Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

annacê 21/09/2022

Magnífico
O gênero desse livro é infanto juvenil, mas esse é um daqueles livros que te tocam demais porque você se identifica com a história. Maria Carmem é só uma criança de 11 anos, mas tem uma visão de mundo tão madura que você consegue entender como ela se sente, porque em algum momento você também já se sentiu assim.

Os capítulos são rápidos e os personagens são profundos, a história é profunda, eu amei demais esse livro, eu preciso dele na minha estante, eu preciso encher ele de marcações, eu preciso fazer anotações nele, eu preciso dele. É a minha leitura favorita do ano e eu acho que eu li no momento certo, eu precisava ler isso. 5 estrelas só porque não dá pra por um número infinito no Skoob.

Isabellla 28/09/2021

Um livro de sentimentos
' "As crianças podem ser mais solitárias que os velhos."
Nesse livro pequeno de menos de 200 paginas nós acompanhamos um ano da vida de Maria Carmem uma menina de 11 anos que é deslocada socialmente, tem várias questões que autoestima por ser fora do padrão, além de enfrentar problemas de solidão e ao longo do livro demonstrar ser depressiva.
Esse livro tem uma escrita incrivel, realmente parece que você ta lendo algo de uma criança, com essa inocencia mas também de uma forma muito inteligente. No livro nos é mostrado principalmente como a Carmem lida com essa solidão dela e pra mim foi impossível não me indentificar com a personagem e sentir tudo junto com ela.
Esse livro além de ser nacional, traz muita representatividade de um jeito não forçado e que deu um detalhe lindo a história. Esse livro é pra ficar triste, reflexivo e também rir muito, basicamente serve pra todo mundo.
Enfim, recomendo a todos esse livro, da pra ler em umas 3/4 horas e você nem vê o tempo passar. ?????

Lavinia Teodoro 28/08/2020

Leve e do cotidiano
Carmem é uma menininha em banho Maria que vai nos contar a história de um ano da SUA vida.
Ela diz que cada ano é único para cada pessoa, e que este é o dela. Seus 11 anos.

" Esta é a história deste ano, deste meu ano, não do ano de todo o mundo, porque cada um está tendo um ano todo seu e eu só posso contar a história do ano que é meu. A não ser quando eu for escritora, aí sim vou poder contar a história do ano dos outros."

O livro é pelo olhar de uma criança, que está descobrindo as coisas. É meigo e ela fala de muitos temas.

Eu achei o livro muito bom. Ele é curto e não fica se prolongando, é direto. Carmem está aprendendo a viver, apreendendo a escrever. Ela é um amor, me apaixonei por ela. Apesar de ela ser meio dramática e ter uma autoestima muito baixa. As vezes ela é precipitada demais, mas isso não tira do livro a meiguice. É lindo.

A escrita é ótima. Te cativa do início ao fim. A Carmem escreve um livro, mas você se sente como a melhor amiga dela, ouvindo-a falar. É doce!

Vou deixar aqui um trecho do livro, é longo, mas diz muito sobre o livro:

"TRINTA E UM
Agora, desde que deus demonstrou que não existe ou não liga a mínima para a minha insônia, quando não consigo dormir eu brinco de contar histórias dentro da cabeça, são histórias-que-envolvem-. Fico pensando assim bem quietinha na cama que eu vou contar uma história que envolve animaizinhos, e envolve os meus pais, e o Leo, uma história que envolve macarrão, e uma professora, que envolve meninos de pé bem perto de mim, chamando de vagabundinha, daí se a história começa a envolver coisas muito pesadas eu começo de novo, vou contar uma história que envolve animaizinhos, e um cachorro que gosta de deitar de barriga pra cima, envolve uma viagem de carro pra praia, envolve um filme muito engraçado e cinco amigos novos que interfonam no meu prédio e pedem pra eu descer, envolve bolsa de água quente. Uma história que envolve um desastre de avião em que eu sobrevivo saltando de guarda-chuva sobre o mar, envolve entrevistas à imprensa, envolve coragem, uma história que envolve muitos namorados, ou pelo menos um, envolve bolo de chocolate com doce de leite, envolve dez cavalos azuis. Uma história que envolve vizinho morto, envolve interfone tocando na casa do vizinho morto, envolve deus chamando, envolve uma loja de velhos com produtos desatualizados, envolve sanfona, envolve um garoto perfeito chamado Carlos que não gosta de gordinhas, envolve menstruação e cólica, uma história que envolve o funcionamento dos limpadores de para-brisas na chuva, envolve uma senhora comprando uma coluna nova para o marido, material hipoalergênico. Envolve uma rara doença em que quanto mais se come mais se emagrece. Envolve um pudim em banho-maria. Envolve Maria Carmem, envolve Maria Carmem campeã do concurso de dança na televisão. E de canto. Essa é uma história que envolve homens maus, homens no estágio em que ainda não ficaram bons como meu pai e o Leo, envolve meninos, meninos que são homens muito maus, envolve o diretor de uma escola, envolve uma vizinha que não gosta de sexo e uma amiga que tem cólica, envolve dor de barriga, essa é uma história que envolve cocô, muito cocô, uma história que envolve também o desaparecimento das paredes, as residências pairam no ar, uma história que envolve apartamentos flutuantes sem paredes, envolve chuva enquanto as pessoas veem televisão sem paredes, acenam para o vizinho da casa flutuante ao lado. Uma história que envolve vizinhos que depois de uns meses sem parede já não notam as casas ao lado, uma história que envolve casas sem parede que depois de um tempo ficam como se tivessem parede, e ninguém nota que um vizinho está morto, mesmo sem paredes. Uma história que envolve cheiro de morte, e envolve cheiro de pastel fritando, e envolve um livro publicado em todos os países, uma fila gigante para autógrafos, e envolve dois gatos que aprendem a trancar o cachorro no armário pra roubar a comida dele, e envolve o dia de ir todo o mundo pelado no colégio, envolve todos sem coragem de olhar pro colega, e envolve muitos aniversários, e a aquisição de um banheiro próprio, envolve uma loja de jovens em vez de uma loja de velhos, uma loja com música e bebida, envolve as luzes que se mexem dentro do olho quando a gente fecha a pálpebra depois de olhar o lustre, envolve final de novela, e uma criança com as duas mãozinhas no vidro de um aquário gigante tentando entender o polvo. Envolve um polvo lento e rosa. Envolve o barulho do pneu passando devagar na rua molhada de noite. Daí uma hora eu consigo dormir. Dormir envolve muitas coisas."

luizbrbs 27/11/2023

Leitura divertida e descontraído que traz uma profundidade e assuntos que devem ser discutidos. Não me apeguei muito, talvez pelo tamanho, mas que não tiro em nada o valor da obra.

Ana 09/11/2021

Arrebatador
"Acho que existem crianças mais solitárias que os velhos."

E depois dessa leitura até eu concordo com essa frase...
Esse livro foi um divisor de águas para mim, repleto de pensamentos infantis e reflexões adultas. Algumas frases são como um soco no estômago, a história incomoda, é dura, real e por vezes angustiante. Passei o livro inteiro querendo abraçar a Carmen e dizer que tudo vai ficar bem. Bom, é um livro de muitas emoções e surreal o quanto uma criança precisa de orientação, apoio e participação dos pais de maneira ativa na vida. Indico muito essa leitura.

"No fim das contas estamos todos no banho-maria."

indi.sass 17/02/2020

Maravilhoso
Que narrativa! Mariana Carrara faz um belíssimo trabalho ao escrever sob a perspectiva de Maria Carmen, uma menina de 11 anos de idade. O olhar triste de uma menina que sofre bullying na escola e precisa lidar com muito sentimento em casa. A forma de descrever cenas pesadas num tom levemente engraçado é genial. Está no meu top 5.

João Paulo 09/02/2021

Sensível
Não canso de ler uma história onde o narrador é uma criança! É belo e puro ver o mundo caótico dos adultos pelo olhar de uma criança , mas também é um tanto solitário ver como nossas crianças necessitam mais serem ouvidas. E Maria Carmem é uma dessas crianças que precisa e merece ser ouvida e entendida. É doce o jeito que Carmen fala de assuntos sérios que ela enfrenta como: bullying, aumento de peso , adolescência, primeiro amor etc mas vemos o quanto ela é madura e especial. Amei essa leitura!

Karina 09/04/2021

Livro muito fofo
Leitura rápida. Apesar de tratar de assuntos relativamente tristes como solidão e morte é tudo de maneira tão leve que fica gostoso de ler. Ótimo livro pra curar ressaca literária.

| @contemumlivro 05/05/2020

Se deus me chamar não vou (Mariana Salomão Carrara) | nota do good reads: 4,3/5 (169 ratings)⁣
Vou escrever pouco sobre esse livro em forma de abraço, só queria pontuar aqui que ele está entre os meus livros favoritos da vida ❤️✨⁣

De forma crua, esse livro é uma espécie de diário de bordo de Maria Carmem, uma menina de onze anos ou “a pior idade do mundo”, que está no sexto ano e mora com os pais, donos de uma loja de produtos geriátricos. ⁣

Ao todo são quarenta capítulos que te fazem mergulhar profundamente no desenrolar de um ano inteiro na vida de Maria Carmem. Os dias e as histórias que a menina descreve são bem característicos de uma fase carregada de mudanças interiores, um “banho maria”, como ela mesma diz, e exteriores com seus pais e colegas de classe.⁣ ⁣
O tom tão bem colocado pela personagem te faz íntima das crises vividas por Maria Carmem e a leitura se torna um eterno “vem cá, quero te abraçar menina”. Além disso, toda a narrativa é construída sob a solidão enfrentada na infância, nisso, a garota tem tempo e espaço para devaneios e aflições em torno do casamento dos pais, da relação com eles, da escola e de si mesma. ⁣

Não deixem de ler, vale a pena cada página 😻⁣

site: @contemumlivro

Maria 24/04/2022

acho que existem crianças mais solitárias que os velhos
maria carmem sensível e intensa, de boas risadas a grandes reflexões!! ótimo livro e com certeza se tornou um favorito

Alessandra.Adams 18/06/2023

"Esta é a história deste ano, deste meu ano, não do ano de todo o mundo, porque cada um está tendo um ano todo seu e eu só posso contar a história do ano que é meu. A não ser quando eu for escritora, aí sim vou poder contar a história do ano dos outros."

Lahdutra 03/04/2022

no fim das contas estamos todos no banho-maria
Esse livro só confirmou o quanto eu gosto de histórias narradas no ponto de vista de uma criança.
Que delicadeza, que sensibilidade, que angústia, que tristeza, que vontade de abraçar a Maria Carmen.
“Será que o vaga-lume pisca de dor? Se eu pudesse brilhar de dor eu seria um escândalo.”

Carol.Macedo 26/08/2020

Coração quentinho
Se você está procurando algum livro pra aquecer seu coração ou juntar as mil partes dele que se despedaçou com outro, esse é o livro certo! Um livro escrito do ponto de vista de uma criança de onze anos muito esperta que apresenta umas curiosidades, ideias e respostas a questionários muito geniais e espertas. Fala sobre amor, bullying, curiosidades da Carmem, família, solidão, processo de escrita e mais amor. Uma leitura recompensadora!

Lorena 05/05/2021

Fui ler despretensiosamente, sem ter muita ideia sobre o que era o livro e AMEI!! É lindo, te prende, te toca...Uma gracinha ?

Wercton 04/05/2023

Se deus me chamar eu pulo fora de guarda-chuva
Com uma narradora sagaz de 11 anos que sonha em ser escritora, a Mariana Salomão Carrara narra as paixões, questionamentos, medos, incertezas, descobertas e a imensa solidão de uma confusa fase transitória da vida entre a infância e a adolescência. É uma leitura curta, leve e divertida recheada de momentos memoráveis.

Acho que um dos grandes triunfos desse livro é a inteligência com a qual a autora narra acontecimentos do ponto de vista "puro", imaturo e não confiável de uma criança que enxerga tudo de maneira muito melodramática e - por vezes - poética, deixando com nós leitores a tarefa de discernimento do que de fato está acontecendo. Do que é exagero e do que é escapismo de uma realidade por vezes dura.

Pude me ver bastante na personagem quando eu tinha essa idade, também gostava de escrever e tinha a imaginação fértil que me colocava em situações complicadas que adultos quase nunca entendiam e reprovavam, e os pensamentos melodramáticos de como seria a vida no futuro. A vontade que tive muitas vezes era a de poder entrar nas páginas e acalmar a jovem escritora.

Leitura super recomendada para qualquer um que procure algo leve, e que ainda assim seja tocante e traga boas memórias de volta.

"Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."