Swimming in the Dark

Swimming in the Dark Tomasz Jedrowski

Resenhas - Swimming in the Dark

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius 02/04/2022

O título é mais poético que a obra em si
Ainda estou em dúvida sobre a nota que dei... talvez algo entre 3,5 e 4...??. Um bom livro, se deixarmos as expectativas lá embaixo.

O que curti: conhecer um pouco mais do contexto político da Polônia nos anos 80, entender como a homofobia até os tempos atuais é muito presente neste país. O medo e a necessidade por segurança/sobrevivência, que são instintos vitais, podem nos fazer seguir rumos diferentes dos desejos mais sinceros do coração e a narrativa explora bem isso, fugindo de clichês. Há passagens bonitas e personagens cativantes.

O que faltou: a história é tão curta que não há tempo para um aprofundamento de verdade nos personagens e o envolvimento com a trama fica comprometido. O conflito é linear e não há grandes surpresas.

Escutei o audiobook no Storytel e a narração foi muito bem interpretada. Vale a pena conhecer esse romance LGBT de um autor de origem polonesa, mas não vá com muita sede ao pote.
Inocêncio 21/04/2023minha estante
Concordo PLENAMENTE com a resenha! Também estava com dúvida quanto à quantidade de estrelas, já que não é um livro ruim, mas definitivamente não me causou grandes emoções.

@tatabookshow 23/12/2023minha estante
CONCORDO 100%

Caio Dantas Cabral 04/02/2022

delicado, fluido e poético! ?
?some people, some events, make you lose your head. they?re like guillotines, cutting your life in two [?] the before and after.?

eu terminei esse livro um dia anterior antes de escrever isso, e hoje vejo o quão incrível essa leitura foi. é um livro com uma escrita muito poética, fluida e envolvente.

o amor entre dois rapazes em meio a uma Polônia comunista traz um prato cheio pra narrativa. quando comecei o livro, não sabia que essa situação política seria explorada, e aí eu fiquei super envolvido, pois o autor soube muito explorar esse contexto e a forma como ele afetou a vida dos personagens.

as referências sobre o livro ?o quarto de giovanni? me tocaram muito, pra mim chega a se tornar um personagem de tão influente q ele se torna na vida dos dois personagem. inclusive tenho q ler esse livro pra ontem.

sobre algumas comparações com ?me chame pelo seu nome?, vejo que se assemelha apenas na questão de a escrita ser poética e envolvente, e também se passar em um país diferente do usual.

o autor traz momentos de conversa muito autênticos e reais, logo em vários momentos eu gostaria que o livro possuísse mais diálogos, principalmente entre os dois protagonistas, pois senti que o romance poderia ter sido mais intenso, muito mais por parte do Janusz.

inclusive, tive a impressão de que o ludwick possuía sentimentos mais avassaladores do que janusz, já que esse segundo pouquíssimas vezes se manifestava sobre o que sentia. (por isso diminui meia estrela, justamente pela falta de intensidade de demonstração dos sentimentos do janusz).

por fim, só posso dizer que achei o livro tocante, poético e com um gostinho de lembranças agridoces. as últimas 3 páginas conseguiram me arrancar algumas lágrimas, me deixando um pouco desolado, mas com um gostinho de esperança.

?it feels like a promise.? ??

Meu Querido Livro 15/03/2021

Estou incrivelmente triste
Não tinha muitas expectativas para esse livro, mas me surpreendi muito.

A escrita é deliciosa e o autor nos transporta para o cenário de uma maneira incrível.

A história é muito bem construída. Linda e triste. Amei os personagens e consegui sentir muito forte os sentimentos do protagonista.

Super recomendo.

Karoline 13/07/2023

229 páginas da mais completa perfeição. Narrativa repleta de angústia, revolta e tristeza, e construída de uma forma tão bela e crua que foi impossível de largar. Torcendo muito para ser traduzido e lançado por aqui, porque esta obra é um primor literário.

Jackie! 30/04/2022

Vai doer no peito, vai doer demais.
Eu mergulhei nessa história sem saber nada sobre ela e foi tão incrível como doloroso. Já que a história é baseada em acontecimentos reais e situações que ainda acontecem nos dias atuais.
Nesse livro vamos acompanhar a história do Lud, que vive na Polônia durante a invasão soviética, do início ao fim da segunda guerra mundial. Em um acampamento de verão ele conhece Janusz e juntos eles vivem as férias perfeitas. Mas logo terão que voltar para a cidade e encarar a realidade intolerante e violenta, que tanto temem.
Ambos os personagens tem pontos de vista muito diferentes sobre como lidar com a atual situação em que se encontram. Vindo de realidades opostas e tendo objetivos distintos eles vão precisar lutar para conseguirem viver está paixão.
Esse livro é muito mais do que um romance, é uma narrativa de resistência, que relata a coragem e suas diversas facetas.
mpettrus 30/04/2022minha estante
Preciso desse livro na minha mesa! Sua resenha conseguiu aguçar minha curiosidade e as cinco estrelinhas brilharam aos meus olhos. ????

Jackie! 30/04/2022minha estante
aaaa espero que você goste ??

iamlucaz 16/02/2023

For the love, for laughter, I flew up to your arms?
Muitas coisas me passaram pela cabeça enquanto terminava esse livro. Citando ?Visions of Gideon? no título da resenha, e percebendo que grandes histórias de amor acontecem por esses simples motivos. ?Pelo amor, pelos risos, eu voei até seus braços??. Acredito que Ludwik sentia e percebia tudo isso quando se apaixonou por Janusz.

Esses dois jovens se encontram num cenário desolador para viver um pouco de sentimento e sonhos. Em meio a cortina de ferro, auge da guerra fria, um país como a Polônia passa por um sombra odiosa e repressiva diante do controle do regime socialista soviético. Nas ruas da capital, esses jovens passam a perceber as dificuldades não somente da vida sem a liberdade, sem direitos, sem cor e luz de um país que não os enxerga.

Ambos tem desejos distintos, perspectivas diferentes e uma vontade vívida e latente de estarem juntos. Mas as amarras da sociedade apertam os dois em pontos sensíveis. Enquanto Ludwik é um jovem de visão menos irrestrita, com uma coragem que crepita e um anseio pela mudança de seu país e da forma como deseja ser visto, Janusz por outro lado, se permite fazer parte desse mecanismo opressor, contentando-se com pouco e sobrepujando a inocência e a frágil existência do sentimento que existe entre os dois.

É tão frustrante ouvir do protagonista algo como ?sempre existiram obstáculos entre nós?. E frustra mais ainda que mesmo sendo ações conjuntas, esforço que deviam surgir dos dois, um dos lados parece sempre menos disposto a lutar por isso. E que talvez pelas simples coisas, você se agarra a esperança de que eles tentarão de tudo para ficar juntos. E isso me arrasou. Inteiramente. Pois não acontece.

Duda Schivel 02/05/2022

Achei a escrita desse livro bem gostosa, só os capítulos ridiculamente enormes que me incomodaram rs faziam a leitura parecer mais arrastada
Acho que esse livro passa uma mensagem muito legal, e foi uma leitura bem gostosa, como eu ouvi em audiobook acabei tendo uma leitura mais superficial mas me fez refletir de todo jeito
Um livro diferente do que eu to acostumada e eu recomendo bastante

César 21/09/2023

Swimming in the Shallows
O autor teve a proeza de ser prolixo com um livro de 200 páginas. História e personagens sem profundidade. O autor desconhece o uso de sinônimos e há uma repetição exagerada de palavras que empobrece o texto. Constantemente usa palavras do inglês que estão em desuso há pelo menos umas 3 décadas, na tentativa de deixar o texto mais ?poético? ou fazer parecer que a história realmente foi escrita nos anos 80, mas o tiro saiu pela culatra e deixa a leitura truncada e o texto pretensioso.

Tem um dialogo inteiro de mais de duas páginas entre dois personagens em que, praticamente, todas as reações das falas são ?she shrugged/I shrugged? e, dessa forma, os personagens foram ?se encolhendo? tanto a cada fala que chegaram sumir na minha cabeça.

A única parte que salvaria deste livro seria o contexto histórico da Polônia nos anos 80, lutando pra se ver livre da influência da Rússia da União Soviética, mas até nisto o autor falhou e o livro mais parece uma propaganda anticomunista financiada por algum político republicano dos EUA e que, ao mesmo tempo, vende a ideia do sonho americano e o capitalismo como um mar de rosas. Essas 208 páginas bem mal escritas foram tão entediantes que se tornaram 2080.

O autor nadou tanto ao ponto de se cansar e se afogar no raso, o que me leva a crer que o nome livro deveria se chamar Swimming in the Shallows.
lele194 27/03/2024minha estante
obrigada por expressar tudo que eu senti dessa boata

Sabrina 07/04/2022

Belo e dolorosamente real
"I am done with pretending that I?ve erased you from my mind. Some things cannot be erased through silence. Some people have that power over you, whether you like it or not. I begin to see that now. Some people, some events, make you lose your head. They?re like guillotines, cutting your life in two, the dead and the alive, the before and after."

Caras.. eu estou despedaçada, que livro incrível! Eu sinto que não tenho vocabulário suficiente para fazer uma resenha digna a ele.
Os personagens são muito bem construídos, complexos e cativantes. Por mais que você não goste de todos eles, você consegue entender perfeitamente as motivações de cada um.
Toda a parte política abordada aqui é simplesmente impecável. A maneira como o autor utilizou de um momento histórico como pano de fundo para sua história, o fazendo de forma muito responsável e destrinchando todos os âmbitos em que esse regime afetou a vida das pessoas, por meio de seus personagens, é um trabalho de se aplaudir de pé.
No fim, Swimming in the Dark é um livro que vai muito além de um romance aquileano em tempos de total intolerância, abordando toda a crueldade que brigas por poder e soberania causaram (e causam) na vida das pessoas e como é necessário que jamais sejamos passivos a imposições que ferem os direitos básicos de nossa existência. Leitura mais que recomendada!

"Because you were right when you said that people can?t always give us what we want from them; that you can?t ask them to love you the way you want. No one can be blamed for that. And the odds had been stacked against us from the start: we had no manual, no one to show us the way. Not one example of a happy couple made up of boys. How were we supposed to know what to do? Did we even believe that we deserved to get away with happiness?"

maria20531 23/01/2023

sera que algum dia voltarei a sorrir
?Not one example of a happy couple made up of boys. How were we supposed to know what to do? Did we even believe that we deserved to get away with happiness?? ?

Jota Ge 24/06/2023

Eita como gay sofre
Achei uma ótima ideia esse livro ser contado em forma de uma grande carta do protagonista ao amado, ainda mais por ter a incerteza por trás dos fatos já que o eu lírico que está nos guiando pela história.
queria saber mais sobre os fatos históricos, mas acho que foram contados na medida certa considerando o protagonista

obs.: esse livro entraria facilmente na lista ?eu acabei o livro ou o livro acabou comigo?

mayara.marinheiromartinelli 05/10/2023

Eu gostei bastante do livro , da escrita e foi um livro bonito e doloroso mas que não foi 5?? pq a dicotomia da união soviética maligna e os EUA e ocidente mocinhos que Ludwig teve durante todo o livro me incomodou bastante, gostaria que os conflitos políticos fossem vistos pelo lado de Janusz tb, qualquer pessoa sã sabe q o relacionamento deles teria o mesmo destino nos EUA

Bia Alper 10/12/2020

Triste e profundo
Swimming in the dark é uma história triste mas ao mesmo tempo bem real, como que em uma carta para um amor da juventude, nosso personagem principal descreve como esse romance entre dois rapazes, em uma Polônia dominada pela Rússia, se desenvolve e se quebra.

Ele desenvolve muito bem o que esperamos da perspectiva de gays nos anos 80 em uma região que até hoje traz resquícios históricos desse período. Eu me senti muito dentro dessa história e a escrita é tão linda que as vezes até as cenas felizes me faziam chorar. Eu gosto muito de livros sobre amores impossíveis, principalmente quando a perspectiva leva em consideração não só duas pessoas sendo burras, mas circunstâncias e situações onde aquilo realmente é impossível. Apesar de ter sofrido muito com várias palavras e sentimentos eu quero muito reler esse livro em outra época. (e tomar vergonha na cara e ler Baldwin que é citado várias vezes nesse livro)

mari. 15/04/2023

Triste, lindo, trágico.
De lake district à saída de livrarias, a história do ludwik e janusz ressignificou pra mim os versos de illicit affairs e muitas outras do folkmore que definem tão bem esse tipo de relação linda, mas que possui data de validade. acho que nunca tive uma experiência tão inicialmente avassaladora igual a que tive com essa obra, e talvez isso se dê tanto pela maneira íntima como o ludwik relata suas vivências diante de um cenário polonês totalmente repressor como, desde o começo, você saiba que os momentos compartilhados entre os dois não perduraram até o presente, fazendo do retrospecto um ponto ainda mais fatídico. amo as referências de giovanni?s room e, mesmo sem ter lido, consegui sentir muito do impacto das comparações (o peso de um dos últimos parágrafos em que o ludwik diz que eles estavam fadados ao fim pq não tinham nenhum manual ou alguém para mostrá-los o caminho na realidade em que eles viviam é somente intransponível). é provável que eu tenha destacado todo o último capítulo e, mesmo odiando todas as barreiras que não permitiram que eles tivessem um futuro (a distância política sempre me pega), meio que amo a perspectiva agridoce de ?but it isn?t painful at all. it feels like a promise?. muito lindo mesmo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6