devem ser vistos como iguais, principalmente dentro de relacionamentos amorosos, onde ambas as partes devem colaborar. Porém, acho que esse tópico pode ser relevado, visto que na época em que A Megera Domada foi escrita esse assunto não era de muita atenção.

E, para finalizar, quero falar sobre a mensagem passada por Catarina no final do livro. Certas partes, sobre apoiar o marido e colaborar com ele, são verdades. Porém, todos sabemos que o verdadeiro intuito era convencer as mulheres de serem submissas a seus esposos, abrindo mão de suas opiniões próprias, e tentar normalizar até mesmo tudo que Catarina passou até “ser domada”. Acho que a proposta do livro, onde dois personagens cabeça-dura se apaixonam e vivem nosso atual “enimies to lovers”, seria ótima. Mas, claro, foi estragada a partir do momento em que a mudança não partiu dos dois, e pior, aconteceu de forma problemática.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mimis 23/03/2023

?
???

Apesar de machista em alguns momentos (compreensível dado a época), é engraçado e bem construído, não atoa Shakespeare é consagrado.
comentários(0)comente



luana ;) 22/03/2023

A Megera Domada
Por ser em formato de roteiro me surpreendeu que tenha me prendido tanto quanto o fez.

A história em si é tolerável pelo tom de comédia, mas requer um nivel de atenção para entender quem é quem e quem ta fingindo ser quem. Eu terminei o livro e não consegui pegar o esquema dos personagens, talvez seja eu mesma o problema mas enfim.

Sobre a mensagem final; no final do livro tem uma breve explicação sobre a discussão sobre o livro ser machista, feminino ou feminista.

Na minha humilde opinião independente da mensagem que o queridíssimo Will quis passar, é extremamente irritante.

O livro exemplifica perfeitamente o conceito de gaslighting/manipulação no relacionamento da "megera" e do "domador". Me irritou mas eu consigo engolir por ser uma peça de quase quinhentos anos atrás e ainda haver o questionamento da real mensagem.

No geral foi uma leitura até que rapida, eu teria lido em uma tarde se não tivesse escolhido lembrar do livro só de noite. Engatei na história mas genuinamente não sei explicar a razão. Pelo menos agora eu posso dizer que li Shakespeare ;)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Filipe 13/03/2023

Uma história simples, divertida, que flui bem e entretém sem prometer muito. Como dito na contracapa, ?uma deliciosa comédia sobre a guerra dos sexos?.

Não é dos trabalhos mais incríveis de Shakespeare, mas certamente é um dos ótimos. É bem notável como a configuração simples de um teatro foi levada em consideração para a montagem desta trama.
comentários(0)comente



Karin né? 12/03/2023

O remédio de um doido é outro na porta
Bom, a peça é o que o título diz que ela vai ser. Dei muitas risadas ao longo da leitura, mas confesso que ao final da obra o sentimento que em mim prevaleceu foi o de incômodo.
Sei que o livro reflete uma determinada época e que é, sobretudo, uma comédia, mas ainda assim? não sei, talvez seja uma questão de maturidade crítica da minha parte, fico tentando acordar com a minha mente qual seria o jeito certo de interpretar essa obra além do burlesco; seria uma sátira? Seria apenas uma representação da sociedade dentro da qual ela foi criada? E se, for o caso da segundo opção, deve-se de algum modo questionar o ?caráter? do autor? Mesmo que nem ossos mais ele tenha? Mesmo que ele tenha sido um dos maiores dramaturgos que já existiram na terra?
Bem, com certeza eu preciso ler mais peças dele para me dar o luxo de falar qualquer coisa.

Ps: gostaria muito de ter visto o final além do final, de saber como Sly reagiu quando descobriu que, na verdade, tinha caída numa pegadinha do malandro
comentários(0)comente



Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Megera Domada" é uma das obras mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare, e conta a história de Catarina, uma jovem com personalidade forte e que é considerada uma verdadeira megera, que se vê obrigada a se casar com Petruchio, um homem ambicioso e determinado a conquistá-la.

A trama se passa na Itália, no século XVI, e aborda temas como o casamento, o amor, o poder e a submissão feminina. Catarina é apresentada como uma mulher inteligente e independente, que não se curva às expectativas da sociedade patriarcal em que vive, enquanto Petruchio é um homem astuto e manipulador, que usa de artifícios para conquistar Catarina e dominá-la.

O livro é marcado por diálogos rápidos e inteligentes, com personagens cativantes e bem desenvolvidos, além de uma trama envolvente que prende a atenção do leitor. A obra também apresenta uma reflexão sobre a natureza do amor e do casamento, e como as convenções sociais podem afetar as relações entre homens e mulheres.

A edição da L&PM, traduzida por Millôr Fernandes, traz uma linguagem acessível e uma introdução que contextualiza a obra e explora sua importância na história da literatura. Além disso, o livro apresenta notas explicativas que ajudam o leitor a compreender melhor o enredo e as referências culturais presentes na história.

"A Megera Domada" é uma leitura recomendada para aqueles que buscam uma história divertida, com personagens marcantes e que ainda se mantém relevante e atual mesmo após mais de quatrocentos anos de sua publicação original.
Por; Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Maria15515 09/03/2023

A megera domada
Meu primeiro clássico e eu pensava que iria ser uma leitura "chata", arrastada, mas pelo contrário achei bem engraçado e facilitou o livro ser pequeno tbm
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela Medeiros 04/03/2023

A megera domada, considerada uma das primeiras peças escritas de Shakespeare e a primeira a receber uma adaptação cinematográfica, é uma comédia, que conta de maneira burlesca a história de Batista e seu propósito de não unir sua filha mais nova, a Doce Bianca, em matrimônio antes de casar a mais velha, Catarina, considerada por todos os habitantes de Pádua como uma mulher de gênio difícil e temperamento colérico, uma “megera”.
A trama da peça A megera domada (The Taming of the Shrew, seu nome original), inicia-se narrando a história de Cristóvão Sly, sendo encontrado bêbado por um nobre que decide pregar-lhe uma brincadeira de mau gosto, levando-o para sua casa, a fim e fazê-lo acreditar que, na verdade, era um nobre que se encontrava alucinando com uma vida de plebeu. Nesse contexto surgem os atores, comediantes, que a pedido do nobre vão encenar uma peça para Sly, a qual eles chamam de “O domar da Megera”, ou “A megera domada”.
A megera domada não é o meu clássico shakespeariano favorito, pois, apesar de divertido, envelheceu mal ao longo dos anos, principalmente no que se refere a personagem principal: Catarina, e sua relação com Petrucchio. Contudo, apesar disso, é uma peça engraçada, bem construída, como todas são, e que deixaram um legado imenso na história da literatura, de modo que, devido a isso, é uma leitura indispensável para qualquer apaixonado na história da literatura e do teatro.
comentários(0)comente



Ju Nancy 03/03/2023

Muito bom
Um livro cheio de polêmica, mas muito engraçado. Não sabia que precisava ler esse livro até finalizá-lo :)
comentários(0)comente



Charlie Gabriel 02/03/2023

Bom mas...
Sem dúvidas umas das peças de mais divertida leitura de Shakespeare, divertida e intrigante, mas a mensagem que passa apesar de normal a época é de gerar muito incômodo a qualquer leitor, claro tem de se entende em qual época foi escrita e para época era um pensamento comum, mas atualmente e de se gerar mal estar toda a situação a qual é submetido as mulheres e a lição que tenta ser passada
comentários(0)comente



Manu1201 27/02/2023

27 de Fevereiro de 2023
Gostei e não gostei.

Difícil definir se eu pensar em todos os âmbitos na qual a obra foi criada.

É engraçada ver essa guerra dos sexos mas também deprimente, algo tão atual mas que fora retratada séculos atrás.

A peça é sim cômica e muito bem pensada, o jogo com os personagens, o "sonho", e todo o seu retrato achei muito bons!

Só acho que ainda não me habituei ao formato de peça, mas vou continuar tentando.
comentários(0)comente



638 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR