A Megera Domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Maju_1905 12/04/2024

A Megera Domada
O livro é bem machista, mas com certeza é um dos melhores clássicos que eu já li.
Tem tantas obras do cinema inspiradas nesse livro que eu fico surpresa, 10 coisas que eu odeio em você é um exemplo claro.
Falei do livro pras minhas amigas e praticamente todas fingiram dormir por ser um classico, mas não se deixem enganar é um ótimo livro.

Ma Vieira 05/04/2024

Excêntrico
Fazendo uma Review de tudo que já li, e pelo que me lembro, não é tão ruim. Foi até divertido decodificar o que estava escrito por trás de toda escrita rabuscada. Acho que li com 12 anos.

Nath Nakaishi 04/04/2024

Que gênio
Navega entre os estilos literários sem nenhuma dificuldade e com maestria.
Comedia perfeita, que saudade do Cravo e a Rosa.

charlie54 31/03/2024

Hmmm
"A megera domada", a primeira obra que li do Shakespeare, me encantou pela escrita. Eu particularmente adorei a fluidez da peça e os trocadilhos cômicos nela presentes. Contudo, não posso dizer o mesmo em relação à história, visto que, claro, é evidente o fato dessa obra ser considerada a mais misógina do famoso dramaturgo.

Catarina, uma mulher livre e espontânea que passa por humilhações de Petrucchio, um jovem interessado apenas pelo dinheiro e em se sentir no controle ao "educar" uma mulher considerada "selvagem" no período.

Em relação ao desenvolvimento da peça, alguns dizem que a cena final foi uma estratégia de Catarina para "entrar no jogo dele", enquanto outros dizem que foi apenas uma "lição" da submissão escancarada das mulheres na sociedade estruturalmente machista de centenas de anos atrás, a qual perdura resquícios até os dias de hoje.

Assim, utilizei esse contexte em meu favor para extrair da obra uma boa crítica contemporânea. Dessa forma, interpretei o sermão de Catarina como uma ironia das relações matrimoniais da época, sendo o poder uma ilusão, como podemos observar no trecho "A questão é saber quem domou quem".

Julia.Simões 26/03/2024

Chato, chato, chato
Que experiência horrorosa que foi ler esse livro, pra começar a minha motivação já não foi das melhores (eu preciso fazer um trabalho) e com todo respeito mas jamais leria Shakespeare por livre e espontânea vontade.

Que livro ruim sem brincadeira, ele é feito pra satisfação masculina. Ok precisamos datar o livro e o autor, que é um homem do seu tempo, mas puta merda que misógino do 🤬 #$%!& .

Ana Lu 26/03/2024

A Megera Domada
Essa é a segunda obra que leio do Shakespeare, gosto muito da forma dele de escrever, contem algumas palavras que desconheço o significado, mas é de facil entendimento toda a obra.
A história fala sobre o machismo no periodo renascentista.
Até um certo ponto do livro, achei que o Shakespeare escreveu o livro quando tava com raiva.

Lorrany.ruas 23/03/2024

Uma leitura rápida, mas o modo que ela era tratada me chateou um pouquinho, no final eles se deram bem e saiu tudo certo, mas o começo da história poderia ter sido algo mais leve, eu amo uma história clichê.
Mas recomendo a leitura.

Malu Alves 21/03/2024

Shakespeare
"Ele cumpriu a promessa de domar a megera."

"Só resta saber quem foi que domou quem!"

Há tantas interpretações pra essa peça...
Mas meu ódio pelo Petrúquio é muito vivo dentro de mim.

Primeira obra que leio de Shakespeare, com certeza vou ler mais

LenaLima 19/03/2024

Um clássico divertido e um tanto desconfortante
Não esperava que fosse tão gostoso de ler! Os diálogos vão se tornando cada vez mais divertidos. Leitura diferente para mim mas prazerosa demais, super indico!
Sobre os acontecimentos: Uma pessoa como Catarina, na vida real dificilmente muda e ela de fato precisava de uma mudança. Porém, incomoda (principalmente, mas suponho que não só, mulheres e não por serem feministas ou não, mas por uma questão de justiça que está no consciente de qualquer pessoa com caráter) ver ela apresentando um comportamento extremamente oposto ao anterior.
De extremamente bruta a extremamente mansa, como se fosse de fato um animal domesticado. Mas, relendo vi que na verdade o exagero dela dando sermão nas outras não era nada além de estratégia, "entrar no jogo dele".

laurocasouza 19/03/2024

Não entendo
Eu perdi as contas de quantas vezes eu li este livro, e eu ainda continuo não entendendo a estória.

Severino.Nasciment 10/03/2024

Foi uma leitura divertida.
Foi bem engraçado no início. Depois as coisas ficam estranhas, mas prosseguindo a leitura percebe-se que o Petruchio tinha lá seus planos. O final, bem como alguns costumes, precisam ser entendidos na sua época.

Não foi exatamente essa edição que li. Arrumei uma cópia piratex na Internet? que parecia ser escrita para a apresentação de tratro. E a linguagem antiga me deu trabalho.
Agora sim comprei o livro ? e vou ler com mais fluidez.

holly673 10/03/2024

Envelheceu mal kkkk
Eu acho que é através desse tipo de obra que percebemos o quanto a visão da sociedade perante a mulher mudou com o passar dos anos.

livtoria 29/02/2024

Ela não era uma megera
Acho que eu comecei a ler shakespeare pela peça mais misogina dele... ouvi muito falar de "a megera domada" peça, adaptações, filmes, novela. a pobre da Catarina só era engenhosa e acabou na mão de um bruto como o Petrucio, que queria dinheiro, e isso de domesticá-la passando fome, humilhações etc me deixou muito desconfortável, mas o que esperar pela época que foi escrito? as últimas frases da Catarina também são de embrulhar o estômago, não senti a ironia na cena final pois tudo que ela disse tem um peso muito grande