Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

SrtaMary 25/05/2023

De tirar o fôlego
Uma história de ficção que te prende do início ao fim
Contanto sobre relatos e contos de um lugar com uma aura tão pesada.

Sanessa1 20/05/2023

Assustador
Gostei muito do livro, achei os contos muito bem escritos e aterrorizantes. Foi um livro que me prendeu a maior parte do tempo (o último conto achei mais fraquinho), mas os outros me tiraram o sono por alguns dias.
Para quem gosta de terror com um fundo de verdade, recomendo esse livro.

Vik 07/05/2023

Eu amei em tudo.
Eu li esse livro depois de ver a resenha do Felippe Barbosa, então por isso eu não tive a decepção de descobrir que era um livro de contos e não um livro jornalístico, e isso fez com que eu amasse o livro inteiro. Eu achei todos os contos muito envolventes, que me prenderam do início ao fim. Li em uma única noite.

Patcha 28/04/2023

Uma brincadeira com casos reais
Para quem não sabe, o edifício Joelma era um prédio comercial da cidade de São Paulo, o qual foi palco de diversas tragédias. Desde antes de sua construção, até depois de seu trágico fim, o edifício é recheado de mortes e casos bizarros. Neste livro, os autores buscaram explicar com o sobrenatural algumas das maiores bizarrices do prédio.

É normal que um livro de contos possua altos e baixo, e esse não é diferente. Alguns dos contos são arrepiantes, enquanto outros simplesmente são de mal gosto. O fato de ser baseado em uma tragédia real pesa muito contra a obra, mas posso dizer que é mérito deles ainda conseguirem tirar boas ficções do caso.

Rafa Janu 10/04/2023

Quatro histórias diferentes:
Primeira história: o rapaz atormentado com as reclamações diárias da mãe e das irmãs resolve dar um jeito nelas.
Segunda História: um chefe tarado é desmascarado pela funcionária, morre e é revivido pelo Demônio para buscar vingança.
Terceira Historia: um rapaz mao de vaca vai trabalhar em um cemitério, chega 13 pessoas pra serem enterradas, a noite ele escuta as 13 almas falarem "Ajuda" e decide investigar.
Quarta historia: uma idosa que mora numa comunidade enlouquece depois de matar o genro mulherengo e esconder o corpo no elevador inutilizado.
Todas essas histórias tem ligação com o Prédio Joelma.

Mary.Rovere 29/03/2023

Os contos são muito bons o que eu mais gostei foi o 3 porém esperava outra coisa e não um livro de contos. Mas e interessante

ThábataCabrini 28/03/2023

Gostei bastante
Ainda me pergunto se eu tenho uma fechadura em meu pescoço.
Esse livro foi incrível, exceto pela última história da velha Solange, a qual não me conectei e a forma de escrita não me agradou porque achei confusa. De resto, eu adorei as histórias, não são necessariamente relatos verídicos mas são histórias de terror envolvendo o incêndio, eu já havia me preparado para essa narrativa porque já havia visto uma resenha em vídeo sobre ele. Gostei das histórias, gostei dos mitos, gostei do tom macabro.
O que fica é a sensação de um bom livro, mas também o respeito às vítimas reais dessa tragédia.

Isa 26/03/2023

Me esforcei pra gostar
Fui ler esperando uma história detalhada sobre tudo que aconteceu, sobre as vítimas, os sobreviventes, o que rolou depois mas acabou que o livro era uma grande fanfic de um evento absurdamente traumático
Não é o tipo de livro que me agrada

A história das 13 almas me pega demais desde a primeira vez que vi sobre o incêndio, e aqui foi a única parte que gostei de ter lido

Acho que o que matou minha experiência foi ter lido com outras expectativas

César Augusto 25/03/2023

Trágico
Em fevereiro de 1974, o edifício Joelma, na capital paulista, foi atingido por um incêndio que deixou quase 200 mortos e centenas de pessoas feridas. A tragédia foi cercada de várias histórias sobrenaturais, que são exploradas nos quatro contos desse livro, criados por escritores brasileiros do gênero terror. O primeiro, "Os mortos não perdoam", de Marcos DeBrito, trata de um triplo homicidio em 1948 no local onde o Joelma seria erguido anos depois (na realidade, o predio foi construído nas proximidades), quando Pablo Camargo mata a própria mãe e duas irmãs opressoras, escondendo os cadáveres em um poço e tentando encobrir o crime. A trama do segundo conto, "Nos deixem queimar", de Rodrigo de Oliveira, acontece durante o incêndio do edifício e envolve Samara, mulher que denuncia o colega de trabalho por pedofilia, iniciando uma série de acontecimentos sinistros que acabam por provocar a tragédia. O seguinte, "Os treze", de Marcus Barcelos, o meu preferido, traz a triste história de Amilton, que trabalha como coveiro no cemitério São Pedro, para onde são levados os restos de 13 vítimas do incêndio no Joelma que nunca foram identificadas, testemunhando diversos fatos sobrenaturais. O último, "O homem na escada", de Victor Bonini, se passa nos dias atuais, onde o Joelma é um prédio invadido por famílias sem teto e onde Solange vive com a filha Eugênia, grávida do companheiro violento, fato que desencadeia uma série de acontecimentos macabros em que uma entidade passa a perseguir a idosa, provocando uma catástrofe. A criatividade dos autores mostra o quanto a tragédia do Joelma gera tantas especulações de natureza sobrenatural até os dias de hoje. Um livro muito gostoso (e assustador) de ler.

Lays.Ordani 13/03/2023

Terror nacional de MUITA qualidade. A leitura só não foi 5 estrelas por conta do último conto, que é totalmente deslocado dentro do livro. No entanto, os 3 primeiros são sensacionais.

Fátima Lopes 17/02/2023

Os três primeiros contos são bons , com destaque para "Os Treze" (que apresenta um final surpreendentemente tocante apesar de relatar os horrores sofridos pelas vítimas do incêndio). O último conto , menos interessante ,remete a uma outra tragédia ocorrida em São Paulo, quando um prédio invadido no Largo Paissandu desabou após pegar fogo.
A edição é primorosa ; as fotos e o expediente de "costurar" as narrativas nas páginas negras acentuam o caráter tétrico da obra .

Thais.Chromeck 08/02/2023

Foram alguns contos relacionados ao Edifício, achei que seria um livro com relatos de aparições fantasmas mas foi bem diferente, eu gostei mas esperava um pouco mais. Ainda sim, recomendo a leitura.

Marlonbsan 24/01/2023

Vozes do Joelma
O Incêndio no Edifício Joelma é um caso rodeado por místicas e boatos que, até hoje, são espalhados por aí, desde assombrações, até maldições acerca do terreno. E com base nisso, os autores se juntaram para buscar explicações e contar suas versões.

O livro é separado em 4 contos e que possuem linguagem simples, intercalando entre primeira e terceira pessoas, e flui bem, com uma ou outra exceção.

Esse não é um livro de não-ficção, então pode acabar decepcionando algumas pessoas que foram ler nesse intuito. Aqui temos toda a mística em torno do Incêndio que ocorre no antigo Edifício Joelma e baseado em alguns fatos, foram criadas essas histórias.

Cada autor possui uma característica narrativa, assim como a estruturação de seus contos, progressão da história e tudo mais, gostei bastante da escrita em geral e de como tudo foi montado, fazendo com que o livro funcione bem. Apesar de claro, ter gostado mais de um ou outro conto, os três primeiros achei que se encaixaram melhor, o último, apesar de bem escrito, se perde um pouco e ainda é o mais denso.

A ideia do livro é interessante, pegar antigas lendas, crimes que ocorreram na região e alguns fatos do próprio incêndio para dar rosto e nomes a muitos deles, além de atitudes nada louváveis que buscam dar sentido a alguns acontecimentos. Aqui temos o clássico exemplo de personagens que não torcemos e estamos ali só vendo o que vai acontecer.

No geral, um livro bem interessante de conhecer, através dessas narrativas criadas pelos autores, sobre as místicas envolvendo o Edifício Joelma.

teentitans 11/01/2023

só gostei de 1 conto
só o conto ?os treze? é bom, sério. nos outros, perderam a oportunidade de explorar do jeito certo as historias sobrenaturais que rondam o edifício - até onde eu sei e li sobre, são histórias que envolvem espíritos, não zumbis.

o último conto é totalmente deslocado, só fez aumentar a quantidade de páginas do livro.

Alex07 21/12/2022

? Esse livro pareceria uma estória sobre o Edifício Joelma , mais me surpreendeu por se tratar de um livro de contos , são 4 contos . Gostei dos 3 o último que achei que seria surpreendente por ter sido escrito por Victor Bonini não me agradou muito .

?1 conto contando o que aconteceu antes de ser construído o Edifício , muito bom .

?2 conto relatando sobre como aconteceu o incêndio também gostei bastante pois algumas partes fiquei bem angustiado .

?3 conto na mesma pegada do acontecimento do incêndio esse pra mim foi o melhor , da até para refletir a vida as vezes .

???Enfim o 4 conto fiquei decepcionado.
Leitura rápida para quem está em uma viagem de ônibus longa ou avião ou até quem está de folga uns 3 dias( coisa rara kkkk) .