Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

Jess 16/04/2020

O edifício Joelma ardeu em chamas em 1974, deixando muitos mortos e feridos. Antes do incêndio, o terreno foi palco de um crime e hoje o local possui um histórico de ser amaldiçoado .

Um lugar com tantos mistérios inspirou Vozes do Joelma .

Um jovem cansado da convivência desgastante e dos julgamentos/palpites da mãe e irmãs, resolve por um fim nisso tudo, mas se vê imerso em um redemoinho de mentiras .

Samara descobriu verdade sombrias sobre um colega e rival de trabalho. O certo é não se calar, mas expor algo assim trará consequências terríveis e não só pra ela .

A história de Amilton quando seu caminho cruzou com a tragédia do edifício Joelma nos anos 70 .

Solange, valente e decidida, se vê com um cadáver em seu apartamento. O horror e a ansiedade a consomem, mas ela tenta de todas as formas achar uma saída, inclusive pra se livrar da voz cretina que a persegue .

De um conto para o outro você tem a informação que os personagens sabem o que aconteceu ali. As narrativas se ligam por estarem no mesmo ambiente .

Em um livro com escritas diferentes, eu acho difícil achar tudo perfeito. Se tratando de autores que eu nunca neguei o favoritismo, as expectativas estavam além e dói dizer que não foram 100% atingidas. A ideia é genial, mas em alguns contos senti muito linear, muito enrolado em detalhes e de repente correndo pra um final ou bom demais, mas não surpreendente. O meu favorito foi o do Bonini, que brinca com a forma de narrar, que molda pensamentos e ação dos personagens de forma que as emoções ultrapassam as páginas de forma que terminei e fiquei uau .

A grande surpresa desse livro são as introduções do Tiago Toy. Antes de cada conto ele cria uma teia envolvendo os personagens, tentando trazer uma explicação sombria para o comportamento de cada um. Uma narrativa curta e intensa que abre o livro de forma esplêndida e fecha com chave de ouro .

A ideia e montagem desse livro é por si só uma obra prima. Livros de contos são ótimos para leitores conhecerem novos autores e Joelma é uma entrada incrível, talvez levemente amaldiçoado, mas que rende uma boa história para se compartilhar.

site: www.instagram.com/saymybook

Ricky 03/07/2021

Todo indivíduo está sujeito ao mal
Um terrorzão nacional de respeito. Vozes do Joelma explora de forma visceral as tragédias da mente humana e as entrelaça com um dos desastres mais famosos do país. Todos os quatro contos são primorosos, mas se posso escolher meu preferido, este foi o terceiro, Os Treze.

Já conhecia e amava as narrativas de Marcos DeBrito e Marcus Barcelos, mas foi minha primeira experiência com Rodrigo de Oliveira e com Victor Bonini. Foi maravilhoso. Porém, o último conto, O Homem na Escada, peca pela falta de agilidade em determinados momentos. E não estamos falando de prolixidade, é somente verborragia desnecessária mesmo. Ainda assim, a história é boa e seus plots são envolventes.

A cada livro nacional que consumo, aumenta a minha certeza de que os autores nacionais atuais precisam ser mais valorizados pelos leitores.

Fernanda França 13/06/2021

Apesar de ter gostado do livro como um todo, o conto três foi o que eu mais gostei e também me emocionou demais
dito isso, o conto 2 foi de longe o mais aterrorizante de todos, completamente eita atrás de eita das ideias

Nena Flores 29/02/2024

Vozes do Joelma
Ótima leitura, gostei bastante dos 4 Contos, apesar de ser histórias triste e arrepiante, se passaram muitas anos mas sempre lembradas, esse fato ecoa até hoje em boatos de fantasmas que envolve a presença de espíritos inquietos nos corredores, o Conto OS TREZE foi que eu mais gostei?recomendo vale a pena.

Deborah Caetano 19/08/2020

Histórias interessantes e envolventes... Da um certo medo. Não esperava tanto do livro, por terem varios autores, mas vale a pena

Nina Pina 08/10/2022

Mistura de sentimentos
Tristeza, medo, arrepios, assombrada, esses foram os sentimentos que tive ao ler esse livro, leitura bem fluída, porém, muito difícil, por se tratar de uma tragédia.
O sobrenatural bem presente em todas as páginas.
Recomendo, leitura eletrizante.

luan.willian00 12/01/2024

o livro é composto por quatro contos de autores Brasileiros de terror , além de uma apresentação e interlúdio de um quinto autor, os textos em gerais são bons , sendo o terceiro o meu preferido, os 3 primeiros contos tem uma relação direta com os acontecimentos do edificio joelma ( 1° sendo o conto de uma história no mesmo terreno , o crime do poço ) e o quarto conto apesar de ser até um bom conto, dá uma destoada ( bem grande ) do edifício joelma, Um aviso aos Navegantes é um livro de ficção.

Vivis 03/07/2021

Horror Nacional de alta Qualidade
As Vozes do Joelma - Os Gritos que não foram ouvidos, é uma antologia de contos de quatro autores nacionais excelentes, Marcos DeBrito, Rodrigo Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini. Publicada pela Faro Editorial, o livro tem uma apresentação intensa de Tiago Toy, para cada conto e serve como ligação entre eles.

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Marcos DeBrito e Marcus Barcelos e gostei muito, já pretendo ler mais livros deles. Victor Bonini, eu conheço mais seu trabalho como jornalista do que escritor, mas isso irá mudar em breve. Rodrigo Oliveira é um autor que já conheço e que particularmente sou fã.

Pelo tema escolhido e os autores envolvidos eu estava bastante empolgada por essa leitura e não me arrependi.

incêndio do edifício Joelma é até hoje considerado uma das maiores tragédias do país, com mais de 200 mortos e 300 feridos, tornou o local e os arredores palcos de lendas urbanas e muitas historias de terror.

Com diversos casos de violência ocorrendo na região, muitos acreditam que o local é mal assombrado e amaldiçoado desde muito antes da tragédia do incêndio.

É com essa inspiração que os quatro autores criaram os contos do livro. Então apesar de alguns, serem levados a acreditarem, não há comprovações de que são baseados em casos reais... Pelo menos assim espero.

É um livro para quem gosta de terror e sobrenatural. Possui contos muito bem escritos, mas alguns são mais pesados que os outros. Para quem é kardecista, ou simplesmente acredita em outras vidas e existência após a morte, o livro trás alguns pontos interessantes, mas é necessário ter em mente o tempo todo que é ficção. É um livro que prova a força e o talento dos nossos autores nacionais. Super indico a todos.

Para resenha completa, ela se encontra no Blog:

Ingrid.Sombra 29/07/2022

Vozes do Joelma
Livro brasileiro escrito por vários autores e inspirado em uma tragédia real acontecida há algumas décadas, cujo local depois foi considerado como mal assombrado. A proposta, por si, já é válida de ser lida.

Minha única crítica foi o fato de que os 4 contos não apresentam coesão entre si. Fiquei esperando algum easter egg ou referências, mas não aconteceu. Pareceu apenas um trabalho de faculdade em que cada um mandou sua parte (muito boas, por sinal, mas ainda assim sem conexão além do edifício em si).

No mais, os contos são interessantes e envolventes, e valem muito a leitura. Terror brasileiro dando seu nome.

Nat Nat 31/03/2022

Levemente decepcionada
Sempre gostei de histórias de assombração, dessas que faz a gente duvidar do que é ou não real. Quando por fim, tive a oportunidade em por as mãos nesse livro, estava com as expectativas lá nas alturas.

A queda foi enorme.

Senti o livro arrastado, repetitivo e um tanto sei lá. Eu sei que os autores usaram como pano de fundo o edifício Joelma, mas sabe quando parece que não tem sentido o que tá sendo contado?

Gostei do primeiro conto, onde tudo "começou", se vc der um Google, sabe que o buraco é bem mais embaixo (aos que leram, desculpem o trocadilho ruim), como ia dizendo. O primeiro conto me prendeu, me senti inserida em cena, mas achei repetitivo.

Já no segundo conto, tive aquela sensação de "epa já vi isso em algum lugar....", Bem e não é que tinha visto mesmo? Por sinal, do mesmo autor. Uma galera presa num prédio, depois num elevador e todo o resto você já sabe...

O terceiro conto, achei legal e até um pouco "mais próximo" do que aconteceu. Uma vez que realmente tem as trezes vítimas enterradas e reza a lenda de jogar água e tal.

Já o último conto, de longe foi o que mais me incomodou. E não digo apenas pelo maneirismo usado pelas personagens, mas sabe quando realmente, nada se encaixa e é impossível aceitar a ficção criada ali, pois não faz sentido nenhum? Pois bem...

Conhecendo a escrita de pelo menos 3 autores, dos 5, confesso que esperava algo mais amendontrador, sobrenatural dentro do real, uma releitura do que realmente aconteceu no dia, mas passou longe... Bem longe...

@wesleisalgado 16/09/2019

Mais um exemplo de que um livro não é só um projeto gráfico
A edição é deveras caprichada (apesar de ter perdido as contas na quantidade de erros de coerência/digitação), porém a impressão foi de que te tiveram muita pressa pra lançar o livro sem uma revisão mais rigorosa. Ah eu juro que queria muito ter gostado, sempre prestigio escritores nacionais, mas não saiu do mediano (salvo de fraco aos 45 do segundo tempo pelo clímax do último conto). Não estou dizendo que é um livro ruim, ele com certeza vai achar o seu público, os mesmos adolescente ou infanto-juvenis que dão cinco estrelas para UMA MULHER NO ESCURO do RAPHAEL MONTES. Mas como uma literatura mais adulta e consistente de terror, não foi dessa vez. Uma coisa que particularmente me irrita é tentar contemporizar uma época passada como se os personagens se comportassem como as pessoas nos dias atuais. (fulana de tal era apelidada de REGAN personagem de um famoso filme de terror que se esperava estrear no Brasil. Ahhhh por favor!) Isso de fazer tudo virar uma referência adolescente pra atingir um determinado público , me cansa em qualquer livro nacional que leio simplesmente porque não soa natural. O único conto que realmente não achei MUITO FRACO foi O HOMEM NA ESCADA. No mais só percebo que não sou o público pra quem geralmente esses livros sejam dirigidos, talvez o problema seja só eu mesmo tendo passado da idade de curtir algo do gênero. A obra me fez querer ler um livro reportagem real sobre o EDIFÍCIO JOELMA nos moldes de HOLOCAUSTO BRASILEIRO ou TODO DIA A MESMA NOITE, seria maneiro. Quem sabe não pinta um assim por aí! Torcemos!

Racestari 04/11/2020

Dá pra ler
Não é uma leitura que empolga, mas não cansa!

Mario.Henrique 05/05/2021

Não é o que eu esperava...
A edição do livro é linda, capa em alto relevo, fotos, pags pretas. A linguagem bem fácil e foi escrito por 4 autores. O livro é composto por 4 histórias. Destas, somente a primeira - e disparadamente a melhor - foi baseada em fatos reais. As demais, sao fantasiosas, sendo que a última, na MINHA opinião, foge ao tema do livro, e acho que nao deveria estar nele. Não gostei do livro, pois pelo título eu esperava relatos de sobreviventes, testemunhas do incêndio e também um foco maior nas aparições de espíritos no Joelma, após o incêndio. Por outro lado os autores sao talentosos e é bom conhecer autores nacionais do gênero terror.

Noemi 23/04/2020

Bem...
Não me agradou de fato, não sei se pelo assunto abordado ou o estilo de escrita.
Para mim a apresentação do livro e dos contos estava mais legal e interessante do que os contos em si....
Talvez outra pessoa que leia este livre goste da leitura.
Acredito que falar de uma tragédia ainda consideravelmente recente seja de uma indelicadeza com os sobreviventes e as famílias das vítimas da tragédia.....
Bem, essa é a minha opinião.... como eu disse, talvez outra pessoa leia e goste...