Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

nat 20/03/2024

Queria proteger a maria carmen de todos os males do mundo. que dó da bichinha :( sensível, engraçado e triste ao mesmo tempo.

Ross 19/03/2024

Em banho Maria
Segundo livro da autora que leio, e fui arrebatada novamente.
Livros escritos a partir da perspectiva de uma criança é meu estilo favorito agora, um livro sem linguagem rebuscada, mas com pensamento muito assertivos, que nós adultos fomos perdendo no meio do caminho.
Talvez o banho maria seja ir perdendo aos poucos nosso olhar infantil para as coisas, que é sempre mais simples e mais real, sem arrodeios e sem se importar tanto com a opinião dos outros.

Letiseaa 17/03/2024

No fim das contas estamos todos em banho-maria
Livros escritos por crianças serão meu novo estilo de escrita favorita!! que leitura gostosa mesmo envolvendo tópicos sensíveis

Yasmim 17/03/2024

Os adultos são cheios de arrependimentos
E ficam achando que a gente vai ser também.

Maria Carmem Rosário, 11 anos, com pais ausentes vivendo sob o mesmo teto (não consigo pensar em outra forma de defini-los).

O título me chamou atenção, e sua explicação eu jamais teria imaginado. A leitura é rápida, as reflexões não. ?No fim das contas estamos todos no banho-maria.? De fato, mas não me impede de ficar indignada com os pais, suas escolhas e a forma como escolheram viver (e olha que falo mais em relação a Maria Carmem mesmo).

Engoli o livro em um fim de semana, mas tenho a sensação de que passarei muitos dias pensando nele.

Oyakimim 17/03/2024

Se Deus me chamar eu não vou
Livro curto, mas traz uma grande carga de emoções. Maria Carmem com apenas 11 anos nos ensina de forma poética sobre solidão, ansiedade e como a escola pode ser cruel. Faz você refletir sobre como nossas ações, quanto pais, influência e moldam nossos filhos.

biabarros.txt 17/03/2024

Esse livro foi indicação e empréstimo de um amigo que me entregou dizendo "VOCÊ VAI AMAR". Logo, minhas expectativas estavam altas. E digo com tranquilidade que foram superadas.
Há algo de delicado, lindo e feminino que esse livro consegue tocar com a maior tranquilidade do mundo.
Recomendo demais.

claradtorre 17/03/2024

Acho que maria carmem é minha criança interior
Gostei do livro, principalmente como realmente parece uma criança escrevendo, isso foi maravilhoso. a autora sabia exatamente o que estava fazendo.
maria carmem vai ter sempre um espacinho no meu coração.

01h34min 17/03/2024

No final das contas, todos estamos em banho-maria.
Uma história que conta sobre ter 11 anos e ser alta e gorda, bullying, lojas para idosos e poligamia. Uma história que envolve quedas com guarda-chuva e coragem pra dançar pra meninos de cabelo longo. Envolve vizinho morto e o funcionamento de limpador de parabrisas. Envolve infância, solidão e ansiedade. Conta sobre Maria Carmem, que parou de fazer cocô por ter vergonha e teve que ir pro hospital parir um monte de bosta em uma maca.

Eu estou em choque com o quanto essa criança parece comigo, de verdade. As vezes eu parava de ler porquê ficava assustada com os acontecimentos e pensamentos tão semelhantes. Enfim, esse livro é fascinante. Acolhedor e doloroso também. Muito filosófico e genial pra uma criança de onze anos, mas acho que estou errada. Entendi o quanto nós (os que não são crianças) subestimamos a mente de crianças. Ao concluir o livro eu entendo como as crianças são tão mais inteligentes e geniais e criativas e pensadoras do que qualquer adulto cheios de formulas e artigos na cabeça.
Eu chorei porquê me senti criança de novo, e por ter tido uma infância tão solitária quanto da Carmem, e por entender que está tudo bem estar em banho-maria.

Mello 17/03/2024

O livro é narrado por uma criança de 11 anos. Conta a história da sua família e do bullying que sofre na escola por não ser adequada aos padrões sociais. Tem passagens bem sofridas e vista pelo olhar da criança tudo foi ainda mais. Uma dor de ser sozinha, de querer o bullying simplesmente para não se sentir só. De ganhar agressão por ser o pouco do toque físico que recebe. Me fez refletir enormemente no peso de ser mãe e pai. Em como suas decisões impactam gigantemente uma criança mesmo nas pequenas ações.

Ana 17/03/2024

Arrebatador
Em vários momentos do livro, as palavras de Maria Carmem me tocaram profundamente, externando diversas sensações e emoções escondidas.

jamboself 16/03/2024

Tem personagem que não desce
Odiei Léo do início ao fim, parece um parasita.porém, ao mesmo tempo, sinto que eu acabo sendo infantil com esse pensamento

mari.rsp 16/03/2024

A escrita dessa autora é muito boa, me senti com 11 anos novamente, lembro-me bem de que as crianças que estudavam comigo eram bem cruéis.

Daiane 15/03/2024

Uma criança triste, solitária e profunda
"Então é possível uma criança não crescer direito, não dar certo. Não adianta eu ficar aqui esperando a minha vez chegar, pode ser que eu não aprenda, que o tempo passe e eu ainda não saiba resolver nada da minha vida. Fico pensando quando será que a gente percebe que não vamos dar certo."

Rafaela1367 14/03/2024

História surpreendente, tão curto e que apresenta tantos conteúdos delicados abordados de maneira cômica. Meu primeiro livro protagonizado por uma criança e eu adorei a forma como foi escrito e a ingenuidade dos pensamentos, é uma maneira diferente de encarar os casos. Não pude deixar de pensar em como eu era quando tinha onze anos e se meus pensamentos poderiam ser profundos assim. Apesar de ser abordado de uma forma leve, todos os assuntos tratados são bem sensíveis, o bullying, as crises, a solidão, a auto estima, entre outros. É uma leitura fantástica e que todas as pessoas deveriam ler.

Haylla.Lorrana 14/03/2024

11 anos de muita experiência
Vi a livresenhas lendo esse livro, achei o título interessante e só fui ler (adoro que sempre dá bom). Adorei Maria Carmem, me sensibilizei e me identifiquei com os relatos dessa mini escritora que sabe muito e mais um pouco sobre a escola, família e, claro, produtos para idosos. Parece que tem um espírito envelhecido dentro de uma criança de 11 anos, mas que não perde a essência de uma criança. Ela tem as melhores respostas, as melhores notas e também é a melhor escritora sem nem perceber isso. Além disso, ela é poesia pura.