Coluna Prestes

Coluna Prestes Eliane Brum

Resenhas - Coluna Prestes

Wolsey 15/10/2023

Difícil conseguir o livro e ainda paguei caro. Mas valeu...
Peregrinei pra conseguir um exemplar. Perdi oportunidades e acabei conseguindo um caríssimo exemplar autografado pela autora, em bom estado de conservação.
O Avesso da Lenda é um livro reportagem escrito pouco antes dos 70 anos da marcha da Coluna Prestes e traz a visão e o relato de quem sofreu os traumas e carregou as sequelas daquela revolta armada que perdeu o rumo, embora a razão de ser se tivesse perpetuado nos governos seguintes.
Também traz o retrato do interior brasileiro do início da década de 90, onde a seca e a miséria pintavam um quadro de total desesperança.
A leitura é densa (parece uma característica comum nos livros da Eliane Brum), angustiante e apesar de ser consideravelmente pequeno, não consegui terminar rápido. Diversas vezes tive vontade de respirar um pouco e intercalar a leitura com algo mais leve.
Este livro deveria ser leitura obrigatória, mas existe claramente um movimento sutil (ou não) que tenta evitar a propagação do contraponto à romantização da figura bossálica e omissa de Carlos Prestes. Mas essa característica de Prestes aparece, ainda que sutilmente, em outros livros excelentes, como o "Marighella", que eu já tive oportunidade de resenhar aqui.
Fico imaginando o trabalho e o perigo que foi refazer a trilha da Coluna Prestes, ainda que 70 anos depois.
Vale as 5 estrelas, não só pelo conteúdo.
CheGuelara 15/10/2023minha estante
Você acha que é bom para começar a ler sobre ele? Acha que houve distorções dos pontos de vista?

Wolsey 15/10/2023minha estante
É sempre prudente ler com filtros. O importante, embora muito difícil, é não se limitar a uma única fonte, se o seu interesse é ler sobre Prestes, especificamente.

CheGuelara 15/10/2023minha estante
Obrigada!

Wolsey 15/10/2023minha estante
A história do Brasil é riquíssima. Não podemos enterrar nem nos envergonhar de nenhum episódio. É o conjunto de todos eles que nos forjaram e explicam o que somos hoje. Acho importante ler sobre Prestes, sim.