Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

gio lerm 23/05/2020

tudo bem estar em banho-maria.
Para começar a falar desse livro, vou jogar aqui várias palavras que definem com precisão o que essa história representa, depois eu tento explicar melhor: afago. sensível. humano. arrebatador. alma. solidão. afeto. amor.

Eu poderia, na verdade, escrever muitas outras palavras. Essa leitura me pegou completamente de surpresa, eu não fazia ideia do que se tratava o livro antes de começar a ler. E foi, tipo, tão bom que meu coração tá até agora quentinho e querendo mais, mesmo que o final tenha sido perfeito.

Um livro leve que traz temas importantes e profundos. Bullying e as consequências, amor e suas facetas, solidão, pré-adolescência e, de novo, amor.

Ainda falta um tempo, mas esse seria um livro que eu daria de presente para a minha sobrinha quando ela fizesse onze anos. É lindo e valioso e eu gostaria de ter lido quando tinha essa idade.
Elis 15/01/2021minha estante
Já leu "O peso do pássaro morto"?

Schrodingers 17/12/2021minha estante
Caramba. Acho que é uma das melhores resenhas que já li aqui no skoob.

gio lerm 27/01/2022minha estante
oi, elis, ainda não tive a oportunidade! espero ter em breve!

gio lerm 27/01/2022minha estante
mia, agradeço muito! esse comentário me deixou extremamente contente, mesmo!

Julia 10/01/2023minha estante
Li em apenas em um dia e tive vontade de abraçar a escritora/protagonista do livro

reads0 23/01/2023minha estante
Qual a relação do nome com o que é contado?

rfalessandra 04/09/2022

Incrivelmente sensível
Apesar de o livro ser de poucas páginas, não achei a leitura rápida, em alguns momentos precisei parar para absorver certas coisas.

Carmen pode ser o reflexo de várias crianças ou até nós mesmos, que não se sentem inseridas, amadas e bem vindas.

Carmem só quer o mínimo e isso te deixa mais triste ainda. Recomendo, muito lindo!

NathyFischer 31/01/2021

Esse livro começou sendo uma surpresa literária de 2021. Livro curtinho, com uma historia incrível e tocante. O rumo que o livro toma é surpreendente e sensível.
Durante a leitura encontrei muitos questionamentos, momentos que me fizeram refletir sobre o que é crescer, sobre as diferentes formas de amar, sobre Deus e sobre a solidão.

Esse livro é muito bom. Minha dica é, leiam, apenas leiam!

tthais_ok 30/11/2020

Pequena Escritora
Que livro perfeito!!
Eu super precisava ler esse livro e não sabia.

Essa obra conta a história de uma menininha de 11 anos, Maria Carmem, e é como se fosse o diário dela onde ela conta do seu dia-a-dia

O livro fala muito sobre como a menininha se sente, é cheio de gatilhos sobre bullying, o que faz a gente criar uma empatia gigantesca com a Maria Carmem.

Eu amo livros em que o protagonista é criança, sempre é muito gostoso e nos faz ver o mundo de outra forma, sempre aprendemos muito.
Aprendi uma nova forma de família, que nunca tinha dado muito atenção, mas foi ressaltado nesse livro e eu gostei demais.

Simplesmente perfeito!!

Gyovanna 27/09/2020

Banho-Maria de uma vida inteira.
Tenho a impressão que, ao crescer, uma parte dos adultos esquece os dilemas que rondavam sua breve existência enquanto criança.

Esse livro serve para justamente relembrarmos isso. Relembrarmos ou aprendermos que a vida não é uma competição de problemas e que cada período tem suas preocupações. Ou que elas jamais se findam com o passar do tempo.

Ao olhos de Maria Carmem, de 11 anos, através de uma escrita sensível, ingênua e repleta de conexões com o banal, a gente se identifica, sofre e compreende a angústia, os temores e sensações que cada um possivelmente enfrentou, enfrenta ou enfrentará durante a vida.

Por muitas vezes o sentimento de solidão retratado pela Maria é tão grande que chega a ser insuportavelmente inacreditável que uma criança conviva com tantos pensamentos melancólicos.

Apesar de curto, o livro possui alguns gatilhos emocionais relacionados a bullying, relação familiar, pressão estética, gordofobia, negligência, homofobia e morte na terceira idade. E quem tem embasamento psicanalista poderá perceber alguns trechos que certamente servirão para análise teórica.
Aryana 27/09/2020minha estante
Eu amei esse livro!

Aryana 27/09/2020minha estante
Bela resenha ??

Gyovanna 27/09/2020minha estante
Obrigada! É uma leitura bastante intensa

Isaac 24/04/2021

A vida pelo olhar de uma criança
O livro mostra uma protagonista de 11 anos cheia de perguntas sobre diversas coisas, principalmente a vida adulta.
Falando superficialmente: achei muito divertido perceber que eu fiz e pensei algumas coisas como a Carmem em algum momento da vida.
Eu gostei bastante, mas tô fazendo o livro parecer chato, então vou parar por aqui.

-Koraline 06/09/2023

Não sei bem o que escrever nessa resenha. De alguma forma me lembrou muito o livro Véspera, da Carla Madeira, especialmente na questão da ambientação, o que é estranho, por que essa história se passa atualmente, e a de Véspera há algumas décadas, mas para mim tanto os cenários quanto a dinâmica entre os personagens me remeteu à narrativa da Carla. Esse livro aborda a visão de uma menina de 11 anos sobre sua vida, escola e sua família, e confesso que, por viver na época da internet, a protagonista muitas vezes teve pensamentos e entendimentoa infantis demais, tanto para a idade quanto para o contexto, o que fez com que eu me perdesse as vezes nos devaneios. A questão dela ser uma criança que passa a viver em uma família com um relacionamento amoroso atual foi surpreendemente pouco abordado e parece que os ocorridos com a menina afetavam mais a sua mãe do que ela mesma. Apesar de algumas ressalvas, eu achei o livro bom. Estou curiosa para ler o outro livro da autora.
Flávia 02/12/2023minha estante
Eu gostei mais do "Se não fossem as sílabas do sábado".

vicqs 06/01/2021

Maria Carmen...
Como eu gostaria de te conhecer e te dar um abraço desses bem fortes!!!
Que livro meus caros, sem duvidas, a saga de Carmen narrando a sua vida de 11 anos!
Eu amei, se tornou um dos meus livros favoritos, a princípio eu amo livros com narradores crianças, torna tudo tão especial, a forma como vemos o livro através dos olhos de uma criança é outra coisa!!!

Queria destacar só um pensamento de Carmen, do qual eu levarei para a vida

?Família é um vaso muito rígido, se você dobrar ou esticar demais ou enfiar muita coisa dentro, tudo quebra em um milhão de cacos. Família é um vaso que quebra até por excesso de flores.?

Na real, Carmen sempre teve razão!
estermatos 06/01/2021minha estante
esse livro é incrível, um dos meus favoritos de 2020!!

Jamile.Almeida 06/01/2021minha estante
Ja quero!

Ana Júlia 29/01/2024

Apesar do título abrir margem para uma série de possíveis interpretações do livro, pouca relação tem de fato com a história. Maria Carmem é uma menina de 11 anos super inteligente e sagaz, que enfrenta grandes dificuldades relacionadas ao bullying sofrido na escola e a acontecimentos bastante confusos provocados pela sua configuração familiar e pelo seu próprio crescimento e visão de mundo. Solitária e muita das vezes incompreendida, a menina tem muitos pensamentos angustiantes, tristes e surpreendentes, o que me fez além de refletir, pensar que como crianças não estão imunes a sentimentos tão dolorosos. Em alguns momentos achei que a escrita oscilou e perdeu o ritmo, mas não tira a criatividade da obra e a sua capacidade de nos conectar com a nossa versão do passado, no meu caso, muita das vezes rememorada na escrita da Mariana Salomão.

cilis 10/03/2024

A mente de uma criança é uma bênção
E que bênção! Maria Carmem é tão preciosa que quis protegê-la do início ao fim.

Ver seus pensamentos de perto e acompanhar seus passos ao crescer e conhecer o mundo ao seu redor me fez sentir uma conexão inexplicável com a minha versão criança que ainda habita dentro de mim.

Mariana Salomão conseguiu, com grande maestria, transformar sentimentos em arte. Esse é um livro para se reler de tempos em tempos e absorver aquilo que mais faz sentido para você na sua fase atual. Com certeza uma das melhores narrativas que já experenciei.
â Nick â 10/03/2024minha estante
Ansioso demais pra ler esse! ???

maggianni 26/04/2020

Lindo
"ninguém passa pra conferir se o vento não me levou porque sou inteira sólida. Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."

Narrativa encantadora. Maria Carmem nos faz relembrar o passado que toda pessoa já vivenciou.
Pan 29/04/2020minha estante
Título curioso

maggianni 29/04/2020minha estante
Recomendo!

Caroline 02/04/2024

Maria Carmem, tenho 28 anos e ainda me sinto em banho-maria. E fiquei refletindo se não será assim até o final. Parece-me que sim.
Livro lindo. Tive vontade de abraçar essa menina de 11 anos várias vezes, dizer que ela é incrível, inteligente, engraçada, que ela escreve bem, é linda e que vai ser uma escritora incrível.
Engraçado que, enquanto eu lia, Maria Carmem me lembrou Fernanda Young e Rita Lee várias vezes. Talvez pelas analogias, humor ácido. Eu sei que eu amo Fernanda Young, Rita Lee e Maria Carmem.

Joel.Martins 06/02/2021

Maria Carmem, queria muito dizer: você é especial.
Fiquei super preocupado e triste com o psicológico de Maria Carmem.
E isso NÃO TEM nada a ver com qualquer referência à estrutura familiar que ela está enquadrada.
Toda criança tem que se sentir AMADA. Toda criança tem que ter ATENÇÃO.

Grace.Souza 17/03/2021

Se alguém me chamar não vou parar de ler
Eu indico facilmente esse livro para crianças e adultos que na visão da pequena Maria Carmem de 11 anos, descreve sentimentos de solidão, amor, vergonha e aprovação, tão presentes no nosso desenvolvimento e na vida adulta.

Leitura super fluída, sensível e empática.
jaquesant0s 17/03/2021minha estante
Esse livro é incrível ?

Grace.Souza 17/03/2021minha estante
Maravilhoso!

thami 19/01/2024

"Acho que existem crianças mais solitárias do que os velhos."
que livro forte e triste, uma criança de apenas 11 anos ter toda essa percepção de mundo e sofrer horrores com ele