Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

ThaynA470 23/04/2024

Sensível
Curioso que quando nos tornamos adultos esquecemos completamente como é ser criança: um ser humano com sentimentos, pensamentos e sofrimentos. Senti vontade de abraçá-la.

julhiasz 23/04/2024

Decidi reler esse livro, estava mexendo em minha estante e o encontrei.
É engraçado as releituras, o conforto e o afago que traz, mesmo esse livro não sendo nem um pouco carinhoso com você.
A narrativa de uma criança, da solidão, da pior idade de todas. Me vi em vários momentos igual da Maria Carmen, é interessante como colocamos que as crianças não sentem, mas a Marina nos deixou extremamente claro que todo mundo sente, estamos todos em banho-maria.
Essa história é bem forte, e de forma simples atinge profundidades do íntimo, de aconchegos e solidões, tudo ao mesmo tempo, a dualidade ali presente e descrita.

Bruna3810 22/04/2024

Solidão
Que livro incrível! Eu cresci sendo uma Maria Carmen da vida, não tenho palavras para expressar o quanto me identifiquei com esse livro!! chorei várias vezes, que tudo de bom aconteça na vida dessa menina hahahaha

misticazen 21/04/2024

As crianças tbm são solitárias
Esse livro foi um achado, decidi comprar pq me emocionei com apenas uma frase que li dele mas confesso que o livro todo em si não mexeu tanto comigo.
Aqui conhece a Carmem uma menina de 11 anos que decide escrever um livro em forma de diário contando um ano de sua vida conturbada, cheia de descobertas, solidão e incertezas.
Eu estava com outras expectativas pra essa leitura mas não foi ruim, só foi diferente kkkk mas entendo que por ser um diário de uma criança não dava pra se esperar coisas muito profundas etc então acho que o livro cumpriu a proposta!
Mergulhar na mente de uma criança descobrindo o mundo foi engraçado e ao mesmo tempo triste.

Sílvia 21/04/2024

Sensível
A narrativa leve, simples de como uma menina passa pelas questões da pré adolescência, onde ainda há muitas dúvidas e curiosidades sobre a vida.

Bianca 21/04/2024

Muito bom !!
No começo achei difícil engrenar/ acostumar com a dinâmica do livro, a forma como é escrito, mas depois faz tanto sentido !! Um livro que te faz pensar muuuuito, de uma forma despretensiosa.. adorei!

Thamy 21/04/2024

Solidão
Livro escrito sob a perspectiva de uma menina de 11 anos. Ela fala sobre a vida na escola, bullying, relacionamento com os pais. A linguagem te faz crer que realmente é uma criança que está narrando, mas isso não tira a profundidade da solidão que ela sente. Aliás, acredito que só aumente.
A história me fez sentir um vazio imenso. Chorei de soluçar?

CapivaraDoce 20/04/2024

Livro muito bom. Li em algumas horinhas. Já faz um tempinho, na verdade, eu esqueci de fazer a resenha antes. Mas lembro que fiquei encantanda com a leitura e escrita leve. Foi uma ótima experiência e, com certeza, lerei novamente algum dia.

Keila.Boganika 19/04/2024

Talvez eu nunca tenha grifado tanto um livro...
Me identifiquei mais do que gostaria.

"Também fiquei querendo que livros fossem igual sanfona. Que tudo que eu escrevesse ficasse sanfonando na calçada pras pessoas ouvirem, em vez de lerem, já que ninguém sai lendo muito por aí. Daí as páginas abriam e fechavam no meu braço e as palavras iam saindo e se eu escrevesse muito muito muito bem igual o Leonardo toca, as pessoas acabariam dançando."

Rodrigues 19/04/2024

É interessante como um livro escrito na visão de uma criança é tão simples e complexo ao mesmo tempo.
Às vezes se coloca a criança em um lugar coadjuvante na sua próxima história, por um pensamento errôneo de que crianças não sabem sobre problemas e aflições, pensamos que a complexidade da vida só aparece quando viramos adultos, mas sim elas existem desde quando nos tornamos seres pensantes.
Obs: felizes são aqueles que vivem eternamente em banho maria

troAotheodor 18/04/2024

Foi melhor do que eu esperava
Assim, quando eu comecei a ler eu achei que ia ser bem chato, porque a capa não me agradou muito, KAKAKAKAKAK.
Eu terminei ele em dois dias, eu amei esse livro, eu me identifiquei várias vezes com a protagonista e gostei de como tudo foi se desenvolvendo, como a história foi ficando... É um bom livro. Recomendo.

Miss milho 18/04/2024

É brilhante a forma como a Mariana descreve o interior de uma criança de uma forma tão real e visceral. E uma criança que sofre de tantas coisas dentro de si mesma.
A imaginação surpreendente, que muitas vezes na vida adulta a gente se perde criando cenários e situações.
Me fez pensar no que se passava na minha própria cabeça nessa fase da vida.
Recomendo!

isabellant_ 18/04/2024

Delicado e triste
Eu venho notando que tenho gostado muito de narrativas do ponto de vista de crianças, e da visão familiar como um todo, dos pais em relação ao filho. Conhecer a Maria Carmem é realmente isso, descobrir uma criança solitária, que não tem amigos e que sofre bullying no colégio. É tudo tão triste, e difícil. Fiquei com vontade de a abraçar milhões de vezes. O mais incrível, é a ingenuidade dela, como criança, e ao mesmo tempo se perguntar e questionar tantas coisas, que nos dão um soco no estômago. Conseguimos notar, como enquanto adultos, dificultamos as coisas. Como podemos um dia, ser pais, iguais da Maria Carmem e como a falta de apoio e conversa podem ser ruins a uma criança. Acho que se eu pudesse escolher uma frase pra descrever esse livro, seria: esquecemos completamente que as crianças serão os adultos um dia. Igualmente nós um dia fomos.

Eu amei a leitura, indico a todos. Ótimo para sair de ressaca literária, apesar de ser triste e solitário, é uma leitura muito necessária.

marireader 18/04/2024

Magnífico!
Vindo do olhar de uma criança, eu nunca li algo tão profundo e ao mesmo tempo tão lúdico quanto o que Maria Carmem compartilhou com os leitores no livro dela.

Aborda tantas questões de tantas maneiras diferentes que nem dá pra descrever em palavras qual a exata sensação após terminar a leitura.

Tornou-se meu nacional favorito, e um dos melhores livros que já li na vida. Nele contém meu coração!