Em busca da alma brasileira

Em busca da alma brasileira Jason Tércio

Resenhas - Em busca da alma brasileira

Vivi 01/06/2020

Excelente biografia sobre o escritor Mário de Andrade, oferece também um bom relato dos bastidores da Semana de Arte Moderna e dos anos que se seguiram na carreira do modernista.

Evelize Volpi 25/06/2021

Tudo de Mário de Andrade, me interessa.
E essa biografia não passou despercebida.
Ótimo livro, aborda vários aspectos da vida do escritor que não li em outros livros.
Mário de Andrade foi um dos Grandes da Literatura, Cultura Brasileira.
Salve sua Obra!
Salve sua contribuição a Cultura Brasileira.
Salve Mário!

Wolsey 17/03/2022

Muito bom ?
Trabalho incrível! O autor levou muitos anos pra fazer a pesquisa e o resultado é notável. O livro não copia outras biografias, ao contrário, desmente e questiona fatos com base em documentos e cartas da época.
Deve ser dito que não é uma leitura muito fácil e não flui em comparação com outras biografias. Grande parte em virtude do detalhamento da obra. Tem-se a impressão de que o autor não deixa escapar nada. Mas em contrapartida parece que estamos participando da cena histórica que está sendo narrada e percebendo a sensação que Mário de Andrade teve em cada momento. Como se o autor tivesse encarnado o biografado.
O livro tem a propriedade de fazer o leitor se apaixonar e reverenciar a contribuição dele no reconhecimento e caracterização da identidade cultural, da alma brasileira.
Coincidentemente, comecei a ler o livro quando a Semana de Arte Moderna completou 100 anos, e tenho a impressão de que a maioria dos brasileiros, assim como eu, ignora a importância daquele momento e todo o reflexo que dali resultou.
Mario de Andrade, tímido, irônico, fiel, amigo, exigente, apaixonado, sensível, intransigente, compreensivo, teimoso, generoso, observador, detalhista, boêmio, caseiro, eufórico, triste, controverso, autêntico... admirável.
Ele era trezentos, não, trezentos e cinquenta (quem ler entenderá a referência).
Muito bom .?

@juliusverse 29/03/2021

Uma leitura gostosa
Além da escrita ser muito boa, achei a biografia muito completa, uma leitura muito boa de ser feita.

Charleees 11/07/2023

EM BUSCA DA ALMA BRASILEIRA
Quando falamos ou ouvimos falar de Mário de Andrade, é comum associarmos seu nome com a Semana de arte moderna que aconteceu em São Paulo em 1922. Mário foi um dos idealizadores da semana e com sua literatura legitimamente brasileira rompeu com o conservadorismo presente tanto na sociedade quanto na literatura (que é um reflexo da sociedade).

A biografia escrita por Jason Tércio traz um texto definitivo sobre a vida e a obra de Mário.

Sempre privilegiando a identidade cultural brasileira, Mário deu o pontapé inicial nos estudos folclóricos de nosso país. Suas viagens para regiões Norte, Nordeste e MG foram determinantes.

Era o pontifíce da Ideia Nova como Menotti o chamou em um artigo.

Mário exortou a Carlos Drummond de Andrade a ser mais brasileiro "nós temos que dar uma alma ao Brasil".

Um ponto curioso que Tércio traz luz é sobre a sexualidade de Mário, com base em vários indícios que ele traz no livro, Mário pode ter sido bissexual, pansexual andrógino e não gay, como tenta enquadrá-lo. Embora tratado em poucas páginas, gostei de saber da correspondência entre ele e H. (não teve o nome revelado por Tércio), mas senti falta de uma abordagem mais ampla nesse campo afetivo da vida do escritor.

Enquanto diretor do Departamento de Cultura de SP, dentre tantos trabalhos, Mário revolucionou os costumes paulistanos. Hoje em dia, é comum encontrarmos livros sendo vendidos pelas praças e ruas da Paulicéia, pessoas lendo no metrô ou nos ônibus. Enquanto diretor, Mário criou a biblioteca circulante em que uma caminhonete-biblioteca estacionava em lugares como o Jardim da Luz, Praça da República e o Largo da Concórdia e as pessoas podiam pegar livros e ler ali mesmo na rua, o projeto funcionou até 1942.

Autor de Macunaíma, um livro que é o retrato de nossa gente, Mário usou todo seu conhecimento folclórico para escrever a saga do herói sem nenhum caráter.

Poderia ficar horas aqui falando da genialidade e da grandiosidade de Mário, mas encerro este texto recomendando a leitura deste livro. Precisamos redescobrir Mário de Andrade. Evoé!
Jhoni 12/07/2023minha estante
? maravilhoso!

Vicente 23/02/2022

Excelente
Essa é provavelmente a biografia mais completa de Mário de Andrade. Nota-se a profundidade e o cuidado da pesquisa do autor sobre a vida do biografado.

Thais 02/04/2022

Um ser multifacetado e surpreendente
Facetas de Mário que me eram desconhecidas responderam de onde surgiu Macunaima e clarearam para mim o processo de ampliação dos horizontes de um católico ortodoxo professor de piano clássico que deixou suas marcas na literatura, nas artes ditas eruditas e nas populares, na administração pública no folclore, na linguística e por aí vai...
O cara é mesmo um gênio multifacetado!
O livro percorre a vida de Mário iluminando cenas do Brasil do início do século passado, incluindo alguns detalhes sobre os amigos modernistas e suas andanças artísticas, pessoais e políticas.
Tem um pouco de Oswald,Tarcísio, Anita ,Paulo Prado, Drummond, Vinicius de Morais ....
Há partes bem descritivas, repletas de informações e um pouco leeentas, mas não desista porque o resultado final é um mergulho intenso no período modernista e um pouco além dele, com direito a uma reflexão, do próprio Mário, sobre os efeitos da semana de arte moderna na nossa cultura. Uma pensata lúcida e corajosa.
Não vou dar spoiller, mas para mim , a leitura do último capítulo foi mesmo muito triste.
Desfrute ouvindo as músicas em algum serviço de streaming e pesquise as imagens das obras de arte que são citadas no texto.