Diário simulado

Diário simulado Delson Neto
Delson Neto

Resenhas - Diário simulado

Davenir - Diário de Anarres 14/06/2022

Cyberpunk intimista para se levar a sério
"Diário Simulado" de Delson Neto foi a minha primeira aquisição de livro exclusivamente digital, uma vez que a Plutão Livros tem trabalhado apenas neste formato. Um marco pessoal pois, desde que adquiri meu leitor Kindle, li apenas livros gratuitos e pelo sistema de empréstimo Kindle Unlimited. Como não poderia deixar de ser, essa aquisição foi um cyberpunk brasileiro. Subgênero que sempre estou catando algo para ler e não me decepcionei aqui.

Acompanhamos Shura, que vive em Nova Avalon, num futuro indeterminado. Após cair no fogo cruzado, durante um atentado terrorista, ela se vê no meio do conflito. Recrutada tanto pelo departamento de polícia quanto pelos neodruidas. Shura é uma personagem muito bem construída, antes de mais nada, pelas suas reflexões em forma de diário antes de cada capítulo. Durante a história, Shura se mostra impulsiva, reprimindo emoções em meio a vida atribulada. Nenhum de seus familiares de sangue, a ajuda, e ela encontra esteio emocional apenas em Violet, sua namorada, que serve de contraponto para sua impulsividade, que aflora quando as duas estão longe uma da outra. Já em Trisha, sua melhor amiga, a apoia em tudo, ainda que essa amizade não tenha sido tanto posta a prova.

Shura vive no limiar do real em um mundo tomado por simulações, sendo que para os neodruidas, ela é imposta como forma de opressão, o que dá ares de Philip K. Dick a obra. Contudo, não temos uma escrita prolixa sobre o mundo das simulações, mas boas reflexões que entranham-se com muita coesão no mundo futurista. Acredito que acima de tudo temos uma boa história em um livro bom tanto para novatos quanto veteranos na FC.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2022/06/resenha-239-diario-simulado-delson-neto.html

Aguiar 07/10/2021

Shura é uma garota impulsiva, que está disposta a mudar de vida e se livrar da mãe negligente, do irmão mais novo irritante e da tia desocupada. Ela vê a oportunidade de ser independente se tornando uma policial. Com essa trama, o livro se desenrola num misto de confusões mentais, muita tecnologia e grupos duvidosos. A escrita faz com que a gente reflita o que nesse mundo é real e o que faz com que algo seja real.

@lucassntn 21/10/2020

Empolgante
Leitura super empolgante, que prende do início ao fim, com personagens extremamente cativantes e um enredo interessantíssimo, cheio de nuances, mistérios, ação e reflexões. A ambientação de Nova Avalon, bem como os elementos científicos são muito bem bolados e tornam a leitura uma viagem excelente.

Paulo 26/04/2020

Philip K. Dick era um autor clássico de ficção científica que se destacava por suas narrativas provocadoras capazes de bagunçar a nossa mente ao borrar os limites entre o real e o virtual. Em suas histórias, raramente éramos capazes de fazer essa distinção com clareza. Diário Simulado vem com essa mesma proposta ao nos apresentar uma personagem que luta consigo mesma para decidir o que é real para ela: o real ou o virtual. Só por essa pequena frase já é possível desconfiar que estamos entrando em um território lamacento onde nada é certo e tudo é efêmero. Assim é a escrita de Delson Neto: daquelas que te fazem olhar o real com outros olhos.

Tudo pode ser uma bagunça na vida de Shura Lee. Decidida, impulsiva e incandescente, nossa protagonista busca mudar sua realidade para sempre. Ela vive em um pequeno apartamento ao lado de sua mãe, seu irmão e sua tia. Se Shura é esquentada, sua mãe é o exato oposto e praticamente ignora sua filha. Seu irmão é irritante e vive junto de um rabo de saia em frente à televisão. Sem contar com sua tia Izolda, uma imprestável completa que vive dizendo que será buscada por um noivo rico na semana que vem. Se não fosse Violet, sua namorada, a vida de Shura seria um completo inferno. Depois de mais uma noite de farra ao lado de Violet, Shura acorda de ressaca. Depois das discussões matinais com sua querida família, ela desce para pagar o aluguel atrasado para o senhor Kwan. Para a sorte dela, tudo irá mudar agora que ela vai se tornar uma policial em Cornewall. O dinheiro vai entrar e ela finalmente irá poder morar sozinha. Ela e sua amiga Trisha saem para comemorar com muita dança e milk shakes até que um ataque de neodruidas arrebenta com o ShakeR, onde elas se encontravam. É agora que tudo irá mudar e a noção do que é real vai ficar muito bagunçada.

Delson Neto conseguiu escrever um ótimo scifi. Daqueles que você diria que saiu da mente de um Philip K. Dick. Isso porque os elementos de ficção científica nem são tão pesados assim, podendo ser lidos simplesmente por quem deseja uma boa história. O que frita a mente do leitor é justamente essa alternância entre o que é real ou não. Quando ele começa a nos apresentar os neodruidas e como os policiais perseguem esses criminosos, as coisas começam lentamente a se tornar mais complicadas. Aparece as noções dos avatares e as simulações que tornam a vida dos habitantes de Nova Avalon mais palatável. A maneira como ele vai nos envolvendo em sua trama é marcante. A narrativa é, principalmente, em terceira pessoa, mas temos entradas iniciais antes de cada capítulo em que Shura parece estar escrevendo um diário. Se a parte da narrativa em primeira pessoa serve para nos contar como Shura se encontra emocionalmente naquele momento, as partes em terceira nos permitem conhecer melhor os pensamentos da personagem. Para ser sincero, a escrita das entradas é tão boa que eu fiquei com vontade de ler um romance do Delson escrito inteiramente com a voz da Shura.

Ao final da história temos um conto chamado A Garota na Ponte que se passa depois dos acontecimentos de Diário Simulado. Sem dar spoilers, a trama gira em torno de um novo tipo de simulador chamado Drops capaz de fazer uma pessoa estar ao mesmo tempo na realidade e em uma simulação ao mesmo tempo. Os detalhes do drops não ficam tão claros, mas o criador deste novo sistema vai atrás de Shura (que tem boas habilidades como hacker) para que ela teste o novo sistema que teve sua patente roubada por uma empresa. O objetivo deste cliente é encontrar coisas que ele possa aprimorar depois. Claro que vão ter muitas complicações que vão alterar bastante a proposta inicial. Basta apontar também que eu achei que se a história principal tem muito de Philip K. Dick, a inspiração do conto está mais no cyberpunk de William Gibson.

Voltando à história principal, é incrível como ela é muito mais uma história Shura e sua relação com Violet do que qualquer outra coisa. Sim, vamos ter conspirações loucas e confusões mentais, mas se pararmos para pensar, é a relação de Shura e Violet que vai nortear a história e boa parte das decisões da protagonista. Sua amada é uma parte importante de sua vida e a presença dela é a sua bússola. Sem entrar em detalhes, é lógico que em algum momento esta relação será testada. Quando Shura se vir privada de Violet, ela vai se perder. Parece que um pedaço dela foi arrancado de seu ser. Tem um momento quase no final da história em que será dada a ela a possibilidade de uma escolha egoísta ou uma altruísta. E a escolha que ela acaba fazendo condiz bastante com a personalidade dela.

O que faz de Shura alguém tão interessante é o quanto ela é verossímil. Ela não é nenhuma heroína. Somente alguém buscando viver sua vida à sua maneira. Não há nenhum indício nela de querer participar de uma revolução nem nada do gênero. Até a possibilidade de retirarem sua possibilidade de escolha para ela é revoltante. Violet atua como uma apaziguadora, como alguém capaz de diminuir o fogo da personalidade da protagonista. A parceria das duas é muito bacana porque uma não interfere na liberdade da outra. Uma é paixão e a outra é razão.

Sobre o cenário em si, vale destacar a alegoria excelente que Delson usou sobre Camelot. O mundo real é regulado e controlado por um governo que comanda todos os aspectos da vida dos cidadãos. Não há espaço para todos, mas há os prazeres que todos podem ter. A música, os cigarros, a bebida... ou seja, é um mundo onde o entretenimento serve para arrefecer a vontade de se revoltar contra o status quo. Cabe às pessoas aceitar o que lhes é oferecido. É isso o que os neodruidas chamam de brumas. As brumas impedem as pessoas de enxergar o que é real. O que você vive é real ou você se acomodou a uma simulação de realidade? Você prefere a Dama do Lago que ou a Feiticeira Morgana? Real ou Ilusão? Na Nova Avalon de Delson, temos uma utopia/distopia onde as pessoas estão acomodadas demais em suas vidas para buscarem algo diferente.

Algo que vai bagunçar a cabeça dos leitores é em como Delson usa um loop para contar a história dos dilemas de Shura. Star Girl e Gone Girl são partes da história e representam momentos da vida da protagonista. Mas, você, leitor, saberá diferenciar o que está dissonante em cada um dos três momentos da vida da protagonista? O que mudou? Quem desapareceu? Para montar estes momentos o autor deve ter tido muito trabalho. Porque até mesmo o tom da narrativa mudou. No primeiro temos uma aventura comum com alguns aspectos futuristas, mas focando na vida de Shura. Na segunda parte, temos uma história contada de trás para frente com a protagonista buscando respostas para suas dúvidas ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que ela deseja. Já na última parte, temos uma narrativa mais melancólica onde ela precisa lidar com as consequências de suas escolhas e em como seguir em frente.

A história é fascinante e revela muito do potencial do autor. Preciso apenas criticar um pouco a barriga que existe na metade da história. Entre a segunda parte e o clímax da terceira parte tem momentos em que parece que a história não está se movendo. E isso cansa um pouco o leitor. Entendi que o autor precisava desse momento maior para mostrar as dissonâncias existentes na realidade de Shura e como Gorlois e o Senhor de Muitos Nomes acabam mexendo em parte com as escolhas dela. Mesmo assim, eu sinto que esse trecho poderia ter sido menor e mais orgânico, mas okay, nada que tenha me feito perder o interesse. Já quero ler mais coisas do Delson, seja nessa realidade cyberpunk que ele criou ou em qualquer outra que ele deseje bagunçar a minha cabeça.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Aninha de Tróia 25/10/2019

Primeiro devo admitir que não entendi muita coisa. Nem de Nova Avalon, nem da simulação e muito menos dos sentimentos da Shura hahaha. Mesmo assim, foi uma viagem muito louca e muito neon e eu amo loucuras e neon. O finzinho me ganhou de vez. O conto no final foi perfeito, eu amei a junção de São Paulo e Nova Avalon e amaria outras histórias no estilo com a Shura.

Denys 08/10/2019

Simulação concluída
Todo livro é uma construção entre autor e leitor: para a história ganhar vida, é preciso alguém que conte e alguém que ouça, e é no meio desses dois pontos que a magia acontece. Ouso dizer que Diário Simulado leva essa ideia a uma nova potência, pois é um daqueles livros onde nada é o que parece. Ao longo da leitura, pude sentir o Delson nos convidando a abrir a mente e viajar por uma ampla gama de interpretações possíveis, e o resultado final é uma experiência única para cada leitor.

Ao mesmo tempo em que apresenta um universo fluído, de múltiplas camadas, o livro mantém o pé no chão com uma protagonista que é gente como a gente. É impossível não se identificar com a Shura em algum momento da leitura, seja durante os trechos do diário que dá nome à história ou durante a narração em 3ª pessoa, quando o Delson mergulha a fundo nos sentimentos dela. Diário Simulado encontra espaço para tudo, desde cenas grandiosas em que somos banhados pelo brilho de Nova Avalon até momentos intimistas entre a protagonista e os seus amigos/família.

Vale destacar que a edição e a diagramação do e-book mantêm o padrão de qualidade que se tornou característico da Plutão Livros. Em resumo: 5 estrelas. Delson Neto é um autor que eu com certeza vou continuar acompanhando.

Um Leitor de Sci-fi 22/08/2019

@umleitordescifi Diario Simulado
Diário Simulado - Delson Neto
Tem dias em nossas vidas que não conseguimos digerir certos acontecimentos. Não aceitamos que aquilo seja real, sendo positivo ou negativo. Muita das vezes nos pegamos pensando se depois de todo esse nevoeiro que nos rodeio não exista alguma outra realidade... Uma em que nós podemos ser mais. Falando no sentido literal e emocional. Em Diário Simulado, acompanhamos a história de Shura, uma menina desajustada que busca um objetivo, um motivo maior para levantar todos os dias. Em meio a um cenário futurístico - cyberpunk - acompanhamos a vida dela se tornar algo que ela nunca imaginou, atingindo uma linha tênue entre o real e o mundo simulado, seja lá qual plano é o real. No final de cada capítulo somos presenteados com pedaços do diário de Shura, escritos de forma tão tocante e tão explicativa da vida que achamos que fora escrito para nós, nos identificando e até parando para pensar um pouco. Entre nessa simulação. Seja bem-vindo ao Diário Simulado.