O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Nati Morgan 12/07/2020

Comecei a ler este livro porque faz parte de uma das indicações do clube de leitura da Reese Witherspoon e achei que seria bom, já que o outro que li da Jojo Moyes tinha sido incrível.
Enfim, o livro até a metade dele estava ótimo, eu fiquei entretida e o suspense estava ok. Depois que todo o clímax do livro foi resolvido a leitura despencou. A Isa, uma das personagens principais, foi irresponsável durante todo o livro por colocar a filha de 6 meses em todos os perigos existentes e o enredo da Kate e do irmão Luc me deu sono e só por isso mesmo que esse livro apenas não foi.... mas poderia ter ido haha
Kory 19/08/2020minha estante
Amei se comentário, acabei de terminar o livro e corri para o Skoob para ver se mais alguém compartilhava a mesma opinião que eu.
Fiquei boa parte do livro preocupada com a bebê, a todo momento sentia medo que algo acontecesse com ela.
Achei a Kate uma personagem chata e total preguiça da história dela e do irmão, enfim, pra mim a história foi bem fraca.

Nati Morgan 20/08/2020minha estante
Esse livro tinha tudo pra ser bom, né? :/

Ana Carolina 04/09/2020minha estante
Qual livro da JoJo?

Marcianeysa 25/12/2020minha estante
Onde vejo esse clube do livro da Reese?

Nati Morgan 29/12/2020minha estante
No Instagram o @ é @reesesbookclub e no YouTube tem alguns vídeos de listas de livros que já possuem tradução aqui no Brasil :)

Marcianeysa 29/12/2020minha estante
Obrigada!

Ra 23/10/2021minha estante
Nati qual do clube do livro da resse witherspoon você recomenda?

Tícia 10/03/2021

RESUMINDO:

Primeiras duzentas páginas: excessivo suspense pra um mistério meia-boca que geral consegue solucionar já no primeiro capítulo.

Resto: tentativa gorada ao enfiar outro mistério bosta no “mistério” anterior.

Final: altamente previsível, engolfado numa sucessão de desgraça em um óbvio esforço pra chocar e sensibilizar o combalido leitor.
Caguei.

Então por que deu duas estrelas?
Porque sou legal assim.

E num recomendo não.

;)

Dei 2,5 sendo generosa pq é horrível a história

Tícia 11/04/2022minha estante
Eu tb me senti generosa dando duas estrelas kkkkk Toca aqui o/, Ana Cláudia.

@vcdisselivros 07/02/2023

Morno quase esfriando
Resenha - O jogo da mentira ?Morno, quase esfriando?

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Isa, Fatima, Thea e Qureshy são amigas desde os tempos do internato.

° Na época elas eram conhecidas pela quantidade de mentiras que contavam, sempre por diversão e valendo pontos.

° Após um evento traumático que separa as garotas, mentir se torna algo sério, essencial!

° Anos mais tarde uma mensagem é recebida ?Preciso de vocês? e todas se mobilizam para se encontrar.

° A mentira contada lá atrás pode vir a tona e destruir tudo o que essas mulheres construíram ao longos dos anos. Ao que tudo indica uma delas ainda está jogando e infringindo a regra principal, nunca mentir umas para as outras.

POR FIM

O jogo da mentira é mediano, pensei que o livro em si seria sobre esse jogo da mentira frenético e sem limites, uma competindo/enganando a outra, mas não, tudo gira em torno de uma única mentira principal que volta do passado e aterriza o grupo.

O plot é previsível e quanto mais lemos, menos nos importamos com todas, tornando a experiência de leitura ok e sem grandes emoções!

Patricia 04/01/2023

Decepção
Narrativa lenta, enredo sem gdes acontecimentos, personagens que não me cativaram nem despertaram empatia. Achei o livro tedioso. Já li outras obras dessa escritora e gostei muito, esse não é o melhor livro dela, no meu ponto de vista.

Tamara 17/03/2020

Há anos tenho livros de Ruth Ware listados como "quero ler um dia', mas sempre adiava e priorizava outros, porém há cerca de um mês vinha ensaiando pegar o Jogo da mentira e minha curiosidade se aguçou principalmente devido a uma opinião mediana que li e fiquei com o desejo de conferir o que eu iria achar dele quando lesse. Assim que iniciei a história, toda a trama aguçou minha curiosidade e os primeiros capítulos se mostraram envolventes e intrigantes, e a escrita da autora se mostrou muito habilidosa, o que para mim acabou sendo o ponto mais positivo do livro, pois mesmo quando a trama estava me oferecendo decepção atrás de decepção a autora e sua escrita me impulsionavam a continuar, só para ver onde aquilo ia dar.
Mas, voltando para a parte em que eu estava gostando do livro, minha empolgação foi crescendo à medida que foi acontecendo o encontro entre as quatro melhores amigas, embora eu tenha achado bem estranho elas serem supostamente tão grudadas e se verem apenas tantos anos depois, mas relevei porque suspense é assim mesmo, cheio de nuances. Porém, foram as tais nuances do suspense que começaram a me incomodar a partir do momento que foram surgindo, e conforme as quatro relatavam sobre o jogo da mentira que criaram e as questões do caso foram se desenhando na minha mente perdi toda a empolgação. Não sei explicar bem o que me desagradou, foi algo não tão palpável, um incômodo grande com as personagens que fui sentindo que não seriam pessoas de quem eu gostaria se me deparasse com elas, especialmente a nossa narradora, e também Kathy, a amiga envolvida no problema que elas foram ajudar. Mas, tentando traduzir em palavras, acho que grande parte do meu incômodo se deveu as mentiras em si, eu não lido bem com pessoas mentirosas, e após isso não consegui mais empatia com nenhum dos dilemas das personagens, por mais difíceis que eles fossem. Outro fator que me irritou bastante foi o vai e vem que o livro nos oferece, sendo que em um momento tudo parece resolvido e depois a autora vai lá e reabre tudo novamente sem um fundamento válido.
A cereja azeda do bolo acabou sendo a última linha quando eu já estava profundamente decepcionada, e nesse ponto específico a protagonista acaba pensando algo que me fez perceber que ela não teria aprendido nada com a situação e que continuaria com suas ações tão reprováveis, sendo que ela já vinha agindo de uma forma que não se encaixava com o que eu esperava e penso sobre relacionamentos e afins. Enfim, O jogo da mentira é um livro com uma boa promessa mas com uma execução que vai de mediana a ruim, e que para mim não foi uma leitura nem de longe marcante, portanto recomendo que aqueles que tenham interesse experimentem porque a escrita faz a leitura fluir, mas que diminuam as expectativas e me contem suas opiniões após a leitura e eu espero que minha próxima experiência com a autora seja melhor.
Helder 20/03/2020minha estante
Oi, Tamara, tudo bem?? Tenho o pé atrás com esta autora. Li seu primeiro livro publicado no Brasil que se chama Em Um Bosque Tão Escuro e acho péssimo. Mas já vi muita gente que respeito amando o livro. Preciso ler os outros dois dela lançados por aqui, mas como vejo pela sua resenha, para nenhum deles existe um consenso. Eu , por enquanto acredito que esta autora não tem talento para criar tramas ou personagens com empatia. Vou tentar ler este aqui e volto para te contar o que achei. Mas já te aviso, se você quer fazer uma segunda tentativa com a autora , fuja daquele Bosque Escuro.

Ana Claudia 31/03/2022

Isa, Thea, Fátima, Kate são amigas desde a época da adolescência, quando estudaram em um colégio interno de Salten, uma cidade da Inglaterra.

No internato, as quatro amigas criaram um Jogo da Mentira e logo todos os alunos passará a conhecer as quatro amigas que mentiam. A cada vez que elas criavam uma mentira, mais elas se tornavam mais amigas.

O Jogo da Mentira possui 5 regras: 1) Conte uma mentira 2) Insista na sua história 3) Não deixe que descubram 4) Nunca mintam umas para as outras e 5) Saiba quando parar de mentir.

No internato, uma tragédia aconteceu que marcou e uniu essas quatro moças quando uma das regras estabelecidas foi quebrada.

Passados 20 anos, elas se afastaram e cada uma seguiu a sua vida. Só que uma mensagem de texto vai aproximá-las novamente. E elas vão precisar voltar a Salten e reviver toda aquela noite que ficou marcada em suas vidas.

Isa está casada com Owen e tem uma filha, Freya, de 6 meses. Quando recebe a mensagem e vai ao encontro de Fátima, Kate e Thea levando consigo sua filha.

Kate era filha do professor Ambrose, que dava aula no internato e tem um irmão adotivo, Luc.

A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Isa Wilde e com uma linha temporal entre o passado e presente.

Eu tive dificuldade em me conectar com essa história. Achei muito arrastada até uns 70% do livro. Fiquei bastante incomodada com a Isa levando um bebe para cima e para baixo em Saltem e expondo a criança a riscos desnecessários. A trama em si não me convenceu. Achei muito enfadonho e pensei em largar várias vezes. O suspense achei morno e só teve um pouco de adrenalina no final, mas nada que mudasse a minha percepção do todo.
gabihott 31/03/2022minha estante
Vencemos Ana ?

@loop.literario 31/03/2022minha estante
2.5?? hahahahaha ainda bem que não vou ler

Vencemos sofrendo kkkkk

Gostei não Cris? afff

Bel 23/09/2022

a autora só pode estar de brincadeira
quando eu vi que a Ruth Ware havia escrito esse livro eu não demorei muito para compra-lo,porém minha decepção quase me fez rasgar as folhas:com uma trama que parece que não vai pra lugar nenhum,nos deparamos com personagens sem graça e caricatos,o final deste livro é tão previsivel que decepciona muito,parece até mentira que a autora que possui livros tão interessantes criou esse livro,nem ao menos a escrita lembra a dela,decepção.

Fabiana 31/05/2023

Pensei que seria melhor, prometia muito na sinopse, mas talvez seja eu, não gostei nem um pouco das personagens, era quase impossível simpatizar com elas, a Fátima foi a mais "gostável" e a Kate muito desagradável, a Isa não tem personalidade e a Thea, ah a Thea precisava de ajuda.
A história começa a ficar interessante bem no final, aí dá uma virada boa e o final foi rasuavel. Como eu disse pode ser eu, mas... já tive leituras melhores.

Karen 18/04/2021

Achei este livro muito arrastado, as coisa vão acontecendo e tu sem saber o porquê, é sem muita vontade de descobrir . Só fui até o fim de teimosa

Marcianeysa 30/12/2020

Muito ruim
Tinha lido um livro da autora e gostado bastante, o que me motivou a comprar esse. Mas é muito ruim! Personagens sem nenhuma empatia, uma história morna, onde até os plot twists são mal elaborados. Terminei de ler so na raiva mesmo.
Marcus Vinicius 30/12/2020minha estante
Não indicado então.

Marcianeysa 30/12/2020minha estante
Não mesmo!

GuiMoreno 30/12/2020minha estante
Odeio quando termino o livro só de raiva. Não conheço a autora. Vou pular esse aí.

GuiMoreno 30/12/2020minha estante

Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Concordo plenamente. Terminei só de raiva, mas a trama é apenas razoável e as soluções são bem tolas. Os diálogos então, sem profundidade. Tirando a protagonista, os outros personagens são rasos.

Juh 18/04/2020

A escrita da autora foi um ponto positivo.
Isa, Fátima, Kate e Thea são amigas desde a adolescência e se conheceram em um semi internato.
Entre elas foi criado o jogo da mentira com as seguintes regras :
Regra 1: Conte uma mentira. Regra 2: Insista na sua história. Regra 3: Não deixe que descubram.
Regra 4: Nunca mintam umas para as outras.
Regra 5: Saiba quando parar de mentir.

Esse jogo faz com que não sejam bem vistas pelas pessoas.
Elas são expulsas de uma maneira misteriosa que gera fofocas.

Já adultas com aproximadamente 30 anos , há 17 anos sem se verem, Kate manda uma mensagem para as demais que diz apenas que precisa delas,após um osso humano aparecer no  rio Reach , próximo de onde Kate mora.
O passado retorna para colocar em xeque o segredo das amigas e colocar o questionamento se as regras do jogo da mentira foi seguido por todas.

O livro é narrado por Isa que intercala o passado e o presente.
A cada capítulo conhecemos melhor as quatro amigas , como se deu essa amizade e porque delas serem tão mal vistas.
Além do reencontro delas e a reação a suposta ideia de ter o segredo delas revelado.

O jogo da mentira além de trazer um suspense tem uma carga dramática no decorrer da história , contando a trajetória das protagonistas.

Logo de cara o livro já chama a atenção com um osso humano sendo encontrado por um cachorro.
E esse sentimento se mantém conforme as amigas se reencontram e o segredo fica encoberto na história.

Quase na metade do livro a minha empolgação foi diminuindo conforme foi encaixando algumas peças e o ritmo parecia mais devagar.
Porém um pouco mais da matade a autora me mostrou que nem todas as peças tinham se encaixado e minha curiosidade voltou com força total.

As protagonistas não me cativaram, não me afeiçoei a nenhuma delas, porém a narrativa da Ruth é um ponto positivo, ela escreve de uma maneira que prende a atenção,fiquei absorta a história.

Não foi o melhor livro de suspense que li mas foi uma boa leitura e a escrita da Ruth me fez querer ler outro livro dela.

edisik 27/04/2021

Ok
O livro começa bem, depois vai se desenvolvendo com muitas situações sem sentido (como levar um bebê para situações de perigo). Fica bem chato no final, tenta dar muitas reviravoltas que só nos cansa.

gabihott 28/03/2022

É triste dizer mas se eu tivesse o hábito de abandonar os livros, esse livro seria um forte candidato.
A narrativa da autora é ótima, os capitulos são curtos o que facilita a leitura mas a trama é fraquinha, não me despertou muito interesse. Até 60% do livro essa sendo uma leitura sem graça e sem emoção nenhuma. Nem teoria eu estava criando para o desfecho. Não acontecia nada de interessante que despertasse minha curiosidade. Talvez o fator suspense que a autora inseriu na narrativa não foi suficiente para que eu ficasse curiosa e com vontade de não parar de ler até descobrir. Após isso, algumas coisas foram acontecendo e melhorou. Mas não o suficiente pra melhorar minha experiencia. É um livro OK. Nada de mais e nada de menos.

Bruh 08/05/2020

Surpreendi
Este livro tem uma leitura fácil e envolvente com um final inesperado!!! Adorei...

Mari 19/08/2020

O livro não me prendeu. Não funcionou comigo!!
Não gostei muito do livro. Ele não funcionou para mim. A narrativa bem fluida mais a protagonista não me ganhou e muito menos suas amigas. Porém o final ficou bom e que salvou de ganhar 1 estrela. Por isso minha nota para este livro é 2 estrelas.