Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão – Vol. 1

@uaitolendo 09/09/2019

Tenso...tenso....pesado. Eu sou fã dos livros do @laurentinogomes desde que li 1808 e esperava com ansiedade o lançamento de Escravidão. Mas,nunca achei que me impactaria tanto. E um livro pra todo apaixonado por Historia Do Brasil como eu. Mas, também é o livro que vai de fazer pensar, analisar, te surpreender e te ensinar. Esqueça tudo que você aprendeu nos livros didaticos, leia sem um pré-conceito. Procure não ter raiva do seus professores de Historia,por que eu tive. Eles simplesmente nos passaram o que nos podiamos absorve naquela epoca. Não tinhamos senso critico e nem maduridade pra tanto ruindade e ganancia. Naquela epoca não saberiamos dividir as coisas. Não entenderiamos. Apesar do impacto que o livro me causou, foi prazeroso. Superou minhas expectativas. Descobri tanta coisa. Tanta. A leitura foi riquissima e construtiva. Confesso que olharei pra essa parte da nossa estoria com outros olhos. Um olhar mais orgulhoso. Sim, orgulho desse povo que superou toda a humilhao que passaram e que nunca deixaram de sonhar e acreditar que a liberdade ia chegar. Leiam. Leiam. Por Favor leiam.
Dori.JR 23/02/2020minha estante
Fora que os professores tinham pouco tempo, não dava pra se aprofundar em nenhum assunto, infelizmente.

@pedrocamartins86 05/04/2020minha estante
Somos educados pelo ponto de vista europeu, em uma narrativa romântica e parcial. O livro apresenta sob uma ótica histórica (aparentemente imparcial) a construção não só do Brasil, mas do mundo ocidental regido pelas cortes européias cristãs. Estou adorando a leitura embora traga uma consciência angustiante e triste da nossa história.

Taty Salles 13/04/2020minha estante
Livro execelente traz outra perspectiva sobre a história do Brasil com dados históricos e o mais importante com fontes confiáveis. Traz a história q foi ocultada dos livros didáticos de história, pois os livros são extremamente eurocentrados. Pra quem é apaixonado por história vale mto a pena a leitura.

Zé - #lerateondepuder 30/04/2020minha estante
Parabéns pela veemência de seu comentário. Já está nos QUERO LER.

Gislayllson 15/06/2020minha estante
Terminei agora a leitura e compartilho de teu sentimento de impacto.

Juliana Cardoso 20/03/2021minha estante
História na escola é tipo verbo to be em inglês. Prof ensina o que tem que ensinar, o básico. Deve aguçar a curiosidade e o interesse por história. O resto quem tem que fazer é o aluno, é buscar o conhecimento através do seu próprio interesse e vontade.

Liliane82 09/03/2023minha estante
O que aprendemos na escola é sob o olhar europeu e aquela narrativa heroica. Esse livro é excelente para nos fazer pensar e conhecer realmente o outro lado da nossa história. E é impactante pensar, como um censo realizado pelo o governo português em 1777 e 1778 para fins reprodutivos... Para fins reprodutivos de escravo, isso é triste. Um Brasil feito de escravidão, uma história mal contada no nosso ensino

Paulo1703 24/01/2024minha estante
Necessário, apenas isso. Essa trilogia ajuda compreender a ferida ainda não cicatrizada de nosso país.

Rosangela Max 07/09/2021

Meu primeiro livro do autor e adorei!
Um trabalho primoroso de pesquisas que resultou em um conteúdo consistente e detalhista.
Livros desse tipo tendem a ser um tanto cansativos de ler, mas isso não aconteceu com esse livro aqui. Mérito total do autor que consegue passar tantos conhecimentos sobre o tema sem ser maçante.
Ansiosa para ler o segundo livro da trilogia.
Rodrigo 07/09/2021minha estante
Faço minhas as suas palavras...???

Rubiane 09/10/2022

Quando comprei o livro, pensei que iria tratar da escravidão em terras brasileiras, mas fui lendo, lendo lendo... Esperando sair da África e se voltar para o Brasil, mas isso não aconteceu. ?
Estou confiante que o vol.II irá avançar mar adentro e, finalmente, chegar aqui ?

Jorlaíne 24/09/2023

Uma excelente leitura sobre o início do período de escravidão no Brasil até a morte de Zumbi dos Palmares.
O autor mostra as rotas percorridas pelos navios e as mazelas sofridas pelos africanos durante a viagem.
É uma leitura forte e muito bem escrita. A clareza na linguagem é magnífica. Amo autores que escrevem de forma clara e de fácil entendimento.
Morgoth Bauglir 24/09/2023minha estante
Esse livro é perfeito, parabéns pela resenha.

Ju_Brandao 24/09/2023minha estante
Nossa! Me deu vontade de ler esse livro! Ótima resenha! :-)

Rafa 17/07/2023

Identidade Nacional
Laurentino expõe nossas feridas com uma linguagem de fácil compreensão, bem acessível. Uma leitura instigante que passa por vários personagens desse trágico marco na história da humanidade.

ANDER CELES 07/08/2022

Muito bom começo para uma trilogia. Laurentino é muito bom.
Gostei muito desse livro. É muita informação meeesmoo! E a escrita do Laurentino é muito boa. Porque tem livros históricos muito difíceis de ler, apesar de muito bons. Mas não é o caso da escrita do Laurentino. Mesmo informações mais técnicas, ou mais históricas, são bem colocadas no meio dos textos.

E o legal é que o Laurentino conseguiu distribuir bem essas histórias sobre a escravidão no Brasil em três livros, sendo esse o primeiro. Cobre um período bem específico, aquele período que ouvimos falar muito pouco da Historia do Brasil, entre 1500 e 1700, onde parece que nada aconteceu, senão o "descobrimento" e a morte de Zumbi dos Palmares.

Legal também que o Laurentino faz uns paralelos entre a História e fatos mais contemporâneos, fatos bem curiosos mesmo. Acho que poderia ter um pouquinho mais de informação sobre Palmares, mesmo com falta de documentos sobre isso, acho que precisava de um pouco mais. Mas como o livro não é sobre isso em si, ok. É só um detalhe que não tira todo o mérito do autor e do livro.

Arthur 25/07/2022

Livro 1, maravilhoso..
Sabe aquele tipo de livro rico, cheio de detalhes, de fácil leitura e com muita informação interessante, com base histórica? É esse tipo de livro, com muitos fatos tristes, que chocam.. estou começando o volume 2 e já está tão bom quanto esse.. E comprei o 3, já ansioso para ler!

Bernardovsky 12/05/2021

Se isso não te tocou, nada mais toca
É sobrenatural a capacidade do ser humano em esconder teu passado e fazer disso uma poeira debaixo do tapete. Não sei quantas vezes me peguei chorando lendo esse livro, se você não estiver bem emocionalmente, não leia. Esse livro conta a história da escravidão nunca vista antes na escola, séries ou filmes, uma leitura fluída que lhe permite desejar que tudo aquilo fosse somente uma ficção. A sua sensibilidade implora pra que você pare a leitura mas a tua ignorância e sede de conhecimento grita dentro de ti. Um grito que lhe dá forças pra continuar e se armar de conhecimento para a luta dos dias atuais. O passado sempre será um ensinamento para todos. Esse livro deveria ser disponibilizado pelo MEC para todos os alunos do ensino médio.
Ri :) 12/05/2021minha estante
Este livro me quebrou muito. Chorei bastante. Tenho outro olhar.

Thais 19/11/2022

Fantástico aprofundamento sobre nossas raizes
Me surpreendi com esta leitura. De fato, não saí a mesma quando comecei, a forma que enxerguei e absorvi tudo faz de mim uma pessoa com novos pensamentos a respeito das nossas raizes e de como tudo começou. É evidente que tudo gira em torno do poder e da obsessão pelo mesmo.

Bel * Hygge Library 11/12/2020

Se, ao terminar um livro, você continuar sendo a mesma pessoa que era antes de lê-lo, então você não o leu direito. E foi isso que aconteceu comigo ao terminar o primeiro volume da trilogia sobre a Escravidão, de Laurentino Gomes. E sou grata a esse livro por ter me feito enxergar tantas coisas que estavam erradas em mim, na minha forma de pensar e de agir. Sou uma pessoa melhor depois dessa leitura.

Antes, eu achava que sentia empatia, que, de alguma forma, tinha noção da maldade que foi praticada no ato da escravização de outros seres humanos. Que nada! Nós, que nem chegamos perto de algo parecido, nunca entenderemos e nem saberemos sentir o que esse povo passou pela crueldade do ser humano para com outro ser humano. O pior é ver até onde essa crueldade nojenta é capaz de chegar e ainda vê-la se repetir de outras formas com outros povos durante a história da humanidade.

A pesquisa de Laurentino Gomes, neste primeiro volume, cobre os acontecimentos desde o primeiro leilão de escravos até a derrubada de Quilombo dos Palmares e a morte de Zumbi. Como o autor disse, a escravidão é uma chaga na humanidade e não tem como não se sentir mal diante dos relatos históricos da época. Chorei diversas vezes, principalmente quando lia sobre a forma como os africanos eram transportados nos navios, as condições nada higiênicas, e, o mais chocante, era a população de tubarões que se formava no rastro dos navios quando corpos daqueles que não resistiam à viagem eram jogados ao mar.

Prêmio Jabuti mais do que merecido.

E aqui eu me pergunto, que raios de aulas de História eu tive na escola, pois não aprendi nada disso? E olha que eu era o tipo de aluna assídua que anotava até os espirros dos professores. Façam esse favor a vocês mesmos, leiam "Escravidão". É aprender a história do nosso país, do nosso povo, é autoeducar-se.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/
Renata 19/12/2020minha estante
Disse tudo, estou começando a ler e questionando que o passado não pode ser ignorado temos todos que ter esse conhecimento isso explica toda a nossa origem e o motivo de tanta discriminação e preconceito. Ótima resenha.

Bel * Hygge Library 20/12/2020minha estante
Obrigada, Renata!

Rosimere Melo 20/01/2021minha estante
Comecei a ler o livro hoje! Achei ótima sua resenha, parabéns! Sem dúvida vai valer a pena a leitura!

Alexandra 15/02/2024

Leitura que deveria ser obrigatória
Laurentino Gomes apresenta uma obra de não ficção pautada em uma escrita envolvente, rica e muito bem planejada. Recomendo a leitura, que deveria fazer parte da cabeceira de todo brasileiro.

Victoria Nunes 22/07/2020

Informação do começo ao fim, ótima didática em sua escrita. Leitura obrigatória

Otávio - @vendavaldelivros 20/07/2022

“A segunda característica que diferencia a escravidão na América de todas as demais formas anteriores de cativeiro é o nascimento de uma ideologia racista, que passou a associar a cor da pele à condição de escravo.”

Primeiro livro de uma trilogia que busca elucidar o período mais cruel e doloroso da história brasileira, Escravidão é o inicio de um trabalho profundo, intenso, extremamente bem embasado e com a qualidade jornalística já muito conhecida de Laurentino Gomes. Um assunto até hoje estigmatizado e que atualmente ainda precisa lidar com mentiras e distorções por parte de quem prega que o racismo é “mimimi”.

Publicado em 2019, o primeiro volume de Escravidão narra não só a origem da escravidão dos povos africanos no Brasil, mas passa pela história da escravidão em si. Da Roma Antiga até a escravidão dos povos originários brasileiros, Laurentino mostra como fazer cativos sempre foi uma prática comum na humanidade, usada como ferramenta de poder territorial, político e econômico.

Da compra de pessoas escravizadas pelos portugueses na costa da África até as lutas nos quilombos no Brasil, o Atlântico se transformava em um oceano de sangue e a África vivia um genocídio interno. Laurentino tem um texto fluído e muito fácil de ser acompanhado, o que não torna a leitura de tantas crueldades e atrocidades algo menos doloroso.

O terceiro livro da trilogia foi lançado recentemente e é muito interessante ver como esse trabalho alterou, também, as percepções do próprio Laurentino Gomes. Após enxergar e entender os danos do período de escravidão no Brasil e como esse período deixou de herança um racismo estrutural que segue matando, o autor viu a necessidade de políticas raciais de justiça e reparação e, não só isso, viu como a sociedade brasileira foi forjada em cima de sangue, dor e desumanização e como tudo isso ainda afeta o país e todos os descendentes das vítimas da escravidão. Necessário para entender o Brasil e ainda mais para iluminar o caminho para os próximos anos que virão.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/01/2022

Escravidão - Vol. 1, sobre a história da escravidão no Brasil, é o primeiro livro da nova trilogia de Laurentino Gomes. O jornalista e escritor recebeu diversos prêmios e vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos com a série 1808, 1822 e 1889 sobre a história do Brasil.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786580634019

NatyNatalia 28/06/2023

Não é meu estilo, mas valeu a experiência
Não é o meu centro de interesse, mas ganhei o audiobook no Skeelo e resolvi ouvir. Esse jornalista é muito competente e fez um trabalho impecável. Para quem gosta desse assunto, é maravilhoso!