Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

fabio.orlandini 31/05/2022

Interessante
O livro é legal. Bem escrito, todos os contos são independentes e ao mesmo tempo interligados. Alguns contos tem boas doses de sobrenatural..

Thais645 18/11/2022

Anhangabaú, água do mau espírito.
Eu me enganei um pouco quando comprei esse livro, estava na minha wishlist há um tempo já e eu imaginava uma proposta totalmente diferente do que foi. Mas talvez isso seja culpa minha por não prestar atenção na sinopse. Eu achava que seria um livro contando histórias reais do que aconteceu no edifício, mas não foi bem assim.

Nesse livro temos quatro contos de ficção sobre alguns boatos que as pessoas contam sobre a tragédia. Eu gostei muito de dois contos, o primeiro e o terceiro. O primeiro conta a história de antes de o edifício ser construído e o terceiro fala sobre as treze almas.

Entendo que em algumas pessoas pode dar medo, mas eu não senti muito terror nas páginas. No geral foi um bom livro para ler, gostei dos contos em si e as reflexões entre as histórias deixou tudo melhor.

Fábbio (@omeninoquele) 14/04/2021

Muito bom!
#OMeninoResenhando
?Todo indivíduo está sujeito ao mal. Sua fraqueza - cobiça, inveja, hipocrisia, medo - é a fechadura que aguarda ser destrancada. Cedo ou tarde, se permitir, ela será aberta.?
A muito tempo atrás o edifício Joelma, no coração de São Paulo sucumbia ao fogo, e essa tragédia seria um dos maiores desastres do país ganhando inúmeras reportagens na época por causa da tamanha proporção que tomou. Mas nem muitos sabem é que o lugar muito antes de o edifício existir, o terreno fora palco de um crime bizarro, um homem matara irmãs e a mãe e enterrara no poço no fundo do quintal.
E o lugar, muitos diziam que era um local amaldiçoado e assombrado por essas almas que nunca encontraram descanso. E por conta das histórias que cada vez mais surgiram a respeito do desastre do edifício e histórias de muito antes de o prédio existir, boatos cada vez tomam mais força marcando o lugar negativamente, fazendo com que as pessoas cada vez mais queiram estar longe, mesmo que tudo no fundo não passe de lendas.
E é nesse cenário que os autores comporam suas histórias dessa antologia que me assombrou em muitos momentos por perceber o quão pesaroso foi o destino de muitas almas, que foram aprisionadas pra sempre ao local e buscam se libertar desse sofrimento eterno. Pra quem acredita que um lugar retém um pouco de tudo que ocorre, essas histórias ganham ainda mais força na mente das pessoas e é um prato cheio pra especulações.
Composto de quatro contos interligados entre si e que narram episódios no lugar onde o edifício existiu, acompanhamos histórias de dor e sofrimento que foram marcadas por essas escritas marcantes de autores de renome do gênero que deram ao episódio real um novo sentido macabro às histórias dessas vítimas. Preciso dizer que entre cada conto há uma narrativa que nos faz muito refletir e ambientaliza cada conto, explicando o mal que existe naquele lugar, achei isso muito perspicaz e certamente contribuiu ainda mais.
Tive uma experiência bastante positiva com o livro e apesar de conhecer alguns desses autores, os que não conhecia e conheci nessa antologia me deixaram bem curioso pra conferir suas obras solo. É um livro de terror nacional muito bem escrito, com nomes de bastante peso da nossa literatura, e é um livro que eu super recomendo.
#VozesDoJoelma #FaroEditorial #MarcusDebrito #MarcusBarcelos #RodrigoDeOliveira #VictorBonini

AmadoThriller 02/10/2020

Ótimo livro
Em alguns momentos percebemos um pouco de fantasia junto à realidade, mas o livro nos passa exatamente a sensação de desespero que muitas pessoas passaram no Joelma e até no terreno dele antes do edifício existir. Adorei saber um pouco mais da história desse lugar tão conhecido e temido na nossa São Paulo.

Marillu 26/07/2022

Sensacional
O terror e o suspense te prende, os autores arrasaram na escrita e todos os contos estão ligados, só nos surpreende.

Bia 04/03/2021

Gostei MUITO
O livro é dividido em 4 contos, e vou fazer uma avaliação bem resumida de cada um deles:
O 1? conta a história de uma família em ruínas que morava, nos anos 40, em um casarão no terreno onde depois foi construído o edifício Joelma. Gostei bastante desse conto. A escrita é boa e o desenrolar da história é bem coerente.
O 2? foi o que eu menos gostei. Conta a história do incêndio em si, sob uma perspectiva meio sobrenatural. Não gostei principalmente por conta de um teor meio machista no enredo, onde culpam uma mulher que era completamente inocente, com a concordância do escritor.
O 3? é de longe meu favorito. Já conhecia a escrita do Marcus Barcelos dos outros dois livros dele que já li e novamente fui surpreendida, em um bom sentido. A história se passa no cemitério onde 13 vítimas do incêndio foram levadas. Essas vítimas foram carbonizadas vivas dentro de um dos elevadores, e os bombeiros mal conseguiam distinguir um corpo do outro. Esse é o motivo pelo qual não houve identificação dos corpos, o que levou a uma triste mensagem ser escrita em suas lápides: "AS TREZE ALMAS; Somente Deus conhece seus nomes; Descansem em paz". Acredito que o que me fez gostar tanto desse conto foi a beleza dele. Ele é um conto simplesmente bonito. A história narra o altruísmo de uma forma muito delicada. Como diria o seu Ernane "Às vezes a gente tem que ajudar as pessoas apenas por ajudar".
O 4? conto talvez seja o mais "aterrorizante" (não fiquei com muito medo em nenhum). Ele narra a história de uma mãe e uma filha que moram em uma ocupação no então abandonado edifício Joelma anos após o incêndio. Eu gostei bastante desse conto, embora o final tenha sido meio confuso.
Terminei o livro ainda mais apaixonada pela escrita de Marcus Barcelos e curiosa para conhecer melhor esses outros 3 autores.

Fabi.Fischer 13/04/2021

Que livro Maravilhoso!
A história do incêndio no edifício Joelma na década de 70, sempre me trouxe curiosidade, em especial as 13 almas que morreram Em um dos elevadores. Treze almas que não tiveram seus corpos reconhecidos, treze almas que não tiveram seus corpos revindicados, treze almas que não tiveram sua ausência sentida. Porém após a morte, não foram esquecidas e sendo enterradas lado a lado, atraem uma multidão em busca de milagres. Inicialmente, imaginei que o livro teria uma visão jornalística sobre o que aconteceu, mas que doce engano! São quatro contos, que tem como embasamento as tragédias que ocorreram naquele terreno ( o incêndio no Joelma foi só uma delas) com toque de suspense e elementos sobrenaturais. Uma leitura muito fluída e incrível! Óbvio que o meu conto favorito é o que traz como elemento principal as 13 almas.
?????

Fabio Pedreira 03/10/2019

Vozes do Joelma
Gritos que não foram ouvidos
A primeira vez que escutei sobre o Joelma foi quando eu era pequeno no programa Linha Direta. Aquele programa por si só já dava medo em muita gente, com seus relatos e simulações dos casos apresentados. No caso do Joelma foi ainda pior, pois era um especial de terror onde casos sinistros sobre o edifício eram contados.

O primeiro caso era o de um coveiro, que trabalhava no cemitério onde 13 vítimas não identificadas foram enterradas. Tanto o rapaz quanto outras pessoas relataram escutar gritos de socorro vindo do túmulo, e fumaça saindo dele, onde, quando se colocava a mão, sentia que ele estava quente. A única forma de amenizar isso era jogando água para que as almas pudessem ficar em paz. Tanto que virou tradição jogar um pouco de água nos túmulos até hoje.

Claro que hoje em dia o programa não deixa de estar um pouco datado, mas ainda assim não deixa de ter seu clima de suspense, coisa que na época era bem assustador. E é justamente com essas histórias que são contadas que a Faro Editorial resolveu juntar 4 dos seus autores de terror e thriller para uma coletânea - apresentada pelo Tiago Toy - com histórias assombrosas sobre o local.

Irei falar sobre os 4 contos, mas antes devo falar da edição. A edição do livro está muito boa, com várias ilustrações no decorrer da obra, mas um dos pontos fortes são as introduções feitas pelo Tiago Toy antes de cada conto. Como se fosse a narração de uma entidade maléfica que se aproveita dos pecados humanos, ele vai contando como influenciou cada um dos personagens de cada conto, levando-os a fazer coisas que só depois do estrago feito é que viram o prejuízo. Muito bem escrito, essas introduções trazem um elemento a mais na leitura.

Mas vamos a um breve resumo dos contos, com seus respectivos autores.

Marcos DeBrito

O conto do Marcos vai mostrar que, antes mesmo do edifício ser construído, o local já havia passado por uma enorme tragédia. Nele, um assassinato triplo aconteceu, anunciando o que talvez fosse o início das várias tragédias que marcaram o local. De todos os contos esse foi o que achei mais fraco, porém, não se engane, mais fraco não significa ruim. O que acontece é que dentro de uma coleção de 4 contos excelentes, esse foi um muito bom, mas que não superou os outros (na minha opinião).

Rodrigo de Oliveira

No conto do Rodrigo nós vamos ver como como a ganância pode acabar levando não só ao seu fim como também ao de vários outros. O interessante aqui é que nós vamos ficar sabendo como o incêndio supostamente começou, desencadeando a morte e o desespero de muitas pessoas. Além disso, temos um pequeno vislumbre do que virá no próximo conto.

Marcus Barcelos

E lembram do caso do coveiro que falei no início? Pois é, aqui quase temos ele, porém contada de uma forma um pouco diferente. Aqui até temos as vítimas que foram enterradas e seus lamentos, mas junto disso temos também uma outra entidade misteriosa que parece se alimentar de grandes tragédias. Para mim, foi o melhor conto do livro.

Victor Bonini

O do Victor é de longe o conto mais nojento que tem, porém, como eu disse, ainda assim é muito bom. Esse se passa após o acidente, onde o prédio é usado como habitação para pessoas que não tem onde ir. O problema é que uma certa senhora não aguenta mais ver a filha ser maltratada pelo namorado - da filha - e acaba desejando que ele sofra, só que ela vai descobrir que os seus desejos podem ser piores do que ela imagina.

Esses são os contos apresentados no livro. Todos eles muito bons. O interessante é que dá para notar como tanto na escrita como nos contos existem as características próprias dos outros autores. O do Bonini tem uma pegada de investigação, o do Marcus Barcelos tem aquela pegada de mistério entre o sobrenatural e o real e por aí vai. O certo é que Vozes do Joelma é um livro que para quem gosta do gênero vai adorar. Foi um ótimo lançamento da Faro e recomendo demais a leitura.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/10/resenha-vozes-do-joelma.html
Regi 05/10/2019minha estante
Gostei muito da tua resenha. Eu conhecia a tragédia do edifício Joelma por meio de uma reportagem no Globo repórter. Não me lembro o ano dessa exibição mas acho que deve ter alguma na internet. Já do linha direta não me recordo. E bem provável que tenha vídeo na internet. Não sei ao certo. Pra te falar minha memória falha agora mas quando vc mencionou sobre as 13 vítimas enterradas sem identificação imediatamente meu cérebro processou essa informação.

Fabio Pedreira 05/10/2019minha estante
Obrigado :D . Eu vou procurar essa do Globo Repórter para ver. A do Linha Direta tem no YouTube. Eu coloquei o vídeo na resenha no site. Recomendo. Lá no Revelando Sentimentos.

Bella :) 28/08/2022

nacional de qualidade
4 histórias
[e seus fatos]

um narrador ancestral
trazendo crenças em cheque
& fazendo você nunca mais se sentir sozinho outra vez

vozes do joelma traz os gritos que não foram ouvidos
está preparado pra escutá-los?
- leia

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este é um livro de contos escritos por vários escritores, baseados na história e relatos envolvendo o incêndio que ocorreu no edifício Joelma em 1974, além de um crime brutal ocorrido anos antes no terreno e de outros acontecimentos que marcaram o local.

Anna 03/03/2020

Falta uma revisão na edição
Achei o livro bem carregado, denso e até sinistro, principalmente a última parte do livro. Que envolve ?loucura?, mas acredito que devido ao tema envolver uma tragédia de tamanha proporção, acaba tendo conexões diretas com histórias semelhantes a narradas.
Já havia lido outros textos sobre o incêndio do Joelma, principalmente sobre as 13 almas. Vale à pena a leitura.

Lane Bez 05/02/2020

null
Por diversas vezes eu não sabia o que era ficção ou o que de fato, era verdade. Sem dúvida esse livro foi um dos mais impactante que já li.

Divaldo 04/08/2022

Terror Brasileiro Acima da Média

1. Os mortos não perdoam, Marcos DeBrito: 5/5
2. Nos deixe queimar, Rodrigo de Oliveira 4/5
3. Os Treze, Marcus Barcelos 2/5
4. O homem na escada, Victor Bonini 1/5

Acad. Literária 28/01/2020

Um livro surpreendente e aterrorizante
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi um comentário do Rodrigo de Oliveira dizendo que estava em um "Projeto Secreto" e embora ele não pudesse no momento falar o que era, ele me disse que envolvia mais autores da Faro. Não foi difícil imaginar que um coletivo de ideias e mentes criativas estava para vir, mas confesso que não estava preparado para o que viria a se tornar Vozes do Joelma.⠀

Foi com muito entusiasmo que acompanhei as notícias de que os autores da Faro Editorial, encabeçados pelo Pedro Almeida, o “Chefe”, estavam planejando um livro que teria a participação de quatro nomes do terror/suspense nacional e ainda contaria com a participação especial de Tiago Toy, outro grande expoente do gênero. E não é segredo para ninguém que sou amante de obras de terror, não é?⠀

O livro, como o nome diz, toma como base a terrível tragedia do edifício Joelma que vitimou quase duzentas pessoas e deixou várias dezenas de feridos. Cada autor deu sua visão sobre o ocorrido (não necessariamente sobre o acidente, mas sobre o terreno ao redor do edifício, que dizem ser amaldiçoado). ⠀

Fazendo um apanhado geral: o livro é sensacional. Como era de se esperar para quem acompanha a editora, essa não é apenas um apanhado de contos aleatórios de terror. Não teve essa de “temos um tema, cada qual escreve o seu”. Não. É possível notar que tudo foi muito bem conversado entre os autores. ⠀

Outro ponto forte dos contos é que eles não necessariamente são ficções baseados em um fato real (o incêndio). Ela fala sobre situações e pessoas reais, pessoas que poderiam ter feito as coisas que fizeram e sofrido o que os personagens sofreram. ⠀

Tenho de fazer uma menção mais que honrosa a apresentação do Tiago Toy, espetacular. E claro, a diagramação da Faro que, meu deus, primorosa 😍⠀

Recomendo demais a leitura! Vou deixar a resenha completa no link para vocês terem mais detalhes da trama!

site: http://www.academialiterariadf.com.br/2020/01/resenha-vozes-do-joelma.html

Lays.Ordani 13/03/2023

Terror nacional de MUITA qualidade. A leitura só não foi 5 estrelas por conta do último conto, que é totalmente deslocado dentro do livro. No entanto, os 3 primeiros são sensacionais.