Livro do Desassossego

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Hiamara.Hespanhol 30/12/2023

Desconcertante!!
Meu desassossego do ano. Andou comigo pra cima e pra baixo durante o ano.?

No começo uma leitura muito complexa cheia de trocadilhos e no final parecia o começo ?.

Mas brincadeiras as parte é obra em prosas perfeita muito reflexiva, desconcertante, provocadora e sensível sobre as sensações humanas.

Fernando Pessoa tem uma habilidade absurda com a escrita, as palavras simplesmente dançam e se costuram de tal maneira que me encantou, mesmo me fazendo várias vezes retornar ao texto por não entendê-los!!

Um leitura pra se apreciar e refletir durante o ano, não é pra uma leitura de um mês.
AndrAa58 31/12/2023minha estante
Vou ler esse ano ?

Hiamara.Hespanhol 31/12/2023minha estante
Muitoo bom.. mas pra mim foi umas das leituras que mais tive dificuldade. Quase abandonei?Mas no final minha mente já era outra?????

AndrAa58 31/12/2023minha estante
Livro capaz de mudar nossa mente... Amo ?
Obrigada pelo ânimo, quando pensar em deixar vou lembrar de vc para me dar forças ?

Chiara 01/01/2024minha estante
Abandonei? 2024 vou retomar ?

Hiamara.Hespanhol 01/01/2024minha estante
Nem julgo..?mas lê tudo dia um pouquinho sempre pressa.. que vai dá certo??

Gabrielle 13/03/2024

Desassossego
Antes de tudo, preciso dizer que ler a maior parte desse livro em trens lotados foi uma experiência à parte, um desassossego e questionamento da vida muito mais acentuados.

Em 2022 tentei ler este livro, mas acabei abandonando a leitura.
Agora, totalmente influenciada pelas postagens da Bruna Martiolli e entendendo que não se trata de uma livro linear, dei mais uma chance e não me arrependi.

Vale muito a leitura!
EduardaMarquess 13/03/2024minha estante
já o abandonei 2 ou 3 vezes, durante a pandemia não foi um bom tempo para lê-lo. Pretendo dar outra chance, seu relato encorajou-me ainda mais.

Gabrielle 14/03/2024minha estante
Vale a pena, mas concordo com você que a pandemia não era mesmo um bom tempo para lê-lo.

Juper14 14/09/2023

A riqueza do devaneio!
Publicado postumamente, o "Livro do Desassossego" é um testemunho da riqueza interior de Pessoa, que criou vários heterônimos ao longo de sua vida. O principal heterônimo associado a esta obra é Bernardo Soares, um semi-heterônimo que se assemelha muito a Pessoa em sua introspecção e melancolia. Através de Soares, Pessoa cria uma voz para explorar sua própria angústia e inquietude, bem como para refletir sobre a vida urbana e a condição humana.

A obra é uma coleção de escritos que variam em estilo, tom e tema. Os fragmentos variam de observações filosóficas a devaneios poéticos, de narrativas breves a reflexões profundas sobre a solidão, a arte, a saudade e a busca de significado na vida. O fluxo de consciência é uma característica marcante do livro, pois os pensamentos de Soares (ou Pessoa) se desdobram de maneira livre e caótica, refletindo a tumultuada mente de alguém constantemente atormentado por dúvidas e inquietações.

O cenário é predominantemente urbano, situado em Lisboa, e a cidade desempenha um papel importante na atmosfera da obra. A solidão e a alienação são temas recorrentes, retratando a experiência de um indivíduo que se sente desconectado de sua própria vida e do mundo ao seu redor. O livro também faz referência à arte, à literatura e à criatividade, explorando a luta do artista para encontrar inspiração e expressão em um mundo que muitas vezes parece vazio e incompreensível.

A linguagem utilizada por Pessoa é rica e poética, repleta de metáforas e imagens poderosas que evocam uma sensação de desolação e desassossego. Cada fragmento é uma pequena janela para a mente do autor, revelando suas angústias mais profundas e suas reflexões mais íntimas.

Em resumo, "O Livro do Desassossego" é uma obra literária desafiadora e profundamente pessoal que transcende as fronteiras da narrativa tradicional. É uma exploração poética da mente humana, da solidão e da busca de significado na vida, e continua a ser uma obra influente que cativa leitores com sua beleza e complexidade. É um testemunho da genialidade de Fernando Pessoa e sua capacidade de dar voz às inquietações universais da condição humana.
almeidalewis 15/09/2023minha estante
??????? gostei da sua resenha.

Ângela Bittencourt Cardoso 25/11/2021

A sensação é essa
É como se o eu lírico sentasse para tomar café comigo e me contasse tudo que pensa e lhe vem à mente.
Wanrtini 21/02/2022minha estante
Exatamente! É essa a sensação que estou tendo ao ler esse livro

Edna 05/12/2019

Sentimento grandioso
Livro do Desassossego ou Na Floresta do Alleamento como Fernando Pessoa o chamou e ainda acrescentou é como um Livro Caixa não um Caixa de saída qualquer mas uma Caixa de Sensações.

O Livro com o maior Fluxo de Consciência que já li! É impactante nos seus Fragmentos, narrados por Bernardo Soares, que FP afirma "_É um Semi-heterônimo, porque não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela."

Uma narrativa em Prosa, mas Poética, em forma de Diários mas numerados em entradas que divagam entre a própria existência, o cotidiano, o amor pela Rua dos Douradores em Lisboa, sobre o sentimento que a natureza despertava, sobre as viagens que não necessitava em fazê -las pelo fato de já viajar em pensamento e que já os conhecia, sobre o sentir a chuva ou temer a noite, sobre a sombriedade que é ser humano e ansiar pelo próximo instante, em determinado momento Ele diz que odeia ler livros pelo fato de ansiar e temer o que virá nas próximas folhas, angústia, tédio e incertezas, tudo tão humano, tão completo, tão intenso e tão transparente e sua visão grandiosa da essência das coisas.

"_Nestas impressões s/nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia sem fatos, a minha história sem vida. São as minhas Confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer"

?Como assim? E se tivesse o que dizer??

Não dá pra resenhar esse livro sem entrar nos devaneios, a identificação própria que Ele trás à tona, num mix de sentimentos que Ele produz, você pode ler rápido, lento ou voltar as páginas e ainda assim sentirá a necessidade delas novamente

"Este livro é um só estado de alma, analisado de todos os lados, percorrido em todas as direções."

#Bagagemliteraria
#Resenhaednagalindo
#Livrododesassossego
#FernandoPessoa
#BernardoSoares

Cristiano.Goes 20/04/2020

O livro do desassossego
Queria ter lido "O livro do desassossego" de Fernando Pessoa antes de ir a Lisboa. Contudo, entre as leituras do doutorado conheci o escritor português mais emblemático. Suas divagações acabam mostrando algo que senti nos lisboetas: uma tristeza na alma. Apesar da genialidade dos seus escritos, senti uma melancolia ao me deparar com sua leitura. Apesar disso, não deixa de ser genial e de leitura obrigatória para todos. Especialmente aos que vão a Portugal.

Thábata 20/10/2020

Ahhh, o desassossego...
?Tudo em mim é a tendência para ser a seguir outra coisa; uma impaciência da alma consigo mesma, como uma criança inoportuna; um desassossego sempre crescente e sempre igual. Tudo me interessa e nada me prende.?

RobsonGrangeiro 30/11/2020

Difícil, mas incrível!
O que torna uma obra indispensável? O que faz tantas pessoas buscarem passar pelo mesmo caminho já trilhado por tantos outros? É difícil ter uma reposta pronta para questões como essa. Principalmente no que tange essa obra.
Sua dificuldade não estar em lê-la mas em decifra-la totalmente. Há tanta coisa dita e tão pouco escrita, apesar de estar escrita magistralmente. Nossa... A melancolia é tamanha que te incomoda e você precisa tomar um ar, sentir o Sol e sorrir para si mesmo. O que esse livro fez com você? Você vai se perguntar e o pior, não obterá a resposta. O melhor a fazer? Ler novamente, com mais calma. Sabe quando se é pequeno, criança ainda, e está aprendendo a escrever seu próprio nome e seu professor (seja pai, mãe, irmãos, etc) lhe diz que: "está quase bom, continue tentando" é assim que eu me sinto a respeito desse livro. Apesar de ser uma coisa tão minha, a experiência de lê-lo completamente, acho que ainda não está bom como deveria e com certeza continuarei tentando.

Cris 24/12/2020

Finalmente
"E tudo quando faço, tudo quanto sinto, tudo quanto vivo, não será mais que um transeunte a menos na quotidianidade de ruas de uma cidade qualquer"

Thais645 20/01/2021

"Minhas pálpebras dormem, mas não eu.? (Livro do desassossego, Fernando Pessoa)

Kemily Gabriela 13/05/2021

FERNANDO PESSOA É SENSACIONAL!
Fernando Pessoa me conquistou nesse livro. No Livro do Desassossego encontramos um conjunto de fragmentos (textos) que foram escritos por Bernardo Soares. Para quem não sabe, Fernando criava pseudônimos (pessoas imaginárias, mas muito complexas, que apenas assinavam suas obras), heterônimos (segundo ele, era ele que estava escrevendo, porém a história não era dele, e sim foi contada pelo heterônimo) e o semi-heterônimo Bernardo Soares, que como ele mesmo disse: "É um semi-heterônimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade." Esse livro pode ser comparado à um diário, já que traz trechos que mostram um pouco do dia a dia de Bernardo, que era um guardador de livros na cidade de Lisboa, e em todos os fragmentos percebemos como era os pensamentos e as reflexões dele. Seus textos mostram, na maioria das vezes, uma certa monotonia na vida do personagem.
(Fragmento 102) "[...]Tenho sonhado muito. estou cansado de ter sonhado, porém não cansado de sonhar. De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos que estamos despertos. Em sonhos consegui tudo[...]"

DD 21/05/2021

A sensação que tive é que era um diário, não um livro de um conto propriamente dito é cheio de pensamentos desconectos da vida cotidiana, é fácil com a leitura se aproximar de quem foi o autor, que ao meu ver apesar do pessimismo muito é sensível (não que uma coisa impeça a outra). Me vi em vários trechos, e quis estar em outros, minha primeira visita a Fernando pessoa mas com certeza não será a última." O meu corpo era um grito latente. O meu o meu coração batia como se falasse"

Josiane PADIAR Zoch 11/06/2021

Fernando Pessoa, através do Bernardo Soares, escreveu esse livro que classifico como uma obra de arte.
Uma leitura espetacular e aconselho a ser um livro de cabeceira, daqueles que abrimos em qualquer parte e lemos a mensagem que está ali. É uma prosa como muita poesia...
Nesse "diário" de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa), acompanhamos um guardador de livros em Lisboa que retrata seu cotidiano através de sensações.
Há passagens com expressões muito bem explicadas dos sentimentos humanos e de uma tremenda honestidade, impossível de ser superada.
Em algumas partes ocorre a concordância em outras não e, ainda tem passagens que ele próprio se contradiz.
Na verdade, Bernardo Soares sente demais, há momentos de desespero, pessimismo, negação ao pessimismo... São escritos bem íntimos e a releitura é necessária. É um livro para a vida.

clai 13/06/2021

Gostei, mas a linguagem as vezes complica.
Os poemas são legais. Prefiro outros tipos de poesia mas foi uma boa experiencia.
Indico para quem gosta de poesia.

Rafa 23/06/2021

Fragmentos
Livro do Desassossego é um nome preciso pra esta obra. Tratando de assuntos diversos e de maneira não-linear, Pessoa, sob o pseudônimo de Bernardo Soares traz aqui um verdadeiro diário de pensamentos, conflituosos, melancólicos, esperançoso, tudo junto na mesmo obra.

Um dos meus fragmentos favoritos é o 287, na página 247 "Adoramos a perfeição, porque a não podemos ter; repugná-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."

1 | 2 | 3 | 4