Dom Casmurro

Resenhas -

Paty.Silva 18/04/2021

UM CLÁSSICO...
Vamos do começo...
Sabe aquele livro que você já tentou diversas vezes ler e não conseguiu?... aquele que você até julgou, simplesmente por não te despertar interesse nenhum?! Ou como no meu caso, por pura ignorância!
Pois é, esse foi o meu caso com Dom Casmurro. Não entendia nada, não conseguia levar a leitura a diante. Achava tão chato, com palavras "difíceis". Até que, 2 amigas deram a idéia de lermos o bendito juntas, e devo dizer que se não fosse por elas e pela força que deram, teria-o abandonado pela quarta vez... e duvido muito que voltasse a pegá-lo para ler outra vez.
Devo muitas desculpas à este autor.
Estou extasiada com esta obra, com este autor, com esta história, os personagens, a escrita. Ah e que escrita...
Queria ser mais articulada para me expressar melhor, eu, de verdade não encontro as palavras certas para descrever o que foi para mim essa experiência.
Foi uma descoberta maravilhosa ou devo dizer, perfeita?!, me despertou o interesse de conhecê-lo melhor, e sem dúvida, de conhecer outras obras do autor. Esta será o tipo de obra(Sim uma obra, este não é apenas um livro.) Que vou indicar para quem eu puder. Acho até que pode vir a ser um jeito de me redimir com Machado de Assis.
Para quem tem vontade de lê-lo, leia-o! Mas não o leia de qualquer maneira, não, esta é uma obra para ser apreciada, degustada. Esta deve receber toda a sua atenção.
Eu não fazia idéia do tesouro que tinha nas mãos.

Carlos Drummond de Andrade aos 22 anos falou sobre a obra Machado de Assis:
"Um entrave à obra de renovação da cultura geral"
     Quando releu bem mais velho, viu o quanto era fantástico e dedicou-lhe um livro: Amor nenhum dispensa uma gota de ácido.
  Com a dedicatória:
" Outros leram da vida um capítulo,  tu leste o livro inteiro."
              Ao Bruxo, com amor