A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Duda 05/02/2022

Não foi o que eu esperava.
Já começo dizendo que li por causa da novela!
Gosto muito de Enemies to lovers e esperava algo nesse tipo; a novela tava passando e achei engraçado e legal o jeito que a Catarina e o Petruquio se bicavam, como não sou de assistir novela fui procurar o livro (que é bem curtinho) para saber mais e ver melhor o desenvolvimento desse relacionamento, resultado: quebrei a minha cara.
Primeiro pq, por algum motivo que não sei qual, esqueci que Shakespeare escrevia peças para teatro e não livros como estamos acostumados hoje.
Segundo pq achei que estava lendo o livro errado pq começa com um Lord trolando um bêbado, ou seja A megera domada é uma peça dentro de uma peça.
Terceiro, o relacionamento é 0% desenvolvido e a troca de farpas só teve uma vez. O restante é ele tratando ela mal para burro e não deixando ela comer e dormir com a explicação de que era por amor, para "domar" a megera.
Quarto, mal aparece dinâmica entre os dois, aparece mais os homens fazendo de tudo para casar com a irmã mais nova da Catarina.
Quinto pq não entendi essa "desmegeralização" da Catarina. Depois fui procurar e vi várias outras resenhas explicando o que se quis dizer, mas mesmo assim continuo sem entender e ver sentido.
Sexto pq é chato para car@lho.
Mas agora já posso dizer que li Shakespeare!
Kkkkkkkkk
voaveronica 10/02/2022minha estante
irmã, achei a sua resenha bem corajosa, concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas assim.. acho que têm-se que levar em consideração muito mais coisas do que as que você pontuou, exemplo: achei que o livro era uma "sátira" aos costumes da época e por ser uma comédia é normal ser tão escrachado assim (o desespero dos homens para se livrar de Catarina).

Sei lá 17/06/2021

Eu sei que Shakespeare é um clássico da literatura, porém eu não gosto de ler peças teatrais. No começo esse livro estava bem confuso, mas depois consegui entender a história. Sobre a pergunta feita no final do livro, eu achei o livro machista mas da pra entender, pois nessa época era muito normal isso de ? o homem manda na mulher?.

Tamires 28/02/2020

Difícil
Tive dificuldade de acompanhar. Me confundi com os personagens. Tinha que ler várias vezes pra entender o que estava acontecendo. Mas bem, desvantagens de peças né. São praticamente só diálogos. Sem descrições...
rebeccavs 28/02/2020minha estante
Eu tive a mesma sensação ao ler Sonho de uma noite de verão. Além da linguagem arcaica da época que foi traduzida, precisei reler alguns trechos pra saber o que ocorria.

Tamires 28/02/2020minha estante
Pois é... Acho que é pq é peça né... Tô lendo um Shakespeare por mês. Uma hora vou ler Sonho de uma Noite de verão.

Clebson.Santiago 24/05/2023

Este livro é maravilhoso. Até o momento, minha peça favorita de Shakespeare. A premissa inicial, os personagens únicos e o final muito contundente me deixaram muito contente. Não lembro onde vi, acho que na resenha da Tatiana Feltrin, que um estudioso da obra do autor diz que o casal principal, por mais que seja daquela forma, é o casal mais feliz de toda obra de Shakespeare e eu concordo plenamente. Por mais estranha que seja a relação entre os dois, um tanto quanto tóxica eu diria, é uma relação verdadeira, um embate natural entre caça e caçador, presa e predador, domada e domador.

Bia 26/05/2020

É bem engraçado, mas não consigo gostar do comportamento do Petrucchio. Tirando isso eu gostei bastante.

Gabriela921 10/01/2024

POLÊMICO
Eu li esse livro pela primeira vez quando estava no ensino fundamental, lembro que na época achava a história um tanto engraçada mas ainda assim tinha partes do livro que eu ficava extremamente horrorizada. Se eu não me engano esse livro inspirou uma novela muito famosa chamada ´´O cravo e a rosa´´ eu adorava essa novela quando criança me divertia demais e até hoje ainda dou belas risadas com as atrapalhadas de Catarina e Petruquio. O problema é que com o passar do tempo refazer essa leitura pode ser um tanto problemático tendo em vista a tamanha violência sofrida por Catarina por não querer ser esposa de Petruquio e sério gente ela sofreu violência e foi privada de comida PARA FICAR FRACA O SUFIECIENTE PARA QUE SEU MARIDO TIVESSE DOMÍNIO SOBRE ELA, tipo assim não é algo saudável de se ler. Então eu compreendo o contexto em que essa história foi escrita, a época e como isso era algo visto como normal mas hoje em dia eu não acho uma leitura gratificante pelo menos para crianças.

Valner.Wasilewski 16/11/2022

Tem um teor de comédia interessante, contudo o machismo chega a ser terrível e praticamente intragável. Entendo que não posso realizar um anacronismo, visto que é uma obra de séculos atrás, mas sempre é importante tomarmos como reflexões em relação ao nosso contexto atual, afinal, Shakespeare leva referência a muitas obras atuais.

Mari 23/06/2021

Eu sempre tive uma certa resistência em ler peças, comecei por diversas vez e sempre desisti.
É primeira vez que leio Shakespeare e a primeira vez que consigo concluir a leitura de uma peça.
Levando em consideração a época em que foi escrito, onde a sociedade era extremamente machista. Achei o livro divertido.
Algumas são partes confusas, as citações em latim e diálogos arcaicos dificultam um pouco o entendimento.
Mas eu gostei e de uma forma geral recomendo a leitura.

Raquel726 20/07/2022

Achei muito engraçado em várias partes. Só queria que tivesse voltado no final para o Sly porque gente KKKKKK QUE IDEIA FOI AQUELA!
No mais gostei bastante. Tentei ler de forma mais leve sem meu lado feminino muito atacado, até porque entendo a época e tudo mais.

Evelyn 29/07/2022

Final terrível
Começa bem, tem excelentes partes cômicas, mas do meio pro final fica péssimo. Catarina tinha tudo para dar a volta por cima, mas ficou completamente submissa. Esperava mais! Muito machista.
Flávia Menezes 29/07/2022minha estante
Ah, agora quando eu for ler..já vou bem preparada!

Lorena Carneiro 15/10/2022

Leia sem julgamentos presentes
Teatro não é meu gênero de leitura preferido, até porque se espaçar muito a leitura se perde por completo e é difícil relembrar a história.

As primeiras páginas do livro são bem interessantes e cômicos, mas não existe um fim.

O restante do livro eu tinha um pouco de conhecimento, gostei da leitura e do enredo da história. Ao contrário de muitos não leio um livro antigo com pensamentos críticos atuais, até porque isso retiraria a beleza da obra.

Meu dicionário foi muito folheado durante a leitura.

xoxoanalu 18/04/2022

bem melhor que ?a tempestade?, mas não vale muitas estrelas. é meio termo para ser, mais exata.

pensei que teria um desenvolvimento melhor no quesito de ?domar a megera?, mas foi tão xolo. como se fosse fácil e simples. tirando isso? e que a história é completamente machista, mas acho que é por causa da época, bom, espero que seja? é uma boa peça, bem humorada, com falas ácidas e alfinetadas incríveis.

mas, de certo modo, ainda prefiro ?10 coisas que eu odeio em você? :)

Manu 07/01/2022

A Megera domada ???
Esse foi o meu primeiro livro de Shakespeare e achei bem interessante, principalmente pelo fato de q a minha novela predileta («O Cravo e a Rosa?») se baseia nesse livro. Achei a leitura bem complexa e um pouco difícil de entender de primeira, pelo fato das palavras serem bem diferentes do q eu estou acostumada, mas assim q é a leitura não kkk? Mas gostei muito, apesar de ter sentido falta de algumas coisinhas adicionais, super recomendo para aqueles q gostam de um pouco de desafio. Ah! E caso você n entende da primeira, volte e leia de novo, foi assim q consegui compreender melhor a leitura ??
Ton Mariano 07/01/2022minha estante

imurah 01/10/2021

Agradável
Como poderia descrever esse livro? Um teatro
Simples assim, Megera Domada é uma peça de teatro. Porém, achei bem boa! O livro não me prendeu muito, mas foi o suficiente para eu achar a obra agradável.

?A juventude deve ser domada com a razão, não com a força.?