Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

kau 01/04/2024

Se deus me chamar não vou, foi uma leitura que me prendeu por ser bem humorada e ao mesmo tempo trazer questões com que me identifiquei quando criança, como o bullying por conta do corpo e o questionamento da existência de um deus.
Ao mesmo tempo, ao ler a obra comecei a me questionar sobre a forma com que nossas crianças são tratadas, com indiferença e impaciência, e isso deixou uma tristeza.

Ao ler o título eu esperava uma execução diferente, mas adorei dar uma atenção para a história da Maria Carmem sendo da forma que foi.

Mah 01/04/2024

Se deu me chamar não vou
Cara que livro bom de se ler, pra mim a escrita fluiu demais e apesar de não ter exatamente uma maravilhosa, a narrativa me prendeu muito. O livro ser narrado na visão de uma menina de 11 anos mexeu comigo, me lembrou da minha infância, me fez lembrar de como era a visão inocente de ver o mundo, mas também de perceber coisas que muitas vezes um adulto não percebe. Realmente, acho que estamos todos em banho-maria

Tatiana455 31/03/2024

A narradora é uma menina de onze anos, solitária, cheia de perguntas e ideias sobre a vida e o futuro.
Quote:
?Antes de ficar doente, ela (a avó) era muito sozinha, daí algumas tardes minha mãe me enviava pra fazer companhia pra ela, mas na verdade eu fazia solidão. As duas ali no sofá, quase no escuro, competindo qual solidão conseguia alcançar o teto. Eu acho mesmo que as crianças podem ser mais sozinhas que os velhos.?
?Como eu não quero ficar sozinha morta, quando Deus me chamar vou correr e fugir até meu nome ecoar por todas as nuvens e só vou morrer quando todos estiverem ouvindo MARIA CARMEM numa voz bem forte dentro do ouvido.?

Halynka 31/03/2024

Se Deus me chamar não vou
O livro é uma história contada por uma garota de 11 anos, Maria Carmem, com m...
Maria Carmem é uma boa aluna e a professora sempre elogia as redações, dizendo que ela, um dia, pode ser escritora.
E assim, Maria Carmem começa a escrever, como se em um diário, o dia a dia de uma garota naquela idade, com todos os desafios de ter tamanho que sugere ser mais velha e as dificuldades na escola e em família, principalmente depois que o Léo passa a fazer parte da vida dos pais.
Foi o terceiro livro lido de Mariana Carrara e sim, ela tem uma escrita maravilhosa, mas confesso que não foi tão empolgante como as duas anteriores.
Acho que, como diria Maria Carmem, foi uma leitura em banho- maria!

Kaire 30/03/2024

"Ninguém passa pra conferir se o vento não me levou porque sou inteira sólida. Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sokixas que ninguém vem chegar às estão ruindo"

Ô LAPADA SECA BONITA! É uma ótima história sobre como costumamos ser completamente ignorantes em subestimar as crianças como seres pensantes e dotados de sentimentos. Recomendo demais!

Laura.Sartor 30/03/2024

Um livro em banho-maria
Minha mãe me explicou que é culpa dos Planos
disse que os Planos são uns moços muito bonitos que ficam caminhando em volta da cabeça dos jovens e vão sumindo bem devagar, ninguém percebe, e a pessoa acorda um dia que nem minha mãe com muita saudade deles, mas não tem mais nada, os Planos todos desapareceram e ninguém sabe dizer exatamente quando

? um livro bem bonitinho, narrado por uma menina de 11 anos que aborda pontos bem importantes da vida!! adorei, me tirou da ressaca literária - mas como diria maria carmem rosário, é um livro em banho-maria

Suyanebrucieri 30/03/2024

O hype desse livro...
Vamos lá...ouvi maravilhas sobre esse livro, favoritado por muitos, acontece que talvez eu não seja um ser tão evoluído assim sabe kkk
Eu gostei? Sim. Eu favoritei? Não.
Os temas abordados até que são interessantes, mas no geral não funcionou pra mim, um livro tão pequeno e demorei horrores pra ler. N verdade eu achei meio chatinho.

mih_almeidax 29/03/2024

Que livro lindo, mexeu tanto comigo ser na ótica de uma menina de 11 anos. me vi nela em mts momentos. estou apaixonada por essa obra, incrível

Isadora Silva 28/03/2024

Sensível e triste
Ler Se Deus me chamar não vou foi uma grata surpresa para mim. Que livro sensível, envolvente e marcante. A autora conseguiu capturar um sentimento de infância pouco falado: a solidão, de uma forma brilhante, eu esquecia que Maria Carmem não era alguém real e me via torcendo para encontrá-la na rua e oferecer uma bolsa quente.

A pequena escritora conta sua história com sinceridade, medos e angústias, fiquei com raiva dos pais, raiva da escola e de tantas outras coisas lendo esse livro, menos de Carmem, ela eu queria abraçar. A leitura valeu muito a pena e eu indico muito.

Izabella.BaldoAno 26/03/2024

"fiquei querendo que livros fossem igual sanfona. que tudo que eu escrevesse ficasse sanfonando na calçada pras pessoas ouvirem, em vez de lerem, já que ninguém sai lendo muito por aí. daí as páginas abriam e fechavam no meu braço e as palavras iam saindo e se eu escrevesse muito muito bem igual o Leonardo toca, as pessoas acabariam dançando."

ler as histórias de Mariana Carrara parece ser sempre uma experiência de lidar com a surpresa: você pode estar entrando na perspectiva de uma mulher idosa que perdeu a memória ou, num caso como o de Se deus me chamar não vou, acompanhando uma menina de 11 anos escrever um livro. uma das habilidades dela reside em te convencer de que você está de fato entrando na perspectiva de uma mulher idosa que perdeu a memória ou acompanhando uma menina de 11 anos escrever um livro.

aqui, acompanhamos Maria Carmem que, querendo um dia se tornar escritora, resolve dar início à carreira escrevendo um livro sobre o ano mais movimentado, até então, de sua vida. com muita honestidade, ela relata no livro em construção diversos dos dilemas que vive, neste limbo entre a infância e a adolescência, bem como suas descobertas, o bullying que sofre na escola, a relação com seus pais que, muito jovens, também enfrentam eles mesmos muitas questões e, no centro da história, nos conta tudo que é possível sobre a "loja de velhos" herdada pelos seus pais de sua falecida avó e as mais inesperadas situações que nascem atrás do balcão dessa loja.

as sacadas da autora são fantásticas: a história, por exemplo, começa com uma carta de Maria Carmem ao Homem Aranha, na qual reflete sobre qual animal gostaria que a atacasse para se tornar ela mesma uma heroína. o arco é surpreendente e as saídas de Maria Carmem pra lidar com as situações são trágicas e cômicas, criativas e fantásticas.

que livro gostoso de ler. que personagem maravilhosa. que escrita maravilhosa.

"será que eu vaga-lume pisca de dor? se eu pudesse brilhar de dor eu seria um escândalo."

Jude 26/03/2024

Escolha ser gentil
De pessoas cruéis o mundo não precisa mais? vamos escolher ser gentis. maria carmem, você já era escritora desde a primeira frase.

Raiane 26/03/2024

Que livro especial! Leitura gostosa, quase um filme da sessão da tarde, tem seus momentos divertidos e suas reflexões - bastante válidas, aliás.

Maria Carmem é uma personagem cativante, isso é inegável. É interessante essa perspectiva de história contada por uma criança, pois já fomos criança e entendemos as dores de Maria - assim como entendemos os conflitos de seus pais.

Esse livro dá visibilidade à questões importantes da infância e a importância de entender o lugar das crianças na sociedade.

Caroline.Rodrigues 26/03/2024

Uau
?Impressionante como as pessoas fazem malas e vão embora, eu fico me perguntando se quando eu for alguém em condição de fazer as malas e ir embora eu vou usar desse artifício tantas vezes, é mais ou menos igual quando as crianças dizem que vão contar para a mãe, é um argumento final, acabou a discussão, estou fazendo as malas nada ganha do fazer as malas.?
Esse livro me deixou em pedacinhos e com ressaca literária, perfeito

Amanda.Barbara 25/03/2024

Me identifiquei muito com alguns dilemas da Carmen, principalmente porque eu também era uma criança que ?só tem tamanho?. Descobrir seu lugar no mundo e aprender a conviver com a crueldade alheia, e a lidar com os dilemas do crescimento é bastante doloroso. Pobre da Carmen quando descobri que algumas pessoas nunca saem do banho maria.

Luache 25/03/2024

Maria Carmen
Um livro tão profundo, cheio de nuances e sentimento, narrado por uma menina de 11 anos. Sofrimento, alegria, amor e desamor. A falta de acolhimento encontra minha vontade de acolher. Minha filha de 11 anos também, sentiu pena de Maria Carmen, certamente perdeu algumas nuances, mas entendeu muitas dores.