Livro do Desassossego

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Mareufq 22/12/2022

Desassosseguei-me
Que livro meus caros amigos! Acredito (estou convicta na vdd) que está na minha lista de melhores lidos em 2022. Há tanta coisa pra falar, refletir e analisar decorrente deste livro, q sinto como se nada fosse suficiente pra descrevê-lo.
?Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições? (p.23)

Sofia Meneghel 03/09/2021

Profundo e belo
?Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são.?

Livro lindo, com frases que vão fundo na nossa alma inerentemente sonhadora.

romancejunkie 27/04/2023

Desassossegos
“Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que se fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cómodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.”

andy_Pendiuk 23/09/2023

Desassossego
Esse livro me fez sentir como se eu me sentasse na mente de outro alguém e observasse seus pensamentos e sentimentos se derenrolarem. Sempre me surpreendende como os humanos são tão similares em seu íntimo, como nos identificamos com os pensamentos de alguém que viveu tantos anos antes como se fossemos amigos. Me encanta também conhecer pensamentos diferentes dos meus, ler é exercitar a empatia.

Fernando Pessoa descreve com delicadeza a solidão, a tristeza, a paz e o sossego (ou a falta dele). O livro não segue uma linha contínua, é mais como se fosse uma coletânea de devaneios, como uma linha de pensamento, que uma ideia leva à outra e assim por diante.

Esse é um daqueles livros para serem lidos várias vezes durante a vida, que apesar do livro ainda ser o mesmo, você não é mais a mesma pessoa e entende aquelas palavras de uma forma diferente.

Por vezes a leitura é cansativa por ser bem densa e com uma linguagem pouco usada em nosso dia a dia, mas a escrita é linda e retrata o mundo pela lente do autor de uma forma muito singular, esse livro é acima de tudo, o relato de um observador sonhador, suas impressões de si mesmo, do mundo e das pessoas que nele vivem. Um observador tão dedicado que prefere observar e imaginar do que viver e interagir com o ambiente à sua volta, como ele explica no seguinte trecho:

"Abstendo-me inteiramente da ação, desinteressando-me das Coisas, consigo ver o mundo exterior quando atento nele com uma objetividade perfeita. Como nada interessa ou leva a ter razão para alterá-lo, não o altero."

Gostei muito, em minha opinião poderia ser um pouco mais curto, o autor se repete diversas vezes, usa muito as mesmas palavras (perdi a conta de quantas vezes li a palavra "metafísica"), o que deixa a leitura maçante em alguns momentos, mas tem vários tesouros escondidos nesse livro que valem muito a pena, lhe garanto que você terá vontade de salvar vários trechos desse livro para reler depois, alguns dos meus favoritos:

"Quando nasceu a geração a que pertenço encontrou o mundo desprovido de apoios para quem tivesse cérebro, e ao mesmo tempo coração. O trabalho destrutivo das gerações anteriores fizera que o mundo, para o qual nascemos, não tivesse segurança que nos dar na ordem religiosa, esteio que nos dar na ordem moral, tranquilidade que nos dar na ordem política. Nascemos já em plena angústia metafísica, em plena angústia moral, em pleno desassossego político."

"Consideremos um dono de escritório. Ele tem obrigação de poder dispensar toda a gente; tem a obrigação de saber escrever à máquina, de saber contabilidade, de saber varrer o escritório. Que a sua dependência dos outros seja, portanto, só uma necessidade de não perder tempo, e não uma necessidade da incompetência própria."

"O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu- lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar os seus próprios olhos. Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver. O criador do espelho envenenou a alma humana."

Juper14 14/09/2023

A riqueza do devaneio!
Publicado postumamente, o "Livro do Desassossego" é um testemunho da riqueza interior de Pessoa, que criou vários heterônimos ao longo de sua vida. O principal heterônimo associado a esta obra é Bernardo Soares, um semi-heterônimo que se assemelha muito a Pessoa em sua introspecção e melancolia. Através de Soares, Pessoa cria uma voz para explorar sua própria angústia e inquietude, bem como para refletir sobre a vida urbana e a condição humana.

A obra é uma coleção de escritos que variam em estilo, tom e tema. Os fragmentos variam de observações filosóficas a devaneios poéticos, de narrativas breves a reflexões profundas sobre a solidão, a arte, a saudade e a busca de significado na vida. O fluxo de consciência é uma característica marcante do livro, pois os pensamentos de Soares (ou Pessoa) se desdobram de maneira livre e caótica, refletindo a tumultuada mente de alguém constantemente atormentado por dúvidas e inquietações.

O cenário é predominantemente urbano, situado em Lisboa, e a cidade desempenha um papel importante na atmosfera da obra. A solidão e a alienação são temas recorrentes, retratando a experiência de um indivíduo que se sente desconectado de sua própria vida e do mundo ao seu redor. O livro também faz referência à arte, à literatura e à criatividade, explorando a luta do artista para encontrar inspiração e expressão em um mundo que muitas vezes parece vazio e incompreensível.

A linguagem utilizada por Pessoa é rica e poética, repleta de metáforas e imagens poderosas que evocam uma sensação de desolação e desassossego. Cada fragmento é uma pequena janela para a mente do autor, revelando suas angústias mais profundas e suas reflexões mais íntimas.

Em resumo, "O Livro do Desassossego" é uma obra literária desafiadora e profundamente pessoal que transcende as fronteiras da narrativa tradicional. É uma exploração poética da mente humana, da solidão e da busca de significado na vida, e continua a ser uma obra influente que cativa leitores com sua beleza e complexidade. É um testemunho da genialidade de Fernando Pessoa e sua capacidade de dar voz às inquietações universais da condição humana.
almeidalewis 15/09/2023minha estante
??????? gostei da sua resenha.

hydraaplle 05/11/2023

Essa obra de Fernando pessoa é uma fuga da realidade, um dos meus melhores escapismos, quando a leio me sinto conectada a ele, como se tivesse sido ele anos atrás. A cada página uma epiifania diferente era sentida, de longe um dos melhores livros que eu já li.

Yas 10/04/2023

Um livro que é um sonho
É um sonho pois são várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e eu sempre acabava a leitura sem lembrar ou sem entender algo. Definitivamente deve ser um livro extremamente genial e que minha pequena cabeça nada pensante ainda não deve ser genial o bastante pra compreender, né.

Cris 24/12/2020

Finalmente
"E tudo quando faço, tudo quanto sinto, tudo quanto vivo, não será mais que um transeunte a menos na quotidianidade de ruas de uma cidade qualquer"

nath 31/01/2023

Sendo bem sincera, nem eu esperava dar uma nota tão alta para este livro. Demorei muito para lê-lo, pois a leitura dele não estava sendo prazerosa em conjunto das minhas leituras da universidade. Entretanto, se tem uma coisa que preciso afirmar é que o livro cumpre com o que promete: apresentar momentos de desassossego. Fernando Pessoa, ou melhor, Bernardo Soares, com uma escrita bela, apresenta temáticas que são difíceis de digerir e que, algumas vezes, causam certo desconforto. As notas do autor no final do livro também me ajudaram a entender a proposta do livro e o contexto pessoa de Pessoa enquanto o escrevia.

Edna 05/12/2019

Sentimento grandioso
Livro do Desassossego ou Na Floresta do Alleamento como Fernando Pessoa o chamou e ainda acrescentou é como um Livro Caixa não um Caixa de saída qualquer mas uma Caixa de Sensações.

O Livro com o maior Fluxo de Consciência que já li! É impactante nos seus Fragmentos, narrados por Bernardo Soares, que FP afirma "_É um Semi-heterônimo, porque não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela."

Uma narrativa em Prosa, mas Poética, em forma de Diários mas numerados em entradas que divagam entre a própria existência, o cotidiano, o amor pela Rua dos Douradores em Lisboa, sobre o sentimento que a natureza despertava, sobre as viagens que não necessitava em fazê -las pelo fato de já viajar em pensamento e que já os conhecia, sobre o sentir a chuva ou temer a noite, sobre a sombriedade que é ser humano e ansiar pelo próximo instante, em determinado momento Ele diz que odeia ler livros pelo fato de ansiar e temer o que virá nas próximas folhas, angústia, tédio e incertezas, tudo tão humano, tão completo, tão intenso e tão transparente e sua visão grandiosa da essência das coisas.

"_Nestas impressões s/nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia sem fatos, a minha história sem vida. São as minhas Confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer"

?Como assim? E se tivesse o que dizer??

Não dá pra resenhar esse livro sem entrar nos devaneios, a identificação própria que Ele trás à tona, num mix de sentimentos que Ele produz, você pode ler rápido, lento ou voltar as páginas e ainda assim sentirá a necessidade delas novamente

"Este livro é um só estado de alma, analisado de todos os lados, percorrido em todas as direções."

#Bagagemliteraria
#Resenhaednagalindo
#Livrododesassossego
#FernandoPessoa
#BernardoSoares

Ãnimo Total 02/07/2021

Sensacional
?No baile de máscaras que vivemos, basta-nos o agrado do traje, que no baile é tudo. Somos servos das luzes e das cores, vamos na dança como na verdade??

Suzan8 21/07/2022

"O coração, se pudesse pensar, pararia."
Tenho uma relação especial com esse livro. Não é apenas um livro de pensamentos alheios, é como um portal que me leva a sentar à mesa com meu amigo Soares. E toda vez que abro o livro, lá está ele pronto pra mais uma conversa cheia de reflexões sobre a vida, sociedade, amor, melancolia, crise existencial. Uma conversa puxada pro pessimismo, mas sem medo de sermos bombardeados com palavras positivas que não fariam sentido naquele momento.

Além disso, não posso deixar de elogiar Pessoa, que não para de me surpreender pela facilidade com que exprime o que sente e pensa de maneira profunda. Ele consegue dar luz a todos os sentimentos confusos que temos e não sabemos exprimir.

Maria 19/08/2022

Realmente, desassossego
Esse livro foi muito difícil de ler. É bem denso e devagar e tem que ser refletido o tempo todo. Passei mais de 1 mês pra terminar de ler ele pq a ressaca literária me pegou mas também por que não é um livro que instiga muito a gente a continuar lendo, até pq esse não é o intuito já que a maior parte é O Diário de Bernardo Soares. APESAR disso, eu pensei muito e até me apeguei ao Bernardo, fiquei triste toda vez que li sobre o vazio na vida dele e sorri todas as vezes que ele demonstrou um pouco de "felicidade". Chorei por que algumas coisa aqui são um tapa na cara e em certas vezes me identifiquei com alguns sentimentos do Bernardo. É um livro difícil e realmente e causou desassossego, mas ê um livro MUITO bom. (Nunca tinha lido um livro m que não acontece NADA, absolutamente nada, mas aqui está.)

Julia Baldin 21/03/2023

(?)?não ha saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram.?
primeira parte - pagina 66

1 | 2 | 3 | 4