O custo dos direitos

O custo dos direitos Stephen Holmes...

Resenhas - O custo dos direitos

Karisma 29/02/2024

A necessidade do Estado (?)
Embora não corrobore com 100% da visão do autor é necessário afirmar que sua exposição de tese é acima da média. Ele conversa entre o coletivismo e o individualismo, mostrando um certo equílibrio, embora com uma crítica veemente da visão simplista muitas vezes expostas pelos pretensos liberais.

Uma boa leitura, com certeza recomendaria.

Att.
Kárisma

Aline 11/02/2024

O papel do Estado é suas limitações.
Um livro que realmente não pretende agradar nem progressitas, nem liberais, nem quem se coloca de esquerda ou de direita. Parte da premissa de que todo direito tem um custo ("Por que um Estado sem dinheiro não pode proteger direitos").

Uma ideia, a princípio, simples e óbvia, não?! Tudo custa dinheiro, gastos com programas sociais podem ser caros, assim como o custo para manter um Judiciário eficaz, que permite à livre iniciativa operar seus contratos; assim como manter a polícia, a fim garantir, não apenas a ordem, mas que o direito de propriedade seja respeitado. Sendo assim, nenhum direito pode ser absoluto e todos acarretarão responsabilidades.

Não apenas por não se filiar a uma corrente ideológica, mas analisá-las e criticá-las, é que este livro, imagino eu, desagradaria a todas elas. Entretanto, àquele que pretende uma reflexão da importância do orçamento público (não completamente isenta de posições políticas) na efetivação de direitos pode encontrar aqui um bom material para suas reflexões.

A dicotomia Princípio do Mínimo Existencial X Princípio do Possível é justamente o reflexo da limitação da efetivação de direitos pelo Estado diante do orçamento público, o que leva à duvida: o cidadão hoje pretende pagar mais tributos (principal fonte de arrecadação estatal) para que o Estado lhe dê mais direitos?

Dentre os diversos pontos levantados pelos autores, um que me levou a pensar bastante é justamente sobre os direitos. É que de acordo com eles todos os direitos são positivos, ou seja, não existe direito efetivamente garantido pelo Estado através de sua abstenção. Nesta perspectiva, portanto, não existem Direitos Naturais? O próprio jusnaturalismo é uma falácia?

Por isso, embora tenha gostado do livro e o indique, não concordo com diversos pontos trazidos, como:

"O Estado ainda é o mais eficaz instrumento disponível pelo qual uma sociedade politicamente organizada é capaz de buscar seus objetivos comuns, entre os quais o de assegurar a proteção dos direitos jurídicos de todos."

Cabe ao leitor em sua análise verificar com quais pontos concorda e quais discorda veementemente.

Pedro 11/12/2023

Bom livro com uma tese muito interessante para a reflexão jurídica e na ciência política. Os autores sabem expressar bem sua ideia

Maran 28/10/2022

?Uma abordagem mais adequada dos direitos parte de uma premissa surpreendentemente simples: toda liberdade privada tem um custo público. Isso não vale somente para os direitos à aposentadoria, à assistência médica e a vales-alimentação, mas também para os direitos à propriedade privada, à liberdade de expressão, à imunidade em relação a abusos da polícia, à liberdade contratual, ao livre exercício da religião, e com efeito, a toda gama de direitos que caracteriza a tradução norte-americana?

@lucasmascarenhas 13/11/2021

Todos os direitos impõem exigências ao tesouro público e não podem ser protegidos bem garantidos sem financiamento e apoio público. Inclusive o direito de propriedade, sem um Estado capaz de criar e garantir o cumprimento dessas normas, não haveria o direito de usarmos, gozarmos, destruirmos ou nos desfazermos das coisas que são nossas. Toda liberdade privada tem um custo público.
?Todos os direitos dependem de contribuições coletivas. Todos podem ser vistos como investimentos seletivos de recursos escassos. Todos, num sentido muito importante, têm o caráter de aspirações, poi?s nenhum pode ser garantido de maneira perfeita ou completa?.

Amanda 10/10/2021

Os direitos custam
É feita uma análise sensata dos custos dos direitos. Independentemente de um direito ser positivo (ação estatal) ou negativo (abstenção estatal) sempre haverá um custo e quem paga somos nós. Então se vc é rico, não ache que a manutenção de seu direito de propriedade não tem custo ou que os pobres que afundam o país com a necessidade de programas assistenciais. Viver em sociedade custa caro e todos temos que estar dispostos a pagar o preço.

Tozatti 18/05/2021

Excelente livro sobre uma ótica pouco explorada em nosso país, que é os custos dos direitos para todos nós contribuintes. No Brasil, a constituição garante uma quantidade enorme de direitos, apesar de muitos não terem sequer eficácia concreta, logo essa é uma das razões de termos uma das maiores cargas tributárias do mundo.

Gabriel 11/10/2020

Bom, mas um pouco cansativo
Bom livro. É um pouco cansativo em alguns momentos, além de ser completamente voltado para a realidade norte-americana. Os autores buscam desmitificar muitos conceitos bastante disseminados entre os libertários e conservadores nos EUA, bem como no Brasil. Também critica algumas das ideias progressistas acerca dos direitos.

Alguns pontos dentro do textos são repetidos, não é um livro longo mas poderia facilmente ter talvez boas páginas a menos, a questão do custo dos direitos, título da própria obra, é muitas vezes retomada de uma forma repetitiva, desnecessária e maçante.

Rodrigo Celestino Menezes 23/09/2020

Reflexivo!
Boa abordagem, desmistificando algumas noções bastante arraigadas, como a de que os direitos ditos de primeira geração (ou negativos) não trariam ônus ao Estado.
Linguagem acessível e ideias de fácil compreensão, com bastantes exemplos concretos e citação de casos da jurisprudência norte-americana.