Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

kindle0 05/04/2024

Ah, ouvi falar tão bem desse livro, mas não foi pra mim, depois de ler pachinko fiquei com ressaca literária e comecei esse livro. Achei simplesmente insuportável ?.
Um livrinho tão curto, mas que não fluía de jeito nenhum, terminei na força do ódio.
Fernanda2962 05/04/2024minha estante
Eu achei a mesma coisa

Bruna1178 05/04/2024

O engraçado é que em alguns momentos eu acabei me sentindo uma intrometida por saber coisas tão íntimas de alguém, o que me fez pensar que esse livro é muito bem escrito. Recomendo muito a leitura, acho que muita gente vai se identificar com a infância da Carmen.

gcroms 05/04/2024

Eu amei tanto esse livro! Foi um livro curto e fácil de se ler. Fiquei o livro todo com vontade de confortar e abraçar a Carmen, e dizer que ela é uma criança incrível e inteligente.

Catarina314 04/04/2024

Favoritado!!
Essa leitura foi uma experiência tão única, daqueles livros que eu terminei sentindo uma completude, um sentimento de realização, sei lá, não consigo nem explicar direito. Funcionou muito pra mim. Mariana Salomão Carrara, simplesmente, obrigada! Que escrita linda, que talento, que visão, que construção de narrativa! Parece que essa mulher nunca errou em uma palavra sequer!! Me fez entrar de cabeça nessa história e eu fui lendo tão devagarzinho com medo de acabar rápido demais, me pegou pela mãozinha e foi me conduzindo tão bem. Com certeza vou querer reler em outro momento, agora vou lá recomendar pra todo mundo, tchau!
THE END

wendymarques 03/04/2024

Eu peguei pra ler porque eu estava de ressaca literária e me indicaram ele por ser muito bom e curto e essa obra de artes me resgatou pra leitura. O livro é leve, fluido, rápido, gostoso de ler, ele é perfeito.
A forma que ele aborda tantas coisas importantes mas de uma forma tão pura e leve é surreal, a autora realmente soube trabalhar nesse livro, ele é muito bom.
Eu amava ver como ela via e como ela percebia as coisas, como ela agia, como as crianças são diferentes e terminei o livro pensando no quanto eu queria ser criança de novo. Maria Carmem com 11 anos (agora 12 e meio) tem mais maturidade e sabe assimilar as coisas melhor do que eu, eu sou realmente um banho Maria ainda hahahahah
Eu só não vou dar nota máxima porque ema gluma capítulos eu me perdi um pouco, faz parte, é um livro narrado por uma criança, mas eu amei cada parte. Eu nem sabia que gostava de livros barrados por crianças até ler esse. Incrível!

Kami34 03/04/2024

Se deus me chamar não vou
"no fim das contas estamos todos no banho-maria." ?
esse é o tipo de livro que eu queria ter lido aos meus 12/13 anos! muito bom, muito facinho de ler. indico muito

Bluesrings 02/04/2024

Eu tô curtindo bastante esse estilo de livros narrados por crianças, eles me trazem um conforto muito grande, sinto que isso vem pelo fato que me vejo em muito em alguns pontos neles.
É um livro bem rapidinho de ler e tem horas que você só vai querer entrar no livro pra abraçar a Maria Carmen e falar o quanto ela é incrível.

Obs: Maria aos 14 a gente ainda consegue ficar em banho-maria

Caroline 02/04/2024

Maria Carmem, tenho 28 anos e ainda me sinto em banho-maria. E fiquei refletindo se não será assim até o final. Parece-me que sim.
Livro lindo. Tive vontade de abraçar essa menina de 11 anos várias vezes, dizer que ela é incrível, inteligente, engraçada, que ela escreve bem, é linda e que vai ser uma escritora incrível.
Engraçado que, enquanto eu lia, Maria Carmem me lembrou Fernanda Young e Rita Lee várias vezes. Talvez pelas analogias, humor ácido. Eu sei que eu amo Fernanda Young, Rita Lee e Maria Carmem.

Taybetch 02/04/2024

Esse livro tem 500 páginas e nada muda minha opinião
Comecei esse livro já sabendo que seria um baque,e terminei com a mesma certeza. Aqui acompanhamos a vida de Maria Carmem,uma menina que na minha opnião é a própria melancólia em forma de gente KKKKK,a Psicologia ia te amar garota. É de uma profundidade inexplicável,cada frase desse livro marca o leitor de uma forma,quando digo que ele tem 500 páginas é exatamente por esse sentimento de ter que parar pra digerir as frases e as reflexões tidas por essa menina de 11 anos.
Eu gostei muito e peço que todos dêem uma chance para essa leitura tão incrível e que nos tira da bolha.

Marcela 02/04/2024

Ainda em banho-maria
Leitura curta, bem humorada e poética. O livro é narrado por uma menina de 11 anos contando sua própria história, é muito engraçado ver a perspectiva da mesma dos fatos. Reflete sobre muitas questões familiares, bullying e solidão. Diferente de tudo que eu já li, vale a leitura.

laurasdiary 02/04/2024

Se deus me chamar não vou
Estou completamente emocionada com esse livro. maria carmem é uma menina de 11 anos, quase 12, que conta a história de sua vida, alimento seu desejo de tornar-se escritora. maria passa por várias situações difíceis de pré-adolescência e também questões familiares. a forma como ela enxerga o mundo é tão precisa, perspicaz, crua, poética... dói muito ler algumas coisas que maria escreve, e dói mais saber que é exatamente assim que essas coisas acontecem e como afetam uma criança. senti um milhão de sentimentos nessa leitura, transbordei.

simplesmente per-fei-to.
maria carmem foi gigante!

Larissa.Correa 02/04/2024

Oscilei em todas as 160 páginas entre querer acolher Maria Carmen, que no auge dos seus 11 anos, relata de maneira tão simples os absurdos de crescer sendo parcialmente negligenciada e sacudi-la pedindo para que olhe com mais carinho para si.

Como convencer uma criança que ela é amada, quista, inteligente e bonita quando vive em um ambiente tão opressor? Apesar de toda angústia, foi uma experiência linda essa obra.

Que delícia foi acompanhar o banho-maria da Maria Carmen. E dos seus pais. E do namorado dos seus pais. No final, estamos todos em banho-maria.

Deskvice 02/04/2024

Solidão de uma criança
Um livro extremamente poético que narra a história de uma garota Carmem de 11 anos que sonha em ser escritora e escreve seu próprio livro e essa história é narrada pela perspectiva da garota e do livro que ela escreveu.

Um livro que fala sobre solidão, seja ela de todas as formas e cores, inclusive sobre a solidão de uma criança. Sobre relações e relações não monogâmicas, e banhos marias. Todos estamos em um, apenas esperando o momento certo para se tornar um pudim, amadurecendo aos poucos com tudo aquilo que nos acontece.

Além de relatar a experiência dessa criança em meio a sua solidão com tantas pessoas ao seu redor, relata suas experiências de autodepreciação que são criadas através do meio, pensamento que são concretizados através daqueles que estabelecem em sua mente que ?ser uma criança gorda? é um problema, além de criar crenças de desamor nessa menina, tudo narrado e construído de um jeito muito singelo e original, mesmo sendo escrito não por uma garota de 11 anos de fato, mas por uma mulher adulta, mas que no fim da consta já foi uma garota de 11 anos.

Uma história que te faz voltar no tempo e pensar em coisas que já te aconteceram e que talvez você tenha pensado a mesma coisa, abre passagens de nossas infâncias, nos ajuda a entrar em contato com nossa criança interior, por mais dolorosa que seja essa criança. Trás também o distanciamento da mesma em relação a Deus, por acabar sempre decepcionado, e não atendida por sua necessidades. Nesse processo questionamentos são feitos, será que realmente tudo é culpa de Deus, de nossos pais, da sociedade, ou será que é culpa nossa por não saber lidar com tudo isso e ainda está em um banho Maria?? Afinal de contas o que é a solidão?

Por fim deixo uma passagem aqui que foi da introdução do livro, mexeu muito comigo e me tocou bastante, espero que gostem também.

?Querido Homem-aranha,
meu nome é Maria Carmem (Carmem com m) e eu não tenho superpoderes.
Eu tenho um pouco de pena de você porque seu tio morreu por culpa sua e odeio quando uma coisa ruim é culpa minha, tipo quando meus pais não puderam ir na festa de ano novo porque eu tomei chuva e tive pneumonia.
Acho que se um bicho fosse me morder pra eu virar super-heroína eu nunca ia escolher aranha. A aranha tem muitas pernas e é sozinha demais lá em cima na teia tanto tempo esperando alguém aparecer. E quando um inseto finalmente gruda ali, ela passa uns minutos olhando, imaginando como seria viver com ele.
Daí ela mata o visitante.?

Lívia 01/04/2024

Os clubes de leitura tem isso de instigar você a ler algo que você não leria normalmente. Comecei achando que iria odiar e terminei querendo que não acabasse nunca. A voz narradora é muito convincente e é fascinante ver o mundo de novo pelos olhos de uma adolescente. É incrível como cada personagem é introduzido e explorado. Sério, que primor de livro!

Tatinha 01/04/2024

Adoreiiii!! Eu li o livro sem esperar que seria escrito por uma criança!! Adorei e inclusive me identifiquei em muitos sentimentos!