Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

Geise 24/04/2024

Que sabor delicioso
É um livro que se baseia em muitos fatos históricos de 1880, mas não é sobre esses fatos, por isso não precisou ter total comprometimento com o que realmente aconteceu. No começo, tava tudo tão tenso que pensei que nem era romance (não sou de ler sinopse), mas depois o romance veio e foi ótimo. Os capítulos são em primeira pessoa, intercalando entre a Anastácia e o Benício, e por vezes não senti o Benício narrando de maneira crível, parecia muito uma mulher falando, mas não era sempre. Tiveram alguns erros de revisão no ebook, mas fora esses pontos que mencionei a história é muito boa, narrativa fluida, personagens bem desenvolvidos... Minha personagem favorita é a Darcília.
Eu gostaria de saber qual seria a opinião de pessoas pretas sobre como foi retratada a época e as questões raciais, já que a autora não é preta. Enfim, no geral gostei demais, recomendo pra quem curte romance de época.

Raquel del Valle 23/04/2024

2/3 muito bom
Romances de epoca sao os meus prefeidos.
E a Paola manja bem disso.

Nos 2/3 do livro estava indo bem. Gostei da pesquisa histórica e do contexto que a autora abordou.
A parte descritiva me fez entrar no período. Ponto bem forte do livro.
Gostei dos personagens em geral e do tema.

Me incomodou demais a repetição das frases de autoafirmação... cansativas. Muita frase de efeito tb. Uma personagem forte não precisa toda hora ficar se afirmando... Se cortasse isso a leitura se tornaria mais fluída.

Emy 10/04/2024

Li bem arrastado, não sei bem porque não gostei muito, achei muito repetitivo, no livro Benefício fala umas 6x que foi através do irmão dele que encontrou força para superar a questão do pai dele e tals.
E a Anastasia a mesma coisa, é falado repetidas vezes em todos capítulos as mesmas questões que já foram apresentadas para o leitor anteriormente.
Achei muito longo também, quem sabe por conta de ser repetitivo.
O livro é bem rico em detalhes históricos e descrições.
Não consegui me apegar e me interessar muito pelos outros personagens também do abrigo.

Tacia7 03/04/2024

Profundo
Livre para Recomeçar, de Paola Alexsandra, é tão profundo! Como no primeiro livro dela, cujo, fiz a leitura anterior, conversou tanto comigo! A escrita da Paola é tão cuidadosa e ao mesmo tempo precisa, que nos toca profundamente! Em Livre para Recomeçar, a autora trabalhou as temáticas de uma forma, que nos fazem refletir em nós mesmos. Aliando também com um pano de fundo histórico, tão rico, que fez-me pesquisar, ir além do enredo. Tanto que quando eu voltar ao Rio de Janeiro, com certeza, irei visitar e revisitar alguns lugares citados pela autora. Amei o enredo, os personagens, tanto os protagonistas, quanto os secundários. Todos tiveram uma importância na construção da narrativa. Sem falar dos plots twists, que amei, durante o desenvolvimento da história. Demorei para ler, porque é um livro que tem de ser absorvido com muito cuidado e tempo. Pois há muitas riquezas nos detalhes em cada capítulo. Amei também que os capítulos se revezam entre Benício e Anastácia, proporcionando que mergulhemos nas emoções de cada um. Estou maravilhada com esse livro. Eu dei quatro estrelas e meia, porque faltaram para mim, mergulhar mais na história de Samuel e Avril, pois fiquei encantada e curiosa sobre esse casal improvável e foi tão lindo também de ver acontecer o amor entre eles. E também ficou um gostinho de quero mais sobre Benício e Anastácia. Ou seja, tem que ter uma continuação, focando mais no Samuel e na Avril. Super indico! Agora, vou ler o próximo livro da Paola, Amor às causas perdidas. Tenho certeza de irei amar também!

Marcella Almeida 28/03/2024

É? não rolou
Essa história tinha tudo pra me fisgar, mas acabou se tornando uma dificuldade. Comecei empolgada, mas antes de chegar na metade estava meio que cansada das repetições e da condescendência, e a história foi ficando chata e meio que infinita demais pra mim.

Anastácia é uma personagem muito forte e muito sofrida, mas passou a história inteira tentando se convencer de sua força, o que a tornou meio cansativa. Torci por ela, claro, mas que fiquei cansada, fiquei.

Benicio é um fofo e cativante, mas acabou me passando a mesma sensação que tive com Anastácia, cansaço. O casal em si é explorado se maneira meio morna, sei lá. Não me cativou tanto.

Mas acredito que uma das coisas que mais foi martelando na minha cabeça loucamente foi que a autora dividiu o quadro de personagens em bons e ruins, sendo que os bons não tinham defeitos e os maus eram psicopatas? não gostei disso, não me passou tanta verdade.

Enfim, amo Paola, mas essa história definitivamente não rolou pra mim e é só isso que tenho pra falar, senão vou soar mais repetitiva do que o enredo.

Letícia Azevedo 23/03/2024

Bom mas lento
O livro se passa no Brasil, a história em si é muito bacana, mas achei muito lento e repetitivo, tudo muito engessado, e a química do casal não rolou pra mim.

Adoro a Paola, mas achei volte para mim muito melhor, estou ansiosa pra ler o próximo livro dela

Tay 16/03/2024

Uma jornada para o amor (próprio)
É um livro diferente da maioria dos romances de época que vemos por aí. A estória não gira em torno do romance, pelo contrário, o romance é apenas uma pitada nesse livro. E por muitas vezes até esquecido, pois romance realmente não é o foco do livro.
Aqui vemos mais sobre a personagem se reencontrando, se redescobrindo e se amando.
A autora aborda temas como a escravidão, a violência doméstica (que era tratado como algo natural na época), perdão e vários outros assuntos.
É o segundo livro da Paola que leio e ainda continuo reconhecendo a autora em cada detalhe, dar para ver a essência dela pela escrita.

Karen 09/03/2024

Otimo mas...
Eu achei legal mas não e pra mim, e o segundo livro de romance mais historico que tento ler e não consegui, apesar de ter achado lindo a forma como a historia de escravidão não foi apagada do brasil, o fato dos personagens falarem muito sobre a dores do que viveram e repetir algumas linhas de pensamento me deixou cansada da narrativa, tive que terminar em doses pequenas.
eu adorei o personagem masculino, adorei os coadjuvantes e algo que me fez chegar ate o fim foi realmente a beleza dos personagens nas suas categorização e o quão divertido eles eram.
Espero ler o outro livro dela por que simplesmente acho que ela tem muito potencial

Gabi.Costa 03/03/2024

Ela entende o que a gente quer
MAs um dia que a Paola entrega tudo que a gente que ama romance de época quer ver, admito que fiquei mais interessada no casal formado pelo irmão do mocinho e da freira mas o casal principal tb é incrível.

Juliana.Medeiros 02/03/2024

Não posso dizer que amei a historia do livro ja que muitas coisas contadas eu n consegui imaginar, mas gosto muito da escrita da autora, então recomendo para quem gosta do gênero.

Fabiana @entrelivrosenuvens 28/02/2024

Na vida, quase nada é por acaso!
Esse foi o meu primeiro romamce de época, e confesso que não é algo que tinha vontade de ler, exceto pelo fato de ter sido escrito pela Paola, que é uma pessoa que admiro e acompanho.

Mas devo admitir que o livro me cativou e surpreendeu. Levei algumas boas página pra engrenar na leitura, mas quando passei dos 45%,o livro foi tomando forma, e não conseguia mais parar de ler... fui surpreendida em vários momentos e amei a história.
Achei a história da personagem principal muito bem construída e sua força pra recomeçar e guiar sua vida conforme sua própria vontade, inspiradora. Mas quem ganhou meu coração foi o Benício. Que mocinho fofo e apaixonante.

Já conhecia a escrita da Paola, e amo.. mas fiquei ainda mais admirada pela sua trajetória como autora... Amei a história, sua construção e a forma como foi contada.
Acabei o livro com uma sensação gostosa de ter concordado e amado todos os desfechos e uma leve sensação de querer mais...

Samyy 28/02/2024

Um livro rico em detalhes
Confesso que no início a leitura não me prendeu, demorei MUITO pra pegar o bonde desse livro e seguir na história.
Já de supetão a gente é apresentado à recortes extremamente pesados, porém reais de um casamento daquela época (embora não todos, mas a maioria), e isso me deixava com uma angústia no estômago, porém aos poucos eu fui me convencendo de que tudo aquilo realmente acontecia, as vezes até pior, então me peguei sendo ?obrigada? a encarar os fatos.
No geral a história é muito bem contada e cheia de reviravoltas, tem mini plots que me deixavam besta e alguns acontecimentos que me faziam ir de um extremo ao outro. Gostei muito que os personagens secundários são muito bem trabalhados, cada um possui sua história e seu papel no desempenhar da história principal.
Claro que não podemos deixar de lado a representatividade que esse livro carrega, a paixão por terras brasileiras e nossas comidas e culturas, o triste recorte da escravidão (parte essa contada de uma forma muito responsável, eu diria) e claro o machismo escancarado daquela época.

Tirei algumas estrelas por coisas que me incomodaram (mais à mim mesma como leitora), mas nada que me atrapalhasse navegar por essa história maravilhosa. ??

Duda1446 26/02/2024

HÁ TANTO TEMPO NÃO LIA UM ROMANCE TÃO RICO!
Eu particularmente, sou muito fã de romances antigos, gosto por conta de que diferente dos romances atuais, a relação do casal protagonista sempre é um pouco mais "difícil", parece que hoje em dia, esse hábito do CONQUISTAR foi se perdendo.
Mas enfim, romance ótimo, dois amores, traumas, uma escrita muito adequada para o estilo do livro, e um livro com um enredo que realmente te prende.
Muito bom, recomendo DEMAIS!!!!