A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Lorraine 14/03/2021

Uma peça muito divertida! Com várias adaptações em filmes, teatros e novelas. Que eu particularmente gosto muito, levo deste livro uma lição, agir com rispidez, tratar mal as pessoas, ser ingrato não é a melhor forma de viver a vida, e quando Petruchio usa estes mesmos hábitos com a Catarina, ela percebe que não é legal ser assim.

Franciele143 20/03/2021

A Megera Domada de Shakespeare
Peça teatral que é a famosa história da Catarina Batista filho do Banqueiro Batista e tem a irmã Bianca e a Mimosa como funcionária da casa do banqueiro, a trama é a seguinte, Catarina feminista durona não quer casar e afasta todos os presentes porém na época a ordem era casar primeiro a filha mais velha e portanto Bianca só poderia casar se a Megera da Catarina se case primeiro e o Julião Petruchio irá enfrentar a fera. Bom a peça é super engraçada dei boas risadas, a moral da história é que não devemos ter tanto capricho pois como consequência podemos acarretar uma série de problemas em torno da sociedade que vivemos.

Karin né? 12/03/2023

O remédio de um doido é outro na porta
Bom, a peça é o que o título diz que ela vai ser. Dei muitas risadas ao longo da leitura, mas confesso que ao final da obra o sentimento que em mim prevaleceu foi o de incômodo.
Sei que o livro reflete uma determinada época e que é, sobretudo, uma comédia, mas ainda assim? não sei, talvez seja uma questão de maturidade crítica da minha parte, fico tentando acordar com a minha mente qual seria o jeito certo de interpretar essa obra além do burlesco; seria uma sátira? Seria apenas uma representação da sociedade dentro da qual ela foi criada? E se, for o caso da segundo opção, deve-se de algum modo questionar o ?caráter? do autor? Mesmo que nem ossos mais ele tenha? Mesmo que ele tenha sido um dos maiores dramaturgos que já existiram na terra?
Bem, com certeza eu preciso ler mais peças dele para me dar o luxo de falar qualquer coisa.

Ps: gostaria muito de ter visto o final além do final, de saber como Sly reagiu quando descobriu que, na verdade, tinha caída numa pegadinha do malandro

vick 21/11/2023

Envelheceu, mas passou longe de ser como vinho
Nunca havia antes me sentido tão desconfortável com um livro/peça como eu me senti com este.

eu sei que pra dar 2.5 estrelas pra william shakespeare exige muita audácia de minha parte, mas não posso fingir que gostei só pq é um clássico

me disseram que existe uma crítica social phoda por trás, mas eu não vi nada disso, e se houve realmente, eu não peguei a crítica

eu sei que tenho que relevar a época e o contexto em que a peça está inserida, mas não deixa de ser uma realidade muito angustiante. não consegui me divertir enquanto a catarina sofria abusos e, praticamente, cárcere do próprio marido, sob o contexto de que ele fazia aquilo por amor, e porque uma esposa deve tratar seu marido como se este fosse rei e dono dela.

eu fiquei muito mal mesmo, e nem ao menos me considero uma feminista (não que seja preciso ser uma para repudiar este tipo de comportamento). muito distante das adaptações que vemos hoje em dia, graças a Deus

Colly 29/07/2022

A megera domada não tão domada assim
Apesar de ser uma historia com falas grandes, cansativas e com um enredo complicado de se entender devido a linguagem da época, A megera domada, flui bem e diferentemente da maneira a qual pensei me impressionou, pois sempre fugi de ler Shakespeare por não ser meu estilo de livro e por parecer ser chato e cansativo sem contar que a linguagem não ajudava muito. E como primeiro contado com William em A megera domada eu até que gostei da historia no final, apenas compreendi depois de umas resenhas aqui e outra ali, sim, mas entendi.
Nesta versão em que li não teve os últimos diálogos " PETRÚQUIO: Estou assombrado minha senhora, esta domada. CATARINA: Ah, o poder... Quanta ilusão!" que certamente teriam ajudado na compreensão da ironia presente no decorrer da fala de Catarina ao dar um sermão na Bianca e na Viúva. O qual confesso que fiquei perdida, não tinha entendido ainda que ela estava fingindo estar obedecendo para que Petruquio acreditasse que estava mandando e assim, ganhasse alguma vantagem ou conseguisse algo que desejaria nem que ela tinha sido irônica antes quando estava na casa de campo do marido. Dessa forma, é de fato uma obra bem complexa e de difícil leitura, contudo, vale a pena.
Outra coisa que não entendi foi no que aconteceu com o bêbado/lord Sky que estava assistindo A megera domada.

Gabi 18/08/2022

Machista ou irônico?
O fato de que Shakespeare preferia mulheres aos homens em suas obras é explícito. Não obstante todo o contexto machista da história, desde o ?adestramento? de Katharina até a manipulação ideológica, não teria um pouco de ironia no monólogo final?

Que sensacional seria se, ao chamar suas iguais de vermes e fracas, ela poderia estar sugerindo o contrário em uma ironia quase que implícita. Há quem diga que é o casal mais estável de todas as obras de Shakespeare. Não por conta de Petruchio mandar na relação, mas, justamente, porque eles entrariam em um acordo incógnito aos dois. Petruchio acha que manda no casamento e Katharina finge que obedece.

Enfim, só uma opinião, não deixo de ver a problemática do livro, estou apenas tentando ver as entrelinhas também!
Hellen 23/08/2022minha estante
Eu tbm vi por esse viés!

Tati 24/06/2021

Um livro curto, bom pra começar a conhecer o autor. Uma história divertida, com alguns pontos que me incomodaram, principalmente o final.

maria 04/10/2022

me senti bem burra lendo
demorei bastante terminar, tinham muitos personagens ai eu me perdia sempre com quem era quem, odiei o jeito da escrita pq eu nao olhei antes de comprar e também tinha umas mil palavras que eu nao conhecia e tive q pausar para procurar varias vezes.
hyuklogia 11/10/2022minha estante
simm, tive as mesmas sensações e no final quase choro de felicidade por ter acabado a leitura ?

Livia.Camilo 03/07/2021

A megera domada
Eu só li por conta da escola e achei ele meio ruim, a escrita é bem fácil mas a história não me prendeu e achei muito machista mas a história foi escrita a muito tempo então eu passo pano.

Andressa.Corina 11/07/2021

Meu primeiro livro de William Shakespeare
É uma história muito boa, diversas vezes achei os personagens engraçados com cada um com sua personalidade, principalmente Catarina, com sua personalidade forte e querendo ser uma mulher independente mesmo naquela época que as mulheres só eram vistas para o casamento. Gostei no começo de Petrúquio, que tinha tudo pra ser um personagem que não iria "domar a megera", mas que talvez os dois iriam se entender nos seus defeitos, mas essa parte de domar me desagradou por mais que tenha entendido o que a dona Ludovica quis dizer...Tirando isso gostei da mensagem transmitida, que todos temos que saber o momento de ceder suas vontades para chegar a um acordo e ninguém sabe de tudo, todos tem algo a ensinar.
É um livro que recomendo mas deixando a pessoa ciente que talvez passe uma raivazinha com uns diálogos machistas.

Mai Brito 27/07/2021

Machismo e misoginia estão extremamente explícitos, mas também tem que se levar em consideração que a peça é de 1594, pois é o esperado para a sociedade daquela época, ainda assim me incomodou bastante.
Tudo aconteceu muito rápido e a Catarina deixou ser dominada com muita facilidade. Apesar de não ter gostado muito e do final ter sido decepcionante, não posso negar que os diálogos são muito bons, a linguagem foi o que mais gostei.

"Vejo que uma mulher se arrisca a ficar louca, se não tiver gênio para resistir."

And 17/08/2021

"Se não quiser ouvir, tape os ouvidos. Minha língua vai expressar o ódio do meu peito porque, se me contenho um pouco mais, meu coração estoura. E para evitar isso usarei das palavras com liberdade extrema, como tanto me agrada."

off: mico de final

Juli 22/08/2021

PETRÚQUIO DOMADOR
História bem-humorada.... às vezes, o próprio veneno é a solução, a cura....

A mensagem que me passou a história é que por mais dura que seja "fera" sempre há caminhos para "doma-la", no caso da Catarina a fera e Petrúquio o domador. Basta descobrir o cominho certo! Rsrsr

Esta história serviu de inspiração para a novela O Cravo e a Rosa.

Indico! ??

Natym0 28/11/2022

Íncrivel é que ela tenha se deixado domar
Perder a personalidade por se casar com alguém igual ou pior que você. Antes disso, era personalidade mesmo ou simplesmente aversão a falta de amor vindo de sua família?
Shakespeare. Ah Shakespeare! É de se aplaudir excluir e jogar para debaixo do tapete cada traço seu?
Comédia, com recheio de sarcasmo e cobertura de machismo.
Além de todos os tópicos abordados aqui, só gostaria de saber a conclusão do ato I. O resto, eu jogo para debaixo do tapete.

*eu amo suas reflexões, Shakespeare*