1.280 Almas

1.280 Almas Jim Thompson

Resenhas - 1280 Almas

Owen 04/03/2010

Sangue e Insanidade.
O livro começa intedeiante , mas acaba se toranando uma obra prima recheada de detalhes humanos.Faz você parar pra pensar que tudo aquilo pode acontecer realmente e que sim psicopatas acreditam em Deus.

Marselle Urman 09/06/2010

Pedro Malazartes com um toque de Dexter. Cômico.

Raul 18/01/2013

Gênio
A melhor narrativa de um livro que já vi. É impressionante como Jim faz com que seu personagem fale algo e o leitor entenda suas verdadeiras intenções, que normalmente são muito diferentes do seu discurso. A maneira como ele aborda a narrativa em primeira pessoa e a psicologia que ele consegue imprimir é coisa de gênio. Com certeza, o autor merecia ser muito mais conhecido.

Adriana Scarpin 27/06/2013

Jim Thompson é o que há na literatura pulp, ele é engenhoso, engraçado e sensacional.

Luiz Miranda 29/07/2017

Jogo de aparências
Nick Corey entra direto pra lista dos personagens literários mais marcantes que já conheci. O xerife do minúsculo condado de Potts é um complacente bobalhão que é feito de gato e sapato pela esposa e pelos moradores do local.

Isso pelo menos é o que parece de início...conforme a história nos apresenta o surpreendente código moral do personagem, percebemos o quanto somos enganados pelas aparências.

Psicopata, justiceiro, gênio, maluco, idiota, quem é Nick Corey? Jim Thompson, dono de um humor insano, brinca com a percepção do leitor nessa pequena pérola pulp complexa, perturbadora e amoral.

MarcusASBarr 05/06/2022

a moda antiga... deliciosamente politicamente correto.
Uma obra forte e incontestável do ponto de vista humano. Aqui temos as memórias narrativas de um personagem sem limites para se dar bem... lembra até a política brasileira, sem ser generalista mas um observador. Então ele vai do primeiro momento até o desfecho, dentro de suas limitações culturais, tecendo toda a trama em um trajeto que o leva a eliminar obstáculos de forma inescrupulosa e natural... assim é percorrer esta obra ao lado de Nick Corey. Ninguém é seu desafeto... até o momento em que haja a mínima possibilidade de ameaçar de alguma forma o curso de sua existência no pacato condado de Potts.
Eu sou um apreciador de História e vejo com olhos preocupados o que vem ocorrendo nos dias atuais, onde querem contornar a realidade por meio de recursos que contrariam o que é irrefutável como, por exemplo, alterarem obras como a de Monteiro Lobato reeditando de forma a suprimir o que é considerado "racista"... É o mesmo que negar a existência do racismo no Brasil, hoje maquiado por decreto. A mudança tem de ser cultural, educacional, e ser uma proposta dentro das metas diárias. Nossa população, a população do riquíssimo Brasil, ainda morre de fome, analfabeta e sem condições dignas para suas vidas. Não serão os slogans de campanhas e projetos de manutenção da miséria que mudará nosso quadro social. Não precisamos censurar livros... precisamos de gestão de fato e de cidadania para cobrar tudo que nos é tirado sistematicamente. O "politicamente incorreto" expõe quem são nossos opositores, as mazelas decorrentes de seus vícios, os responsáveis pelo alto grau de ignorância política do nosso povo. E tudo tende a se repetir... lamentavelmente a luz do fim do túnel é um trem que atropela sonhos e possibilidades.