Sem Família

Sem Família Hector Malot...

Resenhas - Sem família

Milyy 29/03/2024

Eh
Eu nao entendi mt bem esse livro kmmmkkkkk como fiquek mt tempo sem ler esqueci de td do começo e fiquei com preguiça de voltar, e por ele ser antigo a escrita eh estranha e desanimei
pelo menos eh mais um lido!!

Luiz Pereira Júnior 03/03/2024

Tudo parece mudar, mas...
Primeiro, um aviso: li “Sem família”, de Hector Malot, em uma edição da Editora e Livraria do Chain e, infelizmente, preciso avisar que está repleta de erros, chegando a irritar pelo aparente descuido da revisão ou algo que o valha. E tome “oitos”, “peparando”, “ameça”, “recodar” e por aí vai.

“Sem família”, de Hector Mallot, é o típico livro da literatura infantojuvenil de décadas atrás, com todas as suas qualidades e com todos os seus defeitos: piegas e sentimentaloide em certos trechos, mas provocando a reflexão sobre o abandono de crianças e os horrores do trabalho infantil em outros; diálogos pouco convincentes, mas que contribuem para acelerar a ação; personagens tremendamente maniqueístas, mas que contribuem para a fantasia do jovem leitor e paisagens ora idealizadas, ora beirando o naturalismo no seu lado mais sórdido.

Ao retratar as peripécias de um menino de oito anos (que age e fala como um menino de oito, dois ou um rapaz de 22 anos, dependendo do trecho lido) em busca de sua família, o autor constrói um romance de aventuras que, a bem da verdade, acaba por parecer datado ou semelhante a muitas outras obras (perceba que eu escrevi semelhante, mas não copiado, já que o livro foi lançado em 1878), pois muitas das ações abordadas são ou se tornaram chavões nos dias que correm (um exemplo: basta chegar ao meio do livro e você saberá o final do protagonista – mas, sem spoiler).

Vale a pena? Com certeza. Se você não gostar, ao menos se lembrará de outras obras clássicas: “David Copperfield” (1850), “Pinóquio” (1883), “O jardim secreto” (1911) e trará, se você for de minha idade, aquelas lembranças daqueles seus dias distantes de suas primeiras leituras...

Bea 19/02/2024

Que escrita fluida, eu amei a história. Um livro viciante de uma narrativa simples. Sofri e sorri junto com Renato

TerraDasLetras 15/02/2024

Essa história é voltada para o público infanto-juvenil, mas vale um post.
Viajei por essa trama quando eu tinha uns 10 anos e, saudosista que sou, revisitei a obra recentemente só para constatar que consegui me emocionar bastante, mesmo tanto tempo depois.
É um livro que segue inspirando, de geração em geração, com uma mensagem atemporal de força e superação.
Um dos meus preferidos da vida!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

isabelhias 15/09/2023

Nostalgia infantil
Li esse livro aos 13 anos e o guardo com muito carinho. Acho uma leitura ideal pra estimular a imaginação e o hábito em crianças, hoje aos 27 me senti muito bem por me lembrar desse livro e da fase em que o conheci.

Angel 18/12/2022

O livro é bom, apesar de extremamente triste. É lamentável pensar o quanto consegue ser atual em muitos dos relatos de exploração infantil. Oferece muita reflexão do início ao fim.

Géssica 16/09/2022

Tropeço atrás de tropeço
Como pode um menino viver tantas aventuras e a pé?Renato órfão, sem família não estava, ao decorrer do livro este encontra muitas pessoas que o dirão ser família, mas não se engane nem toda família é boazinha.

Glabys 13/03/2022

É velho, mas é ótimo!
Já faz uma cota q eu li, mas se n fosse tão longo, eu releria com toda certeza (preguiça fala mais alto)!
Foi um dos primeiros livros q me fez chorar de verdade... afinal, o primeiro sofrimento a gente nunca esquece! Kkkkkk
O final é lindo e eu simplesmente me emocionei do início ao fim! ?

RomAria 21/01/2022

Meu comentário
Eu amei esse livro. Foi um dos poucos que me fez chorar. Ainda vou relê-lo. Será que o coração aguenta? ?

Moises Celestino 12/08/2020

Clássico juvenil...
Livro tocante e comovente, muito bonito e recomendado para o público infanto-juvenil. Lógico que leitores saudosistas (como eu), ainda curtem esses clássicos que oferecem leituras agradáveis e apaixonantes. O presente texto, lido na íntegra, é melodramático e inspirador. Pura Nostalgia? Com certeza!

Cristiana 03/08/2020

Um dos meus livros favoritos da vida!
É um dos meus livros favoritos da vida! É aquele tipo de livro que a gente guarda com carinho e passa para os filhos. Esse livro foi passado pra mim pelo meu pai e eu pretendo quando tiver um filho passar pra ele.

É simplesmente uma história linda e emocionantes de força e superação daquelas que marcam nossa vida inteira.

Leiam com um lenço ao lado, mas leiam!

Katherine 27/10/2019

Clássico subestimado
Sublime.
O livro me prendeu do início ao fim e foi uma grata surpresa. Tornou-se um dos favoritos da vida. Que singeleza de narrativa.

Dyone.Elias 28/11/2018

Lindo
Uma das histórias mais lindas que já li em minha vida....

Afroditte 26/08/2016

Minha primeira paixão !
Esse foi o primeiro livro que li. Eu tinha 7 a 8 anos, estava passando férias na casa dos meus avós e por falta do que fazer... comecei a lê-lo.
Despertou em mim uma paixão pela leitura que permanece latente.
A história do Renato, tão cheia de sofrimentos, perdas, superações !
Gostaria muito de achar esse livro novamente.