Palmares de Zumbi

Palmares de Zumbi Leonardo Chalub

Resenhas - Palmares de Zumbi

Nanda 26/07/2022

Me surpreendi
Diferente do que eu esperava é um que livro que eu fiquei entretida e é muito bem detalhado. Conta a história de uma figura importante para a história do Brasil. Mas por essa ser um história pesada e com vários detalhes pessoas sensíveis em relação a guerras etc podem não gostar.

Lara Aimee 05/08/2020

LIVRO SENSACIONAL
Um dos meus livros favoritos da vidaaaa, narrativa perfeita fluída e viciante, vale cada página, cada xilogravura do talentoso Luís Matuto, sensacional!!!!! Leonardo Chalub queremos e necessitamos de mais livros seus.
Lara Aimee 21/08/2020minha estante
*demais

Baianaleitora 02/10/2020

Leitura indicada para todos!
??- Eu sou preto, sempre fui. Agora meu nome é Zumbi, e eu vou é pra Palmares!???
Muito antes de virar a lenda conhecida como Zumbi, o nosso protagonista foi coroinha de um padre em Porto Calvo onde desde pequeno foi catequizado e ensinado a ler e escrever. Ainda novo e conhecida como Francisco ele fugiu da Igreja, para logo em seguida ser capturado por senhores do mato e vendido como escravo.?
Entretanto seu período como escravo não duraria muito. Sonhando com a liberdade que lhe foi tirada ele arma uma rebelião com sua agilidade e destreza e foge levando consigo muitos escravos do engenho onde fora vendido. ?
Zumbi sempre foi muito astuto e inteligente, aprendia as coisas muito rapidamente e liderou inúmeras revoltas que o tornaram a lenda que conhecemos hoje. Sua história é contada com uma paixão emocionante e mesmo sendo uma história tão conhecida, nos deixa ávidos pelos próximos capítulos.?
Em Palmares de Zumbi, Leonardo Chalub nos apresenta uma releitura eletrizante da história original, como uma é obra fictícia alguns fatos presentes nela como sua habilidade com as onças são inventados para deixarem a narrativa ainda mais emocionante.?
Com personagens cativantes como Dandara, a guerreira que liderava a falange feminina de Palmares, Aqualtune a princesa da guerra, Yang o chinês que viveu no quilombo, e uma narrativa fluída Chalub nos convida a embarcar na jornada heróica que levou Zumbi a se tornar um dos nomes mais conhecidos na resistência contra a escravidão no Brasil.?
Me senti extremamente honrada em poder ler essa história tão conhecida, em um pano de fundo heroico e otimista que era como deveria ter sido (ou quem sabe foi?) a história de Zumbi dos Palmares. Ele nos faz refletir muito, além de ser uma leitura que entretêm bastante, um livro que eu recomendo para todos e para todas as idades.?
??Primeiro a gente luta para se libertar, depois a gente precisa continuar lutando para permanecer livre.???

Vick. 03/09/2022

Obrigada, Zumbi. Obrigada, Leonardo Chalub.
Que livro incrível, meu Deus!

A história fascinante é contada com uma fluidez incrível e os diálogos são genuínos demais. Fiquei presa do início ao fim. É uma honra ler sobre esse herói, mais ainda quando sua história é contada de forma tão magistral.

Camila 27/12/2022

Amei
Um livro que vi por um acaso enquanto vasculhava a biblioteca. Uma história maravilhosa que todos deveriam ler. Um livro que deveria ser trabalhado nas escolas. Amei.

Gramatura Alta 28/08/2019

Leonardo Chalub é mineiro de Belo Horizonte, apaixonado por capoeira e pela história da vida de Zumbi dos Palmares, o maior líder negro do Brasil, cuja vida é rodeada de lendas e verdades. Em sua novela, PALMARES DE ZUMBI, através de uma narrativa ágil e uma linguagem simples, Chalub conta a vida de Zumbi desde a época em que era coroinha, até sua ascenção a líder do maior quilombo que já existiu.

Entretanto, ele utiliza algumas liberdades narrativas e modifica alguns poucos acontecimentos como forma de romantizar a história, mas sem nunca desrespeitar a verdade. E por verdade, coloco abaixo 12 fatos que estão em PALMARES DE ZUMBI, e aponto quais as diferenças, se existirem diferenças.

UM: Quilombos eram locais de refúgio dos africanos e afrodescendentes escravizados no Brasil colônia por volta do ano de 1740, e Palmares foi o maior e mais famoso. Localizava-se na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, região, hoje, pertencente ao município de União de Palmares, em Alagoas;

DOIS: O governo português considerava “quilombo” qualquer agrupamento de mais de 6 escravos fugitivos, vivendo juntos e ao revés da lei. Os moradores do quilombo eram chamados quilombolas. A palavra vem do tupi “canhambora“, que quer dizer “aquele que costuma fugir“;

TRÊS: A população total dos Palmares chegou a atingir a marca de 20 mil habitantes, o que representava 15% da população do Brasil. Além de negros escravos, lá viviam também índios e brancos pobres, dispostos nas várias aldeias, chamadas de “mocambos“, esconderijo no dialeto banto falado pelos escravos;

QUATRO: Quilombo dos Palmares resistiu por mais de um século, o seu mito transformou-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura;

CINCO: Zumbi nasceu em 1655, na Serra da Barriga, em Alagoas. Foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, em Porto Calvo, quando ainda tinha cerca de seis anos;

SEIS: O nome verdadeiro de Zumbi era Francisco, batizado pelo Padre Antônio, foi coroinha e aprendeu a ler e a escrever, inclusive em latim;

SETE: A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do termo zumbe, do idioma africano quimbundo, e significa fantasma, espectro, alma de pessoa falecida. Após fugir e passar por algumas senzalas, devido à sua perspicácia em passar despercebido, ganhou o nome de Zumbi;

OITO: Zumbi era sobrinho de Ganga Zumba, líder do Quilombo de Palmares, que por sua vez, era filho da princesa Aqualtune dos Jagas, um povo de tradições militares com ótimos guerreiros;

NOVE: Dandara foi esposa de Zumbi, com quem teve três filhos, e foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra o sistema escravocrata. Não há registros do local do seu nascimento, tampouco da sua ascendência africana. Ela aprendeu a lutar capoeira, empunhar armas e, quando adulta, a liderar as falanges femininas do exército de Zumbi. Em PALMARES DE ZUMBI, o romance de Dandara é apenas mencionado. Existe um capítulo que narra a vida de Dandara e de como ela se tornou representante das mulheres dentro do Quilombo.

DEZ: Em 1678, Ganga Zumba fez um acordo com o governo da Província de Pernambuco. As autoridades prometeram libertar todos os negros nascidos no quilombo e dar terras no vale do Curcaú (Pernambuco), caso o quilombo fosse desfeito. Zumbi não concordou com os termos, porque ele não contemplava os escravos fugidos, e resolveu permanecer no reduto. Ganga Zumba, que fugiu para Curcaú, acabou sendo assassinado. Zumbi então assumiu o comando de Palmares, aos 25 anos. Em PALMARES DE ZUMBI, a traição acontece ainda diante do governador, onde, após uma sangrenta luta, tanto o governador como Ganga, morrem;

ONZE: Na condição de líder, Dandara chegou a questionar os termos do tratado de paz assinado por Ganga-Zumba e pelo governo português. Posicionando-se contra o tratado, opôs-se a Ganga-Zumba, ao lado de Zumbi. Após ser presa, jogou-se de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escrava;

DOZE: Em 1692, um ataque, comandado pelo bandeirante paulista Domingo Jorge Velho, iniciou o fim da resistência dos Palmares. Sitiado, o quilombo caiu em fevereiro de 1694, com a invasão da Aldeia do Macaco. Zumbi conseguiu fugir, passando o ano seguinte na mata, atacando aldeias portuguesas. Em novembro de 1695, um antigo companheiro de Zumbi, chamado Antonio Soares, delatou a localização do esconderijo do líder negro. No dia 20 de novembro de 1695, ele foi localizado, preso, morto e esquartejado pelos tropas portuguesas. Sua cabeça foi levada para Olinda e exposta publicamente. Em PALMARES DE ZUMBI, a história termina de uma forma diferente, que, claro, não vou contar aqui, mas é muito mais otimista.

A vida de Zumbi é incrível, independentemente do que é verdade e do que são lendas. PALMARES DE ZUMBI é uma leitura emocionante, com uma ação constante, que acompanha um herói que representa todo um povo que foi torturado por séculos, e que ainda luta por igualdade e por respeito.

site: http://gramaturaalta.com.br/2019/08/28/palmares-de-zumbi-12-fatos-historicos/

ela 12/04/2022

MUITO BOM
To numa puta ressaca e li esse aqui pra escola achando que não ia entregar nada MAS ENTREGOU TUDO!
Muito muito muito bom, principalmente pq eu gosto muito de história e ele narra muito bem todos os acontecimentos e a vida desses escravos de uma forma muito realista e muito bela, tanto que chega a ser até um pouco poético em meu ponto de vista.
Só dei 4,5 estrelas pq o autor é branco e isso sim foi uma enorme surpresa.

Camila.Gama 23/09/2022

Rei é aquele humilde, que comanda, ama e respeita seu povo
Esse é uma história com final feliz!
Já deixo esse spoiler para aqueles que querem começar a ler esse livro.
É a história de um menino que nao sabe seu nome, mas a vida escolhe a partir de suas ações, o nome Zumbi.
Apesar da escrita fácil, se engana que é uma história leve. Tem que ter estômago pra imaginar o que nossos antepassados portugueses fizeram a um povo que que foi privado de liberdade, amor e lazer. Zumbí, não é símbolo apenas de luta e sim de respeito.

AmandaFerronato 22/02/2024

Palmares de Zumbi
O livro é uma releitura da história de Zumbi dos Palmares, um dos maiores heróis negros do Brasil. Gostei de ler sobre esse ótica e da forma como a história foi sendo contada.

Fábbio (@omeninoquele) 20/11/2019

Vale muito a pena conhecer!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝Primeiro a gente luta para se libertar, depois a gente precisa continuar lutando para permanecer livre.❞
⠀⠀
Antes de ser conhecido por Zumbi, Francisco era um coroinha de igreja e ajudava o padre, que o pegou desde novinho e o criou, ensinou a ler e catequisou-o ainda muito novinho. Mas Francisco tinha uma missão muito maior do que a de apenas um negro livre, ele lideraria seu povo contra à escravidão e é por isso que fugiu da proteção da igreja.
⠀⠀
Mas quando fugiu, logo foi capturado por senhores do mato que caçavam negros fujões, e mesmo sendo uma pessoa livre, foi tido como escravo e foi parar numa senzala de uma grande fazenda, mas não duraria muito sua prisão, porque em pouco tempo ele armaria uma rebelião na fazenda e fugiria de lá levando muitos escravos consigo.
⠀⠀
Zumbi era muito astuto, sabia o que estava fazendo e aprendia as coisas muito fácil, sempre foi dedicado e nunca deixou que as coisas passassem em sua vida. Foi assim, enquanto era escravo na fazenda dos Gaspar que aprendeu a arte da capoeira, e por saber ler conquistou a confiança do seu senhor e a partir daí liderou a revolta que libertou os negros daquela fazenda.
⠀⠀
Toda a narrativa desse livro conta a história de Zumbi desde que era coroinha até a sua chegada a Quilombo dos Palmares, onde pouco tempo depois se tornaria líder do lugar e símbolo de resistência pra muitos negros da época.
⠀⠀
O livro de Chalub, é uma ficção biográfica que conta a vida desse famoso e importante líder do povo escravo. Por ser uma ficção, muitas partes do livro foram criadas, inclusive sua linhagem real e sua habilidade com as onças, que tornaram a obra muito mais interessante.
⠀⠀
Não sei como Zumbi é retratado na história original, mas na obra de Chalub ele é tido como um homem guerreiro e muito justo para com os seus. E numa parte que me lembrarei pra sempre deste livro, é quando ele livra um chinês da morte que foi preso num dos mocambos de Palmares por libertar sua amada, e daí logo se tornou amigo e ajudou muito Zumbi nas investidas pra livrar negros presos.
⠀⠀
Esse livro é cheio de personagens marcantes e fortes como a Dandara, uma menina que via constantemente a violência em casa e que depois que os pais foram mortos, foi resgatada por Aqualtune, a grande senhora dos Palmares. E logo por conseguinte, se transformaria numa grande guerreira e mais tarde, esposa de Zumbi.
⠀⠀
Se você está procurando saber mais, ou apenas adentrar na vida desse símbolo da resistência negra, esse livro é uma ótima recomendação e uma boa forma de descontração pra começar a conhecer a vida desse importante homem.
⠀⠀
Dia 20 de novembro é considerado o dia da consciência negra em sua homenagem, por todos seus feitos a muito tempo atrás quando libertava pessoas negras de sistemas opressores e pra todo mundo que ainda hoje em dia sofre preconceito de todo tipo mas luta por seus direitos.
#PalmaresdeZumbi #LeonardoChalub #LuisMatuto #EditoraNemo #ConscienciaNegra

site: https://www.instagram.com/p/B5GokW6j1wt/

Alex 18/03/2023

Leitura excelente
Aos amantes da temática, recomendo muito esse livro. Por mais que seja uma história romanceada, mas é um lado da história que muitos de nós não sabemos. Não é um registro histórico, mas só de poder imaginar essa outra realidade, vale muito a pena a leitura. É contagiante do início ao fim. Você lê e não quer mais parar. É 5 estrelas sem pensar duas vezes. Simplesmente espetacular esse livro. A narrativa fluída e contagiante. Leiam.

Leozera ;-; 14/03/2024

NZUMBI
?Ninguém sabe tudo. O que realmente importa é o que você faz com as poucas coisas que sabe?. Essa provavelmente é uma das inúmeras frases desse livro que me emocionaram.
O livro tava parado no estante desde janeiro, até que, como uma iluminação, no início da semana, comecei a lê-lo. Até então, estava com uma ressaca literária daquelas, embora o esforço para ler livro tenha me salvado.
Logo nas primeiras páginas, o livro nos puxa para um enredo sobre luta, sobrevivência, marginalização e as piores facetas da humanidade. Tudo, por incrível que pareça, por mais doloroso e sofrível que seja, é narrado com bastante autenticidade e humor, o que me fizeram ser levado e encantado a cada personagem que foram inseridos na narrativa. Desde onças pintadas, à raparigas empoderadas hahaha. Inclusive, achei o capítulo, intitulado ?Catarina?, muito icônico, assim como o de Dandara. E estou ansioso para ler um livro protagonizado por ela e sua falange feminina, de mesmo autor!
Essa com certeza é uma releitura sobre o grande Zumbi dos Palmares, muito, mas muito mesmo, encantadora. Li em um piscar de olhos e, ouso dizer, até chorei em algumas partes.
Portanto, é com outra frase que finalizo essa resenha:
? Nós precisamos nos salvar. Nós precisamos ser fortes?.