O Filho Daquela Que Mais Brilha Jp Santsil

Resenhas - O FILHO DAQUELE QUE MAIS BRILHA

Grazi 25/07/2019

Extremamente necessário!
Obra indispensável não só para os brasileiros, como também, para aqueles que querem entender esse
grande holocausto humano que foi a escravidão nas Américas, e seus processos abolicionistas.
Além de uma divertida forma de se ler a história, sendo romanceada, onde os personagens são vivos
falam e pensam.
Como o próprio autor diz: "Indo além dos livros acadêmicos em que os historiadores relatam apenas
ações, onde os seus personagens não são animados, mas cadáveres expostos nos museus das letras."
Se quiserem, não tão somente entender, mas viver o que aconteceu no período colonial português,
holandês e espanhol no Brasil. Leiam essa incrível obra que o autor nos presenteou.
"O FILHO DAQUELA QUE MAIS BRILHA: A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo" é
um livro mais que recomendado!

site: https://www.youtube.com/watch?v=IgwaBlwNagg&t=59s

Joyce 10/10/2019

O Filho Daquela Que Mais Brilha
Nesse livro maravilhoso vamos acompanhar e conhecer a saga dos Quilombos dos Palmares através dos personagens N' zambi e o ancião Djeli.

N' zambi ainda muito pequeno foi sequestrado pelos colonos portugueses e já era dado como morto, porém 9 anos depois ele retorna ao quilombo e já tinha aprendido a ler , escrever , mas algo lhe faltava e ele procurava , almejava a sua essência, foi onde conheceu Djeli.

Djeli era um ancião, um contador de histórias africano de grande sabedoria e respeitado por todos.
Ele foi o responsável de preparar o jovem príncipe N' zambi que seria o grande líder a lutar pela liberdade do seu povo escravizado.

" Os nossos sentimentos podem ser os nossos melhores amigos, ou os nossos piores inimigos."

Através de suas sábias palavras, muitas das vezes vindo também em forma de parábolas e lendas o velho Djeli vai aos poucos fazendo com que o jovem príncipe venha encontrar sua própria essência.
Governe a si próprio sendo o condutor dos seus pensamentos, pois os pensamentos são como carros guiados por touros agitados e ferozes, se você não os conduzir, eles te levarão por caminhos desconhecidos e sombrios, tortuosos e esburacados."

Uma das partes que mais gostei no livro foi o romance de N' zambi com Dandara.
Os dois vivem uma linda aventura na floresta onde Dandara mostra ao jovem diversos tipos de ervas e também lhes apresenta seres espirituais da floresta como o Kuru'pira, personagem importante do nosso folclore brasileiro.
E nesse romance os dois se casam e tem filhos, mas aí já outra parte dessa longa história.

" Livre-se da culpa e do julgamento repentino meu jovem, e você se livrará também do medo. "

O que percebe-se nesse livro é o intenso trabalho de pesquisa do autor onde ele através de fatos reais e fictícios trás para o leitor a história do Brasil Colônia contada de uma forma onde somos capazes de entender o que não entendemos na época da escola.
Na época em que eu lecionava , tinha a disciplina História da África , que adorava preparar os conteúdos e aí vai uma dica para você professor que quiser enriquecer sua aula: esse livro é fantástico.
Seus alunos vão aprender o conteúdo de uma forma mais prazerosa através dessa leitura. Super indico!

Um livro que fala da luta de um povo, de seus costumes, suas crenças, do amor , e também das traições daqueles que se diziam amigos.
Uma leitura que te levará a conhecer o verdadeiro Quilombo dos Palmares e toda a história não contada nos livros de escola.

Sou natural de Alagoas, e lá estudamos muito sobre esse tema, mas nunca tive a oportunidade de visitar o Quilombo, já até fui à União dos Palmares que fica perto, mas ainda não conheci o Quilombo. Lá as escolas fazem muitas excursões no local que é aberto também para visitação.
Vale muito à pena essa leitura.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com/2019/10/o-filho-daquela-que-mais-brilha-resenha.html

Evandro.Atraentemente 19/10/2019

O Filho Daquela Que Mais Brilha
O filho Daquela Que Mais Brilha - A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo, do autor JP Santsil, foi publicado em 2019 pela Chiado Editora. Um homem que lutou por amor ao seu povo diante das dores da escravidão. Um enredo fantástico construído com base nos poucos relatos comprovados pelos estudiosos e nas muitas suposições e lendas que marcaram essa triste página de nossa história. Uma trama inspiradora para as lutas atuais!

Acreditava-se que, de tempos em tempos, quando um grande caos se espalhava sobre a humanidade, e um povo sofria na pele o peso da maldade dos homens, surgiria um homem dotado de força e inteligência que venceria a opressão. Esse homem seria conhecido como O Filho Daquela Que Mais Brilha.

A profecia dizia que um menino nascido no Quilombo seria o grande libertador de seu povo. Ele deveria ser educado na arte da guerra, e seria portador de todo o conhecimento de seus antepassados. Seria ao mesmo tempo rei e sacerdote de seu povo. Esse garoto era N'zambi, filho da princesa Sabina, e neto da Grande Mãe dos Quilombolas, a Rainha Akualtune, descendente dos reis e rainhas do Kongo antigo.

Porém, o pequeno N'Zambi, ainda menino, foi sequestrado pelos colonos portugueses, e dado como morto, frustrando todos os sonhos de liberdade de seu povo. Seu tio se tornou então o Grande Rei dos Quilombolas, sendo responsável por uma época de austeridade, visando sempre seus próprios interesses.

O menino retornou ao Quilombo 9 anos depois. Havia aprendido a ler e escrever em português e latim, mas sentia um grande vazio dentro de seu peito e buscava sua própria essência. Foi então, que conheceu o ancião Djeli, um sábio preto velho africano contador de histórias. Respeitado e amado por todos os povos africanos que foram escravizados no Novo Mundo. Caberia a ele preparar o grande líder que lutaria pela liberdade de seu povo da escravidão, conforme promessa feita à Rainha Akualtune.

A vida de Zumbi dos Palmares, embora marque uma época triste, terrível e vergonhosa de nossa história; é também símbolo da luta pela liberdade e igualdade entre os povos. O autor fez um minucioso estudo sobre o período historicamente conhecido como Brasil Colonial, na Serra da Barriga na antiga Capitania de Pernambuco. Unindo fatos comprovados pelos estudiosos com supostos acontecimentos, JP Santsil soube usar a ficção para humanizar grandes nomes dos livros acadêmicos.

O romance entre Zumbi e a encantadora Dandara é um dos pontos altos do enredo. Muitos fatos são especulados pelos historiadores sobre a companheira de nosso herói, e com isso muitas versões foram alimentadas pela imaginação popular ao longo do tempo. Uma mulher forte e guerreira que esteve ao lado de N'Zambi apoiando sua luta e respeitando seu destino. O desfecho do casal ganhou um final poético aos olhos do autor.

A amizade entre Zumbi e o sertanista Fernão Carrilho também ganha destaque em O Filho Daquela Que Mais Brilha. É um enredo que fala de luta, liberdade, amor, amizade e traições. A grandeza do Quilombo é infinitamente maior do que eu imaginava estudando os livros da escola. Era uma verdadeira sociedade gigantesca e organizada, que reproduzia os costumes, crenças e modos do Reino do Kongo.

Com 570 páginas amareladas, O Filho Daquela Que Mais Brilha - A Incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo faz parte da Coleção Páginas Soltas da Editora Chiado. É um enredo grandioso que narra a trajetória de um homem que ousou sonhar em libertar todo seu povo da crueldade da escravidão. Uma ótima sugestão de leitura para quem curte enredos com temática histórica, mesmo que permeado de ficção.

No blog você pode conferir fotos e frases do livro. Não deixe de visitar!

site: https://www.atraentemente.com.br/

Leticia.Brito 15/11/2019

O Filho Daquela Que Mais Brilha é um livro do autor brasileiro Jp Santsil, que atualmente reside em Israel. Contudo, neste primeiro livro da Saga Quilombo dos Palmares no Novo Mundo é marcado pelas suas origens nordestinas, às quais o leitor não fica indiferente.
Na narrativa, o autor apresenta-nos a história de Djeli, um ancião africano que se torna guia espiritual de N'zambi, o protagonista desta história, um jovem príncipe, líder Zumbi dos Palmares.
A história foca-se na vida deste protagonista e acompanha o seu crescimento, físico e psicológico, desde o nascimento até ao fim da sua vida.
A leitura desta obra torna-se interessante sobretudo pelo facto de que a mesma é baseada em factos reais, mas extraordinariamente escrita aliada à imaginação do autor que a tornou forte e rebuscada.
É uma história sobre esperança, sobre amor, mas também sobre a força de um povo e de protagonistas que nos impressionam pela sua resiliência.
Com uma linguagem simples, uma narrativa bem construída e vários anos de pesquisa, eis que todos estes fatores reunidos culminaram no nascimento desta obra que impressiona o leitor e o absorvem, e embora seja um livro longo, que requer tempo e cuidado na leitura, é um livro agradável.

douglaseralldo 25/03/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILHO DAQUELA QUE MAIS BRILHA, DE JP SANTIL OU SOBRE LUTAS QUE DEVEM SER LUTADAS
1 - Antes de mais nada, preciso compartilhar que o tema de O filho daquela que mais brilha não está entre os que conheça com certa profundidade. Principalmente porque, a despeito de minhas tantas leituras, há aqui a pobreza da discussão escolar sobre o assunto, geralmente de forma resumida e sem profundidade e o apagamento histórico de nossas raízes africanas com a história, em parte tentado superar recentemente na LDB. Soma-se a isso que recentemente tem-se visto um movimento mais efetivo ou de se resgatar esta literatura ou de se produzir uma literatura que discuta a escravidão no Brasil. Por isso, creio, ser importante compartilhar que talvez não tenha domínio sobre alguns elementos (ainda que com certo conhecimento histórico) na obra abordados, bem como, possa cometer deslizes em uma ou outra questão, mas penso, isso é o que se chama debater, especialmente porque a proposta do autor é bastante explícita, constituir uma narrativa quase que fundacional acerca deste período histórico, especialmente sobre a saga do Quilombo dos Palmares. Nessas intenções, certamente algum espaço para as polêmicas e discussões sobre a abordagem do autor, algo que em suas manifestações sobre o livro, também se evidenciam;

2 - Mas enfim, partindo para a leitura da obra, inicialmente é uma narrativa que salta aos nossos olhos de forma promissora. Aos que já leram vozes africanas dos Palops, por exemplo, temos nesta obra certa aproximação, não apenas por referências culturais que atravessam a linguagem, mas também pelo papel desempenhado pela ancestralidade e a metafísica, tendo espacialmente na figura dos griots a passagem da cultural pela oralidade. Isto é visto por meio de um Djeli que figura como uma espécie de guru de N'zambi. Há nisso uma espécie de didatismo que visa justamente apresentar aos leitores a cultura africana em terras brasileiras, aliás, um dos elementos interessantes da narrativa contradiz justamente tal conceito já que Palmares aqui um Estado Livre do Povo Africano é uma nação dentro da nação;

3 - Deste modo com forte presença da metafísica que pincela ares fantásticos aos personagens históricos e com domínio da palavra que tenta pregar sua versão da história, JP Santil sob seu olhar reconstrói [o constrói] a imagem do líder N'zambi (Zumbi dos Palmares), dotando-o de características nobres e heroicas e com a passagem de diferentes momentos, da preparação espiritual de sua liderança ao papel lhe predito, a chegada enfim de seu reinado em Palmares e dos combates contra os escravistas e colonizadores. Nisso tudo sempre com as pinceladas de um processo mítico a reforçar as características messiânicas de Zumbi;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/03/10-consideracoes-sobre-o-filho-daquela.html

Keh 30/07/2020

Eu ñ vou conseguir dar uma nota boa para esse livro, okay pode ter gente que curte esse tipo de livro, mas eu fui me arrastando até o final.
Foi um livro que me tirou da minha zona de conforto e eu não curti.
JpSantsil 23/08/2020minha estante
Há de se construir sempre bons, pois o pesadelo em que vivemos é real!